A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma Visão Geral da Educação a Distância Renato M.E. Sabbatini, PhD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma Visão Geral da Educação a Distância Renato M.E. Sabbatini, PhD."— Transcrição da apresentação:

1 Uma Visão Geral da Educação a Distância Renato M.E. Sabbatini, PhD

2 O Que é a EaD? Ocorre quando o professor e o aluno estão separados fisica e temporalmenteOcorre quando o professor e o aluno estão separados fisica e temporalmente Utiliza tecnologias específicas adequadas para a ação e a interação à distânciaUtiliza tecnologias específicas adequadas para a ação e a interação à distância Tem indicações determinadas, não se prestando para todos os tipos de cursos e áreasTem indicações determinadas, não se prestando para todos os tipos de cursos e áreas

3 O Que É a EAD (2) Possibilidade de combinação com ensino presencialPossibilidade de combinação com ensino presencial Comunicação em várias vias:Comunicação em várias vias: –professor estudante –estudante professor –professor professor –estudante estudante

4 Evolução das Tecnologias de EAD Primeira tecnologia: o livro impresso (século XV)Primeira tecnologia: o livro impresso (século XV) –Possibilitou a replicação maciça e barata do conhecimento –Possibilitou a alfabetização da população

5 Segunda tecnologia: o correio (século XVIII)Segunda tecnologia: o correio (século XVIII) –Possibilitou a distribuição de material impresso a grandes distâncias e a comunicação bidirecional com o professor –Possibilitou o ensino por correspondência –Possibilitou a replicação maciça e barata da interação

6 Terceira tecnologia: os meios eletrônicos (século XX)Terceira tecnologia: os meios eletrônicos (século XX) –Telégrafo, telefone, rádio, TV e redes de computadores –Tirou a necessidade de distribuição de elementos físicos (átomos) e os substituiu por ondas e elétrons (século XX) –Agilizou, facilitou e imitou melhor a instrução e a interação

7 Evolução das Tecnologias Geração Textual (1890-1960) Geração Analógica (1960-1980) Geração Digital (desde 1980)

8 Motivações para a EAD Permitir que estudantes possam aprender em em qualquer área geográficaPermitir que estudantes possam aprender em em qualquer área geográfica Oferecer programas que atendam a grande número de estudantesOferecer programas que atendam a grande número de estudantes Realizar o treinamento de professores que já estão em trabalho e não podem ficar muito tempo afastadosRealizar o treinamento de professores que já estão em trabalho e não podem ficar muito tempo afastados

9 Atualizar conhecimentos e habilidades de forma mais ágil e facilitadaAtualizar conhecimentos e habilidades de forma mais ágil e facilitada Acelerar o desenvolvimento de força de trabalhoAcelerar o desenvolvimento de força de trabalho Aumentar o rendimento dos sistemas educacionaisAumentar o rendimento dos sistemas educacionais Trazer experiências raras e personalidades estimulantes para dentro da sala de aulaTrazer experiências raras e personalidades estimulantes para dentro da sala de aula

10 A questão principal não é se a EAD deve ser utilizada, mas sim para que e para quem utilizarA questão principal não é se a EAD deve ser utilizada, mas sim para que e para quem utilizar Todas as instituições educacionais devem desenvolver programas próprios de EAD para continuar no mercadoTodas as instituições educacionais devem desenvolver programas próprios de EAD para continuar no mercado Há a necessidade de desenvolver capacitação própria e adequada para essa modalidade de ensinoHá a necessidade de desenvolver capacitação própria e adequada para essa modalidade de ensino

11 Implicações do Rompimento da Barreira Geográfica A EAD traz várias implicações para as instituições educacional tradicionais

12 Cursos para diversas partes do país: a universidade passa de local a nacional (ou internacional)Cursos para diversas partes do país: a universidade passa de local a nacional (ou internacional) –Portanto: necessidade de uma nova logística e abertura de novos mercados

13 Professores de várias instituições ensinando em um mesmo curso (cooperação multi-institucional)Professores de várias instituições ensinando em um mesmo curso (cooperação multi-institucional) –Portanto: necessidade de novas regras, regulamentações, conceitos e modos de cooperação entre as instituições

14 O Papel da Cooperação Para melhorar o ensino, escolas e universidades devem descobrir modos de cooperação Conseqüências: Melhor distribuição geográfica da qualidade Melhoria da educação como um todo

15 Características da EAD Procura imitar as várias formas de comunicação usadas no processo de ensino-aprendizagem Mas também é um novo paradigma educacional

16 Características da EAD EADLiberdadeAprendizFacilitadorProjetoCréditoConhecimentoTradicionalConfinamentoAlunoProfessorClasseCampusTempo

17 Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Email Publ.Eletrônicas.ÁudioVídeo Internet Lista de discussão ChatVideoconferência Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade ReuniãoConferênciaTradicionalCarta Revistas, livros RádioTV

18 Home Page do Curso

19 Aulas magistrais Aulas magistrais Demonstrações Demonstrações Casos clínicos Casos clínicos Orientação Orientação Avaliação Avaliação Videoconferência

20 Benefícios da EAD Independência geográfica Independência geográfica Independência temporal Independência temporal Independência de plataforma Independência de plataforma Boa relação custo-benefício Boa relação custo-benefício Aprendiz dirige o seu aprendizado Aprendiz dirige o seu aprendizado Comunicação aumentada Comunicação aumentada Material mais estimulante Material mais estimulante Caminhos inovadores Caminhos inovadores

21 Problemas da EAD Dificuldades de acessoDificuldades de acesso Custos específicos da tecnologiaCustos específicos da tecnologia Necessidade de treinamento dos estudantesNecessidade de treinamento dos estudantes Necessidade de adaptação aos novos métodos, resistência culturalNecessidade de adaptação aos novos métodos, resistência cultural

22 Necessidade de treinamento dos professoresNecessidade de treinamento dos professores Pedagogia convencional não se aplicaPedagogia convencional não se aplica Direitos autorais, privacidade, segurança e e autenticaçãoDireitos autorais, privacidade, segurança e e autenticação

23 Cenário Internacional EAD em franca expansão nos países de primeiro mundo (Holanda é o país campeão)franca expansão Expansão explosiva em países de grande extensão territorial (Canadá, USA, China, Austrália, México)México O número de alunos a distância nos USA cresceu de 700.000 em 1998 para 2.200.000 em 1999 (315%) USA já têm cerca de 200 instituições credenciadas que oferecem mais de mil cursos de Mestrado e Doutorado total ou parcialmente a distância

24 Cenário Nacional Em franco crescimento, principalmente nos dois últimos anosEm franco crescimento, principalmente nos dois últimos anos Oferta ainda muito aquém das necessidades nacionaisOferta ainda muito aquém das necessidades nacionais Legislação favorável (LDBELegislação favorável (LDBE Ofertas em todos os níveisOfertas em todos os níveis

25 A Formação de Consórcios de EAD Consórcios Nacionais www.unirede.br www.uvb.br www.edumed.net

26 LDBE - Lei de Diretrizes e Bases da Educação “ O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada” Legislação

27 Conclusões A EAD é uma forma educacional que veio para ficar e será predominante no mundo todo no novo milênio, tanto em número de cursos quanto de alunosA EAD é uma forma educacional que veio para ficar e será predominante no mundo todo no novo milênio, tanto em número de cursos quanto de alunos

28 O progresso tecnológico, a globalização e a universalização das redes, e a mudança de cultura e mentalidade do setor educacional levarão a uma crescente consolidação da EAD no cenário educacionalO progresso tecnológico, a globalização e a universalização das redes, e a mudança de cultura e mentalidade do setor educacional levarão a uma crescente consolidação da EAD no cenário educacional

29 Os educadores precisam entrar nessa nova onda, senão correm o perigo de serem ultrapassadosOs educadores precisam entrar nessa nova onda, senão correm o perigo de serem ultrapassados


Carregar ppt "Uma Visão Geral da Educação a Distância Renato M.E. Sabbatini, PhD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google