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PESQUISA DE MARKETING Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.

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1 PESQUISA DE MARKETING Aula 1 – António Albano Baptista Moreira

2 Identificar as principais etapas do planejamento de uma pesquisa.
Aula 5 26/08/2014 OBJETIVOS Competência 4 Identificar as principais etapas do planejamento de uma pesquisa. 4.1 Visão Geral Executiva; 4.2 Análise de Mercado; 4.3 Análise Competitiva; 4.4 Análise do produto/serviço e negócio; 4.5 Análise SWOT; 4.6 Metas e Objetivos; 4.7 Estratégias; 4.8 Plano de ação e implementação;

3 De que se trata ... Nesta disciplina, os alunos aprenderão todos os fundamentos e conceitos da pesquisa de mercado, seus tipos e formas, além das principais técnicas de amostragem, o que permite uma análise mais apurada e consistente das expectativas e necessidades dos consumidores. Com destacada Importância nas questões que envolvem o planejamento de pesquisa de marketing, aprenderão todos os conceitos e variantes que envolvem a Pesquisa de Mercado, de Consumo, de Produto e do Público-Interno. Através de aplicação e vivência de exercícios práticos, os alunos praticarão as técnicas de painel de consumidores, painel motivacional e pesquisa de propaganda. Estudarão e aplicarão ainda os processos automatizados de tabulação de dados, bem como os processos que envolvem a auditoria em varejo, analisando e interpretando os resultados de pesquisas mercadológicas. Ao final da disciplina, os alunos desenvolverão um projeto de pesquisa de mercado.

4 Competências Nº DESCRIÇÃO CLASSIFI CAÇÃO 1
Analisar a importância e os componentes de um sistema de informação. FUNDAMENTAL 2 Identificar a diferença entre fontes primárias e secundárias de informação. 3 Identificar as características das pesquisas de Painel de Consumo, Ad Hoc e Focus Group. 4 Identificar as principais etapas do planejamento de uma pesquisa. NECESSARIA 5 Comparar e relacionar as diferenças entre o método quantitativo e o método qualitativo de pesquisa e pesquisas exploratória, descritiva e causal.

5 Competências 6 Elaborar os objetivos primários e secundários de uma pesquisa. NECESSARIA 7 Analisar a diferença entre os tipos de amostra probabilística e não probabilística e cálculo amostral. 8 Elaborar os diferentes modelos de formulários de pesquisa. IMPORTANTE 9 Relacionar os diferentes mecanismos de aplicação de uma pesquisa. 1 0 Relacionar e aplicar os mecanismos de tabulação e análise de uma pesquisa.

6 Apoio bibliográfico MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de marketing: edição compacta. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2001 MCDANIEL JUNIOR, Carl, Gates, Roger. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004 SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 2ª edição. São Paulo: Makron Books, 1997.

7 Apoio bibliográfico MALHOTRA, David A. Pesquisa de Marketing. SãoPaulo: Atlas, 2001. AAKER, David A. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.

8 Conteúdo Programático
Competência 1 1.1 Sistema de Informações Internas de Marketing; 1.2 Sistema de Inteligência de Marketing; 1.3 Sistema de Pesquisa de Marketing; 1.4 Sistema de apoio às decisões de Marketing; Competência 2 2.1 Fontes Primárias e Secundárias; 2.2 Avaliação de Necessidades; 2.3 Coleta de Informações; Competência 3 3.1 Painel de Consumo; 3.2 Pesquisa Ad-Hoc; 3.3 Focus Group; Competência 4 4.1 Visão Geral Executiva; 4.2 Análise de Mercado; 4.3 Análise Competitiva; 4.4 Análise do produto/serviço e negócio; 4.5 Análise SWOT; 4.6 Metas e Objetivos; 4.7 Estratégias; 4.8 Plano de ação e implementação;

9 Competência 5 5.1 Método Quantitativo; 5.2 Método Qualitativo; 5.1 Pesquisa Exploratória; 5.2 Pesquisa Descritiva; 5.3 Pesquisa Causal; Competência 6 6.1 Definição de Mercado-Alvo; 6.2 Segmentação de Mercado; 6.3 Mensuração e Quantificação de Objetivos; 6.4 Estabelecimento de Prazos; Competência 7 7.1 Amostra Probabilística; 7.2 Aleatória Simples; 7.3 Estratificada; 7.4 Por conglomerado; 7.5 Amostra da População; 7.6 Erro amostral; Competência 8 8.1 Técnicas estruturação Questões; 8.2 Questões abertas e fechadas 8.3 Tabulação; Competência 9 9.1 Painel de Consumidores; 9.2 Painel Motivacional; 9.3 Painel de Pesquisa de Propaganda; 9.4 Pesquisa Aplicada – Auditoria de Varejo; Competência 10 10.1 Tabulação da Pesquisa; 10.2 Processos Informatizados; 10.1 Análise; 10.2 Interpretação de Resultados;

10 MATÉRIA

11 1- Analisar os componentes de um sistema de informação.
COMPETÊNCIAS 1- Analisar os componentes de um sistema de informação. 1.1 Sistema de Informações Internas de Marketing; 1.2 Sistema de Inteligência de Marketing; 1.3 Sistema de Pesquisa de Marketing; 1.4 Sistema de apoio às decisões de Marketing;

12 COMPETÊNCIAS 2- Identificar a diferença entre fontes primárias e secundárias de informação. 2.1 Fontes Primárias e Secundárias; 2.2 Avaliação de Necessidades; 2.3 Coleta de Informações;

13 3 - Identificar as características das pesquisas de Painel de Consumo, Ad Hoc e Focus Group.
3.2 Pesquisa Ad-Hoc; 3.3 Focus Group;

14 Identificar as principais etapas do planejamento de uma pesquisa.
Competência 4 Identificar as principais etapas do planejamento de uma pesquisa. 4.1 Visão Geral Executiva; 4.2 Análise de Mercado; 4.3 Análise Competitiva; 4.4 Análise do produto/serviço e negócio; 4.5 Análise SWOT; 4.6 Metas e Objetivos; 4.7 Estratégias; 4.8 Plano de ação e implementação;

15 Planejamento da pesqusia

16 Definição de pesquisa A pesquisa é a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e (ou) descrever fatos e (ou) de verificar a existência de relações presumidas entre fatos (ou variáveis) referentes à divulgação de bens, serviços e idéias, e à publicidade como ferramenta de comunicação

17 Etapas, fases e passos de um processo de pesquisa
Reconhecimento e formulação do problema de pesquisa Formulação, determinação ou constatação de um problema de pesquisa Exploração inicial do tema

18 Etapas, fases e passos de um processo de pesquisa
Planejamento da pesquisa Definição dos objetivos Estabelecimento das questões de pesquisa e (ou) formulação de hipóteses, das necessidades de dados e definição das variáveis e de seus indicadores Determinação das fontes de dados e da metodologia Determinação do tipo de pesquisa, de métodos e técnicas de coleta de dados, da população, amostra e processo de amostragem Planejamento da organização, cronograma e orçamento Redação do projeto e da proposta de pesquisa

19 Etapas, fases e passos de um processo de pesquisa
Execução da pesquisa Preparação de campo Construção, pré-teste e reformulação dos instrumentos de pesquisa, impressão dos documentos, formação da equipe de campo e distribuição do trabalho no campo Campo Coleta, conferência, verificação e correção dos dados Processamento e análise Digitação, processamento, análise e interpretação, conclusões e recomendações Comunicação dos resultados Elaboração e entrega dos relatórios de pesquisa Preparação e apresentação oral dos resultados

20 PESQUISA DE MERCADO ETAPAS (1)
ANÁLISE DA SITUAÇÃO E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA Nesta fase busca-se uma real compreensão do negócio que se pretende analisar e do momento que este vem passando, bem como são levantadas quais perguntas deverão ser respondidas. Neste momento é mister que se desenvolva um debate sobre a utilização dos resultados, visando entender as principais necessidades que deverão ser atendidas pela pesquisa.

21 Principais informações a serem obtidas:
Definir o problema de estudo consiste em identificar o público-alvo a ser estudado e que tipo de informações deverão ser coletadas sobre ele. Principais informações a serem obtidas: Características demográficas Comportamentos de consumo Atitudes dos consumidores Processo de decisão de compra

22 Perguntas-chave: Qual o problema a ser resolvido pela empresa? Que tipo de informação é relevante para a resolução do problema? Como serão obtidas essas informações? Qual a relação existente entre as informações obtidas? O que revelam as informações obtidas? Quem pode ter interesse nas informações obtidas e nas conclusões apontadas e que uso pode fazer delas? Como comunicar essas informações e conclusões aos interessados / usuários?

23 PESQUISA DE MERCADO ETAPAS (2)
DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS Definir os objetivos do projeto de pesquisa é o ponto mais importante desta fase, e um dos mais relevantes no projeto. É a partir do objetivo que todas as formulações, considerações e questionamentos serão constituídos. O objetivo será a questão-chave (ou resposta a esta) do projeto, podendo ser dividido em “sub-objetivos” ou objetivos específicos, que juntos irão compor o todo e responder aos anseios do pesquisador.

24 PESQUISA DE MERCADO ETAPAS (3a)
ELABORAÇÃO DO “BRIEFING” Briefing é uma palavra de origem inglesa que pode ser traduzida como “resumo”. Trata-se de um documento, fundamentalmente curto e direto, que comporta as principais informações sobre o cliente, a análise da situação/situação problema e os principais objetivos envolvidos no projeto de pesquisa. Dependendo do profissional encarregado de elabora-lo e de sua capacidade técnica, o briefing poderá conter, também, as proposições técnicas e metodológicas do projeto.

25 PESQUISA DE MERCADO ETAPAS (3b)
ELEMENTOS DO “BRIEFING” Definir e documentar a situação Especificar a natureza da informação procurada Apresentar o histórico do objeto de estudo e eventuais dados já existentes a seu respeito Precisar a finalidade da Pesquisa: para que tipo de decisão seus resultados serão utilizados Indicar questões específicas a examinar Identificar o público a ser pesquisado, ou, na ausência desta definição, indicações sobre suas características Determinar o prazo desejável.

26 PESQUISA DE MERCADO ETAPAS (3c)
“Briefing” ou “Descrição da Empresa” A Paradise Kitchens, Inc. foi fundada em 1989 por Randall F. Peters e Leah E. Peters para desenvolver e comercializar a Howlin’ Coyote Chili, uma linha exclusiva de produtos à base de chili, típicos do México e do sudoeste norte-americano, em porções individuais, para serem consumidos utilizando-se o forno de microondas. A linha de chili Howlin’ Coyote foi introduzida no mercado de Minneapolis – St. Paul em Em seguida, a linha foi expandida para Denver em 1992 e para Phoenix em 1994. A DESCRIÇÃO DA EMPRESA DESTACA A HISTÓRIA RECENTE E OS ÚLTIMOS SUCESSOS DA ORGANIZAÇÃO.

27 Modelo de projeto de pesquisa a ser seguido
Apresentação Definição do Problema de Pesquisa Objetivo Geral da Pesquisa Objetivos Específicos da Pesquisa Metodologia da Pesquisa - População ou Público-Alvo - Plano de Amostragem (Quantitativa) - Levantamento de Dados Tabulação dos Dados e Relatórios (como será feita) Cronograma e Orçamento Condições de Pagamento e Validade Data e Assinatura Anexos: tabulação dos pré-testes (relatório) e questionário final

28 Modelo de cronograma e orçamento
Atividade Custo aproximado (R$) J F M A S O N D 1.Descreva a atividade X 2. Descreva a atividade 3. Descreva a atividade 4. Descreva a atividade 5. Descreva a atividade

29 Processo de Pesquisa de Mercado
Problema/Objetivos Da Pesquisa Plano De Pesquisa Coleta Da Informação Análise Das Informações Apresentação Dos Resultados prof. Edson Herek

30 Definição do Problema da Empresa
Primeiro e mais importante passo do projeto de pesquisa Todo projeto de pesquisa deve partir de uma real necessidade de informação, ou seja, uma situação onde há questões a serem respondidas. prof. Edson Herek

31 Indagações Básicas Por que realizar a pesquisa ?
Quais decisões deverão ser tomadas à partir dos resultados da pesquisa ? Quais as possíveis respostas para os problemas definidos ? prof. Edson Herek

32 Indagações Básicas Para este momento sugere-se estudos exploratórios, utilizando fontes de dados secundários , contatos com pequenos grupos de consumidores ou estudos de casos. Estudos Exploratórios: meta é demonstrar a real natureza do problema e sugerir possíveis soluções ou nova idéias Dados Secundários: dados que foram coletados para outra finalidade e podem ser encontrados em algum outro lugar. prof. Edson Herek

33 Determinação Objetivos Pesquisa
Quais são as informações necessárias para resolver o problema de pesquisa Formulação de hipóteses que serão ou não confirmadas pela pesquisa. prof. Edson Herek

34 O Plano de Pesquisa Definindo o Problema de pesquisa e determinando os objetivos do estudo. prof. Edson Herek

35 Planejamento de Pesquisa : Determinação dos objetivos
Passos fundamentais: Indagação básica do estudo Indica o propósito da Pesquisa Levanta ás hipóteses envolvidas Decisões envolvidas a partir dos resultados Definição do Problema de Pesquisa Informações que serão levantadas no estudo Áreas de abordagem “Promessa dos resultados” Determinação dos objetivos prof. Edson Herek

36 posse de telefone celular por operadora
Objetivo Primário O principal objetivo da pesquisa será o de identificar hábitos de uso e atitudes em relação ao telefone celular. Objetivos Secundários (ou áreas de abordagem) posse de telefone celular por operadora perfil do usuário de celular (sexo,idade, classe,renda) intenção de compra de telefone celular nos próximos seis meses satisfação com o sistema/ operadora troca de operadora critério para decisão de escolha de operadora valor médio gasto conta de celular percepção do preço das contas Critérios para decisão de escolha de uma operadora de telefonia celular prof. Edson Herek

37 ANÁLISE DE MERCADO

38 Análise de mercado Análise do Setor
Identificar as tendências do ambiente Descrever a indústria, histórico e projeções do mercado, as tendências, o perfil dos consumidores Analisar os principais competidores (seus 4Ps, market share), quem serão os competidores no futuro? Comparar seu negócio com os competidores, quais são seus diferenciais? E os deles? Como você pretende superá-los?

39 Onde obter informações
Site (seção pesquisa de mercado) Associações comerciais e industriais da cidade, da região, ou do estado Prefeituras municipais Entidades de classe Sebrae Internet Empresas de pesquisa de mercado Órgãos do governo (IBGE, ministérios e secretarias, fundações) Universidades Institutos de pesquisa Revistas, jornais, periódicos, livros, documentários

40 Análise do Setor Quais fatores estão influenciando as projeções de mercado? Por que o mercado se mostra promissor? Qual o tamanho do mercado em R$, número de clientes e competidores? Como será o mercado nos próximos anos? Como o mercado está estruturado e segmentado? Quais são as oportunidades e riscos do mercado?

41 Definição do segmento de mercado
Qual o perfil do comprador? O que ele está comprando atualmente? Por que ele está comprando? Quais fatores influenciam a compra? Quando, como e com que periodicidade é feita a compra? Onde ele se encontra? Como chegar até ele?

42 Perfil do consumidor Geografia (Onde os consumidores moram?)
País, região, estado, cidade, bairro etc. Moram isolados ou convivem com muitos vizinhos? Na região prevalecem temperaturas baixas ou altas? Em que épocas do ano? A região tem boa infra-estrutura rodoviária, aeroviária, portuária etc.? Perfil (Como eles são?) Pessoas: idade, sexo, tamanho da família, educação, ocupação, renda, nacionalidade, religião, time de futebol, partido político etc. Empresas: setor, porte da empresa, número de funcionários, tempo de existência, faturamento, clientes etc. Estilo de Vida (Como vivem e o que fazem?) Pessoas: passatempos, hábitos ao assistir à televisão, hábitos de consumo (alimentação, vestuário, diversão), atividades sociais e culturais, afiliação a clubes, o que gostam de fazer nas férias etc. Empresas: proteção do meio ambiente, doações a eventos beneficentes, investimento em cultura e esportes, investimento no treinamento dos funcionários, benefícios aos funcionários etc.

43 Perfil do consumidor Personalidade (Como eles agem?):
Inovadores (5% da população): correm todos os riscos; geralmente são jovens e bem educados; são familiarizados e fascinados por novas idéias e tecnologias; têm computadores portáteis e estão conectados a redes, Internet e celular; são bem informados. Primeiros adeptos (10% da população): são líderes de opinião em suas comunidades e avaliadores cautelosos; são abertos a argumentos bem justificados e respeitados por seus companheiros. Maioria inicial (35% da população): evitam riscos sempre que possível; agem de forma deliberada; não experimentam novos produtos, a não ser que se tornem populares. Maioria tardia (35% da população): são céticos, extremamente cautelosos, desapontados com outros produtos, relutantes com novos produtos; respondem apenas à pressão de amigos. Retardatários (15% da população): esperam até o último momento; às vezes esperam até os produtos ficarem desatualizados e, mesmo assim, ainda hesitam.

44 Segmentação de Mercado

45 Análise da Concorrência
Quem são seus concorrentes? De que maneira seu produto ou serviço pode ser comparado ao do concorrente? De que maneira ele está organizado? Ele pode tomar decisões mais rápidas do que você? Ele responde rapidamente a mudanças? Ele tem uma equipe gerencial eficiente? A concorrência é líder ou seguidora no mercado? Eles poderão vir a ser os seus concorrentes no futuro?

46 Como conhecer melhor o público-alvo
Pesquisa de mercado secundária X primária Primária: foco no seu nicho de mercado Definição do tamanho da amostra Construção do instrumento de pesquisa Coleta e análise dos dados

47 Criando o instrumento de pesquisa
O QUE DEVE CONTER O INSTUMENTO DE PESQUISA: DADOS DEMOGRÁFICOS Auxiliam na identificação do entrevistado e sua classe social. Ex.: sexo, idade, renda... DADOS OBJETIVOS São as perguntas que você deve elaborar para levantar informações específicas dos entrevistados com vistas a conhecer seus hábitos e preferências. DADOS DE CHECAGEM Com estes dados você levanta informações de contato do entrevistado, quando for o caso ( , telefone, endereço).

48 Criando o instrumento... Escalas nominais os números servem apenas para nomear, identificar e/ou categorizar dados sobre pessoas, objetos ou fatos. Ex.: RG, CIC, Número da camisa dos jogadores. Escalas ordinais além de nomear, os números servem para identificar e categorizar, ordenar segundo um processo de comparação, as pessoas, objetos, fatos..., em relação a uma determinada característica. Têm sido muito utilizadas quando se deseja obter ordenamento das preferências, opiniões, atitudes e percepções dos consumidores. Escalas de intervalo é aquela em que o intervalo entre os números nos diz a posição e quanto as pessoas, objetos, fatos,..., estão distantes entre si em relação a determinada característica.

49 Escalas ESCALA NOMINAL Qual cor você mais gosta? ( ) azul ( ) preto
ESCALA ORDINAL Você gosta do Azul? ( ) muito ( ) pouco ESCALAS DE INTERVALO Como você avalia a qualidade do café provado? Dê uma nota de 0 a 5. 0( ) 1( ) ... 5( )

50 Criando o instrumento... Projeto do instrumento de pesquisa
determinar dados a coletar determinar instrumento redação: conteúdo das questões redação das questões forma de obtenção de resposta seqüência das questões especificações do uso revisão e pré-testes redação final

51 ANÁLISE COMPETITIVA 5 Forças de Porter

52 Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende análise estrutural do setor e análise da concorrência.

53 Fronteiras do setor As fronteiras dos setores ao longo do tempo mudam e dependem: Estratégias dos participantes Inovações tecnológicas Mudanças de comportamento do consumidor Desregulamentação Competências

54 Análise do setor Revela as bases de competitividade e lucratividade da organização. Análise estrutural do setor baseada nas seguintes forças básicas: ameaça de novos, ameaça de produtos substitutos, barganha do fornecedor, barganha do consumidor. Essas forças competitivas são originadas pela própria estrutura e características (econômicas e técnicas) do setor Ex.: produção de navios – compradores são gds empresas petrolíferas. Siderurgia – os concorrentes são internacionais e o produto pode ser considerado substituto.

55 Fatores de rivalidade de um setor
Concorrentes são muitos. Concorrentes são aproximadamente iguais em porte e poder. Crescimento do setor é lento provocando lutas por market share. Os custos fixos são altos ou o produto é perecível, criando tentação para redução de preços. Capacidade aumentada leva à redução de preços. Rivais divergem quanto às estratégias – possuem idéias diferentes sobre como competir e se chocam com freqüência no processo.

56 Ameaça de novos A ameaça de entrantes vai depender:
Das barreiras atuais. Da reação dos concorrentes existentes. Do que os novos esperam encontrar.

57 Barreiras aos novos Economia de escala Diferenciação de produto
Necessidade de capital Desvantagem de custo Acesso a canais de distribuição Política governamental

58 Ameaça de substitutos Reduzem possibilidade de aumento de preço.
Podem provocar redução de custo ou melhoria de desempenho. Os substitutos que merecem mais atenção são os que possuem melhor relação custo-benefício.

59 Comprador/Usuário Os compradores são poderosos se:
Fizerem compras em gde volume. Os produtos do setor forem padronizados ou não diferenciados, não importando o fornecedor. O produto que compra do fornecedor representar uma pequena fração dos custos de seu produto final. Seus lucros forem baixos, o que exige esforços para redução dos valores de compra. O componente comprado for de pouca importância para a qualidade do produto que ele fabrica. Possuem condições de fabricarem eles mesmos o produto/ componente que está sendo comercializado.

60 Fornecedores Os fornecedores são poderosos se:
O setor for dominado por poucas empresas ou concentrado em alguns poucos grupos de negócio. O produto por ele fabricado for peculiar ou diferenciado. Houver dependência do comprador. Não são obrigados a competir com outros fornecedores. O setor do qual faz parte o comprador não representar uma clientela importante.

61 Concorrência Pessoas, organizações e instituições que concorrem
com a empresa pelos mesmos segmentos. Podem assumir outros papéis como o de: a) fornecedores - Philips licencia know-how de CD; b) parceiros para atividade em comum – pesquisa e desenvolvimento.

62 Concorrência Concorrência na perspectiva do consumidor
Concorrência na perspectiva da organização Competição pela previsão do futuro do setor e liderança intelectual. Competição pelo encurtamento dos caminhos de migração. Busca por competências, parcerias, busca por produtos e serviços alternativos. Competição pela posição e participação de mercado.

63 Análise da concorrência
Concorrentes do mesmo grupo estratégico da empresa em questão. Identificação de concorrentes indiretos. Identificação de novos participantes potenciais ou substitutos.

64 Parâmetros para análise da concorrência
1. Metas futuras Uma empresa diversificada pode comprometer um ou mais de seus negócios ao estabelecer metas ambiciosas para um dos setores onde possui negócios. Fonte: Porter.

65 Parâmetros para análise da concorrência
2. Pressuposições A respeito de si e da concorrência são fontes de oportunidades e ameaças. Envolve necessidade e capacidade que as empresas possuem de questionar-se. Atividades primárias que agregam valor ao resultado final da empresa : Logística de insumos Operação Logística de distribuição Marketing e vendas Serviço pós-venda necessário ao desempenho eficaz do produto. (Fonte: Porter)

66 Parâmetros para análise da concorrência
3. Estratégia atual “ O que o concorrente está fazendo nesse momento?” Estratégia da empresa Finalidade estratégica – qual a prioridade? Participação de mercado ou lucratividade? Estratégia central – motivação principal do concorrente na busca pelo aumento de lucratividade ou pelo aumento da participação.

67 Parâmetros para análise da concorrência
4. Capacidades Exame dos pontos fortes e fracos da empresa em relação à concorrência no que diz respeito aos fatores chaves para o sucesso no setor. Determinam a possibilidade de iniciar e sustentar um movimento a mudanças ambientais e competitivas.

68 ANÁLISE DO PRODUTO/SERVIÇO E NEGÓCIO

69 PRODUTO/SERVIÇO Pesquisas tradicionais referentes ao produto serviço:
Motivações de compra; Tecnologia; Ambiente esterno, etc. Projeções sobre evolução do negócio em função de aspectos externos: Mercado; Governo, economia, etc.

70 ANÁLISE SWOT

71 Análise de cenário Ambiente externo: avaliação das atratividades do mercado - Análise do mercado: motivações e necessidades do consumidor por segmento de mercado - Análise da concorrência: objetivos, desempenhos, estratégias, cultura, custos, forte e fracos - Análise setorial: atratividade do setor de negócios, fatores-chave para o sucesso, barreiras à entrada no setor para novos concorrentes, canais de distribuição possíveis, potencial de mercado, crescimento e ciclo de vida de produto/serviço - Análise ambiental: tecnologia disponível, ação do governo, fatores econômicos, culturais, sociais, demográficos, análise do cenário estratégico e análise de impacto

72 Análise de cenário Ambiente interno: avaliação da posição da empresa em seu setor - Análise de como a empresa está posicionada em seu mercado - Análise da empresa diante da concorrência - Análise da empresa em relação ao setor em que atua - Análise face ao ambiente geral da empresa

73 Situações Desfavoráveis
Análise de cenário Situações Favoráveis AMBIENTE EXTERNO A Ç Õ E S A Ç Õ E S Situações Desfavoráveis OPORTUNIDADES Pontos Fortes AMEAÇAS AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos A tônica do planejamento estratégico é superar as ameaças, transformando-as em oportunidades.

74 Análise de cenário

75 TRABALHO EM EQUIPE Fazer o planejamento das pesquisas necessárias para resolver o seguinte problema: Duplicidade de esforços de produção e marketing no produto ChocoMilk em embalagem de vidro e tetrapack; Projeto de eliminação da embalagem de vidro por ter custo maior e ser “one way”; Projeto de migrar consumidores para embalagem tetrapack não ter dado certo. Apresentar detalhadamente as etapas de planejamento das etapas, tipos de pesquisas, briefing, questões a serem respondidas e dados a serem obtido. Formato do relatório final.

76 Obrigado


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