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Seminário sobre Sociedade da Informação no Brasil

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Apresentação em tema: "Seminário sobre Sociedade da Informação no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário sobre Sociedade da Informação no Brasil
Capítulo 4 – Educação na Sociedade da Informação. GRUPO: ADELICIA, MARCELO, SANDRA, ROGER, SAULO

2 I INTRODUÇÃO A Sociedade da Informação é caracterizada pela aprendizagem contínua. As tecnologias da informação podem ampliar oportunidades, mas podem também, causar diferenças e exclusão. Do que se Trata: formação “aprender a aprender” Educação para a Cidadania Infra-estrutura de Informática e Redes para Educação

3 II Área do projeto A educação pautando-a como elemento essencial para a construção da Sociedade da Informação. Novos Meios de Aprendizagem: impacto no processamento numérico, processamento simbólico/lógico, e na comunicação, Educação a Distância: a disseminação da Internet nos anos recentes tem feito ressurgir com novo ímpeto o interesse em Educação a Distância. O Desafio da Formação Tecnológica: geração, aplicação e uso de tecnologias

4 III Propostas políticas sugeridas
Novos Currículos Onde Estamos Informatização em Escolas

5 IV Estado da arte Ao analisarmos o livro Branco a primeira observação que fazemos é o fato de que ele deveria ter sido elaborado definindo-se as formas de implementação das políticas propostas no Livro Verde, porém ele se apresenta como uma síntese de diretrizes abordadas na Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, sem indicar o acesso às tecnologias de informação e comunicação para a população. Com isso podemos estar muito mais atrasados do que possamos imaginar. FNDE: Biblioteca da Escola, Brasil Profissionalizado, Dinheiro Direto na Escola, Formação pela Escola, Livro Didático, Plano de Ações Articuladas (PAR), Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) i

6 Como ampliar a capacidade de gerar e utilizar conhecimento
Transformar CT&I em elemento estratégico da política de desenvolvimento nacional. Ciência, Tecnologia e Inovação são de suma importância em quase todas as atividades da Sociedade e contribuem para o desenvolvimento, o bem-estar, a justiça social, o exercício da soberania e cidadania. Para o Livro Branco a Educação é considerada base para a aceleração do processo de absorção e difusão de tecnologias e para a geração de inovações. No livro é demonstrada a importância de capacitar as pessoas para desenvolverem novas habilidades para estarem em sintonia com o ambiente de mudança acelerada em que vivemos hoje. Há necessidade de expandir o ensino universitário e de se criar novas ações que busquem a melhoria da qualidade do ensino.

7 Educação na Sociedade da Informação
Educação a Distância Capacitação Avançada em Tecnologias de Informação e Comunicação Para Onde Vamos? É preciso aumentar drasticamente o nível de alfabetização digital do País. É preciso utilizar como tema transversal nos níveis de ensino fundamental e médio a leitura crítica e a produção de informações no meio provido pelas tecnologias da informação e comunicação. É preciso buscar modelo de conectividade amplo de escolas públicas e privadas.

8 V Ações e medidas estratégicas
Quadro Jurídico Regulamentação de ensino não presencial. Revisão de diretrizes e parâmetros curriculares Ações Estruturadoras Geração e difusão de materiais didáticos livres sobre os impactos sociais. Articulação entre setor público e empresas privadas para conectividade ampla das escolas de nível médio, tanto públicas como privadas. Concepção de curso de extensão em nível de pós-graduação. Tecnologia de ensino ao alcance de todos Ampliação do suporte à graduação e pós-graduação Implantação de pelo menos 500 centros comunitários com recursos de informática e acesso à Internet em assentamentos da Reforma Agrária. Outras Ações Estímulo à criação por parte de instituições públicas de novos cursos, em diferentes níveis; estímulo à criação de cursos de doutorado orientados ao novo perfil do profissional com foco na convergência da base tecnológica das tecnologias de informação e comunicação.

9 Conclusões do grupo No Brasil, apesar do esforços para produzir o livro verde de modo a definir as bases para a inserção do país na chamada Sociedade da Informação, e apesar de terem conseguindo chegar à criação do livro branco, publicado em 2002, temos que, após treze anos da publicação do livro verde e dez anos do livro branco, muitos de seus fundamentos não foram aplicados, o que demonstra um atraso nas diretrizes de qual Sociedade da Informação nós desejamos e podemos ter. E isso com certeza traz conseqüências negativas à sociedade brasileira, resultando na exclusão digital. Contudo há um distanciamento entre o idealizado e a prática governamental, falta uma política de informação que assegure a consolidação da Sociedade da Informação no Brasil articulando iniciativas nos níveis federal, estadual e municipal.

10 VI Conclusões A socialização da internet permite romper as barreiras que impedem o exercício amplo da cidadania possibilitando a participação do cidadão na sociedade. As redes digitais facilitarão o acesso às informações, compartilhando-as, permitindo acompanhar as políticas públicas e os programas dos Governos. Outro ponto é que o Brasil tem muito por fazer para consolidar sua Sociedade da Informação. Desta forma tomamos consciência da importância do aprender a aprender e do papel que nós, futuros profissionais da informação temos, que não é mais utopia, é realidade, contribuindo para sua consolidação.

11 Referências CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Conferência da Presidência da República, 2005, Lisboa: Imprensa Nacional/Cada da Moeda, 2006. TAKAHASHI, Tadao (org.). Sociedade da Informação no Brasil - Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.Livro Branco: ciência, tecnologia e inovação. Brasília: MCT, 2002. SILVA, Helena P.; Jambeiro, Othon; Lima, Jussara B.; Brandão, Marco A (2006). Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania” In Ciência da Informação, Ibict. Disponível em: Acesso em: setembro de 2008.


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