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Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Pileca Aquática 5 + 2.

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1 Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Pileca Aquática 5 + 2

2 O barquinho solar é um projecto do 1.º IRC. É um barquinho de concepção bastante simples e com os flutuadores feitos em cortiça (material abundante na região). Apesar do material em causa não ser muito leve, achámos que seria interessante, do ponto de vista estético, utilizá-lo para o casco do catamaran. Fig. 1 – Corte da cortiça Fig. 2 – Uma lâmina de cortiça e um modelo de flutuador Fig. 3 – Flutuadores Fig. 4 – Desenho do modelo

3 A planificação deste protótipo teve quatro fases distintas: pesquisa sobre carrinhos solares, idealização do protótipo, recolha de materiais e execução do carrinho. As células demoraram a estar disponíveis o que fez atrasar o processo. No entanto, quando da sua chegada, foram feitos ensaios com as células fotovoltaicas envolvendo situações distintas: medição da d.d.p. com a exposição solar, com a utilização de um motor, inclinação relativamente ao sol e colocação de superfícies reflectoras à volta das células. Tabela 1 - Valores de d.d.p. dos ensaios dos materiais fotovoltaicos Fig. 5 – Ensaio dos materiais fotovoltaicos Interior da sala Exterior da sala Condições vs Ângulo Células c/ resguardo (V) Células s/ resguardo (V) Células c/ resguardo s/motor (V) Células s/ resguardo s/motor (V) Células c/ resguardo c/motor (V) Células s/ resguardo c/motor (V) 0º1.251.813.613.5211.411 45º1.821.7313.4113.7710.810.4 90º1.442.512.7413.365.657.1

4 Aos alunos foi dada a liberdade de escolha sobre os materiais a utilizar e de algumas situações a nível técnico, nomeadamente a distribuição das células. Quanto às fontes de informação consultadas podemos destacar a internet, alguns livros técnicos, modelos de barquinhos solares e o Workshop disponibilizado pela Ciência Viva. As principais dificuldades encontradas, prenderam-se com o corte da cortiça. Não se conseguiu um casco perfeito mas com as ferramentas disponíveis, tal era difícil. Quanto ao tempo estimado de execução do projecto, pensamos que 40/50 horas seja um valor ajustado à consecução das diversas fases. Fig. 6– Depois da discussão, a montagem das células para posterior posicionamento Fig. 7– Casco experimental :serviu para adaptação dos alunos às ferramentas para o corte da cortiça

5 Quanto à produção/comercialização do protótipo, esta não foi equacionada. No entanto, com as aprendizagens realizadas e a motivação patenteada pelos alunos, pretendemos efectuar, no próximo ano lectivo, um mini Rali Solar a nível da escola, de modo a que os vencedores das respectivas categorias a representem a nível nacional. Apesar de os alunos poderem aplicar conteúdos dos programas nas diversas etapas do projecto, não existiu uma verdadeira integração do Rali Solar no currículo. Este facto deveu-se ao conhecimento e inscrição no evento ter sido efectuada já no segundo período. A divulgação na escola foi muito restrita e aberta apenas a quatro turmas (1.º IRC, 1.º PTGEI, 10.º CT1 e 10º CT2. Esta situação prendeu-se com os motivos explicados anteriormente e pela impossibilidade de efectuar uma divulgação eficaz junto de toda a comunidade escolar e de suportar uma logística “pesada” num intervalo de tempo muito curto. Pela nossa ausência de experiências anteriores neste âmbito, o Rali Solar 2010 foi encarado por todos nós como o ano 0, um ano de muita aprendizagem e sem muita atenção a detalhes e aperfeiçoamentos. Este ano, o espírito é de participar e conseguir que todos os nossos protótipos funcionem. No entanto, tanto os alunos envolvidos como os professores abraçaram este projecto com muito entusiasmo e dedicação., decorrendo os trabalhos,maioritariamente, em tempo lectivo. Fig. 8 – A equipa


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