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Universidade de Brasília Programa de Pós-Graduação em Administração Mestrado em Administração Avaliação de Impacto de Treinamento no Desempenho de Servidores.

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1 Universidade de Brasília Programa de Pós-Graduação em Administração Mestrado em Administração Avaliação de Impacto de Treinamento no Desempenho de Servidores Públicos de Sofala em Moçambique Mestrando: Cremildo José Yotamo Orientadora: Profa. Dra. Gardênia da Silva Abbad Universidade de Brasília Brasília, 27 de Fevereiro de 2014 1/32

2 Estrutura da Apresentação 2/32

3 Objetivo Geral Avaliar o impacto de dois treinamentos no desempenho de egressos. Organização pesquisada Setor Público Moçambicano - Província de Sofala Organização provedora do Treinamento Instituto de Formação em Administração Pública e Autarquia (IFAPA)-Beira Treinamentos avaliados Gestão de Recursos Humanos Gestão Orçamentário e Patrimonial Introdução 3/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

4 Produção Brasileira Busca: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Portal de Periódicos CAPES e Base de dados da Biblioteca da Universidade de Brasília. Pesquisas empíricas, teóricas e revisões de literatura. Artigos publicados em periódicos científicos com avaliação por pares. Localizados uma amostra final de oito artigos 4/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

5 Estudos em organizações públicas. Treinamentos presenciais. Coleta de dados por questionários online. Métodos quantitativos para a análise de dados. Instrumentos de autoavaliação para a coleta de dados. 5/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo Produção Brasileira

6 Variável transferência de treinamento (impacto em profundidade) como variável critério. Variáveis pessoais e de contexto, como preditoras de resultados de treinamentos. Variáveis de contexto e pessoais preditivas de impacto de treinamento para o trabalho. 6/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo Produção Brasileira

7 Produção Internacional Buscas: Portal da Capes, Proquest, Scielo, ScienceDirect/Elsevier, Wiley Online Library, Academic Search PremierASP/EBSCO, Cambridge Journals Online, Oxford Journals. Artigos publicados em periódicos científicos com avaliação por pares. Localizados uma amostra final de treze artigos. 7/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

8 35% das pesquisas realizadas em organizações localizadas na Espanha. As pesquisas abrangeram servidores que não desenvolviam atividades gerenciais em suas organizações. Uso de dados e análises quantitativas. As pesquisas realizaram a aplicação de questionários online. Instrumentos autoavaliativos. 8/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo Produção Internacional

9 Transferência de Treinamento, como variável critério. Variáveis ao nivel do contexto (suporte organizacional e psicosocial) e ao nível dos individuos (motivacionais, autoeficácia, demográficas), preditoras de transferência de treinamento para o trabalho. Variáveis ao nível do contexto (suporte organizacional e psicosocial) e dos indivíduos (motivacionais, autoeficácia, demográficas), fortemente relacionados com os resultados das ações de treinamento. 9/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo Produção Internacional

10 Modelo da Pesquisa 10/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

11 Corte transversal. Abordagem mista, qualitativa e quantitativa. Utilização de dados primários. Técnicas diversificadas de coleta e análise de dados. A avaliação dos treinamentos teve caráter somativo. 11/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

12 O IFAPA Instituição pública de ensino técnico-médio profissional. Capacitação dos servidores públicos em matérias ligadas à gestão pública. Capacita anualmente cerca de 300 funcionários públicos em diversos cursos. Dispõe de corpo docente permanente e contratado. 12/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

13 Treinamentos avaliados 13/24 Gestão de Recursos Humanos Composto por oito módulos Oferecidos anualmente Iniciantes ao serviço público que desempenham atividades administrativas A participação no treinamento não é obrigatória legalmente. 270 horas de aulas É ofertado presencialmente nas dependências do IFAPA. IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

14 Gestão Orçamentário e Patrimonial Composto por quatro módulos Oferecidos anualmente Iniciantes ao serviço público que desempenham atividades administrativas A participação no treinamento não é obrigatória legalmente. 270 horas de aulas É ofertado presencialmente nas dependências do IFAPA. 14 Treinamentos avaliados IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

15 Característica amostral da pesquisa Treinamento em Gestão de Recursos Humanos. 179 participantes 15/24 GéneroEscolaridadeExperiênciaFaixa etária Masc.64%Média84%4-7 anos53,6%24-29 anos48,6% Femin.36% IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

16 Treinamento em Gestão Orçamentário e Patrimonial. 118 participantes 16/32 Característica amostral da pesquisa IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo GéneroEscolaridadeExperiênciaFaixa etária Masc.54%Média80%4-7 anos54%24-29 anos53% Femin.46%

17 Instrumentos de transferência treinamento para o trabalho. 17/32 Pesquisa documental Extração dos objetivos instrucionais e transformados em objetivos de desempenho Incorporação de escalas dicotômicas: Contribuição e Transferência Validação semântica dos instrumentos: 5 egressos IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

18 18/32 Instrumentos de transferência treinamento para o trabalho. IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

19 Instrumentos de Suporte e Impacto Instrumento de Impacto de treinamento no trabalho (medida em amplitude): Adaptado de Abbad (1999), 12 itens. Instrumento de Suporte psicossocial à transferência de treinamento para o trabalho: Adaptado de Abbad (1999), 9 itens. 19/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

20 Coleta de dados da pesquisa Realizada durante o período de 01 de Julho à 16 de Agosto de 2013. Aplicação em papel impresso nos locais de trabalho dos participantes. O preenchimento foi individual. A recolha procedeu-se após dois a três dias. Taxa de retorno de 46,5%. 20/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

21 Análise dos dados SPSS 20 Análise exploratória Análise descritiva. Testfact 4.0 Média e o desvio padrão. Média R (RMEAN). Grau de facilidade do item. 21/32 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

22 Grau de grau de dificuldade do item. Correlações bisseriais. Ponto bisseriais. Análises fatoriais. Qui-quadrado. 22/32 Análise dos dados IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

23 Resultados: descritos Escalas% Contribuição do treinamento á aprendizagem 75% Transferência de treinamento para o trabalho 56% Suporte à transferência de treinamento para o trabalho 76% Impacto de treinamento no trabalho 76% 23/32 Gestão de Recursos Humanos IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

24 Gestão Orçamentário e Patrimonial 24/32 Escalas% Contribuição do treinamento á aprendizagem75% Transferência de treinamento para o trabalho62% Suporte à transferência de treinamento para o trabalho72% Impacto de treinamento no trabalho75% Resultados: descritos IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

25 Resultados: Validação estatística EscalaAlphaP.BisCarga fatorial MinMax Contribuição do treinamento 0,930,70,4270,500 Transferência de treinamento 0,890,60,340,500 Suporte à transferência de treinamento 0,860,50,4120,447 Impacto de treinamento no trabalho 0,930,750,3980,449 25/32 Gestão de Recursos Humanos IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

26 26/32 EscalaAlphaP.BisCarga fatorial MinMax Contribuição do treinamento 0,90,750,1900,500 Transferência de treinamento 0,890,60,2780,500 Suporte à transferência de treinamento 0,890,40,2230,500 Impacto de treinamento no trabalho 0,930,70,4210,500 Gestão de Orçamentária e Patrimonial Resultados: Validação estatística IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

27 Teste das variáveis 27/32 Variável 1Variável 2Sig.r2 Contribuição do treinamentoTransferência0,036 0,033 Contribuição do treinamentoImpacto0,030 0,058 SuporteTransferência0,001 0,260 SuporteImpacto0,020 0,067 Faixa etáriaTransferência0,187 Faixa EtáriaImpacto0,010 0,099 GéneroTransferência0,320 GéneroImpacto0,758 Ano da conclusão treinamentoTransferência0,859 Ano conclusão treinamentoImpacto0,030 0,061 Experiência de trabalhoTransferência0,749 Experiência de trabalhoImpacto0,001 0,099 Gestão de Recursos Humanos IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

28 Teste das variáveis Variável 1Variável 2Sig.r2 Contribuição do treinamentoTransferência0,457 Contribuição do treinamentoImpacto0,01 0,068 SuporteTransferência0,01 0,124 SuporteImpacto0,00 0,149 Faixa etáriaTransferência0,721 Faixa etáriaImpacto0,086 0,046 GéneroTransferência0,96 GéneroImpacto0,75 Ano conclusão do cursoTransferência0,995 Ano conclusão do cursoImpacto0,127 Experiência de trabalhoTransferência0,977 Experiência de trabalhoImpacto0,009 0,088 28/32 Gestão Orçamentário e Patrimonial IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

29 Contribuições Viabilidade de uso de escalas de contribuição nos instrumentos Construção de conhecimento na área de TD&E Este estudo veio aumentar o debate já existente no campo de avaliações de treinamento 29/24 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

30 Limitações Impossibilidade de se realizar pré-testes na amostra. Utilização exclusiva de autoavaliações para medir os fenômenos investigados. Impossibilidade de se realização de regressão logística com vista a testar o poder preditivo das variáveis conforme o modelo proposto. 30/24 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

31 Recomendações Uso de delineamento quase experimental com pré-testes e grupo controles. Uso de instrumentos com auto e hetero-avaliações. Realizações de pesquisas de natureza similar a esta, em outros contextos e organizações Inclusão de outras outras variáveis de predição de resultados. Nos futuros treinamentos - maior suporte psicossocial à transferência de treinamento para o trabalho 31/24 IntroduçãoRevisão de LiteraturaModelo da PesquisaConsiderações FinaisResultadosMétodo

32 FIM DA APRESENTAÇÃO 32/2 5


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