A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alessandra Vidal Prieto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alessandra Vidal Prieto"— Transcrição da apresentação:

1 Alessandra Vidal Prieto
Pós-graduação Educação Física Universidade de Brasília - Unb Biomecânica da Locomoção e Postura Prof: Ana de David Alessandra Vidal Prieto

2 EQUOTERAPIA – Breve histórico
Conceito Método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais. ANDE BRASIL

3 POR QUE O CAVALO? Motivos Biomecânicos–
•Motivos Históricos •Motivos Psicológicos Motivos Biomecânicos– Entradas sensoriais em forma de propriocepção profunda, estimulações vestibular, olfativa, visual e auditiva. Ferreira, 2003; Araujo. et .al, 2009

4 Movimento Tridimensional do Cavalo

5 Atividades Equoterápicas
Quando o cavalo se desloca, o praticante utiliza o tônus muscular para poder ajustar, manter, recuperar ou adaptar seu equilíbrio postural a cada movimento.

6 Andaduras Passo – uma pata ao ar (4 sons), ideal para equoterapia
Trote – duas patas ao ar Galope – três patas ao ar

7 PROGRAMAS BÁSICOS - Hipoterapia
* Programa essencialmente da área de saúde, voltado para as pessoas com deficiência física e/ou mental Neste caso o praticante não tem condições físicas e/ou mentais para se manter sozinho a cavalo. O cavalo é usado principalmente como instrumento cinesioterapêutico.

8 Educação/ reeducação Este programa pode ser aplicado tanto na área de saúde quanto na de educação/reeducação. Neste caso o praticante tem condições de exercer alguma atuação sobre o cavalo e pode até conduzi-lo. O cavalo continua propiciando benefícios pelo seu movimento tridimensional e multidirecional e o praticante passa a interagir com o animal e o meio com intensidade. O cavalo atua como instrumento pedagógico.

9 Programa Pré-esportivo
Aplicado nas áreas de saúde ou educação. O praticante tem boas condições para atuar e conduzir o cavalo e embora não pratique equitação, pode participar de pequenos exercícios específicos de hipismo, programados pela equipe. O praticante exerce maior influência sobre o cavalo. O cavalo é utilizado principalmente como instrumento de inserção social.

10 Prática esportiva Paraequestre
Após quinze anos de institucionalização da ANDE-BRASIL, já tendo apoiado competições Paralímpicas e o aparecimento da atividade chamada de Hipismo Adaptado, resolveu criar o Programa Prática Esportiva Paraequestre. Em fase de apreciação – Enduro Paraequestre

11 ARTIGO

12 INTRODUÇÃO PC desordem motora permanente atribuída a uma lesão não progressiva que ocorre no cérebro imaturo. Crianças com PC têm vários graus de disfunção do movimento e da postura, o que pode limitar sua atividade física e participação na vida diária

13 INTRODUÇÃO Existem dois tipos de “Equoterapia” : hipoterapia e equitação terapêutica cavalo (Hippotherapy and Horseback Riding Therapy). * Hipoterapia - atendimento por um fisioterapeuta ou profissional controla o cavalo para influenciar a postura, equilíbrio e coordenação; * Equitação Terapêutica - liderada por um instrutor de equitação, onde a criança inicia a condução do cavalo como uma forma de exercício para melhorar a coordenação, equilíbrio e postura.

14 INTRODUÇÃO Outros estudos com equoterapia e PC foram realizados com resultados divergentes. Esta discrepância de resultados pode ser devido a diferenças no desenho do estudo, características dos participantes e nível funcional, tamanho da amostra, intensidade e duração do tratamento dado e falta do grupo controle.

15 Materiais e Métodos * Critérios de inclusão: 1) idade 3 aos 12 anos;
2) o peso corporal inferior a 40 kg; 3) sistema de classificação da função motora grossa (GMFCS) nível I a IV. * Critérios de exclusão: 1) Procedimento cirúrgico nos últimos 6 meses; 2) Moderada a grave deficiência intelectual; 3) Baixa / moderada acuidade visual e auditiva; 4) Ter participado de equoterapia previamente

16 Materiais e Métodos O GMFM é amplamente utilizado para medir alterações ao longo do tempo e da eficácia das intervenções. A PEDI é reconhecido internacionalmente, validado e utilizado para avaliar a capacidade e performance de crianças nas atividades de vida diária. Tanto o GMFM e PEDI foram avaliados dentro de uma semana antes e novamente dentro de 2 meses após a conclusão da intervenção de 8 semanas em ambos os grupos.

17 Equoterapia Protocolos de intervenção variam entre os estudos em intensidade e duração. De acordo com uma recente revisão sistemática, uma sessão semanal de 45 min por 8-10 semanas foi correlacionada com efeitos positivos. 34 crianças (15 meninos e 19 meninas) formaram o grupo experimental e 21 crianças com PC, o grupo controle. GE – 2 x por semana, 45 minutos, 8 semanas

18 Análise Estatística A análise estatística foi realizada usando SPSS 19.0 para Windows; Foi utilizado o teste t independente para comparar a diferença na média de idade entre os grupos; Foi utilizado o teste do qui-quadrado para comparar as diferenças nas distribuições de nível GMFCS e idade entre os grupos; Um valor p < a 0,05 foi considerado estatisticamente significativo.

19 Resultados

20 Resultados

21 Discussão - GMFM Ganhos significativos no GMFM-88 e GMFM-66 foram observados nos dois grupos. As melhorias mais rápidas nas pontuações GMFM ocorreram durante os primeiros 4 anos de idade; Melhora significativamente maior no GMFM-66 na dimensão E do grupo de equoterapia; Remete a melhoria em crianças menos comprometidas, porém com amostra pequena impede a análise de mudanças no GMFM acordo com o nível funcional.

22 Discussão - PEDI Melhora significativa em todos os três domínios PEDI (autocuidado, mobilidade e função social) do grupo de equoterapia. Estes achados sugerem efeitos positivos da equoterapia no desempenho da criança na vida diária; Os ganhos significativos da PEDI sugerem que a equoterapia aumenta a motivação e a vontade da criança para a participação em uma atividade que exija autoconfiança.

23 Conclusão O artigo demonstrou benefícios modestos, mas significativos na função motora grossa sobre fisioterapia e terapia ocupacional As melhorias nas pontuações do PEDI observadas sugerem que a equoterapia ajuda as crianças a se envolver de maneira mais significativa nas atividades funcionais da vida diária, além de envolver autoconfiança, motivação e afetividade. Novos estudos para determinar quem se beneficiaria mais com equoterapia seria útil.

24 Limitações do Estudo Número reduzido da amostra;
Número de crianças com idade de 3-7 anos foi ligeiramente superior no grupo experimental; Impossibilidade de controlar as intervenções terapêuticas extras exceto fisioterapia e terapia ocupacional; Não houve controle também do nível socioeconômico, cognição ou nível de comunicação.

25 Obrigada!


Carregar ppt "Alessandra Vidal Prieto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google