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PublicouVanessa Franca Tavares Alterado mais de 8 anos atrás
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Empreendedorismo em Informática Roberto Ferrari I Semana de Estudos do curso de Sistemas de Informação Claretianas, Rio Claro, 3-6 de setembro de 2001
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Conteúdo Processo de desenvolvimento de negócios Fontes de recursos: seed money, venture capital Exemplos de negócios Como identificar boas oportunidades de negócios
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IdéiaPlano de Negócios Start Up crescimento Protótipo $ IPO Initial Public Offer Maturidade tempo Desenvolvimento de Negócios Ponto Com $ venture capital $ seed money
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Business Plan Objetivos Planejamento em si Apresentação do negócio a potenciais parceiros comerciais
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Business Plan Componentes Produtos e serviços, comercialização Tamanho do mercado, análise da concorrência, vantagem competitiva Estratégia de marketing, previsão de vendas Organização, logística, tecnologia Equipe de gerenciamento Planejamento financeiro Riscos e planos de contingência
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IdéiaPlano de Negócios Start Up crescimento Protótipo $ IPO Initial Public Offer Maturidade tempo Desenvolvimento de Negócios Ponto Com $ venture capital $ seed money
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Seed Money Incubadoras de empresas –ParqTec Incubadoras de negócios ponto com –Idea, U$3 mi, www.liquidando.com.br –NotCom, U$18 mi –Invent, www.ole.com.br, DesafioInvest$hop Fundos de fomento FAPESP - PIPE R$15 mi, TIDIA, R$10 mi
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IdéiaPlano de Negócios Start Up crescimento Protótipo $ IPO Initial Public Offer Maturidade tempo Desenvolvimento de Negócios Ponto Com $ venture capital $ seed money
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Capital para Investimento Empresas de internet - Brasil - próximos 3 anos
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$$$ Venture Capital $$$ GP Investimentos –www. submarino.com.br, www. lokau.com.br, www. webmotors.com.br Credit Suisse/First Boston/Garantia –UOL, El Sitio Globo Cabo GA Partners –administra U$6 bi, U$2 bi disponíveis
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Aportes em Empresas 15% do capital por U$ 100 mi Captou U$ 85 mi primeiros meses
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$$ Venture Capital? Como? $$ Porta em porta Concursos Rodas de Negócios (ITS Softex) Incubadoras, agentes Networking (First Tuesday)
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$$$ Fundos Governamentais de Venture Capital $$$ Fundo Brasil Venture (FINEP) –R$30 mi SEBRAE/FAPESP/ITS-Softex/Fator –R$40 mi PROSOFT-Softex –R$80 mi (ainda tem quase R$50 mi)
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IdéiaPlano de Negócios Start Up crescimento Protótipo $ IPO Initial Public Offer Maturidade tempo Desenvolvimento de Negócios Ponto Com $ venture capital $ seed money
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Conteúdo Processo de desenvolvimento de negócios Fontes de recursos: seed money, venture capital Exemplos de negócios Como identificar boas oportunidades de negócios
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Exemplos de Negócios Tecnologia da informação Telecom Biotech e-Business, WAP, banda larga
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Business to Consumer (B2C) - Lojas Virtuais PontoFrio
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B2C - Portais Verticais TotalFit
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B2C - Agências virtuais de serviços Travelocity
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Business to Business (B2B) - Canais de Negócios Mercantil
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B2B - Portais Verticais Healthcom
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Conteúdo Processo de desenvolvimento de negócios Fontes de recursos: seed money, venture capital Exemplos de negócios Como identificar boas oportunidades de negócios
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O que gera oportunidades de negócios? Mudanças Inovação Diferenciação de produtos Mercado
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Por que mudanças e inovações geram oportunidades de negócios? Case: mercado de relógios (Siamar) Paradigma = regras, limites, padrões Filtro para informações, limites para a solução de problemas e para produtos Inovação, quebra de paradigmas => o mercado volta à estaca zero
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Mudanças na sociedade: globalização Mercado global => viabiliza nicho mais específico, diferenciação Competição (concorrência) global => competitividade, não por preço nem distância Investidor global => competição global pelos recursos, bons negócios têm recursos, os fundos são os donos
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Análise Toda empresa precisa posicionar-se nessa nova realidade para sobreviver Mudanças sociais (globalização) geram mudanças no mercado e oportunidades de negócios Impérios surgem (e deixam de existir) da noite para o dia
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Mudanças: 100 anos Avião Carro, Luz elétrica Rádio Sangria!
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Mudanças: 20 anos Celular Computador Internet Comércio eletrônico
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Ciclo de vida dos produtos Dinos: Minâncora, Creme Rugol, etc Hoje (Anthopos Consulting)... HP - 1 impressora a cada 6 meses GM - 1 modelo no BR a cada 3 meses Novos biscoitos no BR a cada 15 dias
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Velocidade das inovações Tempo entre a patente e a comercialização Tempo de projeto do produto Tempo de divulgação Logística
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Aceleração da história ( Anthropos ) Fotografia: 112 anos Telefone: 56 anos Rádio: 35 anos TV: 12 anos Transistor: 5 anos AT 286: 1 ano
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Análise O que levava anos é feito em alguns meses; o que era feito em meses, 1 min Nos próximos 5 anos o mundo mudará mais que nos últimos 20. Pense 2006! Quanto mais rápido as coisas mudam, mais rápido as oportunidades de negócios surgirão (e fugirão!)
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Usuários de internet (2000, Industry Standards - IS) Brasil: 1995 - 250 mil; 2000: 10 milhões AL: 1999 - 5 mi; 2003 - 19 mi Mundo: 1999 - 300 mi; 2001 - 1 bi (MIT) % da população...
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Crescimento da internet (2000, Industry Standards - IS) Número de páginas web: 2,7 milhões Novas páginas por dia: 5 milhões Novos domínios por semana: 368.200
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Análise Mercados novos ou crescentes geram negócios porque os clientes ainda não tem “dono” Pense no mercado de comércio eletrônico, produtos de TI, telecom e biotech em 2006!
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Vantagem competitiva Ontem: produtos escassos, desvalorização do cliente, competição pela eficiência, produtividade, custos, preços Hoje: competição global, cliente define preço, competição pela inovação, diferenciação, valor ao cliente, valor agregado (serviços), marca, imagem, embalagem, comunicação
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Inovação Resolver coisas que são impossíveis de resolver Soluções fora do paradigma corrente Oferecer produtos que o cliente não sabe que necessita
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Diferenciação de produtos Produtos que o cliente não sabe que necessita Surpreender o cliente: oferecer o que ele não espera Encantar e fidelizar o cliente; usar o cliente como vendedor
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Revisão: o que gera oportunidades de negócios? Mudanças na sociedade, na tecnologia, no mercado Crescimento de mercado Inovação, quebra de paradigmas
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Revisão: o que gera um bom negócio? Modelo de receita sólido e lucrativo Produtos diferenciados, nicho de mercado grande e bem definido Comunicação eficiente
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Conclusões A faca processo de desenvolvimento de negócios Fontes de recursos: seed, venture O queijo TI, telecom, e-business, biotech Mudanças, oportunidades de negócios
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A fome e a vontade de comer Michael Dell, 35, U$17,08 bilhões (Dell) Ted Waitt, 37, U$8,54 bi (Gateway) David Filo, U$6,03 bi, Yahoo, Jerry Yang, (Yahoo), Jeff Bezos (Amazon)… Dos 40 primeiros, 1 não é de IT Fortune: US - menos 40 anos - 2000
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Roberto Ferrari www.dc.ufscar.br/~ferrari/ ferrari@dc.ufscar.br
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