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Empreendedorismo em Informática Roberto Ferrari I Semana de Estudos do curso de Sistemas de Informação Claretianas, Rio Claro, 3-6 de setembro de 2001.

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3 Empreendedorismo em Informática Roberto Ferrari I Semana de Estudos do curso de Sistemas de Informação Claretianas, Rio Claro, 3-6 de setembro de 2001

4 Conteúdo Processo de desenvolvimento de negócios Fontes de recursos: seed money, venture capital Exemplos de negócios Como identificar boas oportunidades de negócios

5 IdéiaPlano de Negócios Start Up crescimento Protótipo $ IPO Initial Public Offer Maturidade tempo Desenvolvimento de Negócios Ponto Com $ venture capital $ seed money

6 Business Plan Objetivos Planejamento em si Apresentação do negócio a potenciais parceiros comerciais

7 Business Plan Componentes Produtos e serviços, comercialização Tamanho do mercado, análise da concorrência, vantagem competitiva Estratégia de marketing, previsão de vendas Organização, logística, tecnologia Equipe de gerenciamento Planejamento financeiro Riscos e planos de contingência

8 IdéiaPlano de Negócios Start Up crescimento Protótipo $ IPO Initial Public Offer Maturidade tempo Desenvolvimento de Negócios Ponto Com $ venture capital $ seed money

9 Seed Money Incubadoras de empresas –ParqTec Incubadoras de negócios ponto com –Idea, U$3 mi, www.liquidando.com.br –NotCom, U$18 mi –Invent, www.ole.com.br, DesafioInvest$hop Fundos de fomento FAPESP - PIPE R$15 mi, TIDIA, R$10 mi

10 IdéiaPlano de Negócios Start Up crescimento Protótipo $ IPO Initial Public Offer Maturidade tempo Desenvolvimento de Negócios Ponto Com $ venture capital $ seed money

11 Capital para Investimento Empresas de internet - Brasil - próximos 3 anos

12 $$$ Venture Capital $$$ GP Investimentos –www. submarino.com.br, www. lokau.com.br, www. webmotors.com.br Credit Suisse/First Boston/Garantia –UOL, El Sitio Globo Cabo GA Partners –administra U$6 bi, U$2 bi disponíveis

13 Aportes em Empresas 15% do capital por U$ 100 mi Captou U$ 85 mi primeiros meses

14 $$ Venture Capital? Como? $$ Porta em porta Concursos Rodas de Negócios (ITS Softex) Incubadoras, agentes Networking (First Tuesday)

15 $$$ Fundos Governamentais de Venture Capital $$$ Fundo Brasil Venture (FINEP) –R$30 mi SEBRAE/FAPESP/ITS-Softex/Fator –R$40 mi PROSOFT-Softex –R$80 mi (ainda tem quase R$50 mi)

16 IdéiaPlano de Negócios Start Up crescimento Protótipo $ IPO Initial Public Offer Maturidade tempo Desenvolvimento de Negócios Ponto Com $ venture capital $ seed money

17 Conteúdo Processo de desenvolvimento de negócios Fontes de recursos: seed money, venture capital Exemplos de negócios Como identificar boas oportunidades de negócios

18 Exemplos de Negócios Tecnologia da informação Telecom Biotech e-Business, WAP, banda larga

19 Business to Consumer (B2C) - Lojas Virtuais PontoFrio

20 B2C - Portais Verticais TotalFit

21 B2C - Agências virtuais de serviços Travelocity

22 Business to Business (B2B) - Canais de Negócios Mercantil

23 B2B - Portais Verticais Healthcom

24 Conteúdo Processo de desenvolvimento de negócios Fontes de recursos: seed money, venture capital Exemplos de negócios Como identificar boas oportunidades de negócios

25 O que gera oportunidades de negócios? Mudanças Inovação Diferenciação de produtos Mercado

26 Por que mudanças e inovações geram oportunidades de negócios? Case: mercado de relógios (Siamar) Paradigma = regras, limites, padrões Filtro para informações, limites para a solução de problemas e para produtos Inovação, quebra de paradigmas => o mercado volta à estaca zero

27 Mudanças na sociedade: globalização Mercado global => viabiliza nicho mais específico, diferenciação Competição (concorrência) global => competitividade, não por preço nem distância Investidor global => competição global pelos recursos, bons negócios têm recursos, os fundos são os donos

28 Análise Toda empresa precisa posicionar-se nessa nova realidade para sobreviver Mudanças sociais (globalização) geram mudanças no mercado e oportunidades de negócios Impérios surgem (e deixam de existir) da noite para o dia

29 Mudanças: 100 anos Avião Carro, Luz elétrica Rádio Sangria!

30 Mudanças: 20 anos Celular Computador Internet Comércio eletrônico

31 Ciclo de vida dos produtos Dinos: Minâncora, Creme Rugol, etc Hoje (Anthopos Consulting)... HP - 1 impressora a cada 6 meses GM - 1 modelo no BR a cada 3 meses Novos biscoitos no BR a cada 15 dias

32 Velocidade das inovações Tempo entre a patente e a comercialização Tempo de projeto do produto Tempo de divulgação Logística

33 Aceleração da história ( Anthropos ) Fotografia: 112 anos Telefone: 56 anos Rádio: 35 anos TV: 12 anos Transistor: 5 anos AT 286: 1 ano

34 Análise O que levava anos é feito em alguns meses; o que era feito em meses, 1 min Nos próximos 5 anos o mundo mudará mais que nos últimos 20. Pense 2006! Quanto mais rápido as coisas mudam, mais rápido as oportunidades de negócios surgirão (e fugirão!)

35 Usuários de internet (2000, Industry Standards - IS) Brasil: 1995 - 250 mil; 2000: 10 milhões AL: 1999 - 5 mi; 2003 - 19 mi Mundo: 1999 - 300 mi; 2001 - 1 bi (MIT) % da população...

36 Crescimento da internet (2000, Industry Standards - IS) Número de páginas web: 2,7 milhões Novas páginas por dia: 5 milhões Novos domínios por semana: 368.200

37 Análise Mercados novos ou crescentes geram negócios porque os clientes ainda não tem “dono” Pense no mercado de comércio eletrônico, produtos de TI, telecom e biotech em 2006!

38 Vantagem competitiva Ontem: produtos escassos, desvalorização do cliente, competição pela eficiência, produtividade, custos, preços Hoje: competição global, cliente define preço, competição pela inovação, diferenciação, valor ao cliente, valor agregado (serviços), marca, imagem, embalagem, comunicação

39 Inovação Resolver coisas que são impossíveis de resolver Soluções fora do paradigma corrente Oferecer produtos que o cliente não sabe que necessita

40 Diferenciação de produtos Produtos que o cliente não sabe que necessita Surpreender o cliente: oferecer o que ele não espera Encantar e fidelizar o cliente; usar o cliente como vendedor

41 Revisão: o que gera oportunidades de negócios? Mudanças na sociedade, na tecnologia, no mercado Crescimento de mercado Inovação, quebra de paradigmas

42 Revisão: o que gera um bom negócio? Modelo de receita sólido e lucrativo Produtos diferenciados, nicho de mercado grande e bem definido Comunicação eficiente

43 Conclusões A faca processo de desenvolvimento de negócios Fontes de recursos: seed, venture O queijo TI, telecom, e-business, biotech Mudanças, oportunidades de negócios

44 A fome e a vontade de comer Michael Dell, 35, U$17,08 bilhões (Dell) Ted Waitt, 37, U$8,54 bi (Gateway) David Filo, U$6,03 bi, Yahoo, Jerry Yang, (Yahoo), Jeff Bezos (Amazon)… Dos 40 primeiros, 1 não é de IT Fortune: US - menos 40 anos - 2000

45 Roberto Ferrari www.dc.ufscar.br/~ferrari/ ferrari@dc.ufscar.br


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