A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Auxiliar administrativo e departamento pessoal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Auxiliar administrativo e departamento pessoal"— Transcrição da apresentação:

1 Auxiliar administrativo e departamento pessoal
profedassuncao.wordpress.com

2 Prof. Edwan Assunção Bacharelado em Administração de Empresas
Graduando em Ciências Econômicas – UFOPA Professor de Língua Portuguesa e Redação Instrutor de Desenvolvimento Pessoal

3 Aula I Conhecimentos Gerais

4 Papel do Auxiliar Administrativo
É responsável por realizar atividades fundamentais em empresas públicas e privadas. Encarregar-se da entrada e saída de correspondência; Receber e Arquivar documentos; Atender chamadas telefônicas e o público em geral; Manter agenda e pendências atualizadas; Conhecimentos com calculadoras, copiadoras, computadores e programas.

5 Pessoa Física É a pessoa natural, indivíduo desde o nascimento até a morte. A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida. É o indivíduo que o Estado assegura, através das leis, os direitos e estabelece obrigações.

6 Pessoa Jurídica É a coletividade de indivíduos, onde a existência é protegida pela lei, possui sua própria personalidade e é independente dos membros que a constituem. Ela tem obrigações e direitos. O tempo de uma pessoa jurídica é mais duradouro do que de uma pessoa física. Ex.: Unidades Federativas, Autarquias, Empresas, Associações, Sociedades Simples, etc.

7 Conceitos Duplicata: Título de crédito que existe quando há um contrato de compra e venda, ou qualquer tipo de prestação de serviço. Anuência: É um ato de consentimento. Liberação de determinada obrigação que já foi cumprida. É o caso do reconhecimento de uma dívida com vistas ao cancelamento de um protesto por cheque devolvido.

8 Carga Tributária (Brasil): 37% do PIB
Conceitos Impostos: São os valores pagos, realizados em moeda nacional por pessoas físicas e jurídicas. O valor é arrecadado pelo Estado nas esferas Municipal, Estadual e Federal. Servem para custear os gastos públicos com saúde, educação, transporte, cultura e também em investimentos em obras públicas. Incidem sobre a renda e patrimônio das pessoas. Carga Tributária (Brasil): 37% do PIB

9 Impostos Municipais IPTU ITBI ISS

10 Impostos Estaduais ICMS IPVA

11 Impostos Federais IR IPI IOF

12 Nota Fiscal É um documento fiscal que comprova a compra e venda de produtos ou serviços. Tem por finalidade a garantia de que os tributos foram calculados para recolhimento ao município, estado e união. Além disso, serve para contar o prazo de garantia do que foi comercializado, para controle da empresa e comprovação de entrega dos produtos, além de servir como prova da forma de pagamento.

13 Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Mesmo meio de fiscalização tributária, que substitui a nota fiscal impressa, de forma a modernizar a administração tributária brasileira, reduzindo custos e burocracia, facilitando o cumprimento das obrigações tributárias e o pagamento de impostos e contribuições. Está em vigor desde setembro de Chamamos NF-e de DANFE

14 DANFE - BENEFÍCIOS Redução de custos com aquisição de papel;
Redução de custos de envio de documento fiscal; Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais; Simplificação de obrigações acessórias, como dispensa de notas manuais; Redução do tempo de parada de caminhões nos postos de fronteira; Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias; Redução de erros de escrituração devido a erros de digitação de notas fiscais.

15 Relembrando... Nota Fiscal: Documento fiscal que tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa ou à uma pessoa física ou à outra empresa. NF-e: Documento de existência digital, emitido e armazenado eletronicamente para fins fiscais, circulação de mercadorias ou prestação de serviços, assinada e recebida de forma digital.

16 Plano de Contas As contas fazem parte de um sistema contábil cujos objetivos do ponto de vista da estrutura de uma Entidade Contábil tanto podem ser internos quanto externos, o que o torna de grande complexidade. O Plano de Contas normalmente é composto de cinco grupos:

17 ATIVO RECEITAS PASSIVO APURAÇÃO DE RESULTADO DESPESAS

18 RLP ATIVO CIRCULANTE PERMANENTE
ATIVO: Representa a parte positiva do patrimônio, a fonte de investimentos, as aplicações de recursos.

19 PASSIVO CIRCULANTE ELP REF PL PASSIVO: Representa a parte negativa do patrimônio, a fonte de financiamentos, as origens dos recursos.

20 DESPESAS C/ VENDAS ADMINISTRATIVAS FINANCEIRAS DNO DESPESAS: Todo valor despendido na manutenção da atividade da empresa.

21 RECEITAS VENDAS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FINANCEIRAS RNO RECEITAS: Todo valor obtido decorrente da venda dos produtos e serviços da sua atividade.

22 Exercícios O que é Nota Fiscal, e qual a diferença com a Nota Fiscal Eletrônica? Qual a responsabilidade do auxiliar administrativo? Quais as principais funções do auxiliar administrativo? O que significa a sigla DANFE? Qual a diferença entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica? Cite três benefícios da NF-e. Quais os cinco grupos do Plano de Contas? Conceitue Duplicata. Defina ATIVO circulante. Exemplifique os impostos cobrados nas esferas Estadual, Municipal e Federal. Defina PASSIVO circulante O que são Despesas? O que são receitas?


Carregar ppt "Auxiliar administrativo e departamento pessoal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google