A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Biotecnologia Módulo 3 Prof.ª Chayane C. de Souza

2 Metodologia cientifica O homem não age diretamente sobre as coisas
Metodologia cientifica O homem não age diretamente sobre as coisas . Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. É impossível fazer pesquisa sem saber os instrumentos que o levam a tal. No processo do conhecimento o sujeito se apropria do objeto conhecido.

3 Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original,
Conhecimento Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.

4 Somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento;
Somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; Somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos.

5 Formas de Conhecimento Popular (ou Empírico); Filosófico;
Religioso (ou Teológico); Técnico-Científico. Na ciência, o conhecimento é geralmente transmitido por escritos técnicos que obedecem uma organização e forma pré estabelecidas.

6 Conhecimento Popular ou Empírico ●“
Conhecimento Popular ou Empírico ●“... Resulta de repetidas experiências casuais de erro e acerto, sem observação metódica, nem verificação sistemática. Pode também resultar de simples transmissão de geração para geração e, assim, fazer parte das tradições de uma coletividade” (Galliano, 1986). ●“... É o modo comum, espontâneo, pré-crítico de conhecer. É o conhecimento do povo que atinge os fatos sem lhes inquirir as causas” (Ruiz, 1993).

7 Senso comum; Necessita do meio social; Não precisa de métodos e técnicas para ser comprovado;

8 Conhecimento Filosófico É fruto do raciocínio e da reflexão humana.
É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. É o continuo questionar de si mesmo e á realidade, a filosofia não é algo feito, acabado.

9 Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa.
Conhecimento Religioso Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.

10 “É o conhecimento produzido pela investigação científica.
Conhecimento Científico “É o conhecimento produzido pela investigação científica. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de origem prática da vida diária, característica esta do conhecimento ordinário, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas”. (KOCHE, 1984)

11 É o conhecimento racional, sistemático, exato
e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.

12 Descreva o seu conhecimento pela imagem: Racional; Científico; Filosófico e o teológico.


Carregar ppt "Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google