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Influência Social.

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Apresentação em tema: "Influência Social."— Transcrição da apresentação:

1 Influência Social

2 Introdução Evolução da psicologia social como ciência;
Revolução Industrial e a imprensa; Os primeiros movimentos de massa; Desenvolvimento econômico e a adesão da massa; Psicologia: estudo das capacidades mentais humanas; e a Antropologia: compreensão das ações dos homens no espaço e no tempo através das manifestações culturais. A história e a sociologia; Noção do sujeito histórico.

3 Influência social: a influência de condições sociais na formação e modificação de juízos e opiniões (Asch); A IS ocorre quando as ações de uma pessoa resultam na ação de outra; Principal objetivo: a observação do modo como a convivência social pode influenciar a formação de valores, crenças, atitudes sociais e opiniões pessoais, contribuindo para o estabelecimento de normas sociais.

4 Os estudos sobre influência social como reflexos de cada época
Segunda metade do séc. XIX: revolucionismo; Durkheim: fato social – representações individuais ou coletivas; Wundt: psicologia dos povos; Psicologia social como complementar a uma psicologia individual; Fenômeno da sugestão hipnótica; Articulação do conceito da influência social: articulação do contexto sociopolitico com teorias e métodos em evidência.

5 Assim influência social passa a ser vista como um fenômeno que leva as massas a desenvolverem uma dependência diante de indivíduos dotados do poder de liderança; Tarde: imitação e identificação; LeBon: comportamento das multidões - sugestões e ascensão como sinal de decadência da razão e da civilização; Articulação instintos e sociologia.

6 Allport: análise condutivista, individualismo metodológico e a investigação experimental;
Objetivo da psicologia social: explicar como os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença implícita ou explícita de outros indivíduos ou grupos; Facilitação social;

7 Conformismo social Cognitivismo: interpretação;
Equilíbrio cognitivo: Heider; Teoria da dissonância cognitiva: Festinger; Teoria da congruência cognitiva: Osgood; Teoria da comparação social: avaliar a si mesmo; Turner e as normas sociais.

8 Obediência e preocupação com o autoritarismo
Comunicador: inteligente e crível; Mensagem: afirmativa; Audiência: neuroses e grau de autoestima, ao contrário da inteligência. Teoria da influência pessoal.

9 Moscovici sustenta que o poder e a influência são processos alternativos e que as pessoas só se submetem ao poder da influência quando não conseguem influenciar; Turner: a certeza individual não é associal; Deutsch e Gerard: influência normativa e informativa.

10 Minorias ativas Moscovici: a dependência de informações dos outros é um sintoma e não uma causa de dependência; Inovação; Principal hipótese: para convencer o grupo e mudar suas normas, a minoria deve expressar opiniões consistentes e coerente com suas atitudes.

11 As minorias devem apresentar as seguintes características:
Romper e provocar dúvida; Tornar-se visível; Mostrar que há um ponto de vista alternativo e coerente; Demonstrar certeza, confiança e comprometimento; Deixar claro seu compromisso com o grupo; Inferir que a única solução para restaurar a estabilidade e a coerência cognitiva é a maioria mudar seu ponto de vista.

12 A influência social inconsistente provocando questionamentos
Mugny e o processo de inovação, envolve: Poder majoritário; População; As minorias. Fonte majoritária: conformismo superficial, influência direta; Fonte minoritária: mudança profunda. Psicologização.

13 Papastamou: a rejeição é maior entre os sujeitos-alvo mais próximos ideologicamente do que os mais distantes; A convergência do posicionamento do sujeito com o da minoria compromete sua identidade social; Ibáñez: a influência já provoca uma reação de resistência que gera um debate sobre o tema em questão; Moscovici: conversão é um sutil processo de mudança cognitiva e perceptiva.

14 A prática discursiva A perspectiva mais adequada para analisar os fatos sociais: ideias, crenças e valores sociais; As performances da linguagem: interacionismo simbólico – as pessoas são agentes das suas próprias ações e que a interação com as outras pessoas tem um papel central na compreensão da mente humana; Harré: a principal preocupação dos seres humanos é conseguir uma boa reputação diante dos outros.

15 Bakhtin: reprodução da linguagem é retomar sentidos preexistentes nos quais ele próprio também se encontra reproduzido; Discursos diferentes para pessoas e grupos diferentes; Discurso: mais do que pensamento e crença – contexto social; Construção discursiva e categorização social.


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