Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Proposta e Desenvolvimento das Assessorias de Matemática como Ação Pedagógica
Autora: Graziela Langone Fonseca Co-Autores: Bruna Santos de Souza, Francielle da Silva Marques, Gilberto Silva dos Santos, e Juliana Arnort Orientador: Marcus Vinicius de Azevedo Basso
2
Os Autores São licenciandos do curso de Matemática;
Desenvolvem as Assessorias de Matemática com alunos de 5ª e 6ª série do Colégio de Aplicação da UFRGS; Fazem parte do Projeto Amora.
3
O Projeto Amora Cooperação interdisciplinar;
Reestruturação curricular; Integração dos alunos com as TI’s; Professor e aluno compartilham conhecimento; Os Participantes são alunos de 5ª e 6ª séries do CAp.
4
Metas Como Alunos: Praticar a ação docente;
Planejar e desenvolver atividades; Trabalhar em grupo.
5
Como Professores: Investigar o conhecimento dos alunos; Promover a construção do conhecimento matemático; Apresentar a Matemática de um modo diferente, divertido; Integrar os alunos com as TI’s.
6
Metodologia A maior parte dos alunos mostra algum tipo de dificuldade com a Matemática. Por isso, no Projeto Amora, desenvolvemos atividades que despertem o interesse deles.
7
Usamos jogos já conhecidos pelos alunos e os adaptamos para trabalhar Matemática.
Jogo de Dominó
8
Alunos trabalhando em grupo
As Assessorias de Matemática são semanais, e os alunos trabalham em grupo possibilitando a troca de experiências. Alunos trabalhando em grupo
9
Professores trabalhando em grupo
Os professores também trabalham em grupo e se reúnem duas vezes na semana para planejar e preparar as aulas.
10
Temas Trabalhados Operações Básicas
Atividade Proposta: Revisar o conteúdo. Material Utilizado: Jogo da Memória e Dominó.
11
Figuras Geométricas Planas
Atividade Proposta: Investigar as diferentes figuras geométricas e estudar suas propriedades. Material Utilizado: Objetos que se encontravam no pátio da escola.
12
Medidas Atividade Proposta: Comparar objetos de diferentes tamanhos. Material Utilizado: Objetos que estão presentes no cotidiano dos alunos.
13
Escalas Atividade Proposta: Analisar mapas e transformar centímetros para metros. Recurso Utilizado: Mapa de Porto Alegre.
14
Frações Atividade Proposta: Introduzir o conceito de fração própria e imprópria. Recurso Utilizado: massa de modelar, cartolina, papel, E.V.A., canudinho e Frac-Soma 235.
15
Lógica Atividade Proposta: Investigar o conhecimento lógico dos alunos e promover o desenvolvimento da lógica matemática . Recurso Utilizado: Jogo de Caça ao Tesouro.
16
Potenciação Atividade Proposta: Fatorar um número de diferentes formas e introduzir a idéias de potenciação . Recurso Utilizado: Jogo de Quebra-Cabeça.
17
Resultados Dos Professores: Experiência docente; Trabalho em grupo;
Entrevêem quando necessário.
18
Dos Alunos: Construção do conhecimento em grupo; Matemática presente no cotidiano; Estudo da Matemática de forma interativa;
19
Contato Autora: Graziela Langone Fonseca
Orientador: Marcus Vinicius de Azevedo Basso
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.