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Referencial Curricular Nacional – Capítulo 5 – Natureza e Sociedade

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Apresentação em tema: "Referencial Curricular Nacional – Capítulo 5 – Natureza e Sociedade"— Transcrição da apresentação:

1 Referencial Curricular Nacional – Capítulo 5 – Natureza e Sociedade
Grupo: Fernanda Gonçalves Oliveira Luma Schall Drumond Renata Araújo Vaz Turma P – Data: 06/10/2010

2 INTRODUÇÃO

3 - O mundo é um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociável.
- As crianças aprendem sobre o mundo por meio de suas experiências e investigações. - O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. * Trabalho integrado ao mesmo que respeita as especificidades destes dois campos. INTRODUÇÃO

4 PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS SOBRE NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES

5 IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES
- Conteúdos das Ciências Humanas e Naturais relacionados à preparação das crianças para os anos posteriores de escolaridade. - Algumas práticas valorizam atividades com festas do calendário nacional. - Atividades voltadas para o trabalho da noção de tempo e espaço. - Importância de proporcionar momentos reflexivos. - Atenção ao processo de construção do conhecimento. - Formação moralista. IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES

6 IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES
- Atenção à condução dos experimentos. - “É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos de mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los”. (p. 166) - Uso de mitos e lendas para produzir questionamentos sobre os fenômenos sociais e naturais. IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES

7 A criança, a natureza e a sociedade

8 A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE
- As crianças possuem competência para pesquisarem e elaborarem hipóteses. - O brincar de faz-de-conta. - O acesso das crianças ao conhecimento elaborado pelas ciências é mediado pelo mundo social e cultural. - Intervenções da professora. - Selecionar para estruturar o trabalho. - PROCESSO. "Olá, eu sou o Protoceratops! E o meu dono é o Jorge Albino." A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE

9 OBJETIVOS – 0 A 3 ANOS

10 “A ação educativa deve se organizar para que as crianças, ao final dos três anos, tenham desenvolvido as seguintes capacidades: • explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse”. (p.175) OBJETIVOS – 0 A 3 ANOS

11 Conteúdos – faixa de 0 a 3 anos

12 CONTEÚDOS – FAIXA DE 0 A 3 ANOS
“O trabalho nessa faixa etária acontece inserido e integrado no cotidiano das crianças. Não serão selecionados blocos de conteúdos, mas destacam-se idéias relacionadas aos objetivos definidos anteriormente e que podem estar presentes nos mais variados contextos que integram a rotina infantil [...]”. (p. 177) CONTEÚDOS – FAIXA DE 0 A 3 ANOS

13 ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS FAIXA DE 0 A 3 ANOS

14 - Observação e exploração. - Contato com pequenos animais e plantas.
- Brincadeiras, músicas, histórias, jogos e danças tradicionais. - Possibilidade de explorar diversos objetos. - Evitar atividades que focalizem o corpo de forma fragmentada e desvinculada das ações que as crianças realizam. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS FAIXA DE 0 A 3 ANOS

15 OBJETIVOS – 4 A 6 ANOS Aprofundar conteúdos e organizá-los em cinco blocos: Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar Lugares e paisagens Objetos e processos de transformação Seres vivos Fenômenos da natureza

16 Procedimentos comuns a todos os blocos Formular perguntas
Participar ativamente da resolução dos problemas Estabelecer comparações e confrontar idéias Formular conclusões ou explicações Utilizar diferentes fontes informativas, lê-las e interpretá-las Observação direta Registrar informações OBJETIVOS – 4 e 5 ANOS

17 CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS
Bloco 1: Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar Participação em diferentes práticas sociais que podem ser ampliadas pela escola Orientações didáticas : Respeito a diversidade e reconhecimento das semelhanças Crianças podem estabelecer relações entre o seu dia-a-dia e as vivências de outros grupos Refletir sobre o que é específico de cada época e do que é compartilhado com o meio social CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

18 CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS
Participação em atividades que envolvam histórias, canções, brincadeiras, jogos, que digam respeito às tradições culturais da comunidade e de outros grupos Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio e valorização do patrimônio cultural de seu grupo social CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

19 CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS
Bloco 2: Lugares e paisagens Decorrentes da ação da natureza quanto da ação do homem. Homem modifica e é modificado pela natureza, pois é parte dela Conteúdos: Importância de se refletir sobre suas ações na natureza Utilização de fotos e relatos das mudanças ocorridas no tempo Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

20 CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS
Orientações didáticas: Percepção pode ser ampliada a medida em que ocorra uma observação intencional, orientada por questões que as crianças se colocam ou que o adulto propõe Tecer relações entre os temas e seu cotidiano, vinculando aspectos sociais e culturais Trabalhar com mudanças na paisagem local Constatar variações decorrentes da ação humana CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

21 CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS
Bloco 3: Objetos e processos de transformação Conhecer o mundo implica conhecer as relações entre os seres humanos e a natureza, as formas de transformação e utilização dos recursos naturais e objetos disponíveis Orientações: Oferecer informações e experiências diversas Fazer brinquedos de diversas texturas e materiais Propor problemas para incitar a curiosidade Apresentar modos de uso dos objetos Conscientizar sobre o desperdício, a conservação e prevenção de acidentes CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

22 CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS
Atividades de confecção de objetos Reconhecimento de características dos objetos produzidos em diferentes épocas e grupos sociais Conhecimento das propriedades dos objetos Cuidados no uso dos objetos (segurança, prevenção de acidentes e conservação) CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

23 CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS
Bloco 4: Seres Vivos Provocam interesse e curiosidade Orientações: Tempo para que as crianças exponham o que tem em casa, como se relacionam com plantas, animais. Se tiver horta na escola, ou plantas na sala propor o registro e observação cotidiano CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

24 CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS
Estabelecimento de relações entre diferentes espécies, características e necessidades vitais Conhecimento dos cuidados básicos dos pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo Conhecimento de algumas espécies da fauna e flora Percepção dos cuidados necessários a preservação e valorização da vida Percepção dos cuidados com o corpo e saúde CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

25 CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS
Bloco 5: Fenômenos da natureza Seca, chuva, tempestade, arco-íris provocam interesse e são fenômenos presenciados pelas crianças. Como instigá-los mais? Orientações Observar esses fenômenos direta ou indiretamente Sair para um passeio depois da chuva na região próxima a escola para ver as mudanças Intensificar curiosidade e busca por respostas Trabalho com sombra e diversos materiais CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

26 CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS
Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza e as formas de vida dos grupos sociais Participação em diferentes atividades envolvendo observação e pesquisa sobre a ação da luz, calor, som, força e movimento CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

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28 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR

29 ORIENTAÇÕES PARA PROFESSOR
- Ser criativo. Tomar cuidado para não transmitir preconceitos em suas práticas, revendo seus valores e conceitos. Toda atividade ministrada transmite valores e opiniões entre os sujeitos. Ex. tema da diversidade cultural, variação étnica, etc. - Relacionar os vários campos do conhecimento – professor como eterno estudante. ORIENTAÇÕES PARA PROFESSOR

30 Estratégias Partir de boas perguntas e indagações intrigantes .
Usar situações tanto do cotidiano quanto de eventos externos. Valorizar os conhecimentos que as crianças sabem. Utilizá-los como ponto de partida para o aprendizado. Incentivar o uso de diferentes meios para se obter as informações. Instigar a pesquisa através da coleta de dados de diferentes maneiras – livros e pessoas. Exploração direta e concreta da realidade e do meio onde vivem. Utilização de imagens e desenhos e a sua leitura. Proporcionar um contato direto com os objetos, visando o aprendizado de suas diferenças concretas assim como históricas.

31 Recursos Materiais - Utilizar recursos variados, de diferentes fontes e aspectos. Contar com ajuda governamental caso a instituição não possua esses recursos. - Contar com o apoio da comunidade e da presença de pessoas como fontes importantes. - Analisar as fontes quanto a sua autoria e época ampliando o conceito de origem das informações. - Montar acervo dos materiais.

32 Sistematização do Conhecimento
- A organização do conhecimento, resultado da investigação em sala, pode acontecer de diversas maneiras: diários, desenhos, mostras culturais, etc. - Podem usar diferentes linguagens: texto, desenho, maquete, etc. - Essa sistematização deve ser flexível, pode ser reelaborada e complementada. .

33 Cooperação - A educação como um todo deve instigar atitudes de cooperação e solidariedade entre os alunos, mas especialmente a educação infantil deve proporcionar atividades em que essas características sejam valorizadas e essências para a execução do trabalho – utilização de grupos e trabalho em equipe. - Estimular o conhecimento de seus limites e instigá-los a os ultrapassarem. .

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35 Atividades - Atividades permanentes, construindo aos poucos o conhecimento acerca da natureza e da sociedade. Ex. cuidado de plantas e animais dentro da sala; visita aos ambientes externos da escola pra observar o jardim e cuidar da horta; preservação do ambiente, como a coleta do lixo. - Jogos e brincadeiras também devem ser frequentes. Ex. jogos de épocas diferentes, com alteração das regras e conceitos. Projetos, uma das melhores maneiras de trabalhar com a Natureza e Sociedade, devido à suas abrangência dos saberes e interdisciplinaridade. Ex. Projeto dos Insetos na Umei – Denise. .

36 "Eu gostei muito desta viagem de estudo, porque conheci nomes de Dinossauros. A minha mãe foi comigo e quando fomos à oficina pedagógica a minha mãe ajudou-me a fazer um desenho." Helena Português

37 Organização do Espaço - A sala de aula deve proporcionar um ambiente facilitador tanto para exposição dos trabalhos, como para manuseio dos objetos pelas crianças, produzindo também dessa maneira a contínua aprendizagem das crianças. .

38 Avaliação - Deve acontecer não somente ao final mas durante o percurso da aprendizagem, tanto com relação aos alunos e seu aprender como do docente. - A prática da observação é essencial para perceber os alunos, suas manifestações e conhecimentos prévios, trazendo à tona assuntos e abordagens diferenciadas para os projetos. - O registro do ensino deve acontecer para análise pessoal do professor acerca de seus alunos e seu ensino, proporcionando uma reflexão acerca das práticas pedagógicas. .

39 - Crianças de 0-3: devem proporcionar experiências de exploração do ambiente e manipulação de objetos. - Crianças de 4-5: através das experiências, conheçam e valorizem as culturas de suas comunidade assim como possuam um relacionamento saudável com a natureza, percebendo sua importância e sejam investigadores durante todo o processo. AVALIAÇÃO

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41 Projeto filme Princesa e o Sapo
QUEM CONTA FAZ DE CONTA – MAGICO DE OZ Projeto filme Princesa e o Sapo AVALIAÇÃO


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