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TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

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Apresentação em tema: "TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Curso de Administração de Empresas Prof. Danilo C. Vasconcelos 2010.2

2 Unidade V – Teoria Burocrática da Administração

3 Os desdobramentos da Abordagem Estruturalista
Teoria da Burocracia Teoria Estruturalista Ênfase na Estrutura Ênfase na Estrutura, nas Pessoas e no Ambiente Abordagem Estruturalista

4 A BUROCRACIA “A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos”. (CHIAVENATO, 2003) No senso comum a palavra “BUROCRACIA” é associada à ineficiência, excesso de papéis e procedimentos desnecessários, especialmente na área pública; Mas na definição de Weber, a burocracia aparece como a forma de organização mais eficiente possível. Segundo Weber: “Precisão, velocidade, clareza, conhecimento dos arquivos, continuidade, unidade, subordinação rigorosa, redução de atrito o dos custos de material e pessoal – são aspectos que devem ser maximizados na administração rigorosamente burocrática”.

5 MAX WEBER Max Weber (1864 – 1920). Sociólogo alemão (também formou-se em Direito), foi o criador da Sociologia da Burocracia; A principal contribuição de Weber para o estudo das organizações foi sua teoria sobre as estruturas de autoridade, que lhe permitiram categorizar as empresas conforme as relações de autoridade que ocorriam em seu interior; Esta caracterização deriva-se de sua preocupação básica com as razões que levam as pessoas a obedecerem determinados comandos. PUNG, Derek. Os teóricos das organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004

6 Teoria Burocrática “as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente.” “A autoridade é contrapartida da responsabilidade que têm essas pessoas de zelar pelo cumprimento da lei. A obediência é devida às leis, formalmente definidas, e às pessoas que as representam que agem dentro de uma jurisdição”. “Qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma BUROCRACIA”. (Max Weber)

7 Teoria Burocrática A Teoria Burocrática desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940, em função dos seguintes aspectos: Fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas (Ambas revelam pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização); Necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas (comportamento dos membros da organização); O crescente tamanho e complexidade das empresas (passaram a exigir modelos organizacionais mais bem-definidos); O ressurgimento da Sociologia da Burocracia (Max Weber propõe um modelo de organização burocrática e este passa a ser utilizado pelas empresas)

8 Tipos de Autoridade “Autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido” (Weber) A autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado: Poder – habilidade de forçar alguém a obedecer a uma ordem a despeito de resistência. “É a possibilidade de imposição de arbítrio de uma pessoa sobre outra”; Autoridade – quando os comandos são voluntariamente obedecidos por aqueles que os recebem. “ Autoridade proporciona poder: ter autoridade é ter poder”. Em um sistema baseado em autoridade, subordinados vêem como legítimo o papel diretivo daqueles em posição superior.

9 Tipos de Autoridade Ao tipificar as organizações com base no sistema de autoridade legitimado, Weber desenhou três “tipos ideais” de autoridade: Autoridade Tradicional – Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira como as coisas foram feitas. O poder tradicional não é racional pois é transmitido por herança e é extremamente conservador. “Sempre foi assim”. Exemplo: Monarquia e Feudalismo; Autoridade Carismática - Os subordinados aceitam as ordens, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam. O poder carismático é um poder sem base racional, é instável e facilmente adquire características revolucionárias. Não pode ser delegado, nem recebido em herança, como o tradicional. “Com a morte do líder a autoridade acaba”. Profetas, Messias (caráter religioso) e líderes políticos “Charisma (do grego) salienta as características da personalidade individual por meios das quais um líder é destacado dentre as pessoas comuns e tratado com alguém dotado de poderes ou qualidades sobrenaturais ou sobre-humanas”. (PUNG, 2004)

10 Tipos de Autoridade Autoridade Burocrática (Racional-Legal):
Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com certos preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando; As leis podem ser promulgadas e regulamentadas através de procedimentos formais e corretos. É o tipo de autoridade técnica, meritocrática e administrada; O organização é projetada tal qual uma “máquina”, para desempenhar funções específicas e cada parte desta máquina contribui para o máximo de desempenho do conjunto; O sistema é considerado “legal” porque a autoridade é legitimada através de um sistema de regras e procedimentos estruturados em cargos e funções. Exemplo: Organizações públicas e privadas;

11 Tipologia de Autoridades segundo Weber
TIPOS DE AUTORIDADE CARACTERÍSTICAS LEGITIMAÇÃO APARATO ADMINISTRATIVO Tradicional Não é racional. Poder herdado ou delegado. Baseada no “senhor” Tradição, hábitos, usos e costumes Forma patrimonial e forma feudal Carismática Não é racional, nem herdada, nem delegável. Baseada no “carisma” Características pessoais (heroísmo, magia, poder mental) carismáticas do líder Inconstante e instável. Escolhido pela lealdade e devoção ao líder e não por qualificações técnicas Burocrática ou Racional – Legal Legal, racional, impessoal formal. Meritocrática. Justiça da Lei. Promulgação e regulamentação de normas legais previamente definidas. Burocracia. Adaptado de Chiavenato (2003, p. 261) – Tipologia de sociedade e tipologia de autoridade e suas características segundo Weber.

12 Máxima eficiência da organização
CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA Caráter legal das normas e regulamentos. Caráter formal das comunicações. Caráter racional e divisão do trabalho. Impessoalidade nas relações. Hierarquia de autoridade. Rotinas e procedimentos padronizados. Competência técnica e meritocracia. Especialização da Administração. Profissionalização dos participantes. Completa previsibilidade do comportamento. CONSEQUÊNCIAS PREVISTAS Previsibilidade do comportamento humano. Padronização do desempenho dos participantes. OBJETIVO Máxima eficiência da organização

13 Vantagens da Burocracia
Racionalidade. Precisão na definição do cargo e da operação. Rapidez nas decisões. Uniformidade de rotinas e procedimentos. Continuidade da organização. Redução do atrito entre as pessoas. Constância e Confiabilidade. Benefícios para as pessoas na organização.

14 Características e Disfunções da Burocracia
Características da Burocracia Disfunções da Burocracia Caráter legal das normas Caráter formal das comunicações Divisão do trabalho Impessoalidade no relacionamento Hierarquização da autoridade Rotinas e procedimentos Competência técnica e mérito Especialização da Administração Profissionalização Internalização das normas Excesso de formalismo e papelório Resistência às mudanças Despersonalização do relacionamento Categorização do relacionamento Superconformidade Exibição de sinais de autoridade Dificuldades com os clientes Previsibilidade do Funcionamento Imprevisibilidade do Funcionamento

15 O modelo burocrático de Weber
Sistema Social Racional Burocracia Exigência de Controle Conseqüências Previstas Previsibilidade do Comportamento Conseqüências Imprevistas Disfunções da Burocracia Maior Eficiência Ineficiência

16 Graus de burocratização
Escassez de burocratização: Excesso de Burocratização: Falta de especialização, bagunça, confusão Falta de autoridade Liberdade excessiva Ausência de documentos, informalidade Ênfase nas pessoas Apadrinhamento Superespecialização, hiper-responsabilidade Excesso de autoridade. Autocracia e imposição Ordem e disciplina Excesso de papelório. Formalismo Ênfase nos cargos Excesso de exigências Divisão do trabalho Hierarquia Regras e Regulamentos Formalização das Comunicações Impesoalidade Seleção e Promoção do Pessoal Desordem Eficiência Rigidez

17 Apreciação crítica da burocracia
A burocracia proporciona uma maneira racional de organizar pessoas e atividades para alcançar objetivos específicos; A organização burocrática é super-racionalizada e não considera a natureza organizacional, a organização informal e nem as condições externas do ambiente, desta forma o sistema burocrático consegue sobrevivência e eficiência apenas quando: As tarefas individuais são mínimas em requisitos criativos; Existem poucas exigências do ambiente (stakeholders) sobre a organização; A rapidez na tomada de decisão é importante e cada pessoa envolvida no processo significa custos e riscos organizacionais.

18 Unidade VI – Teoria Estruturalista da Administração

19 A Teoria Estruturalista
Ao final da década de 1950, Teoria das Relações Humanas entrou em declínio. Se de um lado visou combater a Teoria Clássica, por outro lado não proporcionou bases adequadas de uma nova teoria que a pudesse substituir; A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse na Administração que a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar; A Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação da Teoria das Relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização formal.

20 Origens da Teoria Estruturalista
A oposição surgida entre a Teoria Clássica e a de Relações Humanas; A necessidade de visualizar a organização como uma unidade social, grande e complexa onde interagem grupos sociais; A influência do estruturalismo nas ciências sociais: Estruturalismo Abstrato (Lévy-Strauss) – a estrutura é um construção abstrata de modelos para representar a realidade empírica; Estruturalismo Concreto (Radcliff-Brown) – a estrutura é o conjunto de relações sociais em um dado momento; Estruturalismo Dialético (Karl Marx) – a estrutura é constituída de partes que se diferenciam e de uma forma dialética, ganham autonomia umas sobre as outras; Estruturalismo Fenomenológico (Max Weber) – a estrutura é o conjunto que se constitui, se organiza e se altera e seus elementos têm uma relação, o que impede o tipo ideal de estrutura de retratar integralmente a diversidade do fenômeno real.

21 Origens da Teoria Estruturalista
4. O novo conceito de estrutura: Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, ou seja, mesmo com alteração dos seus elementos; O estruturalismo está voltado para o todo e para o relacionamento das partes na constituição do todo; “O todo é maior do que a simples soma de suas partes” Desta forma, toda alteração de um elemento da estrutura acarreta a modificação dos outros elementos e suas relações.

22 A Sociedade de Organizações
A Teoria Estruturalista concentra-se no estudo das organizações, na sua estrutura interna e na interação com outras organizações; As organizações são concebidas como unidades sociais (ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos específicos: Incluem-se nesse conceito corporações, exércitos, escolas, hospitais, igrejas e as prisões; Excluem-se as tribos, classes, grupos étnicos e famílias. A organização é uma unidade social dentro da qual as pessoas alcançam relações estáveis entre si, no sentido de facilitar o alcance de um conjunto de objetivos ou metas.

23 A Sociedade de Organizações
O Homem Organizacional: Desempenha diferentes papéis em várias organizações; O homem moderno (organizacional) para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade: Flexibilidade Tolerância às frustrações Capacidade de adiar as recompensas (objetivos pessoais) em função do coletivo Permanente desejo de realização Teoria Clássica Homo Economicus Sobrevive do seu trabalho. Força de trabalho em troca de salário Teoria das Relações Humanas Homem Social Participação do grupo informal. Interage com outras pessoas em busca de desenvolvimento e aceitação. Teoria Estruturalista Homem Organizacional Desempenha diferentes papéis em várias organizações. Tem caráter cooperativo e competitivo.

24 Abordagem Múltipla do Estruturalismo
A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente os fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia; Modelo Racional da Organização – concebe a organização como um meio deliberado e racional de alcançar metas e objetivos. Possui um ênfase no planejamento e controle. “Sistema Fechado”. Modelo Natural da Organização – Concebe a organização como um conjunto de partes interdependentes que constituem um todo, onde seu objetivo básico é a sobrevivência do sistema, procurando tornar tudo mais funcional e equilibrado. Aparecimento da organização informal e do gerenciamento de incertezas. “Sistema Aberto”.

25 O Modelo Racional e o Modelo Natural
MODELO DE ORGANIZAÇÃO LÓGICA UTILIZADA CARACTERÍSTICAS ABORDAGENS TÍPICAS Racional Sistema Fechado Visão focalizada apenas nas partes internas do sistema, com ênfase no planejamento e controle. Expectativa de certeza e de imprevisibilidade. Administração Científica de Taylor; Teoria Clássica de Fayol; Teoria da Burocracia de Weber; Natural Sistema Aberto Visão focalizada sobre o sistema e sua interdependência com o ambiente. Expectativa de incerteza e imprevisibilidade Modernas teorias da Administração fundamentadas na Teoria de Sistemas Adaptado de Chiavenato (2003)

26 Confronto entre Teorias da Burocracia e Estruturalista
ASPECTOS TEORIA DA BUROCRACIA TEORIA ESTRUTURALISTA Ênfase Na estrutura organizacional somente. Na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente. Abordagem da Organização Organização Formal. Organização Formal e informal. Enfoque Sistema mecânico (sistema fechado). Teoria da máquina. Sistema natural ou orgânico (sistema aberto). Conceito de Organização Sistema social como um conjunto de funções sociais. Sistema social intencionalmente construído e reconstruído para atingir objetivos. Caráter da Administração Sociologia da Burocracia. Abordagem Simplista. Sociologia Organizacional. Sociedade das Organizações e Abordagem Múltipla. Comportamento Humano Ser isolado que reage como ocupante de cargo ou de posição hierárquica. Ser social que desempenha papéis dentro de várias organizações. Relação entre objetivos Prevalecem os objetivos organizacionais. Balanço entre objetivos organizacionais e individuais. Preocupação Eficiência Máxima Eficiência e Eficácia


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