A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática Profª Luciana G. Platero

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática Profª Luciana G. Platero"— Transcrição da apresentação:

1 Didática Profª Luciana G. Platero luciana.goncalves@aes.edu.br

2 Ementa:  Conceito de didática.  Didática e construção da identidade docente.  O papel do professor e o desenvolvimento da autonomia física, moral e intelectual.  Comunidades educativas.  Projeto político pedagógico.  Abordagens de ensino – do tecnicismo ao sócio- interacionismo.  Planejamento e elaboração de planos de curso, aula e seqüências didáticas.  Seleção de conteúdos – fatos, conceitos, procedimentos e atitudes.

3 O que é didática?  “Aquele professor sabe muuuuito, mas não tem didática nenhuma, daí a gente não entende nada!”  “Não entendi como chegar à sua casa. Explica de novo. E seja mais didática desta vez!”

4 O que é Didática?  A palavra didática vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A Didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII. pedagogiaensinoteoria pedagógica ensinoaprendizagemComeniuspedagogiaensinoteoria pedagógica ensinoaprendizagemComenius  Os elementos da ação didática são:  o professor, professor  o aluno, aluno  a disciplina (matéria ou conteúdo) disciplina  o contexto da aprendizagem, contexto  as estratégias metodológicas  as estratégias metodológicas.estratégias metodológicasestratégias metodológicas

5 Era uma vez...  "Era uma vez uma tribo pré-histórica que se alimentava de carne de tigres de dentes de sabre. A educação nesta tribo baseava-se em ensinar a caçar tigres de dentes de sabre, porque disto dependia a sobrevivência de todos. Os mais velhos eram os responsáveis pela tarefa educativa. Passado algum tempo os tigres de dentes de sabre extinguiram-se. Criou-se um impasse: o apego à tradição dos mais velhos exigia que se continuasse a ensinar a caçar tigres de dentes de sabre; os mais jovens clamavam por uma reforma no ensino. O impasse perdurou por muito tempo. Mais precisamente até um dia que, por falta de alimento, a tribo extinguiu-se também."

6 Para as próximas aulas...  Texto: 10 Novas Competências para Ensinar  10 grupos (um para cada competência)  Leitura e preparação de apresentação  Apresentação de 15 a 20 minutos


Carregar ppt "Didática Profª Luciana G. Platero"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google