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PMI - PMP Gestão de projetos. Projeto Introdução.

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Apresentação em tema: "PMI - PMP Gestão de projetos. Projeto Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 PMI - PMP Gestão de projetos

2 Projeto Introdução

3 PMI O Project Management Institute PMI é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, que lidera o desenvolvimento da disciplina "Gerenciamento de Projetos“ no mundo,possuindo atualmente cerca de 265 mil membros filiados em 170 países. FundadonosEstadosUnidos,em1969,oPMIérepresentadonoBrasilpor13seçõesregionais,tambémchamadasdechapt ers.Estainiciativa,criadaem2003pelaseçãoRiodeJaneiro,éhojeoresultadodotrabalhointegradodetodasestasseçõesP MI,nacondiçãoderealizadorasdoEstudodeBenchmarkingemGerenciamentodeProjetosBrasil2008. Esterelatório,talcomoacontecedesdeacriaçãodesteestudo,édoadoatodaacomunidadedegerenciamentodeprojetos brasileira,atravésdasuadivulgaçãolivre,gratuitaeirrestrita. Duas das principais iniciativas do PMI na difusão do conhecimento em gerenciamento de projetos são: A certificação profissional em gerência de projetos — Project Management Professional (PMP)certificação profissional em gerência de projetosProject Management Professional (PMP) A publicação de um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK® – Project Management Body of Knowledge).PMBOK®

4 Estrutura – Reginais Brasil

5 O que é a Certificação PMP? Desde 1984, o PMI® - Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação PMP® (Project Management Professional) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos, sendo uma das mais valorizadas e requisitadas por diversas organizações do mercado. Para obter a Certificação PMP® do PMI®, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência e passar no Exame de Certificação PMP®. Para comprovação da experiência, existem duas categorias: Categoria I (profissionais com 3º grau completo): Possuir experiência de no mínimo 3 anos em gerenciamento de projetos (mínimo 4500 horas) Categoria II (profissionais com 2º grau completo): Possuir experiência de no mínimo 5 anos em gerenciamento de projetos (mínimo 7500 horas)

6 Benefícios Benefícios para o Profissional Ampliação da empregabilidade Aceleração do crescimento profissional Reconhecimento do grau de qualificação atestado mundialmente Incrementa valor e reconhecimento dento da organização Benefícios para Empresa Possuir um conjunto de profissionais certificados pelo PMI Demonstra alinhamento com uma metodologia normatizada e aceita intencionalmente Qualidade e efetividade do gerenciamento dos projetos Agrega credibilidade e valores aos prestadores de serviço Motiva colaboradores a buscar crescimento profissional Redução de custos recorrentes da melhor administração da implantação de projetos

7 Elegibilidade A certificação é dada apenas àqueles que atingem um determinado patamar mínimo de desempenho em um exame. E para que isso aconteça, é fundamental um estudo bem estruturado, contando com o apoio de profissionais altamente experientes, material didático de alta qualidade e uma intensa prática com testes simulados. O profissional que obtém esta certificação, comprova o seu profundo conhecimento sobre as técnicas e práticas do Gerenciamento de Projetos propostas pelo PMI, podendo contribuir portanto de forma expressiva para a empresa onde atua, além de obter um grande diferencial para a sua carreira profissional.

8 PMBOOK O PMBOK formaliza diversos conceitos em gerenciamento de projetos, como a própria definição de projeto e do seu ciclo de vida, reconhece 5 grupos de processos de gerenciamento de projetos e 9 áreas de conhecimento. Os cinco grupos essenciais de processos são: Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e controle

9 Integração Os grupos de processos de gerenciamento de projetos têm uma certa correspondência com o conceito do Ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act ou Planejar – Fazer – Verificar – Agir). O grupo de Planejamento corresponde ao Planejar; Execução, ao Fazer; e Monitoramento e controle englobam Verificar e Agir. E como a natureza dos projetos é finita, o PMBOK ainda caracteriza os grupos de processos que iniciam (Iniciação) e finalizam (Encerramento) um projeto. As nove áreas de conhecimento abordam, respectivamente, o gerenciamento dos seguintes aspectos do projeto: Integração Escopo Tempo Custos Qualidade Recursos humanos Comunicações Riscos Aquisições

10 Encerramento Cada área de conhecimento abrange diversos processos de gerenciamento de projetos. Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais focos para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, o prazo e o custo definidos, com qualidade adequada. Recursos Humanos e Aquisições são os insumos que movem um projeto. Comunicações e Riscos são elementos aos quais deve haver sempre atenção e tratamento constantes em um projeto. E Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos.

11 Projeto Visão geral da solução para hospitais e metodologia de implantação

12 Planta

13 Objetivos do Projeto Apresentar a estrutura geral de um Pronto Atendimento e de um hospital Apresentar a arquitetura e composição do sistema Hospitalar Apresentar os fluxos centrais do sistema Apresentar a Metodologia de Implantação

14 Conteúdo do Projeto Arquitetura de um PA Arquitetura de um Hospital Tecnologia e arquitetura do produto Benefícios do Projeto Hospitalar Módulos do produto Estratégia de Implantação Introdução à Metodologia de Implantação

15 Arquitetura de um Pronto Atendimento (PA)Triagem Recepção Consultórios Administração Enfermagem Central de diagnósticos Materiais

16 Arquitetura de um Hospital Central de diagnósticos Almoxarifado Recepção Tesouraria Prescrição médica Controle de leitos CTI Recuperação Farmácia Farmácia Salas de cirurgia EnfermagemLeitos Administração Faturamento Compras Contabilidade Contas a pagar Contas a receber ConsultóriosEnfermagem Nutrição Controle de infecções Recepção Agendamento de cirurgias

17 Tecnologia Microsoft – Visual Studio.Net –.Net Framework – COM+ – SQL Server / MSDE Oracle – Banco de Dados Oracle 9i (ou superior) – ODP (Oracle) Computer Associates – ERwin data modeler Rational – Ferramentas Case de Desenvolvimento JEDI – FreeVCS

18 Arquitetura do Produto Usuários Comunicação Servidores Integração com outros sistemas Internet (https) Datasul Hospitalar Servidor de Aplicação Personal Med Rede local Servidor de Banco de Dados Estações de trabalho locais Estações de trabalho externas

19 Benefícios da Implantação do projeto Hospitalar Interface fácil de usar, uma das principais características do sistema. Sistema personalizável às necessidades de cada cliente. Integração total com sistema de ERP Permanente atualização tecnológica. Sistema voltado a processos.

20 Fluxo da conta na internação Paciente Recepção Bloco cirúrgico Prescrição médica Central de diagnósticos CTI CTI Alta Tesouraria InternaçãoLeito

21 Fluxo de materiais Conta do paciente Prescrição médica Pedido e reserva de mat / med Farmácia Baixa do estoque da farmácia Dispensação Estoque em trânsito Administração e Baixa no estoque Devolução

22 Módulos do produto  Agenda: Marcação de consultas, exames, cirurgias, etc;  Ambulatório e PA: urgências, atendimento médico e enfermagem;  Internação: recepção, hotelaria, controle de leitos;  Prontuário Eletrônico do Paciente: prescrição de medicamentos, procedimentos, sinais vitais, equipamentos, etc;  Enfermagem: unidades de internação, CTI e administração de medicamentos;  Bloco Cirúrgico: folha de sala, controle de órteses e próteses;  Farmácia: Dispensação em dose unitária, código de barras, controle de validade;  Almoxarifado: Estoque de materiais, medicamentos, bens de consumo;  Faturamento: convênios, repasse médico, produtividade, conta do paciente;  Tesouraria: caixa, contas a receber;  Administrador do sistema: configurações, cadastros e integração  Nutrição: controle de dietas e lançamento na conta do paciente  CCIH: Comissão de controle de infecção hospitalar

23 Estratégia de implantação Estratégias gerais Estratégias gerais Envolver o cliente no processo de implantação: diretoria gerência usuário-chave usuário final Definir pressupostos básicos para o trabalho: Acompanhamento integral da equipe de TI. Fornece primeiro nível de suporte Formação de um comitê operacional, composto por usuários-chave

24 Estratégia de implantação Implantação completa A implantação deve ocorrer em todas as áreas no mesmo momento Implantação fracionada A implantação pode ser fracionada de acordo com as circunstâncias do cliente. Esta decisão deve ser tomada em conjunto com o cliente, e deve levar em consideração: O grau de informatização Quantidade de pessoas envolvidas Exemplos: Iniciar pelas áreas administrativas (PA e Hospital), e depois fazer implantação nas áreas assistenciais Iniciar pelo PA (área administrativa e assistencial), e depois fazer implantação no hospital

25 Estratégia de implantação Medir o atendimento aos objetivos do cliente ao contratar nossos serviços Estabelecer indicadores, em conjunto com o cliente, para medir a melhoria de resultados. Exemplos: Número de contas pendentes Número de autorizações pendentes Atendimento por médico por especialidade Tempo de espera para atendimento Volume de itens no estoque Número de glosas

26 Metodologia de Implementação Produção e Encerramento Fases Etapas/Ferramentas Produtos QualificaçãoPlanejamentoExecução

27 Implantação – parte 1 Adaptação dos métodos para implantação de sistemas para hospitais. Comitê de revisão e atualização da metodologia Lançamento periódico de novos releases da documentação QUALIFICAÇÃO Prospecção ou contato do cliente com uma FDIS Datasul. Características do cliente Estrutura física (unidades, setores, especialidades) Grau de informatização já utiliza algum sistema? Qual? Qual abrangência? Estrutura de TI Capacidade financeira Carga de consultoria Horas extra para trabalho depois do expediente Migrações Integrações Programação de visitas (visão de vendas futuras). Proposta Formação do comitê executivo. Contrato

28 A Implantação – parte 2 LANÇAMENTO DO PROJETO Definir a data de início com o cliente Definir a capacidade de absorção da consultoria PLANEJAMENTO Definir cronograma Estabelecer estratégia da implantação PREPARAÇÃO DO AMBIENTE Cliente prepara infra-estrutura (servidores, rede, clientes e softwares e Banco de Dados Oracle) Política de backup Conexão com internet para atendimento remoto Instalação Datasul Hospitalar Levantamento de informações

29 Implantação – parte 3 GERENCIADOR DO SISTEMA Políticas de suporte Políticas de backup Atualização de versão Instalação e configuração do Datasul Hospitalar client Conexão remota Cadastro de grupo de usuários Configuração de acesso para grupos de usuários Inicia confecção do guia do usuário CARGAS EXTERNAS Carga de cadastro pessoa física Carga de cadastro pessoa jurídica

30 Implantação – parte 4 CADASTROS GERAIS Cadastro da Instituição Cadastro de Unidades PRONTO ATENDIMENTO / INTERNAÇÃO (PROCESSO) Análise do processo Cadastros Gerais PA / INTERNAÇÃO Recepção Triagem Controle de guias e autorizações Consultórios / Internação Farmácia Enfermagem Centro Cirúrgico Faturamento Tesouraria Interfaces SADT

31 Implantação – parte final ENTRADA EM PRODUÇÃO Homologação Definir data da virada Processo de virada ACOMPANHAMENTO Acompanhamento ao usuário final ENCERRAMENTO Aceite do projeto PÓS-VENDA Gerente de Contas formaliza a passagem para a Área de Pós-Venda Cliente é orientado para contato com a Área de Suporte FDES presta assistência técnica ao cliente (dúvidas, solicitações, atualizações e outros) Permanece acompanhamento do Gerente de Conta

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