A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Investimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Investimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Investimentos
2° AULA – RISCOS INERENTES AO PROJETO

2 Introdução - Risco Risco está presente em situações ou áreas em que existe a probabilidade, vulnerabilidade, acaso ou azar de ocorrer algum tipo de crise, ameaça, perigo, problema ou desastre. Embora as definições e interpretações sejam numerosas e variadas, todos reconhecem no risco a incerteza ligada a um momento futuro, num tempo em que o risco se revelará.

3 Os principais tipos de riscos são:
Os projetos de investimentos estão suscetíveis a diversos riscos que podem afetar sua concretização. Os principais tipos de riscos são:

4 1 – RISCO TECNOLÓGICO O risco tecnológico existe quando a tecnologia, na escala proposta para o projeto, não apresentar desempenho de acordo com as especificações, ou se tornar prematuramente obsoleto. Sobre risco tecnológico, devemos levar em conta três fatores : O processo de produção (técnicas necessárias, equipamentos, maquinário); O processo de trabalho; (relações entre direções empresariais e assalariados) e; Condição humana (existência individual e coletiva, ambiente). Onde pelo menos um desses fatores for encontrado, haverá risco tecnológico ou a probabilidade de um problema causado por ele.

5 2 – Risco de fornecimento de MP
Especialmente em relação a projetos de recursos naturais, há o risco de que esses recursos, matéria prima ou outros fatores de produção sejam exauridos ou se tornem indisponíveis durante a vida do projeto. Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao Homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Exemplo: Energia do sol, vento, água, solo, árvores, petróleo, etc.

6 3 – Risco econômico Ocorre quando existe o risco da demanda pelos produtos ou serviços do projeto não serem suficientes para gerar receita necessária para cobrir os custos operacionais e o serviço da dívida do projeto e, ainda, oferecer uma taxa de retorno justa aos investidores de capital.

7 4 – Risco financeiro Ocorre quando há o aumento significativo das taxas de correção de financiamento. Ou ainda, que compreende perdas de recursos financeiros para o projeto de investimento. Ou mudanças de preços por conta do aumento de taxas.

8 5 – Risco Cambial O risco cambial surge quando o fluxo de receita de um projeto ou seu fluxo de custos é denominado em mais de uma moeda ou: Quando ambos os fluxos são denominados em moedas diferentes. Em tais casos, uma mudança nas taxas de câmbio entre as moedas envolvidas afetará a disponibilidade de fluxo de caixa para o serviço da dívida do projeto.

9 6 – Risco Político O risco político envolve a possibilidade de autoridades políticas interferirem no desenvolvimento pontual e/ou na viabilidade econômica do projeto. Exemplo: Imposição de pesados tributos ou; Restrições legais onerosas numa vez iniciadas as operações do projeto.

10 7 – Risco ambiental O risco ambiental se faz presente quando os efeitos do projeto sobre o meio ambiente possam causar atrasos ao desenvolvimento do projeto e torne necessário um oneroso reprojeto. Exemplo: projetos edificados em locais ambientalmente inadequados.

11 8 – Risco de força maior Esta categoria diz respeito ao risco de que algum evento possa prejudicar ou impedir completamente a operação do projeto por um período de tempo prolongado após sua conclusão e sua entrada em operação. Exemplos: - Catástrofe que danifique as instalações; - greve; - incêndio; - falha técnica.


Carregar ppt "Gestão de Investimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google