A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor (a) da aula: Flavio Alves de Castro Gomes Nome do(a) Educopedista validador (a) da aula: Andre Luiz dos Passos Disciplina Ano Aula número Produção Textual 3 Tema da Aula Digital Contando fatos reais ou experiências vividas: relato pessoal, biografia, autobiografia, diário e blog

2 PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas
* Diferenciar texto biográfico de texto autobiográfico; * Identificar os elementos e as estratégias discursivas de um texto autobiográfico; * Perceber as semelhanças entre carta e diário e entre diário e blog; * Construir a escrita de um diário, considerando o aprendizado adquirido na aula. Pergunta-desafio Qual a diferença entre textos biográficos e textos autobiográficos? Sugestões didáticas para o professor ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010. LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. In: ___. De Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008. VIEGAS, Ana Cláudia. Diários na rede – escrita contemporânea entre vida e obra, tela e página. In: Revista Matraga. Rio de Janeiro, ano 12, nº 17, jan/dez 2005.

3 Atividades autodidáticas
PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Filme: Anne Frank (Anne Frank: The Whole Story), 2001. Visita em 3D à casa de Anne Frank: Atividades autodidáticas Sobre Anne Frank e seu diário: Sobre blog: Artigo sobre diário e blog: PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Jogo para procurar as partes de um diário e depois montá-lo:

4 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Exemplificando ATIVIDADE 5

5 Atividade 1: Relembrando a aula anterior
Na aula passada você estudou sobre receitas, regulamentos e regras de jogos. Você aprendeu a: * Identificar os elementos e as estratégias discursivas de uma receita, de um regulamento e de uma regra de jogo. Clique no ícone ao lado e ouça uma música para relembrar os conceitos trabalhados.

6 Atividade 1: Relembrando a aula anterior
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, retome o conteúdo abordado na aula anterior sobre receitas, regulamentos e regras de jogos. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo que apresenta o cantor Luan Santana cantando a música Jogo do amor. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com a turma toda. Organização da sala de aula:

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você vai aprender sobre textos biográficos e autobiográficos: relato pessoal, biografia, autobiografia, diário e blog. Ao final da aula, você estará preparado para: Vamos juntos? * Diferenciar texto biográfico de texto autobiográfico; * Identificar os elementos e as estratégias discursivas de um texto autobiográfico; * Perceber as semelhanças entre carta e diário e entre diário e blog; * Construir a escrita de um diário, considerando o aprendizado adquirido na aula.

8 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento é importante enfatizar o objetivo da aula e evidenciar os conteúdos que o aluno deve dominar ao final desta aula. Links: Não há Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Qual a diferença entre textos biográficos e textos autobiográficos? Está difícil? Não se preocupe: até o final desta aula você vai saber!

10 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, exponha a pergunta-desafio, estimulando os alunos a proporem definições baseadas em suas vivências pessoais. Enfatize que, no decorrer da aula, eles irão recolhendo informações que os ajudarão a formularem adequadamente os conceitos. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma. Organização da sala de aula:

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Para iniciar nossa investigação sobre os textos biográficos e autobiográficos, que tal assistir a este vídeo? Clique no ícone. Percebeu que o Cadu está dando uma entrevista, falando sobre sua vida pessoal? Este é um bom exemplo de relato pessoal. O gênero relato pessoal é um texto oral ou escrito no qual expomos experiências pessoais, geralmente narradas no passado e em 1ª pessoa. Já perceberam que nós sentimos uma necessidade incontrolável de compartilhar as experiências vividas com nossos familiares e amigos e até mesmo às vezes com desconhecidos? Fazemos isto a todo instante.

12 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo desta atividade é despertar o interesse dos alunos para o desvendarmento dos elementos que compõem os textos autobiográficos. Link: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem apresenta os momentos iniciais do filme de animação Tá dando onda, nos quals o personagem Cadu Maverick dá uma entrevista, relatando sobre sua vida pessoal. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

13 Atividade 5: Exemplificando
E BIOGRAFIA, você sabe do que se trata? Biografia é um gênero literário no qual o autor conta a história da vida de uma pessoa, geralmente uma pessoa pública como políticos, cientistas, artistas, escritores e esportistas. Quando o biografado (pessoa que está tendo a vida contada na biografia) é o próprio autor, o texto chama-se AUTOBIOGRAFIA. Neste caso, o autor está narrando as suas próprias experiências: o que viu, o que sentiu, o que pensou, enfim, o que viveu. Quer prosseguir na investigação? Então clique no ícone ao lado e conheça um exemplo de texto autobiográfico.

14 Atividade 5: Exemplificando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, oriente aos alunos para que leiam a carta com atenção, para que percebam os elementos essenciais presentes nesta modalidade textual. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um link que remete a uma carta escrita pela Princesa Isabel endereçada a seus pais, datada de 13/05/1888, dia da abolição dos escravos. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

15 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Estrutura do gênero ATIVIDADE 6 Roteiro para escrita ATIVIDADE 10 Especificando as partes do texto ATIVIDADES 7 a 9

16 Atividade 6: Estrutura do gênero
E então, sabe quem escreveu esta CARTA? Se você acha que ela foi escrita pela Princesa Isabel, filha do Imperador do Brasil D. Pedro II, então você está 100% certo! Mas será que você saberia dizer quais são os elementos de uma carta? Clique no ícone e descubra se você conseguiu perceber todos eles. Muito bem! Uma carta é formada pela data e local onde está sendo escrita, saudação inicial e identificação do destinatário, o texto, que geralmente contém um relato de acontecimentos, sentimentos e pensamentos que o remetente deseja compartilhar com o destinatário, despedida e assinatura.

17 Atividade 6: Estrutura do gênero
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, estimule os alunos a confrontarem as características percebidas na leitura da carta da Princesa Isabel e a lista de elementos apresentada nesta atividade. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um documento que relaciona os elementos essenciais presentes em uma carta aos trechos da carta da Princesa Isabel. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

18 Atividade 7: Especificando as partes (Introdução)
E em DIÁRIO, você já ouviu falar? Claro que sim! Aposto que você tem, teve ou conhece alguém que já teve um diário. Diário é uma espécie de agenda, onde registramos os acontecimentos que vivenciamos, nossos sentimentos e reflexões, dos mais banais aos mais complicados e importantes, com ênfase no relato da passagem do tempo. Mas o que será que cartas e diários têm em comum? Clique no ícone ao lado e descubra! Conhecendo Anne Frank... Anne Frank foi uma menina judia que, dos 13 aos 15 anos, durante a 2ª Guerra Mundial, viveu escondida num anexo secreto ao escritório de seu pai, com sua família e outros 7 judeus e escreveu um diário. Em 04/08/1944 foram presos e enviados para um campo de concentração nazista. Em 03/1945 Anne morreu de tifo. Percebeu que a estrutura da carta escrita pela Princesa Isabel é igualzinha à do texto escrito por Anne Frank em seu diário pessoal?  Percebeu que Kitty é um destinatário que não existe? As partes que compõem a introdução são local e data, saudação inicial e destinatário.

19 Atividade 7: Especificando as partes (Introdução)
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, proponha aos alunos que comparem a estrutura da carta da Princesa Isabel com as entradas do diário de Anne Frank. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link para o objeto de aprendizagem remete a um documento que contém duas entradas do famoso diário de Anne Frank. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

20 Atividade 8: Especificando as partes (Desenvolvimento)
Após definirmos o nosso destinatário, na introdução da carta ou na página do diário, passamos a relatar os acontecimentos e as experiências que vivemos, os nossos pensamentos mais secretos e o que sentimos de bom ou ruim, numa parte do texto que se chama desenvolvimento. CURIOSIDADE: Você sabia que o texto que escrevemos por dia em um diário se chama entrada? Clique no ícone e veja alguns exemplos extraídos de entradas do diário de Anne Frank.

21 Atividade 8: Especificando as partes (Desenvolvimento)
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento os alunos devem ler atentamente os trechos de algumas entradas do diário de Anne Frank nos quais a autora emite opiniões e revela pensamentos, sentimentos e reflexões pessoais por vezes inconfessáveis. Links: ttps://docs.google.com/document/d/1YxRjDEzCuKldBVC2f_T10DrVA1LTuxXpjuej_eWcqQY/edit Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem contém um link para um documento no qual são apresentados vários trechos de entradas do diário de Anne Frank nos quais ela emite suas opiniões e revela suas reflexões, pensamentos e sentimentos. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

22 Atividade 9: Especificando as partes (Conclusão)
Chegamos ao encerramento do texto, parte que chamamos de conclusão. Você se lembra como a Princesa Isabel e a Anne Frank encerram seus textos? Vamos recordar? Clique no ícone e confira. Isabel termina sua carta de forma afetuosa. Já Anne finaliza com um “Até amanhã!”, recurso muito utilizado em entradas de diário, reforçando a importância do elemento tempo na redação de um diário.

23 Atividade 9: Especificando as partes (Conclusão)
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento o objetivo é chamar a atenção de seus alunos para a forma de conclusão de uma carta ou de uma entrada de diário. Ressaltar a afetuosidade com que textos deste gênero geralmente são concluídos e a finalização com expressões que expressam tempo, como “Até amanhã” e “Até breve”. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um slide com a conclusão da carta da Princesa Isabel e de uma entrada do diário de Anne Frank. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

24 Atividade 10: Roteiro para a escrita
Vamos colocar em prática o que aprendemos? Que tal escrevermos um DIÁRIO? Mas antes, vamos assistir a um vídeo que nos faz pensar um pouco sobre a grande quantidade de experiências que vivemos ou presenciamos em nossas vidas, a cada dia. Clique no ícone. Gostou? Bacana! A seguir, vamos nos preparar para escrever o nosso relato pessoal em forma de diário. Vamos juntos? 

25 Atividade 10: Roteiro para a escrita
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo desta atividade é fazer o aluno perceber que nós vivenciamos uma série de experiências em nosso cotidiano e que o ser humano sente uma grande necessidade de contar estas histórias, seja numa conversa informal, seja numa carta ou secretamente, nas páginas de um diário. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link do objeto de aprendizagem remete a um vídeo chamado E se a vida fosse uma foto? O vídeo aborda, com uma linguagem bastante interessante, a nossa vida enquanto um encadear de fotos, de momentos, de cenas e da nossa capacidade de construir o enredo de nossas vidas de acordo com nossas escolhas. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

26 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Escrita ATIVIDADE 14 Brainstorm: debate a partir de um tema ATIVIDADES 11 a 13

27 Atividade 11: Brainstorm 1
Está pronto pra começar a escrever? Para nos inspirar vamos interagir com três diferentes abordagens sobre o assunto. Clique no ícone ao lado e assista a um relato pessoal do “outro mundo”.

28 Atividade 11: Brainstorm 1
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento chame a atenção para a importância do planejamento que antecede o momento de produção do texto. Ressalte o depoimento como um exemplo de relato pessoal. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo no qual um ET relata ter visto um “objeto estranhíssimo” que, na verdade é um carro de corrida abastecido com combustível Petrobras. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

29 Atividade 12: Brainstorm 2
Agora vamos ler uma crônica autobiográfica da escritora Clarice Lispector publicada no Jornal do Brasil em 25/01/1969. Clique no ícone abaixo.

30 Atividade 12: Brainstorm 2
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, explore/relembre os aspectos relacionados a relatos pessoais/textos autobiográficos. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link remete a uma crônica autobiográfica da escritora Clarice Lispector, publicada no Jornal do Brasil em 25/01/1969. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

31 Atividade 13: Brainstorm 3
Agora vamos assistir a um diário pessoal “escrito” apenas com imagens. Clique no ícone. Gostaram? Sinto que os cérebros de vocês estão ativados! As ideias estão fluindo…

32 Atividade 13: Brainstorm 3
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento é importante que os alunos percebam que um diário é um registro do que vivemos de forma cronológica. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo em que o autor faz um relato de suas ações durante um dia apenas com imagens. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma. Organização da sala de aula:

33 Atividade 14: Escrita Agora é o momento de pensar no processo de construção do diário: * Definição do destinatário; * Seleção do que desejamos contar e do que preferimos manter em segredo; * Estilo de abordagem de cada entrada, de acordo com o tema tratado (seriedade, humor, …). Proposta: Durante 1 semana, escreva tudo o que acontecer com você em um diário. Pode ser num caderno especial, numa agenda ou no caderno do aluno, aqui mesmo na EDUCOPÉDIA. Você pode acrescentar ao diário fotos, bilhetes, ingressos de cinema, poemas, letras de música, ou seja: num diário pessoal cabe tudo o que mais gostamos. O que realmente importa é que ele fique com a nossa cara. Chegou a hora de colocar a mão na massa!

34 Atividade 14: Escrita Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento chame a atenção de seus alunos para o processo de construção do diário: pensar no interlocutor e selecionar em nossa memória o que desejamos contar e o que preferimos omitir, além do estilo de abordagem de cada entrada, de acordo com o tema tratado. Links: Não há. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

35 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 15

36 Atividade 15: Revisão do texto
Agora vamos rever os elementos do diário para avaliar se o seu texto atende a todos os requisitos do gênero? * Local e data; * Saudação inicial/destinatário; * Relato de experiências, pensamentos, reflexões, sentimentos; * Despedida; * Assinatura. Confere? Então que tal compartilhar algumas de suas histórias com o resto da turma? Depois disso entregue o diário ao professor para que ele faça uma revisão nos textos. Parabéns pela conquista!

37 Atividade 15: Revisão do texto
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, organize o momento de compartilhamento das entradas dos diários. Peça para os alunos escolherem uma ou duas entradas que desejem compartilhar com a turma. Valorize a produção dos alunos, o esforço da escrita. Avalie se o texto produzido pelos alunos está em conformidade com o estudado, sugira correções. Links: Não há. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

38 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Momento da reescritura: proposta ATIVIDADE 16 Reescritura ATIVIDADE 17 Temas futuros ATIVIDADE 18

39 Atividade 16: Momento da reescritura - proposta
Vocês acham que o diário escrito em papel está fora de moda? Será que existe a possibilidade de mantermos um diário pessoal online? Como? Acertou quem disse através de um blog! Mas afinal, o que é um blog? Vamos entender melhor? Clique no ícone e descubra. Vamos criar um blog da turma? Podemos relatar todo o processo de criação dos diários e postar uma ou duas entradas de cada diário individual, ou o diário todo, se preferirem. Precisamos também avaliar os comentários que o professor fez sobre os textos e iniciar a reescritura. Reescrever torna o texto cada vez mais interessante!

40 Atividade 17: Momento da reescritura - proposta
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento oriente os alunos a promoverem a rescritura dos textos de acordo com as suas sugestões, proporcionando uma reflexão sobre a adequação do texto ao estudado na aula. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo que explica o que é um blog e comenta os seus principais recursos. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma. Organização da sala de aula:

41 Atividade 17: Reescritura
Importante também refletir nas mudanças para adequar as entradas do diário à linguagem de um blog, geralmente mais curtas e objetivas. É o momento também de selecionar imagens, músicas, vídeos, ou seja, tudo o que quisermos postar em nosso blog. Conte com o apoio de seu professor. Compartilhe suas ideias. Clique no ícone e inspire-se para este momento de criação coletiva. A criação do blog da turma deve ser um trabalho de equipe!

42 Atividade 17: Reescritura
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, oriente os alunos para que promovam a adequação das entradas dos diários para a linguagem mais breve que geralmente é postada em um blog. Ajudar também na seleção do material audio visual. A criação do blog pode ser feita no laboratório de informática da escola. Estimular a participação de todos na criação do blog. Sugerimos que o blog seja criado em Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo promocional da Coca-cola e aborda de forma extremamente criativa o trabalho em equipe. Tempo de duração da atividade: 60 minutos Sugere-se que a atividade seja feita individualmente. Organização da sala de aula:

43 Atividade 18: Na próxima aula
Estamos finalizando esta aula. Gostou? Ficou satisfeito com o resultado do seu texto? E o blog, ficou bacana? Na próxima aula abordaremos o tema Notícia. E para encerrar, que tal ouvirmos algumas notícias cantadas por Ana Carolina? Clique no ícone . Até a próxima aula!

44 Atividade 18: Na próxima aula
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, chamar a atenção dos alunos para o próximo tema: Notícia, despertando o interesse para o prosseguimento dos estudos. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo que apresenta a cantora Ana Carolina cantando a música Notícias populares. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma. Organização da sala de aula:


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google