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Avaliação da Aprendizagem em EAD A experiência do PROLICENMUS Forum de EAD da UFRGS Quinta-feira, dia 12 de agosto de 2010 Entre 14h30min e 16h30min Auditório.

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1 Avaliação da Aprendizagem em EAD A experiência do PROLICENMUS Forum de EAD da UFRGS Quinta-feira, dia 12 de agosto de 2010 Entre 14h30min e 16h30min Auditório Franz Semmelmann

2 P rocessos seletivos específicos, sem PEM : ProLicenMus (2007) e MusUAB (prev 2010) Concurso Vestibular Unificado, PEM em discussão: Curso permanente do DEMUS (prev 2012) Polos, Público-alvo e Constituição das Turmas Demanda, Ingresso e Permanência Organização e Matriz Curricular Oferta de Interdisciplinas por Semestre Unidades Semanais de Estudo Sistema de Avaliação Ferramentas Breve Panorama de Resultados Algumas Considerações de Percurso

3 Polos, público-alvo e constituição das turmas Boa Vista Sinop Paranaguá Cachoeira do Sul Balneário Pinhal

4 Aproveitamento das Vagas Inscritos Processo Seletivo Aprovados Matrícula 1 Aula Inaugural Matrícula 2 Matrícula 3 (ENADE) O projeto PROLICENMUS apresenta até no período estudado um índice de evasão real de 26,8%, mas um aproveitamento de apenas 53,8% das vagas originais.

5 .matriz curricular

6 ID por semestre

7

8 Legislação Art. 7º A avaliação do rendimento do aluno para fins de promoção, certificação ou diplomação, realizar-se-á no processo por meio de exames presenciais, de responsabilidade da Instituição credenciada para ministrar o curso, segundo procedimentos e critérios definidos no projeto autorizado. Parágrafo Único: Os exames deverão avaliar competência descritas nas diretrizes curriculares nacionais, quando for o caso, bem como conteúdos e habilidades que cada curso se propõe a desenvolver. DECRETO Nº 2.494, DE 10 DE FEVEREIRO DE 1998. Regulamenta o Art. 80 do LDB nº 939/96

9 Sistema de Avaliação

10 Unidades Semanais de Estudo Apresentação Resumo da UE Objetivos Critérios de avaliação

11 Ferramentas Prova Específica de Música Parecer Descritivo Individual Vídeos com Defesa de Produção

12 Canto acompanhado (4:05)Canto acompanhado Execução por leitura Composição própria Exemplos

13 Registros

14 Breve Panorama de Resultados Resultados de reflexões incipientes e conclusões ainda superficiais se comparados à quantidade e à qualidade dos dados disponíveis, indicando a necessidade urgente de mais pesquisa e publicações.

15 Algumas Considerações de Percurso Objetivos e critérios de avaliação Ações pedagógicas e materiais didáticos Interpretações e reações frente a processos avaliativos Prazos e outros compromissos de contrato Leitura e compreensão de enunciados e devolutivas Crenças, escolhas e perspectivas pessoais Interpretações e decisões locais Confiabilidade dos resultados postados Compreensão, verbalização e auto-crítica Conteúdos de naturezas distintas Limitações e facilidades tecnológicas Estudo sistemático, contínuo e disciplinado


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