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Diabetes - A criança na Escola -
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Aumento anormal e crónico de glicose no sangue
O que é a diabetes Aumento anormal e crónico de glicose no sangue Origem da glicose = Hidratos de carbono = “açúcares” Transformada a partir dos alimentos Produzida pelas células Armazenada no fígado e músculo A glicose é transformada em energia Precisamos de energia para tudo! Para viver!
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Diabetes Mellitus tipo 1 Vs tipo 2
Destruição das células dos ilhéus pancreáticos, de causa auto-imune, causando deficiência absoluta de insulina Diabetes Mellitus tipo 2 Deficiência relativa de insulina devido a insulinorresistência, associada a defeito progressivo na secreção de insulina Obesidade Hipertensão arterial Dislipidémia
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Na criança sem diabetes
Reservas Alimentos Pâncreas Quanto mais energia precisamos, mais glicose vai entrar dentro das células Energia
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Na criança com diabetes tipo 1
Destruição das células Reservas Alimentos Pâncreas Origem da glicose Transformada a partir dos alimentos Produzida pelas células Armazenada no fígado e músculo A glicose é transformada em energia! Correr Trabalhar e brincar Pensar Dormir … Precisamos de energia para tudo! Para viver! Energia
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Fome celular Açúcar elevado sangue = Hiperglicémia Perda líquidos
Desidratação
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Diabetes Mellitus tipo 1
Criança sem diabetes Produção natural de insulina Glicémia (açúcar no sangue) Normal Criança com diabetes Sem produção natural de insulina Glicémia (açúcar no sangue) Elevada Diabetes Mellitus tipo 1
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Diabetes Mellitus tipo 1… Como se trata?
Administração de Insulina 70-140mg/dL Alimentação Saudável Exercício Físico Avaliação da Glicémia
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Como se trata? Avaliação da Glicémia Antes das refeições
Antes, durante e após o exercício físico Sempre que sintomas de hipoglicémia Lavar as mãos; porção lateral; não polegar, rodar
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Como se trata? Administração de Insulina
Imitar a secreção fisiológica de insulina pelo pâncreas Manter a glicémia normal Evitar as complicações a curto e longo prazo Adolescentes – média de 100mg/dl Crianças idade escolar – média 120 mg/dl Crianças idade pré-escolar – média 140mg/dl 70-140mg/dL
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Insulina Rápida (refeições)
Como se trata? Administração de Insulina Glicémia Insulina Lenta (ceia) 70-140mg/dL Insulina Rápida (refeições)
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Como se trata?
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Como se trata? Administração de Insulina Insulina lenta
Insulina Rápida
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Como se trata? Administração de Insulina
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Como se trata? Administração de Insulina – bombas de insulina
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3 refeições principais 3 lanches
Como se trata? Alimentação Saudável Pode-se comer de tudo, fazendo uma contagem correta dos equivalentes e administrando a insulina Não é necessária rigidez nos horários das refeições Doces em dias de festa 3 refeições principais 3 lanches
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= 12 g de hidratos de carbono
Como se trata? Alimentação Saudável Contagem de hidratos De Carbono Tabelas de equivalentes Leitura de rótulos Balança Contam-se os hidratos de carbono nos rótulos e não os “dos quais açúcares”. 1 equivalente ou porção = 12 g de hidratos de carbono
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Como se trata? Alimentação Saudável Contagem de hidratos De Carbono
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Como se trata?
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Como se trata? Exercício Físico Antes do exercício físico
Pode-se diminuir a dose da Insulina Rápida em média 20% Glicémia Durante o exercício físico Glicémia a cada 45´ Ingere hidratos de carbono se necessário Após o exercício físico Glicémia (pode existir hipoglicémia ou hiperglicémia transitória) Aumenta a sensibilidade à insulina
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Como se trata? Exercício Físico Informação aos colegas/professores
Conhecimento prévia da existência de esquema de insulina e de material da Diabetes. Usar ficha de identificação, ter sempre companhia Usar calçado apropriado, ingerir água Estar atento a hipoglicemias durante e algumas horas após o exercício Ter acesso a hidratos carbono de absorção rápida e lenta Aumenta a sensibilidade à insulina <70mg/dL Corrigir hipoglicémia e só depois exercício (quando >100mg/dL) 80-125mg/dL ingerir hidratos de carbono e depois pode praticar exercício mg/dL pode praticar exercício físico >250mg/dL avaliar cetonémia. Se < 0,6, corrigir hiperglicémia
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Como agir em caso de…
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Como agir em caso de… Hipoglicémia
Glicémia <70mg/dL Causas Contagem incorreta de equivalentes Insulina Rápida administrada em excesso Exercício físico intenso Saltar refeição Doença aguda (vómitos, por exemplo) Álcool Variabilidade individual
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Como agir em caso de… Hipoglicémia
Como Corrigir 1º Avaliar glicémia. <70mg/dL açúcar 2º Reavaliar glicémia após 5 minutos <100 mg/dL açúcar 3º Reavaliar glicémia após 10 minutos <100mg/dL açúcar 4º Reavaliar glicémia após 10 minutos <100mg/dL Glucagen Açúcar Se peso < 30Kg – 9g Se peso > 30Kg – 15g >100 mg/dL comer
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Como agir em caso de… Hipoglicémia
Como Corrigir Se: Alterações da fala Alterações do comportamento Convulsões Alterações da visão Alteração ou perda de consciência Hipoglicémia grave Depende da ajuda de terceiros para corrigir Não dar nada por via oral
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Como agir em caso de… Hipoglicémia
Se alteração do estado de consciência/coma administrar Glucagen ® por via intramuscular Deve atuar a pessoa mais próxima, no momento. Chamar 112, acompanhar o aluno e contactar encarregado de educação Como Corrigir Hipoglicémia grave Depende da ajuda de terceiros para corrigir O Glucagen deve estar no frigorífico da escola
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Como agir em caso de… Hiperglicémia
Oferecer bastante bebidas não açucaradas para evitar a desidratação Administrar insulina adicional para reduzir os níveis elevados de glicose. Se: Glicémia > 250 mg/dl Avaliar cetonémia (corpos cetónicos no sangue)
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Fome celular Açúcar elevado sangue = Hiperglicémia Perda líquidos
Desidratação
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Fome celular Açúcar elevado sangue = Hiperglicémia Vómitos
Perda líquidos Desidratação “Queimar” gorduras Para ter energia Corpos cetónicos “tóxicos” Vómitos Dor abdominal Desorientação Sonolência coma
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Como agir em caso de… Hiperglicémia
Se corpos cetónicos positivos (> 0,6) Se açúcares elevados + vómitos Avisar os pais Procurar assistência médica Na sua forma extrema, hiperglicemia + desidratação levam ao Coma diabético = cetoacidose Esquema próprio se cetonémia positiva
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Material sempre Disponível
Plano de indicações médicas e esquema de insulina Glicómetro e tiras para determinação da glicémia; lancetas Caneta de Insulina Rápida Pacotes de açúcar Lanche Glucagen® deve existir facilmente disponível, mesmo nas viagens (geleira) Saídas de um dia e viagens prolongadas: avisar previamente o encarregado de educação da duração da viagem, país, temperatura, suplementos necessários
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Diabetes Mellitus tipo 1… O que muda?
Vigilância das glicémias Insulinoterapia Alimentação saudável (contagem de equivalentes) Cuidados no exercício físico Consultas médicas regulares Estilo de vida saudável!
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Diabetes Mellitus tipo 1… O que não muda?
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Diabetes - A criança na Escola -
Obrigada!
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