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Equipe responsável pela produção

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Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor(a) da aula: Jose Ricardo Nome do(a) Educopedista validador(a) da aula: Tânia Almeida Coordenador de disciplina: Maria Poyares Coordenador Pedagógico: Anderson Souto Disciplina Ano Aula número Disciplina Ano Aula Língua Portuguesa 9º ano 02 Tema da Aula Digital Nas ondas do rádio, muitas histórias... – A canção narrativa

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas - Observar a figura do narrador (personagem e observador) nas letras das canções, compreendendo as estratégias de aproximação ou de afastamento da ação narrativa; - Identificar o conflito gerador do enredo; - Compreender os suportes em que o gênero canção está presente; - Compreender a distinção entre construções em prosa e em verso, comparando narrativas curtas e canções narrativas; - Reconhecer que a canção narrativa conjuga linguagem verbal e linguagem musical, observando o uso da rima neste gênero; - Reconhecer a estrutura básica das narrativas (apresentação, conflito, clímax e desfecho), percebendo que o conflito pode se estabelecer em diferentes momentos do texto, assim como pode anteceder a ação narrativa; - Identificar os elementos que constroem a narrativa (narrador, tempo, espaço e personagens); - Compreender as relações lógico-discursivas (temporais e espaciais) presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios e expressões adverbiais etc.; - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos morfossintáticos relacionados aos elementos da narrativa, como o tempo e o espaço; - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Referencial Teórico AGUIAR, Joaquim A poesia da canção. São Paulo : Editora Scipione, 1993. RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação: Orientações Curriculares: Áreas Específicas. Língua Portuguesa.Rio de Janeiro, 2010.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando
Na aula anterior, tratamos de Charge. Leia e veja a charge extraída do blog Aprendizes da Natureza. Veja como os autores trataram o problema da poluição. Houve na charge a presença da crítica, do humor e da informação?

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, relembre com os alunos o assunto Charge. Para auxiliar você, inserimos no slide uma charge do blog Aprendizes da Natureza sobre o assunto poluição. Reflita com os alunos como o autor tratou esse tema: qual foi a crítica apresentada e que recursos foram utilizados para haver humor. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Tempo de duração da atividade: Cinco a dez minutos. Organização da sala de aula: Sala da forma que o professor achar mais adequada.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você vai aprender sobre o gênero canção e sua relação com os elementos do texto narrativo. Ao final da aula, você estará pronto para: Compreender o modo como a narrativa é construída em canções, percebendo seus elementos, sua estrutura e os recursos linguísticos que, nelas, estabelecem relações textuais, sobretudo os relacionados ao tempo e ao espaço. Bons estudos!

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, apresente os objetivos da aula sobre A canção narrativa. Leia com os alunos o enunciado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: Cinco minutos. Organização da sala de aula: Sala de acordo com a conveniência.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Eu posso contar uma história em uma canção? Isto é, nela terei narrador, personagens, tempo, espaço? Isso é possível? Ao final das atividades, você será capaz de responder a esta pergunta-desafio!

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, instigue o aluno a resolver o desafio, mas deixe claro que fazer as atividades será o caminho para conseguir isso. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: Cinco minutos Organização da sala de aula: Sala em formato de U.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
A canção está no cotidiano das pessoas. Trata-se de um gênero híbrido, isto é, apresenta linguagem verbal e musical. Se relaciona com o texto poético. Aliás, os poemas, na época medieval, eram cantados, daí, as cantigas. Na sala de aula, damos mais importância à letra, principalmente, nas aulas de Língua Portuguesa. Mas a canção pode despertar nos leitores/ouvintes emoções e pensamentos críticos. Podemos descobrir que ela pode narrar um fato e apresentar em seu corpo todos os elementos que constituem o texto narrativo.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo é mostrar ao aluno a importância de conhecer as características das canções narrativas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: Cinco minutos Organização da sala de aula: Sala de acordo com a conveniência.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Clique na imagem do compositor Noel Rosa. Leia, ouça, veja e cante o samba “Com que roupa”. 1. A personagem está preocupada com a sua mudança de vida. a roupa adequada para ir sambar. a possibilidade de ganhar dinheiro. a sua condição de trapaceira.

13 Justificativas: Questão 1 - Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Resposta incorreta. O texto cita isto na primeira estrofe, mas não é a principal preocupação da personagem. Resposta correta. isto é enfatizado no refrão do samba e, inclusive, no título. Resposta incorreta. Na segunda estrofe, isto é abordado, mas não é causa de preocupação da personagem. Resposta incorreta. A personagem afirma ser trapaceira, mas isto não é motivo de preocupação.

14 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Clique na imagem e releia a letra do samba “Com que roupa”. 2. O texto trata, principalmente, da situação miserável da personagem. iniciativa da personagem em mudar sua conduta. reabilitação da personagem. vida de trapaças da personagem.

15 Justificativas: Questão 2 - Educoquiz 1 – O que você aprendeu até aqui?
Resposta correta. Esta ideia é enfatizada em cada situação apresentada nas estrofes do texto. A expressão “com que roupa”, na linguagem coloquial do Rio da década de 1930, significava “estar na miséria”. Resposta incorreta. A personagem afirma, na primeira estrofe, mas não constitui o assunto da letra. Resposta incorreta. A personagem utiliza a palavra “reabilitar” na primeira estrofe, mas o texto não mostra nenhuma reabilitação da personagem. Resposta incorreta. O texto cita isto na segunda estrofe, mas não se trata da essência da história.

16 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Clique na imagem e releia a letra do samba “Com que roupa”. 3. O verso “Pois eu quero me aprumar” (primeira estrofe) apresenta ideia de causa. b) oposição. c) explicação. d) conclusão.

17 Justificativas: Questão 3 - Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Resposta incorreta. O verso não transmite ideia de causa em relação à ideia anterior: “Eu vou pra luta”. Resposta incorreta. O verso não transmite ideia de oposição em relação à ideia anterior: “Eu vou pra luta”. Resposta correta. O verso “Pois eu quero me aprumar” explica o sentido da ideia anterior : “Eu vou pra luta”. Resposta incorreta. O verso não transmite ideia de conclusão em relação à ideia anterior: “Eu vou pra luta”.

18 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule os alunos a resolver os testes e, assim, você poderá saber como eles assimilam o assunto e quais os pontos a serem revisados ou que podem ser ampliados. Sobre Noel Rosa, proponho a leitura de um estudo feito sobre ele: A letra completa do samba de Noel: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link da imagem: Link do samba: Tempo de duração da atividade: Quinze minutos. Organização da sala de aula: Alunos enfileirados.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

20 Atividade 6: Momento de reflexão
“Prepare o seu coração Pras coisas Que eu vou contar” O trecho acima introduz uma das canções mais importantes da MPB: “Disparada”, de Théo de Barros e Geraldo Vandré. Ela também conta uma história. Por que o autor da letra se dirige ao seu leitor, dizendo a ele para preparar o coração? Clique na imagem de Vandré, ao lado, leia a letra e reflita sobre a transformação na vida do “boiadeiro”, personagem do texto.

21 Atividade 6: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Uma canção não serve apenas para distração, pode ser também um excelente meio de reflexão, análise sobre algum assunto, como “Disparada” - obra-prima de Théo de Barros e Geraldo Vandré - ganhadora de um dos festivais da MPB nos anos 1960. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Dez minutos. Organização da sala de aula: Sala em formato de U.

22 Atividade 7: Elementos da narrativa na canção
Os elementos da narrativa são encontrados na prosa: romance, crônicas, contos, fábulas, mas podem ser vistos também no poema, incluindo as letras de música. Abaixo, à esquerda, você vai relembrar quais são os elementos da narrativa e, na imagem maior, o vídeo e letra de “Asa Branca”, grande sucesso de Luiz Gonzaga, considerada um hino nordestino. Assista ao vídeo e procure identificar na letra de Humberto Teixeira os seguintes elementos da narrativa: enredo, personagem, tempo, espaço e foco narrativo.

23 Atividade 7: Elementos da narrativa na canção
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, relembramos os elementos da canção e solicitamos que os alunos os identifiquem na famosa canção “Asa Branca”, música de Luiz Gonzaga e letra de Humberto Teixeira. Um link que apresenta os elementos da narração e outros pormenores referentes ao tema é: Vale a pena conferi-lo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Trinta minutos Organização da sala de aula: Sala em formato de U.

24 Atividade 8: O narrador em “O menino da porteira”
Um dos grandes sucessos da música sertaneja é “O menino da porteira”, de Teddy Vieira e Luizinho. A canção narra a história de um boiadeiro e de um menino que adorava ouvir o som de um berrante. Leia a letra e conheça essa história. Depois, clique na imagem, veja o vídeo e cante com Daniel. Que tipo de narrador (observador ou personagem) aparece na canção/história do “menino da porteira”? Converse sobre isso com seu professor e colegas. Depois, redija a resposta no seu caderno digital.

25 Atividade 8: O narrador em “O menino da porteira”
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, trazemos para esta atividade a canção sertaneja “O menino da porteira”, que serviu de inspiração ao filme Homônimo. A proposta é que os alunos identifiquem na letra o tipo de narrador. Para isso, relembre com seus alunos os tipos de narrador: narrador-personagem, narrador onisciente e narrador observador. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Vinte minutos Organização da sala de aula: Sala de acordo com a conveniência.

26 Atividade 9: “Eduardo e Mônica”
Veja como a propaganda pode ser criativa: assista ao vídeo da Telefônica Vivo com a canção de Renato Russo, “Eduardo e Mônica”. Leia a letra da canção e responda às questões, associando o texto aos elementos da narrativa.

27 Atividade 9: “Eduardo e Mônica”
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade consiste na leitura da letra de “Eduardo e Mônica” com resolução de questões referentes à associação desse texto com o tipo narrativo. Inserimos também na atividade o vídeo da Telefônica Vivo em que há utilização da canção da banda Legião Urbana. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Quinze a vinte minutos Organização da sala de aula: Da forma que o professor achar mais adequada.

28 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Clique na imagem abaixo e ouça a canção de Vinícius de Moraes e Chico Buarque: 1. O verso “E não maldisse a vida tanto quanto era seu jeito de sempre falar”, revela que a) a personagem tinha o hábito de se maldizer e reclamar. b) a personagem estava sempre de bem com a vida. c) a personagem tinha o hábito de falar demais. d) a personagem estava sempre falando da vida.

29 Justificativas: Questão 1 - Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Resposta correta. A personagem vivia reclamando da vida. b) Resposta incorreta. Pelo contrário, a personagem vivia maldizendo a vida. c) Resposta incorreta. A personagem falava, mas não é dito no verso que era em excesso. Resposta incorreta. A personagem “maldizia a vida”, isto é, reclamava da vida. Não falava simplesmente dela.

30 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Se necessário, clique na imagem e ouça novamente a canção de Vinícius de Moraes e Chico Buarque: Se necessário, clique e ouça novamente a canção de Vinícius de Moraes e Chico Buarque: 2. “E nem deixou-a só num canto pra seu grande espanto convidou-a pra rodar”. Esse verso denuncia que a personagem procurava preservar sua mulher de preocupações. b) a personagem era sempre atenta às necessidades de sua amada. c) a personagem há muito tempo havia deixado de dar atenção à sua mulher. d) a personagem não era indiferente ao relacionamento do casal;

31 Justificativas: Questão 2 - Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
a) Resposta incorreta. Ao contrário, a personagem, constantemente, deixava a mulher sozinha; o que causou à ela espanto pela atitude nova dele. Resposta incorreta. Ao contrário, o verso certifica que a personagem não demonstrava atenção às necessidades de sua amada. Resposta correta. O espanto da mulher frente à nova atitude do seu marido justifica-se pelo fato de, há muito tempo, ele não demonstrar atenção em relação à ela. Resposta incorreta. A personagem demonstrava indiferença. A nova atitude dele, por isso, causa espanto à sua mulher.

32 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Se necessário, clique na imagem e ouça novamente a canção de Vinícius de Moraes e Chico Buarque: 3. Os versos de Valsinha compõem uma descrição que começa no presente. compõem uma narração que começa no presente. compõem uma descrição que começa no passado. compõem uma narração que começa no passado.

33 Justificativas: Questão 3 - Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
a) Resposta incorreta. O texto não é descritivo nem se inicia com verbo no tempo presente. b) Resposta incorreta O texto é narrativo, mas não se inicia com verbo no tempo presente. Resposta incorreta O texto se inicia com verbo no tempo pretérito, mas não é descritivo. Resposta correta. O texto é uma narração e se inicia com um verbo no tempo pretérito perfeito “chegou”, porque conta o momento (realizado no passado) da mudança do marido em relação ao tratamento dado à mulher.

34 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Se necessário, clique na imagem e ouça novamente a canção de Vinícius de Moraes e Chico Buarque: 4. O texto apresenta marcadores da oralidade, nos quais o narrador se apoia para sustentar a narrativa. Esses marcadores são observados,principalmente, a) pela repetição de verbos terminados em “AR”. b) na redundância que há em “E ali dançaram tanta dança ...”. c) pelo uso das palavras “e”, “pra”, “então”. d) no uso de palavras que se assemelham.

35 Justificativas: Questão 4 - Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
a) Resposta incorreta. As rimas resultantes de verbos terminados em –ar como “chegar”, “olhar” etc. não configuram em marcadores da oralidade. b) Resposta incorreta. A redundância citada não constitui marcador da oralidade. Resposta correta. As palavras “e”, “pra”, “então” são exemplos do uso de informalidade pelos autores da letra e constituem em marcadores da oralidade. Resposta incorreta. Palavras semelhantes, por si só, não são exemplos de marcadores da oralidade.

36 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule os alunos a resolver os testes e, assim, você poderá saber como eles absorveram o assunto e quais os pontos a serem revisados ou que podem ser ampliados. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link para imagem: Link para a música: Tempo de duração da atividade: Vinte minutos Organização da sala de aula: Alunos enfileirados.

37 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Checagem ATIVIDADE 14 Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 13

38 Atividade 11: Estrutura do texto narrativo
Clique na imagem e conheça a letra “Domingo no parque”, de Gilberto Gil. Veja como ela foi construída de acordo com a estrutura de um texto narrativo.

39 Atividade 11: Estrutura do texto narrativo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A proposta da aula é que os alunos conheçam a estrutura do texto narrativo: apresentação, complicação ou desenvolvimento, clímax, desfecho. Reveja esses tópicos com seus alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Dez minutos Organização da sala de aula: Sala conforme a adequação que o professor achar mais conveniente.

40 Atividade 12: Capitu, o texto em prosa e a canção
Exemplo de texto em prosa Clique na imagem e leia o capítulo 32 do romance de Machado de Assis. Exemplo de texto em verso Ouça e leia a letra da canção Capitu, inspirada na personagem do romance Dom Casmurro. O que há em comum nos dois textos? Quais as diferenças? Registre-os.

41 Atividade 12: Capitu, o texto em prosa e a canção
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A proposta da aula é apresentar a diferença entre texto em prosa e em verso. Aproveite o capítulo XXXII de Dom Casmurro e a canção de Luiz Tatit sobre a personagem Capitu para ilustrar isso. Sugiro o link para ajudá-lo a desenvolver a atividade: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Trinta minutos Organização da sala de aula: Sala conforme a adequação que o professor achar mais conveniente.

42 Atividade 13: A letra e o poema
As letras normalmente se estruturam em estrofes com versos, possuem métrica, figuras de linguagem, rimas, liberdade quanto às regras normativas da sintaxe, exploram a sonoridade e o ritmo. Trecho extraído de: Clique nas imagens abaixo, veja e leia o poema de Drummond e a canção de Chico Buarque. O que eles têm em comum?

43 Atividade 13: A letra e o poema
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresentamos o poema de Drummond, “Quadrilha” e a letra de Chico Buarque, “Flor da idade”, fortemente inspirada no texto drummondiano. Aproveite os textos para mostrar aos alunos as semelhanças entre os dois gêneros, poema e letra de música. Para aprofundamento do assunto, sugiro os textos: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Vinte minutos Organização da sala de aula: Da forma que o professor achar mais adequada.

44 Atividade 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Clique na imagem abaixo e ouça a canção Domingo no Parque, de Gilberto Gil. 1. Segundo a letra de música, João era um feirante e morreu com Juliana no parque. b) João trabalhava na feira e foi passear no parque com Juliana. c) José trabalhava na construção civil e foi passear no parque com Juliana. d) José era um feirante e cometeu um duplo homicídio num parque.

45 Justificativas: Questão 1 - Educoquiz 3 – O que você aprendeu até aqui?
Resposta incorreta. João era trabalhador da construção civil. Resposta incorreta. João não era feirante. Resposta incorreta. José não trabalhava na construção civil nem foi passear com Juliana no parque. Resposta correta. Conforme os versos das duas últimas estrofes da letra.

46 Atividade 14 : Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Se necessário, clique na imagem abaixo e ouça novamente a canção Domingo no Parque, de Gilberto Gil. 2. Quanto à reação de José ao avistar Juliana e João no parque, podemos dizer que a) José teve vertigem de olhar os dois juntos na roda gigante porque José tinha grande interesse em Juliana. b) José sentiu vertigem porque, para olhar para Juliana e João, que estavam na roda gigante, olhou para cima com muita rapidez. c) José tem medo de altura e, por isso, acabou tendo uma vertigem, vendo Juliana rodar à sua frente com o sorvete e com a rosa nas mãos. d) José teve vertigem ao olhar para a rosa e o sorvete nas mãos de Juliana, enquanto ela brincava na roda gigante.

47 Justificativas: Questão 2 - Educoquiz 3 – O que você aprendeu até aqui?
Resposta correta. Conforme o primeiro verso da quarta estrofe: “Juliana na roda com João”. Essa visão desencadeia em José o ciúme, e o movimento da roda gigante acentua seu sentimento. Resposta incorreta. O texto não menciona o modo como José olhou para Juliana e João (rápido ou devagar). Resposta incorreta. No texto, não é mencionado se José tem medo de altura. Pela leitura da narrativa, deduz-se outra causa para a vertigem de José. Resposta incorreta. A causa da vertigem de José não é a de ter olhado para o que Juliana tinha nas mãos.

48 Atividade 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Se necessário, clique na imagem abaixo e ouça novamente a canção Domingo no Parque, de Gilberto Gil. 3. Que palavras simbolizam o movimento de giro da roda-gigante? Juliana – José – João. b) rosa – sorvete – girando. construção – feira – capoeira. confusão – faca – José.

49 Justificativas: Questão 3 - Educoquiz 3 – O que você aprendeu até aqui?
Resposta incorreta. Juliana, João e José são as personagens da letra da música e não simbolizam o movimento de giro da roda-gigante. Resposta correta. O jogo construído com essas palavras – “rosa”, “sorvete”, “girando” – representam a sensação do giro. Isso fica evidenciado nas estrofes cinco e seis. Resposta incorreta. Essas palavras aparecem no início da narrativa e não têm relação com a roda-gigante. Resposta incorreta. “Confusão” é palavra atribuída a João e não a José. A faca é o objeto utilizado para a execução do crime no parque, e José, uma das três personagens da narrativa.

50 Atividade 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Se necessário, clique na imagem abaixo e ouça novamente a canção Domingo no Parque, de Gilberto Gil. 4. As palavras Um e outro (primeira estrofe) referem-se a José e João. brincadeira e confusão. feira e construção. d) ribeira e capoeira.

51 Justificativas: Questão 4 - Educoquiz 3 – O que você aprendeu até aqui?
Resposta correta. Um refere-se a José e outro a João, pois funcionam, nesta situação, como pronomes e substituem os nomes José e João. Resposta incorreta.Um e outro não se referem a essas palavras. Resposta incorreta. Um e outro não se referem a essas palavras.

52 Atividade 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Se necessário, clique na imagem abaixo e ouça novamente a canção Domingo no Parque, de Gilberto Gil. 5. Nestes versos, “O espinho da rosa feriu Zé / E o sorvete gelou seu coração”, a palavra "E" exprime conclusão. explicação. adição. oposição.

53 Justificativas: Questão 5 - Educoquiz 3 – O que você aprendeu até aqui?
Resposta incorreta. A palavra “e” não expressa ideia de conclusão. Resposta incorreta. A palavra “e” não expressa ideia de explicação.. Resposta correta. A palavra “e” expressa ideia de adição, soma. Resposta incorreta. A palavra “e” não expressa ideia de oposição.

54 Atividade 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule os alunos a resolver os testes e, assim, você poderá saber como eles absorveram o assunto e quais os pontos a serem revisados ou que podem ser ampliados. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link para a imagem: Link para a música: As questões foram adaptadas de: . Tempo de duração da atividade: Trinta minutos. Organização da sala de aula: Alunos enfileirados.

55 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 15

56 Atividade 15: Você está sendo desafiado
Nosso desafio consiste em Criar um texto narrativo a partir da escolha de uma canção mencionada nesta aula (Com que roupa; Asa branca; O menino da porteira; Eduardo e Mônica; Valsinha; Domingo no parque etc.). Produzir um vídeo a partir de seu texto narrativo (pode ser em forma de animação). Utilize a canção como fundo musical para o vídeo.   

57 Atividade 15: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O desafio ao aluno consiste em criar um texto narrativo a partir da leitura das letras de música apresentadas na aula: Com que roupa; Asa branca; O menino da porteira; Eduardo e Mônica; Valsinha; Domingo no parque , etc. O segundo passo é realizar um vídeo, tendo como enredo o texto criado. Observação: o aluno deverá utilizar como fundo musical para o vídeo a canção de que trata o texto produzido.   Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Tempo de duração da atividade: Duas aulas Organização da sala de aula: Disponha a turma como achar melhor.

58 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Resumo ATIVIDADE 17 Próximo tema ATIVIDADE 18 Construção ATIVIDADE 16

59 Atividade 16: Construindo um resumo
Agora que você aprendeu a estrutura e função do gênero textual canção, escreva até 10 pontos principais estudados aqui. Para isso, utilize o seu caderno!

60 Atividade 16: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A ideia é fazer com que os alunos retomem a aula: Nas ondas do rádio, muitas histórias… - A canção narrativa e apresentem elementos para construção de um resumo do assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: Trinta minutos Organização da sala de aula: Sala conforme a conveniência.

61 Atividade 17: Educosíntese
Confira se você mencionou em sua síntese ao menos 5 dos 10 pontos presentes no plano de aula abaixo. Caso algum ponto seja diferente, que tal dividir isso com os seus colegas? Crie um post-it e compartilhe com a turma: A canção está no cotidiano das pessoas. Trata-se de um gênero híbrido, isto é, apresenta linguagem verbal e musical. Se relaciona com o texto poético. Aliás, os poemas, na época medieval, eram cantados, daí, as cantigas. Para o desenvolvimento da canção, no sentido completo do termo, o texto e a melodia devem ser considerados igualmente importantes. A canção pode despertar nos leitores/ouvintes emoções e pensamentos críticos. A canção pode narrar um fato e apresentar em seu corpo todos os elementos que constituem o texto narrativo. Os elementos da narrativa são encontrados na prosa: romance, crônicas, contos, fábulas, mas podem ser vistos também no poema e nas letras de música. O texto narrativo apresenta uma determinada estrutura: apresentação, complicação ou desenvolvimento, clímax, desfecho. As letras, normalmente, se estruturam em estrofes com versos, possuem métrica, figuras de linguagem, rimas, liberdade quanto às regras normativas da sintaxe, exploram a sonoridade e o ritmo.

62 Atividade 17: Educosíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade tem um resumo do assunto: Nas ondas do rádio, muitas histórias… - A canção narrativa. Ele pode ser usado como um recurso de resumo a ser trabalhado com os alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: Quinze minutos. Organização da sala de aula: Alunos enfileirados.

63 Atividade 18: Na próxima aula...
Na próxima aula, veremos se os atos de narrar e descrever são estratégias de convencimento? Ate lá!

64 Atividade 18: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Na próxima aula, nosso tema será Os atos de narrar e descrever são estratégias de convencimento? Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: Cinco minutos Organização da sala de aula: Sala de acordo com a conveniência do professor.

65 Atividade 21: Na próxima aula...
Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Assista ao filme: Veja esta canção de Cacá Diegues, construído a partir de canções de Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque. Sites com letras de músicas: PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Resolva a página 21 do caderno de apoio pedagógico 2012, 1º bimestre, que traz a letra de “Máscaras” de Pitty: Resolva as atividades da ficha 1 do caderno de apoio pedagógico 2010, 1º bimestre que, além de outros textos, traz a letra de “Coração” de Noel Rosa e “Carinhoso” de Pixinguinha e João de Barro.


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