A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Pedagógica Miriam Godoi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Pedagógica Miriam Godoi"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Pedagógica Miriam Godoi
Escola Senador César Lacerda de Vergueiro Araras/SP

2 Gestão com foco na aprendizagem

3 Dados da escola Ensino Fundamental – Ciclo I – 1º ao 5º ano
398 alunos (em 2014) 24 professores 10 funcionários Turmas : 07 no período da manhã 01 sala de Recurso 07 no período da tarde A comunidade que é atendida pela escola, é constituída essencialmente por moradores dos bairros do entorno da escola e alguns alunos da zona rural. O nível socioeconômico dessa comunidade é composto por diversas faixas sociais. Há predomínio, no entanto de famílias de nível médio baixo, havendo um número considerável de famílias carentes. As profissões mais comuns nos pais de nossos alunos são de operários, funcionários públicos municipais, comerciários, diaristas, operários especializados, lavradores, prestadores de serviços, microempresários e profissionais liberais.

4 Desafios Manter os bons níveis de aproveitamento;
Manter os alunos e pais motivados; Realizar monitoramento das dificuldades; Garantir a aprendizagem de todos os alunos.

5 Pontos fortes Foco na aprendizagem de todos os alunos;
Reuniões semanais com equipe gestora; Planejamento coletivo e colaborativo; Reflexões sobre a prática pedagógica;

6 Embasamento teórico nas devolutivas e ações de formação;
Construção do P.P.P; Cultura avaliativa; Comprometimento e trabalho em equipe. Avaliamos todas as dimensões da escola, desde a gestão escolar, até a gestão da sala de aula, os recursos materiais, a participação dos pais no acompanhamento da escolaridade dos filhos, é isso que origina a melhoria da qualidade da escola para buscar alcançar as metas de excelência . Metas de excelência e avaliação caminham juntas em nossa escola, através da reflexão crítica dos professores, instigando a criatividade, desenvolvendo as competências pedagógicas e dando apoio aos planos de metas na sala de aula, contribuímos para a melhoria da qualidade. Primeira ação do ano é revisitar o P.P.P para juntamente com representantes de todos os segmentos promovendo uma análise e reflexão profunda sobre as mudanças ocorridas na escola e novas necessidades dos alunos; Debates com as decisões sobre realinhamentos são acatadas democraticamente; Construção de vínculo cognitivo e afetivo (sentimento de pertencimento).

7 Planejamento de ações Objetivos de aprendizagem alinhados com o resultado das avaliações; Metodologia e níveis de aprendizagem claramente definidos; Organização do currículo sequencial/ espiralada; Objetivos e metas para cada ano; Proposta Pedagógica orienta o processo de ensino - aprendizagem construída e revisitada todos os anos por todos os segmentos e nela estão contemplados objetivos e meta definidos para cada ano e a metodologia de ensino a ser aplicada. Os conteúdos são organizados de forma sequencial/espiralada, ou seja respeitamos o conhecimento prévio de mundo que o aluno traz e vamos inserindo informações novas. Os níveis de aprendizagens a serem alcançados pelos alunos estão claramente definidos, os objetivos de aprendizagem são alinhados através de reflexões das avaliações semanais e bimestrais e outros instrumentos como registro individuais. A equipe escolar reúne-se em momentos de ATPCs para revisar o currículo a partir das avaliações e do monitoramento dos professores.

8 Acompanhamento pedagógico
Presença do P.C. com devolutiva reflexiva; Tematização da prática; Análise conjunta das avaliações e produções dos alunos, com levantamento de hipóteses e intervenções. O professor coordenador observa as aulas , avisando com antecedência o professor e já tendo escolhido pela rotina semanal quais aulas irá assistir. De posse das anotações feitas e com embasamento teórico sobre o assunto visto, ele faz com o professor uma devolutiva reflexiva acerca da aula presenciada. Tematização da prática através da filmagem da atividade e posterior reflexão sobre a mesma.

9 Cultura avaliativa Avaliação diagnóstica, semanal e bimestral ;
Correção imediata com toda a classe, em grupo e com pares colaborativos ; Apoio específico aos alunos com dificuldades; Recuperação intensiva. Avaliação diagnóstica, semanal e bimestral Avaliação semanal com foco nas habilidades trabalhadas na semana; Avaliação bimestral com troca de professores para desenvolver autonomia; Correção imediata e retomada com toda a classe, em grupo e com pares colaborativos.

10 A.T.P.Cs Pauta formativa; Participação da equipe docente e gestora;
Temas escolhidos de acordo com as necessidades do grupo; Textos enviados com antecedência para conhecimento prévio via ; Ata com registro reflexivo. Esse nos possibilita refletir e retomar sempre buscando a discussão permanente.

11 Resultados Educacionais
Aprovação de 95% Evasão zero IDEB e IDESP Avaliação interna e externa Análise dos Resultados Índice de aprovação de 95% dos alunos Evasão zero Bons índices no IDEB e IDESP Comparativo entre avaliação interna e externa estão em sintonia; Resultados socializados e analisados pelos alunos e familiares.

12 Análise dos resultados
Conselho de classe Comparativo individual Comparativo entre as classes Análise dos documentos que norteiam a avaliação Conselho de classe/ano feito com a presença de pais e alunos para que haja clareza sobre a avaliação; Comparativo individual entre o desempenho do aluno com relação a classe e com relação ao ano anterior ; Comparativo entre as classes de mesmo ano com relação aos resultados esperados; Análise dos documentos que norteiam a avaliação (mapa da classe , caderno de observações do professor regente e do professor auxiliar , gráficos de aproveitamento, avaliações semanais , avaliações bimestrais e observação direta) . Retomada dos conteúdos não dominados – professora da sala e professora auxiliar – de 05 a 10 horas por semana . Todo esse movimento é compartilhado por toda a equipe e norteiam todo o processo. Assim conseguimos reverter nossos índices e obter a credibilidade da comunidade .

13 "As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor
"As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos." "Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem... O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido!“ Rubem Alves Conselho de classe/ano feito com a presença de pais e alunos para que haja clareza sobre a avaliação; Comparativo individual entre o desempenho do aluno com relação a classe e com relação ao ano anterior ; Comparativo entre as classes de mesmo ano com relação aos resultados esperados; Análise dos documentos que norteiam a avaliação (mapa da classe , caderno de observações do professor regente e do professor auxiliar , gráficos de aproveitamento, avaliações semanais , avaliações bimestrais e observação direta) . Retomada dos conteúdos não dominados – professora da sala e professora auxiliar – de 05 a 10 horas por semana .


Carregar ppt "Gestão Pedagógica Miriam Godoi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google