A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO."— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO DE ARTE CONSTITUIRÁ COMPONENTE OBRIGATÓRIO, NOS DIVERSOS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE FORMA A PROMOVER O DESENVOLVIMENTO CULTURAL DOS ALUNOS”.

2 A ARTE ABRANGE VÁRIAS DIMENSÕES DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO, COMO A DANÇA, A MÚSICA, O TEATRO, AS ARTES VISUAIS, ENTRE OUTROS. DENTRO DESTAS DIMENSÕES O CINEMA É CONSIDERADO COMO A “SÉTIMA ARTE” E SEU TRABALHO DENTRO DA ESCOLA É POUCO ABORDADO, RESTRINGINDO-SE A UM RECURSO DIDÁTICO E NÃO PARA DESENVOLVER UMA CONSCIÊNCIA ESTÉTICA E CRÍTICA NO ALUNO.

3 COM A INSERÇÃO DAS DISCIPLINAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS E CINEMA E VÍDEO NESTA PROPOSTA DO ENSINO MÉDIO INOVADOR É POSSÍVEL DESENVOLVER CONTEÚDOS E TRABALHOS ARTÍSTICOS RELACIONADOS A ESTA ÁREA, BEM COMO FAZER RELAÇÕES DISCIPLINARES E INTERDISCIPLINARES.

4 EMENTA ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS - HISTÓRIA DO CINEMA - ESTÉTICA DO DOCUMENTÁRIO - TÉCNICAS DE INTERPRETAÇÃO - TÉCNICAS DE EXPRESSÕES - TÉCNICAS DE LOCUÇÃO - CRIAÇÃO DE ROTEIRO

5 EMENTA ARTE – CINEMA E VÍDEO - INTRODUÇÃO AO CINEMA MUNDIAL -INTRODUÇÃO AS TÉCNICAS DE CINEMA E VÍDEO: CRIAÇÃO DE UM ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO, TOMADAS (CAPTAÇÃO) DE CENA E COMO ADAPTAR O ROTEIRO NA FILMAGEM DO MESMO - A ESTÉTICA DO CINEMA E VÍDEO - O CINEMA NO BRASIL - RELAÇÕES DOS CONTEÚDOS DE CINEMA E VÍDEO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

6 Elementos Formais ComposiçãoMovimentos e Períodos TEMPO ESPAÇO LUZ ROTEIRO PERSONAGEM (EXPRESSÕES VOCAIS, CORPORAIS, GESTUAIS E FACIAIS) ENQUADRAMENTO INTERPRETAÇÃO FOCO SOM SONOPLASTIA TRILHA SONORA DIREÇÃO PRODUÇÃO DECUPAGEM ÂNGULOS TÉCNICA: EFEITOS ESPECIAIS,FOTOGRAFIA, DUBLAGEM, PLANO DE SEQUÊNCIA, GÊNERO: CINEMA MUDO, SUSPENSE, COMÉDIA, PLANOS (...) CINEMA MODERNO CINEMA BRASILEIRO CINEMA PARANAENSE O CINEMA DA BELLE ÈPOQUE; O CINEMA MUDO; O CINEMA INDÚSTRIA; O CINEMA I NDEPENDENTE; O CINEMA NOVO; O CINEMA CONTEMPORÂNEO. (...)

7 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO NAS AULAS É NECESSÁRIO ABORDAR OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DE FORMA ORGÂNICA. A METODOLOGIA DEVERÁ SER CONTEMPLADA COM OS TRÊS MOMENTOS (SENTIR E PERCEBER, TEORIZAR E TRABALHO ARTÍSTICO).

8 TEORIZAR: FUNDAMENTA E POSSIBILITA AO ALUNO QUE PERCEBA E APROPRIE A OBRA ARTÍSTICA, BEM COMO, DESENVOLVA UM TRABALHO ARTÍSTICO PARA FORMAR CONCEITOS SENTIR E PERCEBER: SÃO AS FORMAS DE APRECIAÇÃO, FRUIÇÃO, LEITURA E ACESSO À OBRA DE ARTE TRABALHO ARTÍSTICO: É A PRÁTICA, A CRIAÇÃO, O EXERCÍCIO COM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UMA OBRA DE ARTE

9 ARTE - PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS O PROFESSOR SOLICITARÁ AOS ALUNOS UMA ANÁLISE FÍLMICA COM BASE NOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS DURANTE O SEMESTRE E A PRODUÇÃO DE UM CURTA METRAGEM COM A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS, SONORIZAÇÃO, ILUMINAÇÃO, ENTRE OUTROS. A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DEVERÁ ESTAR RELACIONADA COM A ANÁLISE FÍLMICA NO QUE SE REFERE AOS CONTEÚDOS IDENTIFICADOS E O TEMA ABORDADO.

10 ARTE - CINEMA E VÍDEO 1) ESCOLHA DE UM MOVIMENTO E PERÍODO; 2) ELABORAÇÃO DE UM ROTEIRO; 3) SELEÇÃO DE PERSONAGENS E EQUIPE DE DIREÇÃO E PRODUÇÃO; 4) DEFINIÇÃO DE CENÁRIOS E FIGURINOS; 5) ENSAIO E GRAVAÇÃO DAS CENAS; 6) EDIÇÃO DE IMAGENS E SONS; 7) PREPARAÇÃO DE UM TRAILER; 8) EXIBIÇÃO DO FILME.


Carregar ppt "ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google