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Análise crítica do discurso aplicada a redações 2/2012

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Apresentação em tema: "Análise crítica do discurso aplicada a redações 2/2012"— Transcrição da apresentação:

1 Análise crítica do discurso aplicada a redações 2/2012
A questão da autoria Análise crítica do discurso aplicada a redações 2/2012

2 Horário político obrigatório: bom para quem
Horário político obrigatório: bom para quem? O horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio é um recurso obrigatório garantido pela lei brasileira para que todos os candidatos possam ser vistos e ouvidos pelos eleitores. Pesquisa do DataFolha, realizada em São Paulo em agosto passado, mostra que 64% da população do estado acham necessária a manutenção da propagranda gratuita. Por outro lado, essa imposição desagrada muita gente, pois o horário eleitoral entra no ar em rede aberta, impedindo o cidadão de optar se quer ou não assistir a isso. Alguns ainda alegam que a propaganda gratuita não ajuda em nada, pois, além de o tempo ser muito curto para se conhecer o candidato e suas propostas, há partidos que o utilizam sem seriedade, induzindo o público a votar de modo inconsequente. Há também a distribuição desproporcional do tempo entre os candidatos da eleição majoritária e das proporcionais. O que você pensa disso? O que propõe para que esse horário seja mais útil para a população? Leias os textos da coletânea e leve-os em consideração para elaborar uma dissertação argumentativa discutindo a validade do horário político obrigatório (UOL Banco de Redações,

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4 Grade de correção Competências avaliadas 1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

5 Exercendo Cidadania Horário reservado a propaganda eleitoral gratuita
Exercendo Cidadania Horário reservado a propaganda eleitoral gratuita. Esta frase que aparece na TV é o "terror" para muitos cidadãos. As famosas expressões como: "Todo político é igual!”, "Interromperam minha novela!" são as mais ditas.Ao invés de reclamações, por que não aproveitar deste [desse]recurso abrangente?

6 Através das [Por meio das] propagandas eleitorais realizadas na televisão e no rádio é possível conhecer um pouco das ideias dos candidatos. Outros meios como internet, jornais, revistas também auxiliam para ter esclarecimentos melhores de devidos.  Com o pensamento já "instalado" na mente de muitos, que tudo sempre vai ficar do mesmo jeito, o comodismo prevalece. Ver, ouvir, ler e pesquisar com os recursos oferecidos hoje tornaram as coisas mais fáceis. No entanto, tais, já [as informações já] foram restristas um diaa [à] população. Na época da ditadura, as pessoas não tinham o direito de saber toda a "verdade". [verdade.] 

7 Em suma, as propagandas feitas no horário político deveriam ser vistas com mais atenção pelos eleitores. Ser cidadão é participar, apoiar, cumprir com seus direitos e deveres, fazer a diferença."(...)a diferença não esta [está] na ação, mas nos que a realizam."(Spinoza)  

8 Comentário geral Texto baseado em comentários superficiais, expressões coloquiais e clichês. A dissertação pede argumentação mais consistente, linguagem culta e objetividade na análise. No título, antes de cidadania, faltou o artigo "a". Aspectos pontuais 1) Primeiro parágrafo: a) as aspas não tornam a linguagem coloquial mais aceitável. Reveja o nível de linguagem; b) quem deve aproveitar desse recurso e por que ele é abrangente? Não se deve dar sugestões ao leitor. 2) Segundo parágrafo: o parágrafo limita-se a fazer constatações banais e termina com uma expressão sem sentido. 3) Terceiro parágrafo: a linguagem coloquial, inadequada à dissertação, continua aparecendo.

9 Competências avaliadas 1
Competências avaliadas 1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,5 2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0 3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5 4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0 5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,5 Total = 3,5 Desempenho do aluno em cada competência Nota 2,0 - Satisfatório Nota 1,5 - Bom Nota 1,0 - Regular Nota 0,5 - Fraco Nota 0,0 - Insatisfatório

10 A Construção do Brasil Bom para Todos Ex-jogadores de futebol, ex-cantores, ex-atores. O horário político obrigatório brasileiro, quando não parece uma página de classificados, assemelha-se a um picadeiro ou a uma pregação religiosa. A falta de seriedade por parte de muitos candidatos, o desequilíbrio de tempo e recursos entre partidos e o fato de ser obrigatório camuflam a real importância do horário eleitoral gratuito. Em época de eleição, é fundamental reunir o máximo de informações sobre os candidatos e sobre como fazer boas escolhas. Para tanto, a televisão e o rádio se fazem necessários por serem meios de comunicação muito presentes nas casas brasileiras. Todavia, o atual[atual modelo de] horário político precisa de reformas. Esse tempo, custeado pelo dinheiro público, deve ser melhor [mais bem] aproveitado com a promoção de debates desvinculados das emissoras, por exemplo – [exemplo, pois] tal atitude traria mais imparcialidade para as discussões.

11 Por outro lado, não há como evitar que o horário eleitoral se torne propaganda política, mas há como extrair os melhores efeitos desse fato. Toda publicidade tem por objetivo vender um produto e para isso é preciso demanda. Na política não é diferente. Os candidatos que vemos na TV refletem a sociedade que somos e que nem sempre leva a sério seus direitos e deveres. Assim, a iniciativa brasileira de garantir espaço na televisão, para as mais diversas coligações, é exemplar. As eleições são a expressão máxima da cidadania e não devem ser disputas de que [entre] partidos ou grupostêm [detentores de] mais recursos. Ter um tempo mínimo e um tempo máximo para cada candidato é outra forma de tornar as campanhas mais democráticas e imparciais.

12 A necessidade de ter [de] um horário político obrigatório, assim como de ter o [do] voto obrigatório são símbolos [é símbolo] de uma democracia limitada. Somos uma sociedade que não exerce plenamente seus direitos, mas que, principalmente, nem sempre compreende a importância de exercer seus deveres. Somos uma sociedade em evolução, que consegue ser um exemplo de sistema eleitoral no mundo e ainda ser uma democracia jovem,que viveu anos de ditadura e repressão; imatura, que ainda dá ouvidos (e votos) para palhaços e charlatões; e que tem muito o que crescer.

13 Comentário geral O autor constrói bem a argumentação, de forma crítica e convincente. Estrutura textual bem elaborada, com poucos problemas gramaticais, o que torna dispensável comentários pontuais. Competências avaliadas 1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5 2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0 3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.2,0 4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.2,0 5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.2,0 Total = 9,5


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