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Módulo 8: Práticas de Gestão do Conhecimento

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Apresentação em tema: "Módulo 8: Práticas de Gestão do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 8: Práticas de Gestão do Conhecimento
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2 Módulo 8. Práticas de GC. Objetivos
Descrever as práticas relacionadas à gestão de recursos humanos: 1) fóruns (presenciais e virtuais) / listas de discussão, 2) educação corporativa, 3) Comunidades de prática ou comunidades de conhecimento, 4) universidade corporativa, 5) narrativas, e 6) mentoring e coaching Descrever as práticas relacionadas a processos facilitadores da GC: 1) melhores práticas, 2) Benchmarking, 3) mapeamento ou auditoria do conhecimento, 4) sistemas de inteligência organizacional, 5) sistema de gestão por competências, 6) Banco de competências organizacionais, 7) Banco de competências individuais, 8) memória organizacional / lições aprendidas / banco de conhecimentos e 9) gestão do capital intelectual ou gestão dos ativos intangíveis Práticas relacionadas à base tecnológica e funcional de suporte à GC: 1) ferramentas de colaboração como portais, intranets e extranets, 2) sistemas de workflow, 3) gestão de conteúdo, 4) Gestão Eletrônica de Documentos (GED), 5) Datawarehouse, 6) Data Mining O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 2

3 Gestão do Conhecimento
Melhorar o Desempenho Organizacional Resultado Esperado Gestão do Conhecimento Processos Criar e compartilhar conhecimento Armazenar, disseminar e utilizar conhecimento Práticas Comunidades de Prática Virtuais Repositório Institucional © Fábio Ferreira Batista 3

4 Gestão do Conhecimento
Processos Criar e compartilhar conhecimento Armazenar, disseminar e utilizar conhecimento Práticas Comunidades de Prática Virtuais Repositório Institucional Características Características Interoperabilidade Internet Metadados Voluntária Informal Vocabulário controlado Comunidades / Subcomunidades / Coleções Interesses Comuns Software livre Busca simples e avançada Cria e Compartilha Conhecimento Texto, vídeo e áudio Varredura por palavra © Fábio Ferreira Batista 4

5 O que são práticas (ferramentas/métodos) de Gestão do Conhecimento?
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6 Práticas de Gestão do Conhecimento
“... consideram-se práticas de gestão do conhecimento as atividades que reúnem as seguintes características: i) são executadas regularmente; ii) sua finalidade é gerir a organização; iii) baseiam-se em padrões de trabalho; e iv) são voltadas para produção, retenção, disseminação, compartilhamento ou aplicação do conhecimento dentro das organizações, e na relação destas com o mundo exterior (Batista, 2004) 6

7 Como classificar as práticas de Gestão do Conhecimento?
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8 Classificou as práticas de GC de acordo com seu proposito principal
1. Thomas Davenport Classificou as práticas de GC de acordo com seu proposito principal 8

9 Captar e reutilizar o conhecimento estruturado;
Thomas Davenport Captar e reutilizar o conhecimento estruturado; Captar e compartilhar lições aprendidas com a prática; Identificar fontes e redes de expertise; Estruturar e mapear conhecimentos necessários para aumentar a performance; Mediar e controlar o valor econômico do conhecimento; Sintetizar e compartilhar conhecimento advindo de fontes externas. Fonte: DAVENPORT, Thomas H. e PRUSAK, Laurence. Working knowledge. How organizations manage what the know. Boston: Harvard Business School Press, 1998. 9

10 Exemplos e Organizações
Tipos de Práticas Exemplos e Organizações Captar e compartilhar lições aprendidas com a prática Farol Gerencial (Banco do Brasil); Comunidade de Conhecimentos (Serpro); Comunidades de Prática (Embrapa); Banco de Conhecimentos (Petrobras) e Mentoring (Petrobras) Captar e reutilizar o conhecimento estruturado Mapeamento de conhecimentos organizacionais (Serpro) Identificar fontes e redes de expertise Banco de Talentos e Oportunidades (TAO) – (Banco do Brasil) e Alocação de Pessoal por Competências (Bacen) e (Perfil Mapeamento e Gestão de Competências Serpro) Fonte: BATISTA, Fábio Ferreira. Governo que aprende. Gestão do Conhecimento em organizações do executivo federal. Brasília: Ipea, 2004 10

11 Exemplos e Organizações
Tipos de Práticas Exemplos e Organizações Estruturar e mapear conhecimentos necessários para aumentar a performance Mapeamento de conhecimentos da Rede Bancária (Caixa Econômica Federal) e Comunidade de Administração de Conhecimento (Petrobras) Desenvolver competências individuais Universidade Caixa (Caixa Econômica Federal) e Ensino a Distância (Serpro) Fonte: BATISTA, Fábio Ferreira. Governo que aprende. Gestão do Conhecimento em organizações do executivo federal. Brasília: Ipea, 2004 11

12 2. Batista, Quandt, Pacheco e Terra
Classificaram as práticas em três categorias Fonte: Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Brasília: Ipea (Texto para Discussão no 1095), 2005 12

13 Categoria 1 Práticas relacionadas principalmente aos aspectos de gestão de recursos humanos que facilitam a transferência, a disseminação e o compartilhamento de informações e conhecimento fóruns (presenciais e virtuais) / listas de discussão educação corporativa, Comunidades de prática ou comunidades de conhecimento Universidade corporativa Narrativas Mentoring e coaching 13

14 Categoria 2 Práticas ligadas primariamente à estruturação dos processos organizacionais que funcionam como facilitadores de geração, retenção, organização e disseminação do conhecimento organizacional Melhores práticas Benchmarking Mapeamento ou auditoria do conhecimento Sistemas de inteligência organizacional Sistema de gestão por competências Banco de competências organizacionais Banco de competências individuais Memória organizacional / lições aprendidas / banco de conhecimentos Gestão do capital intelectual ou gestão dos ativos intangíveis 14

15 Categoria 3 Práticas cujo foco central é a base tecnológica e funcional que serve de suporte à gestão do conhecimento organizacional, incluindo automação da gestão da informação, aplicativos e ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) para captura, difusão e colaboração Práticas relacionadas à base tecnológica e funcional de suporte à GC: Ferramentas de colaboração como portais, intranets e extranets Sistemas de workflow Gestão de conteúdo Gestão Eletrônica de Documentos (GED) Datawarehouse Data Mining 15

16 3. APO ´s Knowledge Management Tools and Techniques Manual
Classificou as práticas de GC de acordo com as fases do Ciclo de GC 16

17 Práticas de GC (ferramentas e métodos)
APO´s Knowledge Management Tools and Techniques Fase do Ciclo de GC Práticas de GC (ferramentas e métodos) 1. Identificar conhecimento Instrumento de Avaliação do Grau de Maturidade em GC Cafés do conhecimento Comunidades de Prática Ambientes colaborativos virtuais Mapeamento do conhecimento Modelo de Maturidade em GC Mentoring 17

18 Práticas de GC (ferramentas e métodos)
APO´s Knowledge Management Tools and Techniques Fase do Ciclo de GC Práticas de GC (ferramentas e métodos) 2. Criar conhecimento Brainstorming Ambientes de colaboração físicos Cafés do Conhecimento Comunidades de Prática Revisão Pós-Ação Bases de Conhecimento (Wikis, Repositórios, etc.) Blogs Pesquisa Avançada Ambientes de Colaboração Virtuais Mentoring Portal Compartilhamento de vídeo 18

19 Práticas de GC (ferramentas e métodos)
APO´s Knowledge Management Tools and Techniques Fase do Ciclo de GC Práticas de GC (ferramentas e métodos) 3. Armazenar conhecimento Cafés do Conhecimento Comunidades de Prática Revisão Pós-Ação Bases de Conhecimento (Wikis, Repositórios, etc.) Blogs Ambientes de Colaboração Virtuais Portal Compartilhamento de vídeo 19

20 Práticas de GC (ferramentas e métodos)
APO´s Knowledge Management Tools and Techniques Fase do Ciclo de GC Práticas de GC (ferramentas e métodos) 4. Compartilhar conhecimento Cafés do Conhecimento Comunidades de Prática Revisão Pós-Ação Bases de Conhecimento (Wikis, Repositórios, etc.) Blogs Ambientes Colaborativos Virtuais Ambientes Colaborativos Presenciais Portal Corporativo Compartilhamento de vídeo Narrativas Taxonomias 20

21 Práticas de GC (ferramentas e métodos)
APO´s Knowledge Management Tools and Techniques Fase do Ciclo de GC Práticas de GC (ferramentas e métodos) 5. Aplicar conhecimento Cafés do Conhecimento Ambientes Colaborativos Presenciais Ambientes Colaborativos Virtuais Comunidades de Prática Blogs Portal Corporativo Mentoring Bases do Conhecimento (Wikis, Repositórios, etc.) 21

22 4. Knowledge Management in Theory and Practice
Kimiz Dalkir Kimiz Dalkir McGill Graduate School of Information and Library Studies Montreal, Quebec Canadá 4. Knowledge Management in Theory and Practice Classificou as práticas de GC de acordo com as fases do Ciclo de GC 22

23 Avaliar Contextualizar Atualizar
Criação e/ou captação do conhecimento Compartilhamento e disseminação do conhecimento Contextualizar Internalização e utilização do conhecimento Atualizar Práticas de Gestão do Conhecimento Fonte: DALKIR, 2005 23

24 Criação e/ou captação do conhecimento
Criação de Conteúdo 24

25 Criação de Conteúdo Data Mining 25

26 Criação de Conteúdo Authoring Tools 26

27 Criação de Conteúdo Tamplates 27

28 Criação de Conteúdo Anotações 28

29 Criação de Conteúdo Páginas Amarelas 29

30 Criação de Conteúdo Blog 30

31 Criação e/ou captação do conhecimento
Gestão de Conteúdo 31

32 Gestão de Conteúdo Metadata tagging 32

33 Gestão do Conhecimento Pessoal
Gestão de Conteúdo Gestão do Conhecimento Pessoal 33

34 Gestão de Conteúdo Classificação 34

35 Arquivamento 35

36 Compartilhamento e disseminação do conhecimento
Tecnologias de Colaboração e Comunicação 36

37 Tecnologias de Colaboração e Comunicação
Telefone Fax Telefone via Internet 37

38 Tecnologias de Colaboração e Comunicação
Mensagem Eletrônica 38

39 Tecnologias de Colaboração e Comunicação
Videoconferência 39

40 Tecnologias de Colaboração e Comunicação
Salas de Bate-Papo 40

41 Fóruns/Listas de Discussão
Tecnologias de Colaboração e Comunicação Fóruns/Listas de Discussão 41

42 Tecnologias de Colaboração e Comunicação
Wikis 42

43 Tecnologias de Colaboração e Comunicação
Groupware 43

44 Tecnologias de Colaboração e Comunicação
Workflow 44

45 Compartilhamento e disseminação do conhecimento
Tecnologias de Networking 45

46 Tecnologia de Networking
GESTÃO DO CONHECIMENTO Repositório do Conhecimento do Ipea RCIpea Aprendizado Continuo Acessa e Aplica Valida e Renova Repositório do Conhecimento APRENDER DURANTE APRENDER ANTES Objetivos Resultados DEPOIS PROJETO DO PROGRAMA DE TRABALHO / PROCESSO DE APOIO/FINALÍSTICO Figura 2: Ciclo Operacional de GC Adaptado do modelo de GC da British Petroleum (APO, 2009) 46

47 Tecnologia de Networking
Intranet 47

48 Extranets 48

49 Tecnologia de Networking
Comunidades de Prática 49

50 Internalização e utilização do conhecimento
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51 Tecnologias de ensino a distância
Tecnologias de inteligência artificial 51

52 FIM DO MÓDULO 8. Práticas de Gestão do Conhecimento Obrigado!
Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Técnico de Planejamento e Pesquisa Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) Presidência da República Tel.: (61) Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (MGCTI) Universidade Católica de Brasília 54

53 Leitura para a próxima aula
Próximo Módulo: Estratégias de Gestão do Conhecimento (Módulo 9) Texto a ser resumido para a próxima aula: BATISTA, Fábio F. Batista. Revisão da literatura in BATISTA, Fábio F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, 2012. O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 55


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