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ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICAS

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICAS"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICAS
É definida com um processo contínuo e iterativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriado e integrado a seu ambiente

2 Origem da Palavra A palavra Estratégia deriva da palavra strategia que, em grego antigo, significa a Qualidade e a Habilidade do General, ou seja, a capacidade de o comandante organizar e levar a cabo as campanhas militares. Stratós/stratia - Exército acampado Stratéia - Expedição/campanha. Strategeo - Liderar como um general. Strategós - Comandante de exército. Strategia - Qualidades e habilidades do general. Definições de ESTRATÉGIA : Aurélio:Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos. Michaelis:Arte de dirigir coisas complexas.

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4 OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
O principal objetivo da Administração Estratégica é criar riqueza para os proprietários (acionistas) da empresa por meio da satisfação das necessidades e expectativas de outros stakeholders (Funcionários, acionistas, clientes, fornecedores, comunidade, governo – federal, estadual, municipal).

5 ETAPAS Definir: a Missão, Visão, Negócio, Metas e Objetivos da Organização. Analisar o Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças. Analisar o Ambiente Interno: Pontos Fortes e Pontos Fracos. Selecionar a Estratégia mais apropriada. Implementar a Estratégia. Controlar e Interpretar os resultados

6 PLANEJAMENTO Planejamento em Administração é criar uma missão para a empresa, perseguir esta missão com objetivos claros e de longo prazo e construir as formas de se alcançar esses objetivos. Essas formas são as estratégias.

7 O QUE É PLANEJAMENTO? é um Processo de Tomada Antecipada de Decisão. Mas nem todo Processo Decisório é Planejamento.  é um Sistema de Decisões, porque é um conjunto de decisões interdependentes. Este conjunto de decisões interdependentes implica em várias ações que não são possíveis de serem executadas de uma só vez.  é um Processo, porque é um conjunto de decisões interdependentes, que não podem ser subdivididos em Estruturas independentes.

8 O PLANEJAMENTO PODE SER ESTRATÉGICO E TÁTICO
Não é muito clara a distinção entre Planejamento Estratégico e Planejamento Tático. Porque depende da Magnitude de seu Efeito, de sua Amplitude de Tempo e Abrangência no Espaço. E tudo isso, é muito relativo, varia no Espaço e no Tempo. Varia de empresa para empresa, de uma época para outra.

9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Magnitude de seu efeito, sobre a empresa e ao mercado como um todo; Amplitude de tempo, isto é, a Longo Prazo; Abrangência no Espaço, isto é, quanto mais envolver a empresa e o mercado como um todo.

10 PLANEJAMENTO TÁTICO E, evidentemente, dizemos que é Tático, quando consideramos algo no sentido oposto ao estratégico. Tática é uma atividade especifica realizada para atingir um objetivo.

11 PARTES DO PLANEJAMENTO
Fins, especificando Objetivos e Metas; Meios, escolhendo Políticas, Programas, Procedimentos e Práticas para atingir Objetivos; Recursos, reunindo Dinheiro; Ativo Fixo; Insumos Básicos e Serviços; Pessoal. Implantação, de acordo com Fins, Meios e Recursos. Controle, tomar medidas corretivas comparando Resultados com Fins.

12 FILOSOFIAS DE PLANEJAMENTO
Significa a estratégia de planejamento, isto é, como é encarado o planejamento e de que forma se buscam seus resultados. Essa estratégia, obviamente, depende da situação em que se encontra a empresa e de todo o contexto do mundo dos negócios. Nesse sentido, são 3 as filosofias:

13 FILOSOFIAS DE PLANEJAMENTO
1a. FILOSOFIA DE SATISFAÇÃO Sonha-se o ideal, mas geralmente busca-se não exatamente esse ideal, mas o que é possível de realizar, isto é, o viável. É uma filosofia tanto quanto conservadora mas realista, com “pé no chão”, que sempre diz que “o ótimo é inimigo do bom”.

14 FILOSOFIAS DE PLANEJAMENTO
2a. FILOSOFIA DE OTIMIZAÇÃO Busca-se a Maximização de Resultados e Desempenhos e a Minimização de Custos e Recursos, tão bem quanto possível. Nesse sentido, busca-se resultado ótimo através de desempenho ótimo, recorrendo-se a aplicação de Simulações e Modelos de Otimização, fornecidos principalmente pela Ciência da Pesquisa Operacional.

15 FILOSOFIAS DE PLANEJAMENTO
3a. FILOSOFIA DE ADAPTAÇÃO Entende-se planejamento não como um instrumento à parte para se obter algum resultado, mas como parte de um processo natural da empresa, implementando-se ações prospectivas e evitando-se aquelas retrospectivas. Assim, planejamento faz parte da empresa que busca o progresso. E como ignoramos a maior parte das coisas deste mundo, e além do mais, o futuro é coberto de incerteza, tem-se que precaver para garantir a continuidade operacional de uma empresa em casos de eventos inevitáveis que poderão ocorrer no futuro: daí a preocupação em preparar a empresa para situações críticas, criando e executando-se um Plano de Contingência.

16 Gestão Estratégica O conceito de Gestão Estratégica é muito mais abrangente que o do Planejamento Estratégico. Ele engloba desde as avaliações de diagnósticos e de prontidão, a estruturação do processo de planejar e formular um propósito compartilhado para a organização, a escolha de estratégias, a fixação de metas e desafios, até mesmo a atribuição de responsabilidades para o detalhamento dos planos e projetos e para conduzir e acompanhar as etapas de sua implantação. Inclui também, processos formais de revisão dos planos para mantê-los sempre adequados as realidades externas e internas da organização

17 Conceituando Gestão Estratégica
Processo sistemático, planejado, gerenciado, executado e acompanhado sob a liderança da alta administração da instituição, envolvendo todos os gerentes e colaboradores da organização.

18 Finalidade da Gestão Estratégica
Assegurar o crescimento, a continuidade e a sobrevivência da instituição por meio da adaptação contínua de sua estratégia, de sua capacitação e de sua estrutura, possibilitando-lhe enfrentar as mudanças observadas ou previsíveis no seu ambiente externo ou interno, antecipando-se a elas.

19 O Propósito da Organização
São os alicerces estratégicos de uma organização.São compostos por sua: Visão Missão Princípios e Valores Opção Estratégica

20 VISÃO DECLARAÇÃO DA VISÃO Missão Valores O que somos ?
No que acreditamos ? O que queremos ser ? Missão Valores Objetivos

21 VISÃO É um modelo mental claro e ‘luminoso’ de um estado ou situação altamente desejável! De uma realidade futura – possível. Descrito de forma simples, objetiva partilhada por todos os dirigentes e colaboradores da organização. É o rumo e o curso dos negócios futuros de uma organização; um conceito de orientação para o que a organização está tentando fazer e torna-se

22 VISÃO A Visão é a expressão formal dos FUNDAMENTOS de um empreendimento (declaração de princípios) Fundamentos: elementos de ORIENTAÇÃO da atividade empresarial É composta pelos seguintes elementos componentes: MISSÃO VALORES OBJETIVOS

23 Visão Estratégica Fornece um quadro em perspectiva de “o que somos, o que fazemos e para onde vamos”. A visão da gerência sobre o tipo de empresa que se está tentando criar e o tipo de posição no negócio que se está tentando atingir representa uma visão estratégica para a empresa; O desenvolvimento e publicação da missão do negócio e da visão estratégica pela gerência, fornece o rumo da empresa.

24 Conceito de Missão resposta personalizada da gerência para a pergunta “Qual é o nosso negócio e o que estamos tentando fazer em benefício de nossos clientes?” Uma declaração de missão delineia as atividades da organização e as qualidades do negócio. qual é a necessidade básica que a organização pretende suprir? que diferença faz ela existir ou não? para que serve? para que existe? qual é a sua ‘razão de ser’? qual a motivação básica que inspirou seus fundadores?

25 COMPONENTES DA MISSÃO Ela é diretiva e não limitadora e indica:
Onde concentrar recursos Onde procurar novas oportunidades Onde construir o sucesso da empresa Ela contém: O negócio da empresa (necessidades a atender) O cliente da empresa e o que é valor para o mesmo (segmentos de mercado) As competências básicas da empresa e a forma de atuação do negócio (conhecimentos e tecnologias a empregar)

26 VALORES Convicções claras e fundamentais que a empresa defende e adota como guia de gestão do seu negócio (crenças e posturas éticas: certo e errado, bom e ruim, importante e não importante)

27 Princípios e Valores Princípios são aqueles pontos e tópicos os quais a organização não está disposta a mudar, aconteça o que acontecer. Valores são características, virtudes, qualidades da organização que podem ser objeto de avaliação. São convicções claras e fundamentais que a empresa defende e adota como guia de gestão do seu negócio (crenças e posturas éticas:certo e errado, bom e ruim, importante e não importante). São pontos e tópicos os quais a organização não está disposta a mudar, aconteça o que acontecer. Em alguns casos, pode vir expressos como uma carta de princípios, um credo ou uma profissão de fé, declarando quais são as crenças básicas da organização.

28 Opção Estratégica Onde a empresa deve concentrar seu foco, sua energia, seus investimentos, sua atenção e suas ações estratégicas. Trilema Estratégico: Fornecimento de produtos e serviços de ponta. Busca da excelência operacional Estreitamento e relacionamento com seus clientes. A organização precisa decidir em qual dos três pontos acima a empresa deve se concentrar, porém sem descuidar das demais.

29 Definição de Negócio AMPLA RESTRITA Bebidas Refrigerantes Calçados
Calçados atléticos Equipamentos Equipamentos de jardim Viagens e turismo Cruzeiros para o Caribe Correio global Entrega noturna

30 Definição de Negócio ESTREITA AMPLIADA A empresa vende tinta
A empresa atua no mercado de revestimentos A empresa vende impressos A empresa atua no mercado de comunicação A empresa vende roupas A empresa atua no mercado de moda A empresa vende passagens A empresa atua no mercado de turismo e lazer

31 Objetivos Representam o compromisso gerencial de produzir resultados específicos por determinado tempo. A experiência ensina que as empresas cujos gerentes estabelecem objetivos para cada área chave de resultado e buscam agressivamente ações calculadas para atingir suas metas de desempenho, tipicamente superam as empresas cujos gerentes são cheios de boas intenções, tentam persistentemente e aguardam o sucesso.

32 Definindo Objetivos e Metas
Objetivos são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Metas são declarações específicas que se relacionam diretamente a um determinado objetivo. Diferenças objetivo relaciona-se com palavras (esboçando o quadro geral); e meta com números (complementando-o com os detalhes específicos).

33 Exemplos de Objetivos Manter índice de satisfação dos clientes acima de 95% Manter índice de rejeição de peças abaixo de 1% Manter prazo de entrega inferior a 72 horas Manter Certificação ISO 9001

34 Exemplos de Metas Crescer vendas globais anuais em 25% dentro de 24 meses Reduzir desperdício de matéria prima em 30% em valor até 31/12/2009 Obter certificação ISO na Planta XYZ até 31/12/2014 Reduzir turnover de funcionários para 10% ao ano a partir de 2011

35 O Ambiente Externo Por ambiente externo, deve-se entender as forças que as empresas não podem controlar, o que requer do administrador muita atenção. Os administradores devem acompanhar e lidar constantemente com os acontecimentos externos. As organizações podem influenciar o ambiente externo, todavia, o ambiente externo exerce poder muito superior, que não deve ser ignorado. O ambiente externo da empresa está subentendido em um ambiente competitivo, composto pelos concorrentes, fornecedores, consumidores etc. Em um nível mais geral está o macroambiente, que inclui o ambiente político, as condições econômicas e outros fatores.

36 Demografia Valores Culturais Ética no Trabalho A Modernidade Processo de Inovação Processo de Transferência de Tecnologia Leis: Federais Estaduais Municipais Internacional Econômico

37 Fatores do Macroambiente
Ambiente Internacional – A União Européia, A Globalização, Os Tigres Asiáticos, O Nafta (North American Free Trade Agreement), O resto do mundo. Ambiente Legal e Político – Leis, Taxações, políticas econômicas e regras comerciais. Economia – Devemos lembrar das interrelações entre economia nacional e internacional. Taxas de juros, taxa de câmbio, desemprego, oferta, demanda (mercado). Tecnologia – como variável ambiental e como variável organizacional. A evolução da tecnologia favorece a criação de novos mercados. Social – Demografia (grupos sociais – imigração); Valores Culturais, Éticos.

38 Análise de Cenários do Macroambiente
O âmbito de ação dos cenários: Economia Ambiente Legal / Política Ambiente Internacional Tecnologia Social Geralmente a análise de cenários apresenta 3 escopos: Tendências: macrofatores que impactam genericamente em nossa empresa Oportunidades: fatores específicos com impacto positivo em nossa empresa Ameaças: fatores específicos com impacto negativo em nossa empresa

39 Fatores do Ambiente Competitivo
Todas as organizações são afetados pelos componentes gerais do macroambiente que foram discutidos. Cada organização também funciona em um ambiente competitivo mais próximo e imediato. O ambiente competitivo compreende organizações específicas com as quais a organização interage. Administrar significa mais que reagir e adaptar-se aos ambientes: pode também significar modificar ou moldar o ambiente da organização. O modelo do Professor Michael Porter, estrategista, escritor e consultor, influenciou o pensamento e a prática da tomada de decisões estratégicas.

40 Modelo de Porter do Ambiente Competitivo

41 Fatores do Ambiente Competitivo
Concorrentes: antecipar as ações do concorrente, mas, Quem é o concorrente? Como eles competem? Ameaça de novos entrantes: Quanto maiores as barreiras de entrada, maior a proteção do mercado da organização. (Governo, necessidade de capital, custos mais favoráveis relacionados ao porte, canais de distribuição). Ameaça de substitutos: os avanços tecnológicos conduzem ao desenvolvimento de substitutos para os produtos existentes. Fornecedores: poder dos fornecedores (preço, qualidade, sindicatos, custos da mudança). Consumidores: Consumidores finais e consumidores intermediários, podem atuar como fomentadores de competição entre as empresas.

42 Análise Ambiental (Oportunidades e Ameaças)
Fator Não Atrativo Atrativo Concorrentes Muitos; crescimento lento do setor; mesmo porte. Poucos; alto crescimento do setor; portes desiguais; produtos diferenciados. Barreiras à entrada Grande ameaça; poucas barreiras à entrada. Pequena ameaça; muitas barreiras. Substitutos Muitos Poucos Fornecedores Poucos; alto poder de barganha. Muitos; pequeno poder de barganha. Consumidores


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