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PROCESSOS PEDAGÓGICOS

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Apresentação em tema: "PROCESSOS PEDAGÓGICOS"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSOS PEDAGÓGICOS
JOSÉ INÁCIO JARDIM MOTTA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/ENSP

2 CONTEXTO E DESAFIOS “Vivemos tempos de exclusão e de guerra. Tempos onde a violências e a segregação se apoderam da vida de milhões de pessoas. Vivemos em um mundo onde o próprio mundo parece ser um privilégio daqueles que podem pagar pelo espaço que nele ocupam. Vivemos tempos de desencanto e desilusão. Tempos que pretendem reprimir o espaço da esperança. Tempo onde falar do possível acabou se tornando uma desculpa para esquecer o impossível. Tempos possíveis: ou seja, tempos sem possibilidades para que o impossível alimente sonhos, inspire lutas, construa projetos”. Pablo Gentile

3 EDUCAÇÃO E CONTEXTOS Escala da clientela: enorme ampliação de necessidades em razão da grande quantidade de novos postos de trabalho criados pela descentralização. Diversidade da clientela: além dos profissionais de saúde, incluem-se profissionais de outras áreas (engenharias, ciências sociais, pedagogia, direito, etc.), para cumprir as tarefas da interdisciplinaridade e da intersetorialidade, e também os cidadãos usuários, para cumprir tanto as tarefas do controle social quanto as de responsabilização para a autonomia

4 Perfil profissional requerido: capacidades técnicas e políticas para solucionar problemas complexos (não só aplicar normas, nem empregar pacotes de conhecimentos disciplinares); capacidade de aprender com a prática (mobilizar conhecimentos a partir da experiência anterior e buscar novos conhecimentos a partir da prática atual); capacidade de investigar e produzir conhecimento (inovação) a partir da prática.

5 FORMAR EM ESCALA Educação à distância como estratégia de implementação de políticas públicas Processos, perfis e fenômeno educativo em EAD Quem são os tutores? Quem são os sujeitos de aprendizagem? Perspectiva de auto aprendizagem Interatividade e ambiência humana EAD : como se estruturam seus processos formativos? Seus currículos?

6 EDUCAÇÃO E PRÁTICA SOCIAL
INTENCIONALIDADE FORMAS DE VER O MUNDO E SUAS RELAÇÕES CONHECIMENTO SOCIALIZAÇÃO PRODUÇÃO PRÁTICA SOCIAL

7 EDUCAÇÃO O CAMPO “prática espontânea que responde pelas necessidades mais elementares de conservação e auto-reprodução” (necessidades referindo-se à produção das condições materiais de sobrevivência físico-biológica); “a educação é pois, prática deliberada e submetida a permanente questionamento e conduzida a finalidades coletivamente instituídas. A prática de educação assim, se faz acompanhar por uma intensa atividade investigativa, de exame e reflexão”. Nessa perspectiva surgem as teorias da educação. Teoria: “descobre”o “real” há um correspondência entre a “teoria”e a “realidade”. A teoria é uma representação, uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade.

8 TEORIAS TEORIAS TRADICIONAIS: pretendem ser neutras, científicas, desinteressadas. Aceitam os conhecimentos e saberes dominantes e acabam por se concentrar em questões técnicas Aqui não interessa “o que?”mas o “como fazer”. TEORIAS CRÍTICAS E PÓS CRÍTICAS: não se limitam a perguntar “o que?” mas submetem a um constante questionamento. O central não é “o que” mas o “por que?”.Estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.

9 VÁRIOS SENTIDOS...VÁRIAS TEORIAS
ENSINO OBJETIVOS IDEOLOGIA ALTERIDADE SEXUALIDADE CURRÍCULO OCULTO LIBERTAÇÃO PODER DIDÁTICA PLANEJAMENTO CULTURA DISCURSO SUBJETIVIDADE RELAÇÕES SOCIAIS EMANCIPAÇÃO CLASSE SOCIAL METODOLOGIA ETNIA RESISTÊNCIA MULTICULTURALISMO DIFERENÇA EFICIÊNCIA REPRESENTAÇÃO AVALIAÇÃO

10 TEORIAS TRADICIONAIS:sociedade em harmonia
TEORIAS TRADICIONAIS:sociedade em harmonia. Educação como estratégia de equalização social. Categorias: ensino, aprendizagem, avaliação, didática, organização, planejamento, objetivos, eficiência. TEORIAS CRÍTICAS: sociedade desarmônica espelho das disputas entre diferentes classes sociais. Educação como estratégia de libertação. Categorias: ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, relações sociais de produção, emancipação, currículo oculto, resistência. TEORIAS PÓS-CRÍTICAS: sociedade também desarmônica mas diferem das teorias críticas ao enfatizarem o conceito de discurso ao invés do de ideologia. Categorias: identidade, alteridade, subjetividade, diferença, significação e discurso, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo.

11 “A CIÊNCIA TEM DISCIPLINAS, A UNIVERSIDADE TEM DEPARTAMENTOS, O GOVERNO TEM SETORES, PORÉM A REALIDADE TEM PROBLEMAS” MATUS

12 EDUCAÇÃO COMO COMPLEXIDADE DISCIPLINAR
INTERDISCIPLINARIEDADE: implica em uma axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas, cujas as relações são definidas a partir de um nível hierárquico superior, ocupado por uma delas. TRANSDISCIPLINARIEDADE: indica uma integração das disciplinas de um campo particular sobre a base de uma axiomática geral compartilhada, sua coordenação é assegurada por referência a uma base de conhecimento comum, com tendência a horizontalização das relações interdisciplinares.

13 TRAJETÓRIA PARA UMA FORMAÇÃO
Teorias da educaçao/teorias de currículos; Processos de aprendizagem, do ensinar ao apreender; Metodologias Pedagógicas; Processos de avaliação de ensino.

14 TRAJETÓRIA PARA UMA FORMAÇÃO
Teorias da educaçao/teorias de currículos; Processos de aprendizagem, do ensinar ao apreender; Metodologias Pedagógicas; Processos de avaliação de ensino.

15 ALGUMAS DE NOSSAS REFERÊNCIAS
Curriculares: integração e interdisciplinaridade, conteúdos como insumos; De ensino-aprendizagem: centrado no sujeito, visando aprendizagens significativas; Construção de mapas conceituais; Metodológicas: problematização, resolução de problemas; O conhecimento pertinente deve enfrentar a complexidade (complexus, significa o que foi tecido junto).

16 ALGUMAS POSSIBILIDADES CURRÍCULARES
Currículo tradicional: parte-se de um corpo de conhecimentos pré- existentes, organizados na forma de disciplinas escolares e profissionais; Currículo por competências: parte-se de competências consideradas necessárias ao desempenho eficiente e eficaz diante de situações concretas. Quando associadas às situações profissionais, as competências são deduzidas da analíse do processo de trabalho; Currículo por competência e integrado: pelo fato de a competência implicar a resolução de problemas ou alcançar resultados, considera-se que a “pedagogia das competências” possa converter o currículo em um ensino integral, mesclando-se nos problemas, conhecimentos gerais, profissionais e as experiências de vida e de trabalho que, normalmente, são tratadas isoladamente. NOSSA PERSPECTIVA É A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO CURRÍCULAR HÍBRIDO CONSIDERANDO OS APORTES TEÓRICOS ILUMINADOS PELAS TEORÍAS CRÍTICAS E PÓS- CRÍTICAS

17 PROBLEMATIZAÇÃO E CURRICULO
Dewey: educação estreitamente ligada às demandas concretas da vida social; Saviani: a problematização deve-se inserir na perspectiva do materialismo-histórico-dialético, com seus requisítos de radicalidade, rigor e globalidade, dialeticamente articulados entre si, enfatizando o ‘sujeito cognoscente’. Freire: destaca a necessidade de um compromisso com a transformação da realidade estudada, pela ação do sujeito. Ênfase no ‘sujeito práxico’. Ausubel: enfatiza o ‘sujeito aprendente’, aquele que aprende a aprender

18 PROBLEMATIZAÇÃO E CURRÍCULO
Implica em construir toda uma trajetória curricular centrada na resolução de problemas. Essa abordagem passa a ser o eixo norteador da organização dos tempos e espaços escolares, das disciplinas e das relações sociais no processo educativo.

19 ALGUNS PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM
APRENDIZAGEM CUMULATIVA: nenhum tópico será abordado de forma completa e definitiva, mas sim, reintroduzido repetidamente; APRENDIZAGEM INTEGRADA: os conteúdos não devem ser apresentados isoladamente, mas disponibilizados para estudos na medida que se relacionam com o problema; APRENDIZAGEM PROGRESSIVA: as habilidades requeridas vão se transformando à medida que os aprendizes amadurecem.

20 “O currículo é lugar, espaço, território
“O currículo é lugar, espaço, território.O currículo é relação de poder.O currículo é trajetória, viagem, percurso. O currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade. O currículo é texto, discurso, documento. O currículo é documento de identidade” Tomaz Tadeu da Silva


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