A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rompendo Paradigmas María Cristina Plencovich Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola UFRRJ, Seropédica, 28 Abril 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rompendo Paradigmas María Cristina Plencovich Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola UFRRJ, Seropédica, 28 Abril 2008."— Transcrição da apresentação:

1

2 Rompendo Paradigmas María Cristina Plencovich Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola UFRRJ, Seropédica, 28 Abril 2008

3 Paradigmas Kuhn, 1962. A Estrutura das Revoluções Científicas Conjunto de regras e regulamentos que estabelecem limites e permitem resolver problemas A ciência baséia-se em paradigmas compartilhados, não nos métodos nem em conjuntos de fatos O progresso na ciência tem sido descontinuado e revolucionário, não incremental e progressivo

4 Para Kuhn O conhecimento científico, como os outros tipos de atividades humanas, é um processo de construção social

5 Qué são os Paradigmas? São pré-requisitos e a base da ciência Desenham um mapa do mundo e fazem perguntas que podem se responder dentro dos limites do paradigma Os paradigmas definem os métodos que se usam para responder essas perguntas

6 Existem paradigmas na filosofia, na ciência, na técnica, na tecnologia, na vida comum...

7 Que têm a ver os paradigmas con as escolas agropecuárias?

8 Locus epistemológico das escolas agropecuárias como lugar de construção de saberes Ciências Agropecuárias Ciências Sociais Ciências Naturais

9 Locus socioeconômico e cultural das escolas agropecuárias como lugar educativo, de construção da cidadania, de formação integral Setor agropecuário Família, comunidade

10 Locus das escolas agropecuárias Ciências Agropecuárias Ciências NaturaisCiências Sociais meio sociocultural família agricultura familiar setor agropecuário

11 ? Quando se rompem os paradigmas? Que paradigmas se rompem?

12 Um paradigma perde sua eficácia se não pode fornecer soluções ou orientações suficientes para resolver situações

13 Exercicio

14 refugos carreira, bem-estar, poder

15

16 Paradigmas nas Ciências Pedagógicas Desde práticas focadas no professor (magistrocentrismo) Os conteúdos se consomem Aprendizagem dominado pela teoría ou pela prática Curriculum disciplinar Se aprende de uma vez e para sempre As práticas focadas no aluno, com intervenção ativa do professor Os conteúdos se descobrem, se constroem Retroalimentação Desde a disciplina, a aprendizagem dirige-se a modelos interdisciplinares Aprender a aprender e aprender a empreender

17 Paradigmas nas Ciências Pedagógicas Habilidades giráis Competências individuáis Aulas magistráis, forma expositiva Avaliação focada em resultados baseada nos processos Competências estratégicas Competências institucionais Metodologías alternativas: método do projeto, método do caso, ABP, resolução de problemas Avaliação integral

18 Uma escola alternativa Porém... rápido !!!

19 Escola e território rural agropecuário território

20 Escola e Territorio Cómo articular a atuação da escola às práticas culturais do território em que está inserida?

21 Paradigmas nas Ciências Agrícolas Conhecimentos tecnológicos e técnicos Abordagem reducionista Disciplinas únicas/soma de disciplinas Interesse focado na productividade Sistemas agropecuários como sistemas duros (hard systems) Conhecimientos tecnológicos, técnicos econômicos e socioculturais. Gestão de políticas Abordagem holística. Interdisciplinaridade, transdiciplinaridade Productividade, eqüidade na distribuição dos produtos e benefícios econômicos, sustentabilidade Sistemas brandos (soft systems)

22 Mutacões paradigmáticas no setor agropecúario Exemplo Agricultura convencional (com rotações) Agricultura contínua Características: Impossibilidade do paradigma para resolver: Poluição da água Erosão de solos Crise econômicas Toma de decisões baseadas em visões compatimentadas Concepção unidimensional das ciências Exemplo Agricultura convencional Agricultura contínua Características: Impossibilidade do paradigma para resolver: Poluição da água Erosão de solos Crise econômicas Toma de decisões baseadas em visões compartimentadas Concepção unidimensional das ciências

23 Exemplo Agricultura com baixo nível de insumos Características: Uso de corretivos de solo Controles naturais de pragas e doenças Análise sistêmica das explorações agropecuárias (Processos físicos, químicos, biológicos, socioeconômicos e culturais Concepção interdisciplinar das ciências Mutacões paradigmáticas no setor agropecú ario

24 Didática profissional socio-construtiva Um paradigma ainda balbuciante

25 A formação inicial permite aos professores se manter em exercício nas salas de aula até sua aposentadoria?

26 sólidos conhecimentos básicos uma formação metodológica rigorosa estágios nas aulas de professores experientes

27 sólidos conhecimentos básicos uma formação metodológica rigorosa estágios nas aulas de professores experientes Voila! um/a professor/a de escola agropecuária

28 Conceitos chave da didática profissional

29 1.1 - As competências críticas 1.2 - Os esquemas 1.3 - Os invariantes operatórios 2 - Conceituação da ação pelo sujeito 3 – Transposição didática e simulação; o debriefing 4 – «Guidage» (orientação) da atividade pelo formador 5 - Fatores limitativos do sucesso das intervenções 6 - Exploração e análise de estudos: Reflexões em torno das práticas formativas.


Carregar ppt "Rompendo Paradigmas María Cristina Plencovich Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola UFRRJ, Seropédica, 28 Abril 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google