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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão 2011/02
Aula Um

3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O' BRIEN 3 Edição | 2010

4 MÓDULO I | CONCEITOS FUNDAMENTAIS Capítulo 1 - Fundamentos dos sistemas de informação nas empresas Capítulo 2 - Competindo com tecnologia da informação MÓDULO II | TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Capítulo 3 - Hardware Capítulo 4 - Software Capítulo 5 - Gerenciamento de dados Capítulo 6 - Telecomunicações e redes MÓDULO III | APLICAÇÕES EMPRESARIAIS Capítulo 7 - Sistemas de e-business Capítulo 8 - Sistemas de e-commerce Capítulo 9 - Sistemas de apoio às decisões MÓDULO IV | PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO Capítulo 10 - Desenvolvimento de soluções de e-business MÓDULO V | DESAFIOS DO GERENCIAMENTO Capítulo 11 - Segurança e desafios éticos de e-business Capítulo 12 - A empresa e a administração globalizada da tecnologia de e-business

5 I - Fundamentos de Sistemas de Informação
Sistemas de Informação – James A. O’Brien – Editora Saraiva

6 Um Referencial para os Usuários Finais da Empresa

7 Componentes de um Sistema de Informação

8 O que é um Sistema de Informação?
Entrada de Recursos de Dados Processamento Saída de Produtos de Informação Controle do Desempenho do Sistema Armazenamento de Recursos de Dados

9 O que é um Sistema? Ambiente Outros Sistemas Processos de Fabricação
Entrada de Matérias-Primas Saída de Produtos Acabados Ambiente Outros Sistemas Controle pela Administração Sinais de Controle Feedback Fronteira do Sistema

10 Componentes de um Sistema de Informação

11 Dados versus Informações
Relatório Mensal Vendas - Região Oeste Oeste Charles Mann 79154 Sapatos Vendedor: Charles Mann Emp No Item Quant. Preço Sapatos

12 Apoio às Operações e aos Processos
Principais Papéis dos Sistemas de Informação Apoio às Estratégias para Vantagem Competitiva Apoio à Tomada de Decisão Empresarial Apoio às Operações e aos Processos

13 História do Papel dos Sistemas de Informação
Processamento de Dados Relatórios Administrativos Apoio à Decisão Estratégico e Usuário Final Comércio Electrônico Processa- mento Eletrônico de Dados Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Computação do Usuário Final Inf. Executiva Sistemas Espe- cialistas Inf. Estratégica Empresa e Comércio Eletrônicos Interconectados E-Business e E- Commerce

14 A Empresa de e-Business
A Internet Fornecedores e Outros Parceiros da Empresa Fronteira da Empresa Administração da Cadeia de Suprimentos Compras, Distribuição, e Logística Extranets Engenharia & Pesquisa Fabricação e Produção Contabilidade e Finanças Intranets Gerenciamento da Relação com o Cliente Marketing Vendas Atendimento ao Cliente Extranets Consumidores e Clientes da Empresa

15 Tipos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação
Apoio às Apoio Operações Gerencial Sistemas de Sistemas Sistemas Sistemas de Sistemas de Sistemas de Processa- mento de Transações de Controle Colaborativos Informação Apoio à Informação Gerencial Decisão Executiva de Processos

16 Outras Categorias de Sistemas de Informação
Sistemas Especialistas Sistemas de Gerenciamento do Conhecimento Sistemas de Informação Empresarial Sistemas de Informação Estratégica Sistemas de Informação Interfuncional

17 Desafios Gerenciais da Empresa de e-Business
Estratégias Empresariais Processos Empresariais Necessidades Empresariais Relação com o cliente Parceiros da empresa Fornecedores Clientes da empresa Considerações Éticas Riscos Potenciais? Leis potenciais? Respostas possíveis? Recursos Humanos de SI Desenvolvimento de SI Infra-estrutura de TI Desempenho dos SI Cultura e Estrutura da Organização Aceitação do Usuário

18 II - Competindo com a Tecnologia da Informação
Sistemas de Informação – James A. O’Brien – Editora Saraiva

19 O Ambiente Competitivo
Ameaça de novos Concorrentes Poder de Barganha dos Fornecedores Rivalidade dos Concorrentes Ameaça de Substitutos Poder de Barganha dos Clientes

20 Estratégias Competitivas Básicas
Estratégia de Liderança de Custo Estratégias de Diferenciação Estratégias de Inovação Estratégias de Crescimento Estratégias de Aliança

21 Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação
Melhorar o Processo Empresarial Estratégia Papel da TI Utiliza TI para reduzir custos de processos empresariais Utiliza TI para melhorar a qualidade Utiliza TI para ligar a empresa a clientes e fornecedores Utiliza TI para criar novos produtos ou serviços Cria Novas Oportunidades Empresariais Mantém Clientes e Relacionamentos Valiosos Resultado Melhor Eficiência

22 Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação
Erigir Barreiras à Entrada Construir uma Plataforma Es- tratégica de TI Construir uma Base Estratégica de Informação Estratégia Papel da TI Aumentar a quantidade de investimento ou a complexidade da TI necessária à competição Utiliza TI para fornecer informação para apoiar a estratégia competitiva da empresa Alavancar investimento em recursos de SI para uso estratégico e operacional Aumento da Participação no Mercado Cria Novas Oportunidades Empresariais Aprimora a Colaboração na Organização Resultado

23 Administração de Recursos Humanos Desenvolvimento Tecnológico
A Cadeia de Valor Coordenação Administrativa e Serviços de Apoio Administração de Recursos Humanos Competitiva Desenvolvimento Tecnológico Compra de Recursos Logística Interna Operações Logística Externa Marketing e Vendas Atendimento ao Cliente Vantagem

24 Cadeias de Valor Baseadas na Internet
Vendas e Distribuição Suporte e Feedback do Cliente Marketing Pesquisa de Produto Capacidades da Internet Dados para pesquisa de mercado, estabelece respostas do consumidor Acesso a comentários online do cliente Resposta imediata a problemas do cliente Baixo custo de distribuição Atinge novos clientes Multiplica os pontos de contato Benefícios para a Empresa Oportunidade de Vantagem Aumento da participação de mercado Maior satisfação do cliente Menores margens de custo

25 Posicionamento Estratégico das Tecnologias da Internet
Alta Penetração no Mercado Mundial Transformação de Produtos e Serviços Estratégia Website de E-Commerce Serviços de TI de valor agregado E-Business; Grandes Intranets e Extranets Solução Conectividade de Clientes / Competição Dispositivos Externos Melhoria de Desempenho na Eficácia Empresarial Melhorias de Custo e Eficiência , Conversas online com clientes Intranets e Extranets Conectividade de Processo da E-Business Baixa Alta Dispositivos Internos

26 A e-Business Focada no Cliente
Permite aos clientes colocarem os pedidos diretamente Permite aos clientes verificarem pedidos anteriores e a situação da entrega Permite aos clientes colocarem os pedidos por meio de parceiros de distribuição Forma uma comunidade de clientes, funcionários, e parceiros Banco de Dados do Cliente Banco de Dados das transações Dá a todos os funcionários uma visão completa dos clientes Liga funcionários e parceiros de distribuição

27 Reengenharia de Negócios e Controle de Qualidade
Melhoria Empresarial Reengenharia Empresarial Definição Melhorar gradativamente os processos existentes Reformular radicalmente os processos empresariais Alvo Qualquer processo Processos empresariais estratégicos Retorno Potencial 10%-50% de melhorias Melhorias decuplicadas Risco Baixo Alto Quais Mudanças? Mesmos cargos - Maior eficiência Grandes reduções de cargos; novos cargos; importante reestruturação de cargos Viabilizadores Primários TI e Simplificação do Trabalho TI e reestruturação organizacional

28 A Concorrência Ágil e Focada no Cliente parceiros empresariais
Perfeito Cooperar com parceiros empresariais e concorrentes Previsão de necessidades futuras Personalização Conformidade Dar soluções de problemas aos clientes Organizar para controlar a mudança Acessibilidade Tempo de entrega Tempo para mercado dos clientes Alavancar o impacto de pessoas e recursos de SI Custo de transação Custo de serviços de valor agregado Agora Grátis

29 Empresas Virtuais Sem fronteiras Tecnologia Excelência Baseada na Confiança Adaptabilidade Oportunismo Seis Características das Empresas Virtuais

30 Sistemas de Gestão do Conhecimento
da solução Engenheiros de Desenvolvi- mento Pessoal de Apoio Técnico Gerentes de Produto Outros Vendedores Clientes A Internet Intranet

31 Sistemas de Informação – James A. O’Brien – Editora Saraiva
III - Hardware Sistemas de Informação – James A. O’Brien – Editora Saraiva

32 Tendências nas Capacidades dos Computadores
Primeira Geração Segunda Geração Terceira Geração Quarta Geração Quinta Geração Tendência: Rumo a menores, mais rápidos, baratos e confiáveis Tubos à vácuo (Válvulas) Transistores Circuitos Integrados Circuitos integrados semicondutores de escala grande (LSI) e muito grande (VLSI) Maior Poder Menor Espaço Tendência: Rumo a maior facilidade de aquisição e manutenção

33 Computadores portáteis Notebooks Desktops Estações de trabalho
Microcomputadores Computadores portáteis PDA, Instrumentos de Informação Notebooks Desktops Estações de trabalho Servidor de Rede Poderoso microcomputador utilizado em pequenas LANs

34 Computadores e Terminais de Rede
Computador de Rede (Cliente Magro) NetPC Terminal de Rede Vantagens Menor custo de aquisição Manutenção mais fácil Distribuição e licenciamento do software mais fáceis Padronização da plataforma de computação Requer pouco suporte ao usuário final Grande maneabilidade

35 Componentes do Sistema de Computador
Unidade Central de Processamento Unidade de Controle Unidade Lógico- aritmética Dispositivos de Saída Output Devices Processadores com Finalidades Especiais Armazenamento Principal Cache de Memória Dispositivos de Entrada Dispositivos de Armazenamento Secundário

36 Tendência na Tecnologia de Entrada
Cartões e Fitas de Papel Perfurados Cartões Tecla para Fita / Disco Entrada de Dados pelo Teclado, Dispositivos de Indicação Escaneamento Ótico Reconhecimento de Voz, Toque, de Caligrafia Tendência: Rumo a dispositivos de entrada diretos que sejam mais simples e fáceis de usar Primeira Geração Segunda Terceira Quarta Quinta

37 Dispositivos de Entradas mais Usuais
Teclado Dispositivos Indicadores Computação com o Uso de Caneta Reconhecimento de Voz Escaneamento Óptico Reconhecimento de Caracteres de Tinta Magnética Cartões Inteligentes Câmeras Digitais

38 Tendências da Tecnologia de Saída
Primeira Geração Segunda Terceira Quarta Quinta Cartões Perfurados, Relatórios e Documentos Impressos Impressos, Exibições em Vídeo Vídeo, Respostas em Áudio Vídeo, Reações à Voz, em Hyperlinks de Multimídia Tendência: Rumo a métodos de saída que se comuniquem de modo simples, rápido e claro

39 Dispositivos de Saída mais Usuais
Saída em Monitores dotados de tubo de raios catódicos (CRT) dotados de tela de cristal líquido (LCD) Saída Impressa Jato de tinta Laser

40 Tendências no Armazenamento
Primário Primeira Geração Segunda Geração Terceira Geração Quarta Geração Quinta Geração Tambor Magnético Núcleo Magnético Núcleo Magnético Chips de Memória LSI Chips de Memória VLSI Tendência: Rumo a grandes capacidades, usando circuitos microeletrônicos menores Armazenamento Secundário Fita Magnética Tambor Magnético Fita Magnética Disco Magnético Disco Magnético Fita Magnética Disco Magnético Disco Óptico Fita Magnética Disco Óptico Disco Magnético Tendência: Rumo a capacidades gigantes, utilizando mídia magnética e óptica


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