A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obesidade Infantil O que fazer?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obesidade Infantil O que fazer?"— Transcrição da apresentação:

1 Obesidade Infantil O que fazer?

2 Importante !!!!! A obesidade infantil tem crescido muito no Brasil nas últimas duas décadas. Essa pode estar relacionada a fatores hereditários, mas também a maus hábitos alimentares e sedentarismo.

3 Índices - Alarmantes Prova disso é a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008/2009) divulgada no dia 28/11/2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta para o excesso de peso entre crianças e adolescentes no Brasil. A pesquisa mostrou que 33,5% das crianças entre 5 a 9 anos de idade apresentam sobrepeso, enquanto 14, 3% sofrem de obesidade infantil. Dentro deste grupo, 16,6% são meninos e 11,8% são meninas. Em contrapartida, 4% das crianças nessa mesma faixa etária apresentam estão com peso muito abaixo do esperado. Foi observado que o problema de excesso de peso ocorre principalmente em regiões urbanas e que o déficit de peso diminui consideravelmente de acordo com a renda familiar total. Por exemplo, quanto maior a renda da família, menor o número de casos negativos. O resultado relacionado ao grupo de 10 a 19 anos de idade aponta que 20,5% dos jovens estão com excesso de peso, enquanto 4,9% foram considerados obesos. Entre os adultos, os números se mostraram ainda mais alarmantes, pois 49% apresentam excesso de peso enquanto 14,8 % estão obesos. A situação é um pouco mais complicada para o público feminino. De acordo com os estudos, as mulheres adultas correspondem à maioria quando o assunto é excesso de peso, sendo este um fator pouco alterado devido a situação do domicílio. Portanto, o que resta aos pais e responsáveis é cuidar da alimentação de seus filhos com cautela e atenção, pois os números são preocupantes e tendem apenas a crescer. Além disso, é importante ter em mente que uma infância saudável auxilia igualmente em uma vida adulta cheia de saúde.

4 No Mundo!!!! E na Região sudeste

5 Ações do Governo Brasileiro
PROMOÇÃO À SAÚDE Ação contra obesidade infantil atingirá 50 mil escolas Tema foi escolhido para a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em mais municípios de 5 a 9 de março O Ministério da Saúde intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em escolas públicas do país. A iniciativa vai envolver 11 milhões de alunos com idade entre 5 a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos municípios (ver quantidade por estado no fim do texto) que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE). A medida foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (23). Neste ano, mais de 50 mil escolas em municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas. O tema de trabalho prioritário em 2012 será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. “Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”. OBESIDADE - Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em No Programa Café com a Presidenta, Dilma Rousseff ressaltou a importância do envolvimento de todos na ação.

6 Quem resolve o problema?
O Problema se deve resolver em casa, através de exemplos de família. Esta correta a atitude do governo porém a atitude e nossa de uma conscientização cultural e social e gerar uma mudança que não e somente boa para nós mas para nossa família. Veja a Seguir.

7 Exercícios Físicos A prática de exercícios físicos aliada à alimentação equilibrada são regras fundamentais para todas as crianças.

8 Bons HÁBITOS VEM DE CASA
Uma alimentação mais saudável e a prática de atividades físicas podem ser favorecidas através de pequenas mudanças nos hábitos das crianças. Por enfrentarem várias complicações decorrentes da vida moderna, é essencial que os pais proporcionem aos filhos uma dieta equilibrada e atividades físicas. Bons hábitos alimentares podem ser aprendidos desde cedo, permitindo que a criança conheça desde os seis meses a maior variedade de sabores possível.

9 O que Você Tem ensinado ao seu Filho ou Sobrinho!!!
TAL PAI TAL FILHO O que Você Tem ensinado ao seu Filho ou Sobrinho!!! A criança aprende pelo modelo dos pais, por isso, quando os veem se exercitando, tal atitude serve de estímulo para que ela aprenda desde cedo a adquirir hábitos saudáveis. Quando os pais são sedentários, os filhos provavelmente o serão, e futuramente podem desenvolver doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.

10 Algumas Atitudes a Tomar!!!
Fugir da atração da TV e dos computadores e adotar brincadeiras que requerem movimentação, como esconde-esconde, pega-pega e amarelinha é um hábito saudável que pode ser estimulado pelos pais. Quanto à prática de alguma atividade física, essa precisa ser bem orientada, para que o exercício seja adequado à faixa etária. Outro aspecto importante é considerar a preferência da criança, assim ela desfruta mais dos benefícios do exercício, que, além de físicos, propicia também o convívio com o outro e o aprendizado de regras.

11 Portanto!!! Pare e pense!!!!

12 Ação Criação de Blog “ Obesidade Infantil - O futuro do Brasil, hoje”
Com os Slogan “ Até quando vamos nos calar?”

13 FIM Adriane Santos – 2242978965 Ellen Brevi - 2241939164
Antonio Albérico – Milton Belini - Marcos Manuel Alejandro Lizana –


Carregar ppt "Obesidade Infantil O que fazer?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google