A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Saúde Alimentação e Atividade Física Colégio Estadual Olavo Bilac / Cambé

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Saúde Alimentação e Atividade Física Colégio Estadual Olavo Bilac / Cambé"— Transcrição da apresentação:

1

2 Projeto Saúde Alimentação e Atividade Física Colégio Estadual Olavo Bilac / Cambé

3 Projeto - Saúde Alimentação e Atividade Física coordenadora coordenadora Mª Imaculada de Lourdes L. MamprinBiologia Juliana BengoziMatemática Elessandra Mª R. Góes Educação Física João L. Loni

4 Justificativa Diante da constatação de fatos como aparecimento de doenças como a hipertensão arterial, obesidade, níveis altos de colesterol etc, em jovens ou até mesmo em crianças, em decorrência de uma alimentação inadequada, sedentarismo, oportunizamos o desenvolvimento desse projeto como uma prática pedagógica de conscientização dos alunos participantes, como agentes responsáveis pela sua qualidade de vida

5

6 Objetivos b Levar o aluno a compreender a importância de uma alimentação adequada à sua idade e às suas necessidades cotidianas. b Desenvolver maior participação e motivação dos alunos. b Facilitar a expressão de idéias e a socialização do conhecimento.

7 b Incentivar os alunos a prática de exercícios físicos. b Despertar no aluno o interesse pela melhoria da sua qualidade de vida, ressaltando que para isso è necessária uma boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos. Objetivos

8 Metodologia É de suma importância para o sucesso desse projeto conversar com os alunos, estimulá-los, pois são os mais interessados em sua saúde.Depois de despertado o interesse realizaremos as seguintes etapas: Pesquisar o que são, para que servem e em que alimentos são encontrados, os seguintes componentes básicos para a vida:

9

10 Proteínas, carboidratos, lipídios, água, vitaminas. Cada aluno vai relatar o que consome normalmente em um dia, dividindo em café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e os extras. Colagem dos rótulos dos alimentos que consomem. Fazer a contagem de calorias, primeiro por alimento consumido, depois com a soma total do dia.

11 b Relatar se faz ou não atividade física, em caso afirmativo, quantas calorias gasta. b Calcular o índice de massa corpórea (IMC).Para isso, previamente j[a mediu sua altura e registrou o seu peso. b Diante dos resultados cada aluno fará a análise do que consome e do quanto de gasta de calorias. b Cada aluno fará sugestões para mudanças na sua própria alimentação e sobre a necessidade de realizar atividades físicas.

12 b Os alunos junto com o professor de educação física, farão um programa de exercícios físicos de acordo com a afinidade de cada um. b Será feita uma mesa redonda onde colocaremos os resultados obtidos, as conclusões a que chegamos, as atitudes que vamos tomar e o que aprendemos.

13

14 Conteúdos b Biologia: Composição química da célula, alimentação. b Educação física: Programa de atividades físicas. b Matemática: Cálculo das calorias e do IMC.

15

16 Recursos b Humanos: Professores, alunos, bibliotecárias. b Materiais: TV, vídeo, fitas de vídeo, livros para pesquisa, computadores. b Físico: Sala de aula, biblioteca, pátio.

17 Cronograma Outubro/03 b Fundamentação teórica. b Relato do cardápio. b Colagem dos rótulos. b Contagem de calorias. Novembro/03 b Cálculo do IMC. b Análise e discussão dos resultados. b Programa de atividades físicas. b Conclusão.


Carregar ppt "Projeto Saúde Alimentação e Atividade Física Colégio Estadual Olavo Bilac / Cambé"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google