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Teoria das Organizações

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Apresentação em tema: "Teoria das Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria das Organizações
Aula 7 Profª ENISE ARAGÃO DOS SANTOS

2 CULTURA- Origens A primeira idéia que temos quando falamos em cultura é a de transmissão de conhecimentos e valores de uma geração para outra, de uma instituição para outra, de um país para outro; subsiste sempre a idéia de algo que já foi estabelecido em um passado – que pode ser um passado próximo ou um passado remoto.

3 CULTURA – definições (Visão antropológica)
Cultura é “ tudo que as pessoas têm, pensam e fazem como membros da sociedade”. FERRARO (1994)

4 CULTURA - características
É transmitida pela herança social. Compreende a totalidade das criações humanas. Característica exclusiva das sociedades humanas. Interfere na forma como a pessoa vê o mundo, como percebe as coisas. É um mecanismo de adaptação.

5 CULTURA DE MASSAS Cultura feita em série, industrialmente, para consumo por grande número de pessoas. Exemplo: Cinema norte-americano; novelas brasileiras; eventos musicais.

6 CULTURA POPULAR “ Conjunto disperso de práticas, representações e formas de consciência que possuem lógica própria (o jogo interno do conformismo, do inconformismo e da resistência), distinguindo-se da cultura dominante exatamente por essa lógica de práticas, representações e formas de consciência”. CHAUÍ (1986, p. 25) Exemplo: Sincretismo religioso; música sertaneja; música nordestina; remédios “caseiros”.

7 FOLCLORE Folk + lore (inglês) = “Saber do povo”
“Conjunto das tradições, dos conhecimentos ou das crenças populares expressas em provérbios, contos e canções”. DIAS (2005, p. 56) Exemplo: Literatura de cordel; canções sem autoria; “atirei o pau no gato...”; “água mole em pedra...”.

8 CULTURA - elementos Traço cultural abraço; aperto de mão;
beijo na face entre homens, etc.

9 CULTURA - elementos Complexo cultural Carnaval; festas
juninas; congada; círio de Nazaré; empresas, em geral.

10 CULTURA - elementos Padrões culturais “pontualidade
britânica”; “alegria do brasileiro”; “avareza do irlandês”.

11 SUBCULTURA Segmento da sociedade que compartilha um padrão de normas, valores e costumes diferentes da cultura dominante na região. Exemplo: Bairros de Santa Felicidade (Curitiba); Bairros do Brás e Liberdade (São Paulo).

12 CONTRACULTURA Manifestação cultural de grupos que rejeitam as normas e os valores da sociedade, buscando estilos de vida alternativos. Exemplo: Geração “paz e amor”; “sociedade alternativa”; hippies; góticos; “tribos” em geral.

13 ETNOCENTRISMO “Tendência de os indivíduos de determinada
sociedade considerarem sua própria cultura como superior às demais”. DIAS (2002, p. 61) Exemplo: Nazismo; Fascismo.

14 CULTURA - transmissão Meios formais: Escola.
Estado (instituições correcionais). Igreja. Organizações.

15 CULTURA - transmissão Meios informais: Família. Grupo de amigos.
Meios de comunicação (tradicionais + internet; blogs).

16 Exemplo Filme: O que é cultura?

17 CULTURA ORGANIZACIONAL - definição
“Se refere a um sistema de valores, compartilhado pelos membros de uma organização, e que a difere de uma para outra”. ROBBINS (2002, p.498)

18 CULTURA ORGANIZACIONAL - definição
“É o sistema de ações, valores e crenças compartilhado que se desenvolve numa organização e orienta o comportamento dos seus membros”. SCHEIN (1990, p )

19 Cultura Organizacional
Mas, o que a cultura organizacional tem a ver com o nosso dia-a-dia? Enquanto profissionais, independentemente do cargo que ocupamos, é esperado de nós um comportamento compatível com as crenças, valores e costumes que definem os padrões de atuação da empresa para a qual trabalhamos.

20 Cultura Organizacional
De acordo com Lacombe e Heilborn (2003), a cultura organizacional atua em três níveis: Artefatos Visíveis – Comportamentos e Criações Valores Visíveis e Conscientes Premissas Básicas.

21 1º. Nível - Artefatos Visíveis – Comportamentos e Criações
O primeiro nível corresponde aos sintomas da cultura e se manifesta nas formas visíveis, isto é, no modo de trajar das pessoas, na maneira de falar, no layout dos escritórios, na formalidade ou informalidade das pessoas, dentre outras manifestações.

22 1º. Nível - Artefatos Visíveis – Comportamentos e Criações
Vejamos como conseguimos perceber isso na prática: Agência bancária, ao contrário, os profissionais se vestem de modo mais tradicional e o trato com os clientes é pautado pela formalidade; Hospital, os profissionais normalmente falam em tom de voz pausado e baixo; Bolsa de Valores é regido por uma extrema balbúrdia de gritos...

23 2º. Nível - Valores Visíveis e Conscientes
Já o segundo nível da cultura organizacional abrange os valores visíveis, e portanto perceptíveis, no ambiente da empresa e estão relacionados: à capacidade de inovação, à lealdade, ao respeito à hierarquia, as formas adotadas para resolução de conflitos e problemas, enfim refletem as maneiras e os procedimentos vigentes em uma empresa.

24 3º. Nível - Premissas Básicas
Finalmente, o terceiro nível da cultura organizacional diz respeito às premissas básicas que delimitam os princípios de uma empresa de uma maneira inconsciente e normalmente não são contestados, porque traduzem muitas vezes os princípios da própria cultura social, ou seja a cultura que permeia o ambiente no qual uma empresa opera. As premissas básicas estão relacionadas à ética e ao sistema de valores que delimitam os relacionamentos humanos.

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26 Funções da cultura organizacional
A cultura desempenha várias funções dentro de uma organização. Ela tem o papel de definição de fronteira, isto é, cria as distinções entre uma organização e outras. Transmite um sentido de identidade para os membros da organização. Facilita a geração de comprometimento a algo maior do que os interesses individuais e pessoais. Intensifica a estabilidade do sistema social, ou seja, funciona como uma “cola social” que ajuda a manter a organização coesa, fornecendo padrões apropriados de atuação para os componentes da empresa.

27 Funções da cultura organizacional
A cultura tem portanto, um importante papel para influenciar o comportamento dos funcionários. A empresa moderna e atual tem ampliado seus limites de controle, achatado suas estruturas, investido fortemente em trabalho em equipe, reduzido a formalização dos processos e ampliado o poder aos empregados. Nesse sentido, a cultura assume um papel de assegurar que todos os membros de uma organização estão voltados para a mesma direção e perseguindo os mesmos objetivos.

28 Criação e manutenção da cultura organizacional
A cultura de uma organização não surge do nada. Uma vez estabelecida, raramente desaparece. Como começa uma cultura? Os costumes, tradições e maneira geral de fazer as coisas de uma organização são decorrência ao que foi feito no passado e o grau de sucesso obtido. Ou seja, a fonte suprema de uma organização está relacionada ao seu desempenho histórico.

29 Criação e manutenção da cultura organizacional
Os fundadores de uma organização tradicionalmente têm um impacto importante sobre a cultura inicial desta organização, já que têm uma visão do que a organização deve ser e não têm restrições de costumes ou ideologias anteriores. Uma vez que a cultura está estabelecida, há práticas dentro da organização que atuam para mantê-la, dando aos empregados um conjunto de experiências semelhantes.

30 Fixação de conteúdo Coca-Cola Magazine Luíza

31 Transmissão da cultura organizacional
A cultura organizacional é transmitida para os funcionários de várias formas: Histórias Rituais Símbolos materiais Linguagem

32 1. Histórias As histórias circulam permanentemente pelas organizações. Geralmente elas contêm uma narração de acontecimentos sobre os fundadores da organização, sobre quebra de regras, sucessos que começaram com extrema pobreza e chegaram ao topo, reações a erros passados, etc. Estas histórias ancoram o presente no passado e fornecem explicações e legitimidade para as práticas atuais.

33 1. Histórias

34 2. Rituais Seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores-chave da organização, que objetivos são mais importantes, que pessoas são importantes... Um bom exemplo desses rituais corporativos são os eventos e encontros anuais promovidos por algumas organizações, para premiação e reconhecimento público de atingimento de objetivos e sucessos materiais.

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36 3. Símbolos Materiais Os escritórios da atualidade normalmente não contemplam áreas de trabalho individuais.São comuns áreas abertas, amplas, que facilitam a integração e a informalidade. Transmitem aos empregados que a organização valoriza a abertura, a igualdade, a criatividade, a flexibilidade.

37 3. Símbolos Materiais Algumas empresas oferecem aos grandes executivos carros de luxo e uso ilimitado do jato da empresa. Estes símbolos materiais transmitem aos demais funcionários quem é importante, refletindo tipos de comportamento esperados.

38 4. Linguagem Muitas organizações usam a linguagem como uma maneira de identificar os membros de uma organização. No decorrer do tempo, as empresas normalmente desenvolvem termos próprios para descrever equipamentos, escritórios, pessoas-chave ou produtos que se relacionam com a empresa.

39 4. Linguagem Aos poucos os funcionários vão assimilando e adotando esses termos, de modo que façam parte de sua linguagem habitual. Esses jargões e termos específicos de cada organização agem como um denominador comum que une os membros de uma dada cultura organizacional.

40 4. Linguagem

41 Cultura organizacional na empresa
A cultura organizacional é percebida nas empresas de duas maneiras: por meio das crenças, políticas e normas de procedimentos e por meio das práticas e decisões das pessoas. Ou seja, as decisões e forma de atuação das pessoas são reflexo das políticas e crenças que delimitam a atuação empresarial.

42 Cultura organizacional na empresa
Na prática, é por meio da cultura organizacional que uma empresa define: suas estratégias de negócios, o código de conduta com funcionários, fornecedores, clientes e comunidade, perfil das pessoas a serem contratadas, critérios de desempenho, dentre outros aspectos.

43 Cultura organizacional na empresa
O cotidiano empresarial é permeado portanto, pela cultura organizacional e cabe às organizações a definição explícita das normas e procedimentos esperados de seu corpo funcional, de acordo com os valores e crenças da organização.

44 Cultura organizacional na empresa

45 Cultura organizacional
AS ORGANIZAÇÕES POSSUEM CULTURAS UNIFORMES?

46 Cultura organizacional – 7 características (Robbins,2002)
1.Inovação e capacidade de assumir riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a serem inovadores e assumir riscos.

47 Cultura organizacional – 7 características (Robbins,2002)
2.Atenção aos detalhes:o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção a detalhes.

48 Cultura organizacional – 7 características (Robbins,2002)
3.Orientação para os resultados:o grau em que os dirigentes focam os resultados mais do que nas técnicas e processos para o alcance deles.

49 Cultura organizacional – 7 características (Robbins,2002)
4.Orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito de resultados nas pessoas dentro da organização.

50 Cultura organizacional – 7 características (Robbins,2002)
5. Orientação para a equipe: o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em torno de equipes do que em indivíduos.

51 Cultura organizacional – 7 características (Robbins,2002)
6. Agressividade: o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de dóceis e acomodadas.

52 Cultura organizacional – 7 características (Robbins,2002)
7.Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em comparação com o crescimento.

53 Complexidade da Cultura Organizacional
Segundo Robin (2002), cada uma destas características existe dentro de um continuum que vai do baixo ao alto grau, e sua avaliação revela a complexidade da cultura organizacional.

54 Complexidade da Cultura Organizacional
Se a cultura sobrevive e dá certo, consegue resolver os problemas que a organização encontra no seu dia a dia, acontece o processo denominado de institucionalização cultural, isto é, a organização assume vida própria, independente de seus fundadores e ou quaisquer de seus membros, e adquire a imortalidade. A organização passa a ter valor por si mesma, independentemente dos bens e serviços que produz.

55 Texto Questões: “A IMPORTÂNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS”
Adaptado de Israel José dos Santos Felipe. Questões: 1. Que traços culturais, segundo o autor, poderão restringir e/ou fortificar o processo de transição em nossas organizações? 2. O que é “jeitinho brasileiro”, e como ele interfere nas organizações? 3. Como as empresas devem se preparar para as mudanças culturais em um cenário globalizado?


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