A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Josandra Araújo Barreto de Melo (Coordenadora) Luiz Arthur Pereira Saraiva (Supervisor) Viviane Paiva dos Santos (Bolsista)

2 SUGESTÃO DE AULA PROPOSTA PELA BOLSISTA PIBID
Duração da Aula: 2 aulas de 50 min. Tema: A Urbanização Brasileira. Conteúdo: O Processo de Urbanização da cidade de Campina Grande-PB. Recursos Utilizados: Música e Fotografia.

3 Objetivo Geral: Entender o processo de urbanização, considerando as aspectos positivos e negativos do mesmo. Objetivo Específico: Conhecer o conceito de urbanização.  Verificar como ocorreu o processo de urbanização brasileiro.  Comparar o processo de urbanização, levando em consideração a escala nacional e local.

4 Metodologia 1ª Etapa: No início da aula o professor pode iniciar uma elucidação sobre: O que é Urbanização? E como ocorreu o processo de urbanização no Brasil. Recurso: Para este momento o professor pode levar para os alunos, um texto complementar sobre o tema. Sugestões: banizacao-do-brasil-consequencias-e- caracteristicas-das-cidades.htm 1/Processo-de-Urbanizacao- Brasileira/Paacutegina1.html

5 2ª Etapa: Após a explicação e a leitura do texto, o professor pode apresentar algumas fotografias do processo de urbanização da cidade de Campina Grande, mostrando as mudanças que o espaço geográfico sofreu com a urbanização. Pois assim ele está trazendo o conteúdo para a realidade do aluno. Recurso: Fotografias. Sugestões: ream

6 Fonte: http://cgretalhos.blogspot.com.br/

7 Fonte: http://cgretalhos.blogspot.com.br/

8 3ª Etapa: Após analisar as imagens com os alunos, o professor coloca a música "A Cidade" (Nação Zumbi) e, faz junto com os alunos uma interpretação da letra da música relacionando-a com o tema. Recurso: Música e copias da letra da música para os alunos. Sugestões: Outras música para trabalhar este tema: Realidade Urbana (Salvação);  A Cidade (Adriana Calcanhoto); Sampa (Caetano Veloso); Manguetown (Nação Zumbi); Cidade em chamas (Engenheiros do Hawai); Entre outras.

9 Atividade Peça aos alunos que com base na interpretação da música e nos demais recursos utilizados durante o estudo desse tema, elaborem um comentário que explique a seguinte frase: "O espaço urbano quando não oferece oportunidades, multiplica a pobreza. E formule a seguinte questão: “Que imagens traduziriam visualmente o assunto tratado nessa(s) música(a)?” Diga aos alunos que eles podem fazer a atividade em casa e na próxima aula use-as para fazer uma última discussão acerca do tema.

10 Referências (Acesso em Junho de 2013) aulasobreurbanizacao.htm (Acesso em Junho de 2013) SOUZA, Marcelo Lopes (2001). Mudar a Cidade: uma introdução crítica ao planejamento e a gestão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. RODRIGUES, Arlete Moysés. “Direito à Cidade e o Estatuto da Cidade” In: Revista Cidades, v.2 nº. 3, 2005, p CARLOS, Ana Fani Alessandri. “O Direito à Cidade e a Construção da Metageografia” In: Revista Cidades, v.2 nº. 4, 2005, p CARLOS, Ana Fani Alessandri. “O sentido da cidade: as possibilidades da análise geográfica” In: Sposito, M.E. (org.) Urbanização & Cidades: perspectivas Geográficas. GASPERR/UNESP, Presidente Prudente, 2001.


Carregar ppt "Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google