A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade Gerencial e Organização Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade Gerencial e Organização Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Gerencial e Organização Empresarial
Capítulo 1 Contabilidade Gerencial e Organização Empresarial

2 Objetivo 1 Descrever os principais usuários da informação contábil.

3 Usuários da informação contábil
Gestores internos… usam a informação para o planejamento e controle, a curto prazo, de operações rotineiras usam a informação para tomar decisões não-rotineiras e formular as políticas e planos de longo prazo.

4 Usuários da informação contábil
Usuários externos: Usam a informação para tomar decisões a respeito da empresa. Investidores Autoridades governamentais

5 Contabilidade gerencial
O que é contabilidade gerencial? É o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais.

6 Contabilidade financeira (societária)
O que é contabilidade financeira? Refere-se à informação contábil desenvolvida para usuários externos, como acionistas, fornecedores, bancos e agências governamentais governamentais.

7 Usos da informação contábil
Manter um registro é a acumulação e classificação dos dados. Direção de atenção significa relatar e interpretar informações. Solução de problemas quantifica os resultados prováveis dos possíveis cursos de ação.

8 Sistemas de contabilidade
Sistema de contabilidade é um mecanismo formal para recolher, organizar e comunicar informações sobre as atividades de uma organização.

9 Sistemas de contabilidade
Os princípios de contabilidade geralmente aceitos (PCGAs) encerram conceitos ou diretrizes abrangentes e práticas detalhadas, incluindo todas as convenções, regras e procedimentos que, juntos, tornam as práticas contábeis Aceitas em um dado momento. Relatórios internos da contabilidade não precisam ser restritos aos PCGAs.

10 Organizações de serviço
O trabalho é intensivo. O produto é, geralmente, difícil de ser definido. Os principais insumos e produtos não podem ser estocados.

11 Objetivo 2 Explicar os tópicos sobre custo–benefício e ética envolvidos na projeção de um sistema de contabilidade.

12 Sistemas contábeis custos–benefícios
Obter sistema Benefícios > Custos Custos Procurar alternativas Benefícios <

13 Sistemas contábeis custos–benefícios
O efeito dos sistemas contábeis no comportamento (decisões) dos gestores deve ser considerado. Se o sistema falhar em fornecer informações que sejam oportunas ou em formatos úteis, haverá rejeição pelos usuários.

14 Objetivo 3 Explicar o papel dos orçamentos e dos relatórios de desempenho no processo de planejamento e controle.

15 Planejamento e controle
O que é tomada de decisão? É a decisão com propósito de selecionar entre um conjunto de cursos alternativos de ação projetados para atingir algum objetivo. Este é o núcleo do processo de gestão.

16 Planejamento e controle
Processo de gestão Sistema de contabilidade interno Planejamento Aumento de rentabilidade por meio de crescimento de produtos e marketing melhorado Orçamentos, relatórios especiais -Pesquisas com clientes -Análise dos competidores -Análise dos impactos/custos de propagandas -Orçamentos de propa-gandas/ receitas Outros sistemas de informação Correções e revisões de planos e ações Pesquisas com clientes Controle Ações -Expansão de número de entradas em 20% -Aumento de propagandas em 50% Avaliação -Porcentagem de aumento de novas entradas -Porcentagem de aumento em propagandas -Porcentagem de aumento em receitas Sistema de contabilidade financeira -Documentos-fonte como notas fiscais, faturas das agências de propagandas, fita de cupom fiscal -Receitas reais/despesas com propaganda de razões gerais e subsidiários Análise dos competidores Impacto de propagandas Relatório de novos itens Relatórios de desempenho -Relatórios de novas entradas -Receitas reais versus orçadas -Despesas de propaganda reais versus orçadas

17 Papel dos orçamentos Orçamento é uma expressão quantitativa de um plano de ação e também uma ajuda para coordenar e implementar os planos. Orçamentos são dispositivos fundamentais para compelir e disciplinar o planejamento da gestão.

18 Papel dos relatórios de desempenho
Relatórios de desempenho formalizam os controles e fornecem feedback ao comparar o planejado com o realizado e realçar as variações. As variações são desvios do planejado.

19 Relatório de desempenho
Montantes Orçado Real Variação Receitas D Despesas F Lucro Líquido D F = Favorável D = Desfavorável

20 Objetivo 4 Discutir o papel que os contadores desempenham nas funções da cadeia de valor da empresa.

21 Ciclo de vida do produto
Introdução no mercado Desenvolvimento do produto Mercado maduro Fase de descontinuidade do produto

22 Cadeia de valor Pesquisa e desenvolvimento Projeto Produção Marketing
Distribuição Serviços ao cliente

23 Funções da cadeia de valor
Pesquisa e desenvolvimento… é a geração e experimentação de idéias relacionadas a novos produtos, serviços ou processos.

24 Funções da cadeia de valor
Projeto… projeto e engenharia detalhados dos produtos.

25 Funções da cadeia de valor
Produção… é a coordenação e montagem de recursos para produzir um produto ou entregar um serviço.

26 Funções da cadeia de valor
Marketing… é a maneira pela qual os indivíduos ou grupos aprendem sobre o valor e as características dos produtos ou serviços.

27 Funções da cadeia de valor
Distribuição… é o mecanismo pelo qual uma empresa entre- ga produtos ou serviços para os clientes.

28 Funções da cadeia de valor
Serviços ao cliente… são as atividades de apoio oferecidas ao cliente.

29 Objetivo 5 Comparar as funções de controllers e tesoureiros.

30 Autoridade e responsabilidade
Autoridade de linha é a exercida de cima para baixo sobre os subordinados. Autoridade de assessoria é a exercida para aconselhar, mas não comandar.

31 Organograma Controller Contabilidade geral Auditoria interna Impostos

32 Funções do controller Planejamento para o controle
Relatórios e interpretação Avaliação e consultoria Gestão tributária Declarações para o governo Salvaguarda dos ativos Avaliação econômica

33 Funções do tesoureiro Levantamento de capital
Relações com os investidores Financiamento a curto prazo Relações com bancos e custódia Crédito e cobranças Investimentos Gestão de risco (seguros)

34 Objetivo 6 Identificar as tendências atuais na contabilidade gerencial.

35 Tendências na contabilidade gerencial
Fatores causadores de mudança na contabilidade gerencial: Mudança de uma economia baseada em manufatura para uma baseada em serviços. Aumento da competição global. Avanços em tecnologia.

36 Just-in-time (JIT) O que é a filosofia just-in-time?
Reduzir o tempo que os produtos despendem no processo de produção. Eliminar o tempo que os produtos despendem nas atividades que não adicionam valor.

37 Computer-aided design (CAD) (Projeto assistido por computador)
Permitem que as empresas projetem produtos que podem ser manufaturados eficientemente. Mesmo pequenas mudanças no projeto freqüentemente levam a grandes economias de custos.

38 Computer-aided manufacturing (CAM) (Manufatura assistida por computador)
Permite que computadores direcionem e controlem equipamentos de produção. CAM freqüentemente leva a uma estabilização, a um fluxo mais eficiente de produção com menor atraso.

39 Computer-integrated manufacturing (CIM) (Manufatura integrada por computador)
Utiliza o CAD e a CAM com robôs e máquinas controladas por computador. A pequena quantidade de mão-de-obra necessária neste processo de manufatura permite grande flexibilidade, desde que alterações sejam feitas nos programas de computador sem a necessidade de retreinar toda a força de trabalho.

40 Objetivo 7 Explicar as responsabilidades éticas de um contador gerencial.

41 Normas de conduta ética
Contadores gerenciais têm a obrigação de aderir a um padrão ético elevado de condutas com relação às organizações. Os códigos de conduta são: Competência Confidencialidade Integridade Objetividade

42 Objetivo 8 Entender como a contabilidade gerencial é usada nas empresas.

43 Papel vital das informações contábeis
A contabilidade gerencial desempenha um papel vital no alcance das metas e objetivos da empresa. As informações da contabilidade gerencial são usadas por todas as atividades da cadeia de valor, bem como em todo o ciclo de vida dos produtos e serviços.

44 Fim do capítulo 1


Carregar ppt "Contabilidade Gerencial e Organização Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google