A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima"— Transcrição da apresentação:

1 OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA CMEI Supervisora bolsista: Marcia Lima Bolsista: Laís Oliveira Tardin OS OLHOS Portfólio

2 2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema:
FOTO DA TURMA 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. No curso de pedagogia do Unifeso o projeto desenvolvido tem como metodologia o projeto de trabalho e o brincar. O projeto foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação infantil (CMEI) na turma do Pré I - E, que é composta por 24 alunos de idade entre quatro e cinco anos, pela professora Claudia e a Pibid Laís, com o tema olhos. 2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema: O tema da pesquisa da turma Pré I- E surgiu através de uma curiosidade de um aluno a respeito do que tinha nos olhos e se todos eram iguais. 2.2 Questão problematizadora : Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber: Tem veia nos nossos olhos? O que tem nos olhos?

3 2.3 Hipóteses: Após o levantamento das questões, os alunos apresentaram suas hipóteses: Os olhos são brancos por dentro. Os olhos são coloridos (preto, branco, azul, verde, castanho claro e escuro). Os olhos são diferentes. Tem uma bolinha preta em todos os olhos (pupila). 2.4 Pesquisa: Com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa em torno da temática. Propomos para os alunos que buscassem as soluções para suas próprias questões a partir do que tínhamos em sala. Utilizando o espelho para vermos as cores dos olhos que cada um tinha ,leitura, recortes de revistas e desenhos.

4 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, alguns conteúdos curriculares, tais como: Português: Grafismo a partir das suas próprias imagens e escrita do nome . Linguagem oral a partir dos debates. Matemática: Formas geométricas quadrado, triângulo, retângulo e o círculo que é o formato dos nossos olhos, contagem numérica, agrupamento e estimativa. Ciências: Composição e utilidade dos olhos. Artes: Cores e traços.

5 4. CONCLUSÃO Os alunos puderam concluir com o projeto OLHOS, a importância dos mesmos, as suas partes, cores, formas e os outros sentidos que possuímos. O trabalho em grupo foi parte fundamental durante pesquisas e atividades. As atividades ficaram expostas em um mural. BIBLIOGRAFIA: HERNANDEZ, Fernandez. Transgressão e Mudança na Educação: Os projetos de trabalho. Ed. Artemed , Porto Alegre: 1998. LOPES,Karina, PERÉIRA, Roseana, et all, (org). Proinfantil; unidade 1. MEC. Secretária de Educação Básica. Secretária de Educação a distância, 2005.


Carregar ppt "OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google