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Profa. Ms Denise F B Marquesin Fev/2010

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Apresentação em tema: "Profa. Ms Denise F B Marquesin Fev/2010"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Ms Denise F B Marquesin Fev/2010 denisemarquesin@ig.com.br
Trabalho de Conclusão de Curso: ARTIGO CIENTÍFICO DISCIPLINA: Metodologia Científica Profa. Ms Denise F B Marquesin Fev/2010

2 I. DIRETRIZES DA PESQUISA CIENTÍFICA
A pesquisa científica exige diretrizes que são orientadas por critérios Os critérios são os eixos norteadores para o desenvolvimento da pesquisa, que devem se estender desde a construção da problemática ao desdobramento e considerações finais propriamente ditas. 02

3 Os critérios devem reunir três dimensões
Radicalidade Rigorosidade Visão de Conjunto 03

4 Os critérios devem reunir três dimensões
Radicalidade – Desenvolvimento do objeto de estudo a partir de sua raiz ou chegando até ela. Rigorosidade - É necessário estabelecer o método por meio do qual o pesquisador irá se orientar. Visão de conjunto – Articulação da pesquisa: na construção do problema, no estabelecimento dos objetivos, na utilização da metodologia até as considerações finais – consistência e coerência. 04

5 II. Ponto de Partida A. ESCOLHA DO ASSUNTO OU TEMA
B. A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO OU PROJETO DE PESQUISA 06

6 Visão de conjunto ? Precisamos desenvolver
o trabalho logo ! Ora, por onde começar ? 05

7 A. ESCOLHA DO ASSUNTO O resultado de uma pesquisa depende da adequada escolha do assunto (tema, objeto, problema) a ser investigado. Por isto, no processo de seleção do objeto, o pesquisador deve considerar os seguintes aspectos: 07

8 Quanto ao pesquisador Um bom tema é aquele que responde aos interesses teóricos do pesquisador. Além disso, em relação a ele o pesquisador: demonstra um razoável grau de curiosidade tanto quanto aos seus aspectos gerais quanto particulares; tem alguma experiência ou perspectiva de trabalhar uma pesquisa em dada área de conhecimento que desperta sua curiosidade; detém um razoável conjunto, pelo menos inicial, conhecimentos; mantém uma postura crítica, decorrente de suas leituras na área; dispõe de condições para alcançar amplitude e profundidade do problema, considerados os seus limites pessoais. 08

9 Quanto ao tema Um bom tema é aquele sobre o qual há fontes acessíveis e alcançáveis de consulta. Na escolha, a decisão deve ser precedida de uma verificação do que já existe sobre o assunto e aspectos correlatos. Além disso, o tema: deve ser relevante científica e socialmente; pode ser desenvolvido num quadro metodológico ao alcance do pesquisador; mesmo que já estudado, tem áreas que ainda podem ser exploradas; pode ser pesquisado no limite de tempo disponível para a realização da pesquisa. 09

10 B.A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA PROPRIAMENTE DITO:
Do ponto de vista científico nenhuma pesquisa deve ser feita de maneira aleatória, sem um delineamento, sem o estabelecimento de seus fins. O plano ou projeto de pesquisa contribuirá no direcionamento, metas e intencionalidade da pesquisa escolhida, por isso deverá apresentar, inclusive na introdução do trabalho pronto os seguintes indicadores: 10

11 PLANO OU PROJETO DE PESQUISA
1. ASSUNTO OU PROBLEMA DA PESQUISA 1.1. Delimitação 1.2. Justificativa: Relevância Relevância científica Relevância social Interesse Viabilidade 2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo geral 2.2. Objetivos específicos 11

12 4. QUADRO TEÓRICO-METODOLÓGICO
3. HIPÓTESES 4. QUADRO TEÓRICO-METODOLÓGICO 4.1. Fundamentação teórica 4.2. Metodologia Abordagem da pesquisa Coleta de dados Organização e análise dos dados 5. CRONOGRAMA 6. PLANO PRELIMINAR PROVISÓRIO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

13 III – ANÁLISE DE CADA UM DOS TERMOS DO PROJETO DE PESQUISA:
1. Assunto ou problema Problemas são perguntas que a pesquisa pretende resolver. Colocar o problema em forma interrogativa torna-os mais diretivos, por demandarem uma resposta clara. Exemplo: “Qual foi o papel desempenhado por Zeferino Vaz na criação da Unicamp ? 13

14 1.1. Delimitação A delimitação consiste na indicação, de modo breve, do tema a ser pesquisado, definindo claramente o campo de conhecimento que pertence o assunto, bem como o lugar que ocupa no tempo e no espaço. Exemplo: “Este estudo delimita-se por desenvolver um estudo sobre a contribuição de Zeferino Vaz para a criação da Universidade Estadual de Campinas no anos 60”. O tema está bem delimitado porque indica: o campo do conhecimento: História da educação superior no Brasil o local onde será feito o estudo (local epistemológico da pesquisa): Campinas -SP o tempo: anos 60 (época da criação da Unicamp) 14

15 1.2. Justificativa Nesta seção, o pesquisador procura demonstrar ( a si mesmo e ao seu leitor) o valor do seu objeto de estudo. Para tanto, destacará a relevância do assunto, tanto em termos acadêmicos quanto nos seus aspectos de utilidade social, mostrará a viabilidade do tema enquanto objeto de pesquisa e indicará as razões de ordem pessoal que o levaram a eleger este tópico do conhecimento. Esta seção deve ser redigida a partir das seguintes perguntas: O que esta pesquisa pode acrescentar à ciência onde se inscreve ? ( Relevância científica) que benefício poderá trazer à comunidade com a divulgação do trabalho? ( Relevância social) O que levou o pesquisador a se inclinar e, por fim, escolher, por este tema ? ( Interesse) Em termos gerais, quais são as possibilidades concretas de esta pesquisa vir a se realizar ? ( Viabilidade). 15

16 2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo geral
Nesta parte indica-se o que é pretendido com o desenvolvimento da pesquisa e quais os resultados que se pretende alcançar. 2.1. Objetivo geral Utilizando-se um verbo no infinitivo indica-se qual é a grande questão que procuraremos estudar na pesquisa (dentro os verbos podemos citar, como exemplo: Analisar, Comparar, Identificar, Discriminar, Explicar, Entender, Esclarecer, Estabelecer, etc...) – É interessante que este objetivo seja apenas um e que esteja ligado diretamente ao problema levantado pelo pesquisador. Exemplo: Analisar em que grau e em que medida Zeferino Vaz contribuiu para a criação da Universidade Estadual de Campinas. 16

17 2.2. Objetivos específicos
Aspectos que em conjunto propiciam a resolução do objetivo geral. Aqui poderemos elencar mais de um objetivo acessório, no entanto, não é interessante que o pesquisador desenvolva mais de 5 objetivos específicos, pois isto poderá dificultar o controle de sua pesquisa. Se o pesquisador elaborar de 3 a 5 objetivos específicos, não necessariamente, mas, também, poderá indicar um objetivo específico para cada capítulo ou caso prefira, buscar alcançá-los difusamente no desenvolvimento do trabalho. Exemplos: Destacar a situação do ensino público superior no Estado de São Paulo em geral e no sudeste paulista em particular nos anos 60; Analisar os modelos que foram seguidos na formulação da proposta da Unicamp. Explicar a atuação direta e papel de Zeferino Vaz como ator expoente na criação da Unicamp. 17

18 3. HIPÓTESES Hipóteses são as repostas provisórias (anteriores à pesquisa) que o pesquisador oferece. O resultado da pesquisa pode negá-las ou confirmá-las. Um bom procedimento é trabalhar com um problema e uma hipótese centrais. Diante do problema e objetivos trabalhados acima, a hipótese central poderia ser: Zeferino Vaz teve um papel central na criação da Unicamp, pois convenceu os dirigentes do Estado acerca da necessidade e viabilidade de uma universidade no sudeste paulista, formulou a sua proposta pedagógica e a dirigiu nos seus primeiros anos. 18

19 4. QUADRO TEÓRICO - METODOLÓGICO
O quadro teórico-metodológico é o referencial organizativo - do “como” a pesquisa será realizada, - quais são os autores que serão as principais fontes teóricas de sustentação da pesquisa, - quais os principais procedimentos empregados para que todos os objetivos planejados sejam satisfatoriamente alcançados, envolvendo: 4.1.Fundamentação teórica (indicação dos autores, linha de pensamento, etc., que serão o referencial da pesquisa): Ex: “Este trabalho terá como referencial teórico as contribuições de Barros (1991), Witter (1979), Lima (2001), Silva (1999), Ramos Lamar (1998)...” (Atenção: estes exemplos são apenas para finalidade didática, não se tratando em hipótese alguma sobre refer6encias específicas sobre o objeto especificado). 19

20 20 4.2. Metodologia: 4.2.1. Abordagem da pesquisa
Aqui o pesquisador deverá deixar claro que tipo de pesquisa desenvolverá: se uma pesquisa experimental, se uma pesquisa bibliográfica, se um estudo de caso, se uma pesquisa documental, se um pesquisa ex-post-facto, se pesquisa ação ou se pesquisa participante ou ainda se se trata de um levantamento. É interessante também indicar a natureza da pesquisa, se qualitativa, se quantitativa ou se dialética. Coleta de dados Quanto à coleta de dados poderá ser efetuada mediante as seguintes técnicas: o questionário, a entrevista, o formulário, levantamento de dados, observação direta, etc. Organização e análise dos dados O processo de análise dos dados pode envolver diversos procedimentos; codificação das repostas, tabulação dos dados e cálculos estatísticos, análise de conteúdos e concomitantemente pode-se realizar a interpretação dos dados. 20

21 5. CRONOGRAMA Diz respeito ao tempo que será dedicado à realização da pesquisa. Veja o exemplo a seguir: Coleta de dados ANO MESES ATIVIDADES 2010 março Levantamento das obras que interessam à pesquisa. Xerox ou aquisição de textos ou livros pertinentes ao objeto de pesquisa. Leituras intensivas sobre o tema. abril Registro dos conteúdos (literaturas e coletas efetuadas) 21

22 Análise dos dados ANO MESES ATIVIDADES 2010 abril Levantamentos de outras contribuições relevantes Sistematização do material Interpretação dos dados, conforme categorias estabelecidas. Plano preliminar definitivo. 22

23 Redação ANO MESES ATIVIDADES 2010 Maio Primeira redação. Correções e intervenções do orientador. Segunda redação. 23

24 Editoração ANO MESES ATIVIDADES 2010 Junho Primeira digitação. Julho Segunda digitação. Agosto Correções e intervenções do orientador Setembro Copiagem. Outubro Encadernação. Novembro Defesa da Monografia 24

25 6. PLANO PRELIMINAR PROVISÓRIO
Trata-se de um esboço onde o pesquisador indica a seqüência dos itens a ser considerada no relatório final do projeto de pesquisa e a ser desenvolvida no artigo. INTRODUÇÃO 1. O ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE SÃO PAULO 1.1. Década de 1960 e a universidade no Brasil 1.2. Antecedentes da criação da UNICAMP Demandas e reivindicações sociais Discussões e encaminhamentos políticos O quadro sócio-econômico na década de Campinas: pólo de desenvolvimento e perspectivas.... Criação da UNICAMP: posições favoráveis Criação da UNICAMP: posições contrárias 1.3. Criação da UNICAMP: entre estabelecimento e os entraves político-econômicos 25

26 26 2. MODELOS INFERENCIAIS NA PROPOSTA DA UNICAMP.....
1.1. A universidade de Brasília 1.2. A universidade de São Paulo 1.3. Formulação da proposta político-pedagógica da UNICAMP...... 3. ZEFERINO VAZ: ARAUTO E IDEALIZADOR DA UNICAMP.... 3.1. O papel político e articulador de Zeferino Vaz 3.2. Zeferino Vaz: entre resistências e aberturas 3.3. Zeferino Vaz e sua utopia materializada A UNICAMP no cenário nacional A UNICAMP no cenário mundial CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXOS 26

27 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Reúne-se aqui uma relação das fontes utilizadas para a elaboração do Projeto e que serão utilizadas na Pesquisa propriamente dita. Deve o pesquisador preocupar-se com as Normas de Confecção de Trabalhos Científicos da Universidade à qual pertence ou mesmo, na ausências destas, com as Normas disponíveis da ABNT. Veja alguns exemplos abaixo: CARDOSO, C. F. Uma introdução à história. São Paulo: Brasiliense, p. LIMA, P. G. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. 1.ed. Artur Nogueira/SP: Amilpress, p. 27

28 IV - ELABORAÇÃO DA ESCRITA do Trabalho de Conclusão de Curso
Artigo cientifico MODELO IDC I - Introdução D - Desenvolvimento C - Conclusão/Considerações Finais 28

29 INTRODUÇÃO Momento de dizer o que pretende, por que, para que e como. Deve ser escrita depois de desenvolvidos todos os itens e conclusão, contendo as seguintes informações: a) Anunciar o assunto, apresentando a idéia geral da pesquisa e seu objetivo; delimitar o tema, mostrando a sua importância e a metodologia utilizada; b) Justificar a escolha do tema; c) A Introdução mostrar como será divido o trabalho (quantos itens) com uma visão geral do que será o trabalho; d) Não conter citações (caso seja realmente necessário, utilizar citações curtas). 29

30 DESENVOLVIMENTO Momento de: explicar, discutir e demonstrar.
É o corpo do trabalho; visa comunicar os resultados obtidos na pesquisa. É o núcleo fundamental do trabalho e deve ser divido em itens. b) Itens/setores - Divisão e estrutura lógica do desenvolvimento do tema. Surgem com a necessidade de desdobrar o assunto. 30

31 Desenvolvimento 31 Observação:
Cada vez que se encerrar um parágrafo deve-se iniciar o próximo de forma a dar coerência ao texto Se houver citações devem corresponder ao texto original Colocar o último nome do autor e data. Ex. De acordo Vieira (1999) abre aspas e escreve a citação..... , Se a citação se estender para mais de tres linhas deve ser recuada (4cm) e com letra menor seguida do nome do autor, data e pagina – (SALOMON (1995, p. 67). Se forem utilizadas tabelas, gráficos, quadros, figuras e outros devem ser identificados e numerados na parte superior da tabela, quadro..... Desenvolvimento 31

32 CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS
Momento de tomar posição. Neste momento, configura-se a resposta da questão levantada e enunciada na introdução: O pesquisador apresenta seu ponto de vista sobre os resultados da pesquisa, faz deduções e afirmações; b) Apresenta uma idéia ampla e conclusiva do trabalho. c) Propõe novos estudos a partir de suas descobertas. d) Deve ser breve, objetiva e clara. e) Não deve conter citações de autores (somente em casos estritamente necessários). f) Resumindo a conclusão/Considerações Finais deve conter: breve recapitulação do caminho percorrido na pesquisa, autocrítica em relação à pesquisa e sugestões de aspectos a serem ainda pesquisados. 32

33 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Em ordem alfabética respeitando rigorosamente as normas metodológicas. FEITOSA, Vera Cristina. Redação de textos científicos. 2.ed. São Paulo: Papirus, 1995. FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. FRANÇA, Junia Lessa (Org.). Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 4. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, p. MARTINS, G. N. de M. Referências e notas de rodapé. Disponível em .Acesso em 30 ago 33

34 V - APRESENTAÇÃO GERAL DO TRABALHO
O trabalho científico/ ARTIGO pode ser escrito na 3ª pessoa do singular ou na 1ª pessoa do plural. Hoje, admite-se também trabalhos escritos na primeira pessoa. Em todos os casos, deve-se tomar o cuidado de não fazer uma miscelânea na utilização das pessoas: se o pesquisador utiliza a 1ª pessoa do plural no início do seu trabalho, deverá utilizá-la em todo o trabalho, conferindo ao mesmo unidade na construção frasal. 34

35 MARGENS 3 cm 3 cm 2 cm 2 cm 46

36 VI – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHAVE AUTORIA. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, ano. Nº de páginas. Exemplos: SILVA, Andréa Gonçalves. O planeta encantado. São Paulo: Ática, p. VIEIRA, Cláudia Abreu. Amor incondicional. 8. ed. Rio de Janeiro : Martins Fontes, p. SILVEIRA, Carla Mara. O pulmão na prática médica. Florianópolis : Publ. Médicas, p. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Setor de Ciências Biológicas. Bioquímica : aulas práticas. Florianópolis : Scientia et labor, 1999. 47

37 Partes de Livros (Capítulos, fragmentos e volumes).
AUTORIA DA PARTE DA OBRA. Título da parte. In: AUTORIA DA OBRA. Título da obra. Local: Editora, ano. página inicial-final da parte. CHAVE MORAES, Lisie. O desenvolvimento da planta. In: HILLTER, B.; STADLER, T. Falando em ecologia: conceitos e estudos de casos. Belo Horizonte : Artes Médicas, p 48

38 VII – CITAÇÕES E NOTAS DE RODAPÉ
CITAÇÃO COM ATÉ TRÊS LINHAS Até três linhas a citação poderá ser incorporada ao texto corrido, destacando-se a referência utilizada. Veja os exemplos abaixo: a) Citação que apresenta ponto final no original: O livro de Simonsen vem pois preencher diversas lacunas, políticas e acadêmicas. O livro destacará, segundo o autor, a era colonial, por “... ter sido na era colonial que se formou a trama social asseguradora da estrutura unitária do país, buscando clarificar os fatores externos que influenciaram o nosso período embrionário, que tiveram ação e que continuam a atuar na modelagem da nossa formação econômica.” (SIMONSEN, 1978, p.10) b) Citação que não apresenta ponto final no original: No Sistema autor-data: Segundo Chiavenato (1992, p. 125), “treinamento é o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem”. 49

39 CITAÇÃO COM MAIS DE TRÊS LINHAS
No sistema numérico : A motivação constitui “o fator principal e decisivo para o êxito da ação em qualquer empreendimento coletivo”.¹ CITAÇÃO COM MAIS DE TRÊS LINHAS Quando a citação tiver mais de três linhas, deverá ser destacada do texto corrido, com um recuo de 4 cm, a fonte poderá estar em itálico e entre aspas, com espaço simples e em relação a tamanho da fonte, deverá ter um ponto a menos que o utilizado no texto corrido (Se você usou 14 NO TEXTO, na citação deverá ser 13; se usou 12, na citação usará 11). Veja o exemplo abaixo: Capra (1982, p. 279) refere-se aos organismos vivos, afirmando que: “Os organismos têm um potencial inerente para se superar a si mesmos a fim de criar novas estruturas e novos tipos de comportamento. Essa superação criativa em busca da novidade, a qual, no devido tempo, leva a um desdobramento ordenado da complexidade,parece ser uma propriedade fundamental da vida,uma característica básica do universo que - pelo menos por ora - não possui maior explicação. Pode-se, entretanto, explorar a dinâmica e os mecanismos da auto transcendência na evolução de indivíduos, espécies, ecossistemas, sociedades e culturas”. 50

40 CITAÇÃO DE POEMAS E DE TEXTOS TEATRAIS
Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. (Bandeira, 1974, p. 207) Sou bem nascido. Menino Fui, como os demais feliz Depois veio o mau destino E fez de mim o que quis. Veio o mau gênio da vida Rompeu em meu coração, Levou tudo de vencido Rugiu como um furacão (Bandeira, 1970, p. 5) 51

41 a) Omissão no meio da citação:
OMISSÕES EM CITAÇÃO a) Omissão no meio da citação: “ O gesto cria uma atmosfera propícia à paródia licenciosa dos nomes dos santos e de suas funções (...). Assim, todos os santos cujos nomes a multidão grita, são travesti, seja no plano obsceno, seja no da boa mesa.” (BAKTHIN, 1987, p. 166) b) Omissão no início da citação: “ (...) alguns dos piores erros na construção organizacional têm sido cometidos pela imposição de um modelo mecanicista de organização ‘ideal’ ou ‘universal’ a uma empresa viva.” (CASTRO, 1976, p. 41) c) Omissão no final da citação: “ A partir de 1948, o desenvolvimento da ciência da informação foi acompanhado, se não freqüentemente percebido, pelo desenvolvimento excepcional de uma tecnologia e técnicas particularmente impressionantes, apoiando-se, no essencial, nos fluxos de elétrons e fótons. Antes imperavam a tinta e o chumbo...” (LE COADIC, 1996, p. 86) 52

42 INTERPOLAÇÃO EM CITAÇÃO:
d) Omissão em poema ou texto teatral - indicada por uma linha pontilhada Fica decretado que todos os dias da semana Têm direito a converter-se em manhãs de domingo, (Mello, 1984, p. 216) INTERPOLAÇÃO EM CITAÇÃO: “Neste sentido, se reconhece no processo de produção rural a vigência de leis biológicas de reprodução e a utilização de formas primitivas de uso da energia [fotossíntese].” (Silva, 1999, p. 179) ÊNFASE E DESTAQUE EM CITAÇÃO: “Por ser tão importante quando o seu contrato inicial com a obra de uma poeta [!] o momento em que vocês se deparam pela primeira vez com um papel deve ser inesquecível.” (Stanislavski, 1989, p.126) Campos (1992, p. 155) afirma que “ a alegria [grifo meu] pelo trabalho (motivação), a educação e os treinamentos são a base do crescimento do ser humano.” 53

43 CITAÇÃO DIRETA EM RODAPÉ
No texto: Num primeiro momento, reafirma a versão oficial de que o exército naquela ocasião, como de costume,apenas patrulhou a cidade. Sem qualquer amparo documental¹ , vê-se vencida ... No rodapé: ¹A sua única fonte comprobatória é a seguinte: “ Várias pessoas que moravam em Francisco Beltrão, na época, afirmaram isso, inclusive Walter Pecoits e Luiz Prolo, que eram da comissão.” (Gomes, 1986, p. 104) 54

44 CITAÇÃO INDIRETA Paráfrase 55 No sistema autor-data:
A lei não pode ser vista como algo passivo e reflexivo, mas como uma força ativa e parcialmente autônoma, a qual mediatiza as várias classes e complete os dominantes a se inclinarem às demandas dos dominados (Genovese, 1974, p. 26). No sistema numérico: Segundo Lima, função pode dar a idéia de algo relacionado a atividade ou tarefa¹. 55

45 CITAÇÃO DE INFORMAÇÃO EXTRAÍDA DA INTERNET
No texto, uma citação curta: Ao tratar de biblioteca digital, Cunha (1999) esclarece que ela “é também conhecida como biblioteca eletrônica (principalmente no Reino Unido), biblioteca virtual (quando utiliza recursos da realidade virtual), biblioteca sem paredes e biblioteca cibernética”. Na lista de referências: CUNHA, M. B. Biblioteca digital: bibliografia internacional anotada. Disponível em: < Acessado em 25 jun CITAÇÃO DA BÍBLIA No texto: As bem-aventuranças são encontradas em Mateus 5:3-12. Na lista de referências: BÍBLIA. N.T. Mateus. Português. Biblia Sagrada: edição pastoral. Trad. de: Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. São Paulo: Edições Paulinas, Cap. 5, vers 56

46 (RE)SIGNIFICANDO: VAMOS RETORMAR ALGUNS DETALHES IMPORTANTES

47 Parabéns, chegou a hora de se preparar para o Trabalho de Conclusão de Curso- ARTIGO CIENTÍFICO !
Este trabalho expressa o amadurecimento intelectual do educando. O aluno estará construindo seu ARTIGO porque termina sua pós-graduação. O aluno terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto que escolher. VAMOS PRIMEIRAMENTE ESBOÇAR UM PROJETO DE PESQUISA!!!!

48 Teoria X Prática Teoria é a tentativa de associar e integrar os dados coletados através da experimentação e observação em um sistema explanatório compreensível. “Embora teoria sem prática constitua especulação improfícua, a prática sem teoria é intransmissível. As duas devem ser cultivadas conjuntamente, se quisermos aprender pela experiência e estar em condições de transmitir o que aprendemos” (ROETHLISBERGER, 2007, p.23)

49 Inspiração para o modelo FUNDO DISPONÍVEL DE CONHECIMENTO
Ciência e Senso Comum PROBLEMA (o carro parou) MODELO Coração = motor Funciona com: combustível eletricidade HIPÓTESES Falta combustível Falta eletricidade Ambos Objetivo: fazê-lo funcionar REPENSAR Inspiração para o modelo TESTE / VERIFICAÇÃO restituí fluxo de combustível restituí fluxo de eletricidade restituí ambos não há o que restituir FUNDO DISPONÍVEL DE CONHECIMENTO Analogia Experiência anterior Revisão bibliográfica NÃO FUNCIONOU FUNCIONOU TEORIA

50 Como a ciência procede:
O “defeito” faz pensar = a ciência começa com um problema Para resolver o problema, logo vem à mente uma solução = o modelo, que deve ser testad Existem crenças sobre como o modelo se comportará = as hipóteses Hipóteses testadas = teoria

51 Como? Primeiro, O PROJETO. A pesquisa faz parte da vida acadêmica.
Supõe-se que ela seja precedida de um projeto. Projetar é preparar o caminho que será percorrido. Como construir uma boa casa sem uma boa planta? O projeto deve responder praticamente a grandes questões: 1) o quê? 2) por quê? 3) como? 4) quando?

52 Sobre a área do conhecimento – o quê?
Sobre qual área de conhecimento o aluno pretende aprofundar seu conhecimento? Qual o tema dentro dessa área de conhecimento que se pretende aprofundar? O que se deseja estudar sobre esse assunto – o problema da pesquisa?

53 E você? Já pensou nessas questões?

54 Sobre a motivação para a pesquisa por quê?
Por que esse assunto interessa ao aluno? Como a realização deste trabalho pode contribuir para a área do conhecimento? O que o Pesquisador já acumula de conhecimento sobre o assunto?

55 Você já pensou nisso?

56 Sobre como chegar lá – como?
Com o que se conhece hoje, como responder ao problema de pesquisa – a hipótese? Qual o objetivo geral do trabalho? Quais os objetivos específicos? Como atingir os objetivos da pesquisa – a metodologia?

57 Cuidado nos objetivos... Cuidado com os verbos usados nos objetivos. Num trabalho de conclusão de curso, não dá para “comprovar” ou “demonstrar” nada se a pesquisa for bibliográfica. Mesmo em pesquisas de campo, o TCC é um pequeno passo na ciência para se comprovar ou demonstrar algo... ... Mas é possível “analisar”, “refletir”, “comparar” uma temática e conseguir ótimos resultados em qualquer tipo de pesquisa.

58 E aí? Como responder essas questões?

59 Metodologia de Pesquisa
É o conjunto de etapas que deverão ser percorridas para atingir os objetivos propostos no trabalho. A metodologia constitui-se de um conjunto de passos para atingir os objetivos do TCC/ artigo científico .

60 Exemplo de Metodologia

61 Metodologia do Trabalho Científico
Um conhecimento, para ser considerado científico, necessariamente precisa apresentar o caminho para sua construção – As operações mentais e técnicas que foram utilizadas para atingir os objetivos devem ser passíveis de verificação.

62 Decisões metodológicas no Trabalho
Escolha do tipo de pesquisa (bibliográfica ou aplicada) Escolha dos dados a coletar (primários ou secundários, ou ambos) População, amostra e amostragem Determinação do instrumento de coleta de dados Determinação do modo como as entrevistas serão feitas

63 Tipos de Pesquisas Natureza das variáveis: qualitativas / quantitativas Natureza do relacionamento entre as variáveis: descritivas / causais Grau de estruturação do problema da pesquisa: exploratória / conclusiva Amplitude / profundidade: estudos de caso / levantamentos amostrais / estudos de campo Ambiente da pesquisa: pesquisas de campo / bibliográfica / laboratório / simulação Envolvimento do pesquisado: pesquisa descritiva / pesquisa-ação

64 Decisões metodológicas
Escolha do tipo de pesquisa (bibliográfica ou aplicada?) Escolha dos dados a coletar (primários ou secundários, ou ambos?) População, amostra e amostragem? Instrumento de coleta de dados? Modo como as entrevistas serão feitas?

65 Decisões metodológicas
Escolha do tipo de pesquisa: Pesquisa bibliográfica: quando utiliza dados secundários e objetiva uma revisão do estado-da-arte sobre um tema; Pesquisa aplicada: quando, além do delineamento de teoria, a pesquisa apresenta resultados que podem ser aplicados ou utilizados imediatamente, na solução, mesmo que parcial, de um problema prático.

66 Fontes de Dados Dados primários (pesquisado / pessoas que tenham informações sobre o pesquisado) Dados secundários (internos, publicações, casos, experimentos, situações similares)

67 Coleta de dados primários
Comunicação: questionamento, verbal ou escrito, dos respondentes para a obtenção do dado desejado, que será fornecido por declaração, verbal ou escrita, do próprio. Observação: registro do comportamento, fatos e ações relacionados com o objetivo da pesquisa e não envolve questionamento e respostas verbais ou escritas.

68 Amostragem Consiste em determinar os elementos dos quais os dados serão coletados, a fim de que se possa inferir as informações da população. População: agregado de casos que se enquadram num conjunto com características específicas

69 Amostras não probabilísticas
Razões de uso: A população pode não estar disponível para responder à pesquisa; Pode não haver interesse de que a amostra represente o todo; Custo e prazo. Tipos: Conveniência Intencional Proporcional Tráfego Autogerada Desproporcional

70 Amostras probabilísticas
Razões de uso: A decisão a ser tomada é muito importante para a organização; Impacto nos custos ou nos lucros; Impacto na imagem da organização. Tipos: Aleatória simples Aleatória estratificada Conglomerada

71 Tamanho da amostra Quanto maior o tamanho da amostra, menor a probabilidade de erros amostrais. PORÉM, quanto maior a amostra, menor o erro amostral e maior o erro não amostral, e vice-versa. Quanto maior o desvio-padrão dos elementos da população ou da amostra, maior o número de elementos na amostra. Quanto maior a precisão e confiabilidade desejadas, maior o número de elementos.

72 Instrumento de Coleta de Dados
Partes: Dados de identificação Solicitação para cooperação Instruções de uso Questões Classificação socioeconômica Passos: Determinação dos dados a coletar Determinação do instrumento Redação do rascunho Pré-testes Redação final

73 Redação do instrumento
Decisões quanto ao conteúdo das perguntas: É necessária? Qual sua utilidade para o objetivo da pesquisa? Há necessidade de mais de uma pergunta em razão da complexidade do assunto? Os respondentes têm a informação necessária para responder à pergunta e estão dispostos a responder? A pergunta deve ser mais direta e objetiva ou indireta e ampla? O conteúdo da questão capta o momento ou a situação típica? Apresenta viéses?

74 Redação do instrumento
Decisões quanto a redação: Problemas de redação? Exprime, de forma balanceada, todas as alternativas? A pergunta é clara quanto a seus objetivos? A redação está enviesada para dirigir respostas para determinado sentido? A redação tende a despertar objeções? Mais pessoal ou menos pessoal? Mais direta ou menos direta?

75 Redação do instrumento
Decisões quanto à forma de resposta: Perguntas abertas? Qual sua opinião sobre o bairro em que mora? __________________________________________ Perguntas fechadas? Escolha múltipla: 3. Motivo da viagem: ___ Passeio ___ Negócios ___ Congressos ___ Outros: ________ Dicotômica: O Sr. mora em casa própria? ___ sim ___ não Escala: 2. Bairros de preferência: ___ Anhangabaú ___ Jardim América ___ Bela Vista ___ Mangal

76 Exemplo de roteiro de entrevista

77 Redação do instrumento
Decisões quanto seqüência de perguntas: Começa com uma questão simples e interessante, que cative a atenção do respondente? Perguntas gerais e mais fáceis vêm antes das específicas e mais difíceis? Estão apresentadas em ordem lógica e racional?

78 Decisões metodológicas no TCC
Determinação do modo como as entrevistas serão feitas:

79 Entrevistadores Perfil varia de acordo com o tipo de método de coleta de dados Entrevistas pessoais: características demográficas, psicológicas e comportamentais Por telefone: voz deve provocar empatia PRINCIPAIS ERROS: ausência de empatia, forma de perguntar, forma de registrar respostas e desonestidade

80 Especificações de uso Os entrevistadores:
Não devem discutir com os entrevistados. Devem aceitar com naturalidade a opinião dos entrevistados, sem demonstrar suas emoções. Precisam manter o controle sobre a entrevista. Obrigatoriamente devem seguir a ordem e a forma das perguntas (quando for questionário) Devem efetuar todas as perguntas, sem tentar deduzir respostas por questões anteriores. Precisam ser treinados para obter respostas completas para as questões abertas.

81 Processamento dos dados
Verificação / edição: verificar se o instrumento está completo, legível e compreensível, uniforme, consistente (coerente) e preciso (problemas com a entrevista, com a colaboração ou honestidade) Codificação das questões abertas e fechadas Tabulação

82 Decisões metodológicas
Escolha do tipo de pesquisa (bibliográfica ou aplicada?) Escolha dos dados a coletar (primários ou secundários, ou ambos?) População, amostra e amostragem? Instrumento de coleta de dados? Modo como as entrevistas serão feitas?

83 Sobre o plano de pesquisa: quando?
Programar-se para realizar esse esforço pode significar ter tempo para realizar as outras coisas que também fazem parte da realidade do aluno. Assim, deve-se: Elaborar um cronograma – muito útil para vencer a luta contra a procrastinação; Construir um sumário provisório – ajuda a enxergar a correlação entre os assuntos a serem trabalhados.

84 Você está preparado?

85 Componentes do Projeto
Área / Objeto de pesquisa Delimitação do tema Fundamentação teórica Problema de pesquisa Justificativa Objetivos geral / específicos Hipótese Metodologia Cronograma / recursos Plano de assunto Referências

86 Vamos! Podemos começar!

87 TCCs clássicos MONOGRAFIA – conclusão de curso; teoria x prática; defendidos em bancas; TRABALHOS DE CURSO – trabalhos práticos; defendidos em bancas; discussão da realidade organizacional. Monografia: “estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia” (MARCONI e LAKATOS, 2003, p. 235) “A característica essencial da monografia é a forma de estudo de um tema (unicidade) delimitado, uma atualidade e originalidade acompanhada de uma contribuição importante para ampliação do conhecimento específico” (OLIVEIRA, 2001, p. 236).

88 TCC Pós Anhanguera Até 2008: TCC monográfico – pouca disseminação dos conhecimentos adquiridos durante o processo. A partir de 2009: TCC artigo – possibilidade de publicar os trabalhos, contribuindo para o avanço na pesquisa nos diferentes cursos da Anhanguera Educacional .

89 A construção física Como documento que demonstra o processo de construção do conhecimento por parte do aluno e que apresenta sua contribuição para o avanço na pesquisa o artigo deve ser formatado e apresentado em conformidade com as normas de padronização do trabalho científico. Normas de publicação e modelo do artigo:

90 Elementos pré-textuais: o Resumo
O resumo é o primeiro contato do leitor com o trabalho. NBR 6028 (ABNT, 2003): objetivo do trabalho; importância do tema; procedimentos metodológicos para pesquisar o tema; principais conclusões. O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, com o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O resumo deve ter no mínimo 100 e no máximo 150 palavras, e deve ser fechado com a apresentação de 3 a 5 palavras-chave. Obrigatoriamente, resumo e palavras-chave devem ser traduzidos para o inglês – Abstract e Keywords.

91 Partes do artigo: Introdução
É o espaço em que o pesquisador apresenta um panorama do trabalho que já foi realizado. Ao ler uma introdução, o leitor deverá tomar consciência do que vai encontrar pela frente. Dados essenciais: Breve apanhado do tema e sua importância (justificativa acadêmica) Problema de pesquisa Hipótese Objetivos da pesquisa Metodologia do seu desenvolvimento Apresentação das seções

92 Desenvolvimento: Fundamentação Teórica
Não é uma simples transcrição de pequenos trechos de livros e materiais científicos da internet, mas uma discussão sobre as idéias, fundamentos, problemas etc. de vários autores, devidamente examinadas, combinadas e criticadas (Oliveira, 2001). Cuidados: plágio e coerência

93 Referencial Teórico Cada parte do artigo é uma unidade “fechada”, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Importante: Os assuntos devem ser tratados de forma seqüencial, do mais abrangente para o mais específico. As seções e subseções devem ser ligadas entre si por meio de alguns parágrafos, que mostrem a complementaridade entre os assuntos.

94 Fundamentação Teórica: Plágio
Todo conhecimento é resultado de um processo de acúmulo da humanidade. No entanto, isso não quer dizer que as idéias não têm autoria definida, e obrigatoriamente os autores devem receber crédito por suas construções de conhecimento. Plagiar significa apresentar como sua obra artística ou científica de outrem. O assunto é regulado pela Lei nº 9.610/98 e, considerado crime, é passível de multa e prisão.

95 Tipos de plágio em trabalho científico
Copiar trechos ou figuras/fotos/tabelas de site ou livros, sem citar a autoria; Parafrasear trechos de site ou livros, sem citar a autoria da obra original; Copiar trechos de site ou livros e indicar a citação como indireta; Copiar trabalho próprio, desenvolvido para outro fim (autoplágio); Citar a autoria no corpo do texto, no entanto, não referenciar a obra no pós-textual.

96 Fundamentação Teórica: Citação
NBR (ABNT, 2002): citação é a menção de uma informação extraída de fonte que não o pesquisador. Na norma, existem três tipos de citação: direta, indireta e citação de citação.

97 Citação Direta Citação direta é a transcrição textual de parte da obra do autor consultado, isto é, a cópia do texto. Neste caso, deve-se indicar o número da página da obra de onde a idéia foi extraída.

98 Exemplos de citação direta

99 Exemplo de citação direta (internet)

100 Citação Indireta Constitui citação indireta o texto baseado na obra do autor consultado. Isto significa que o Pesquisador interpreta, com suas palavras, a idéia básica do autor, mas mantém-se fiel à ela.

101 Exemplo de citação indireta

102 Mais um exemplo de citação indireta

103 Citação de citação É a citação de um autor por meio de terceiros – outra obra, que o referencia. Importante: Somente se usa citação de citação quando não se tem acesso ao original. Utiliza-se a expressão latina apud (“citado por”) para identificar a citação de citação.

104 Exemplo de citação de citação

105 Analise o texto abaixo:
Morgan (1996) salienta que a pujança da disciplina marketing é demonstrada no constante desejo de se rever e questionar seu domínio. Para o autor, em função das mudanças de visão quanto às implicações do marketing, as definições foram tão abundantes quanto as críticas que atraíram. Este é um exemplo de citação: Plagiada Direta Indireta Citação de Citação

106 REVISANDO VAMOS lá... Os elementos essenciais nas referências, de acordo com a NBR 6023 (ABNT, 2002) são: autor(es), título, edição, local, editora e ano de publicação.

107 Exemplo de Referenciação – obra no todo

108 Exemplo de Referenciação – obra em parte

109 Exemplo de Referenciação - internet

110 Exemplo de Referenciação - revista

111 Exemplo de Referenciação – citação de citação

112 Lista de Referências - exemplo

113 Resultados É o ponto em que o pesquisador apresenta os dados coletados (mesmo teóricos) e os inter-relaciona, com vistas a produzir conhecimento: Utilizar gráficos e tabelas para compilar e cruzar resultados. Todas as tabelas, gráficos e figuras devem ser numeradas e nomeadas. Se a tabela, ou o gráfico, ou a figura, não forem de autoria própria, sua referência deve ser citada logo na seqüência da mesma, inclusive com a indicação do número da página em que se encontra [por exemplo, “Fonte: FULANO (2001, p. 233)”] Gráficos e tabelas devem ser exaustivamente analisados e comentados.

114 Desenvolvimento: Resultados e Discussão
Os resultados devem ser apresentados em ordem cronológica, e devem ser apresentados mesmo que contrariem o ponto de vista do pesquisador (OLIVEIRA, 2001). Os resultados devem ser discutidos: relacionamento de causa e efeito, comparações com a teoria e outros casos. Usar tabelas, gráficos e figuras para melhorar o entendimento do trabalho.

115 Conclusões Busca-se resolver o problema de pesquisa. De maneira geral, deve-se: Resgatar as principais idéias discutidas no desenvolvimento do trabalho e os principais resultados; Fazer uma reflexão sobre a atualidade dos conceitos e a aplicação prática dos mesmos; Apresentar as conclusões retiradas da pesquisa, buscando responder ao problema motivador da mesma; Apontar limites e lacunas do trabalho; Sugerir novas pesquisas sobre o tema, com a finalidade de contribuir para o aprofundamento científico.

116 Elementos pós-textuais: Referenciação
Constitui obrigação de quem utiliza uma obra para construir conhecimento indicar a autoria da idéia e também indicar os meios de rastrear a idéia original, isto é, citar a obra na qual aparece a idéia que foi utilizada pelo pesquisador. Os elementos essenciais nas referências, de acordo com a NBR 6023 (ABNT, 2002) são: autor(es), título, edição, local, editora e ano de publicação.

117 Cuidados... O TCC/ARTIGO é um trabalho atemporal. Evitar expressões que denotem espaços de tempo (“atualmente”, “este ano”, “nesta década” etc.). Caso haja estudo de caso, o tempo deve ser deixado claro como mês e ano somente no capítulo em que se apresenta a organização estudada e os resultados do campo. O TCC/ARTIGO é um trabalho científico, em que se usa linguagem formal. Deste modo, não usar verbos em primeira pessoa, mas sempre no impessoal (por exemplo, ao invés de usar a expressão “realizamos”, deve se utilizar “foi realizada”, isto é, usar os verbos em terceira pessoa).

118 Para finalizar... O TCC/ARTIGO é o coroamento do esforço do pesquisador. Assim: Atentar para a gramática materna. Cuidado com a linguagem. Não faz parte do estilo do trabalho científico o fazer perguntas e respondê-las. Expressões como “pegar leve”, “cheio de gás” etc., normais em auto-ajuda, não se coadunam com a seriedade de um TCC/artigo. Cuidado com o excesso de adjetivos e com a linguagem de consultoria e de periódicos semanais. Os textos têm que ser totalmente adaptados ao uso formal.

119 Critérios clássicos de seleção de trabalhos para eventos e revistas científicas
Atualidade do Tema; Se constitui-se em contribuição ao desenvolvimento do conhecimento na área; Originalidade do trabalho; Clareza dos objetivos; Adequação metodologia x resultados; Qualidade da fundamentação teórica; Alcance dos objetivos; Qualidade do Texto: redação, consistência e forma.

120 SUCESSO!


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