A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Design Gráfico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Design Gráfico"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Design Gráfico
DCA Luis Andrade - Nº18 – Turno 2

2 Primeiras formas de comunicação
As primeiras formas comunicativas foram através de meios visuais. Antes de desenvolverem capacidades de expressão, os homens utilizavam o seu corpo para comunicar com os outros os seus desejos e inquietudes através de intenções, expressões e signos. Com o tempo adquiriram a condição de "linguagem", ao converter-se em modelos de comunicação.

3 Quais os suportes físicos para as primeiras formas comunicativas?
O suportes físicos das primeiras formas comunicativas foram as paredes das cavernas.

4 Como se obtinha a cor? Qual a sua utilidade?
As cores obviam-se através de gordura, plantas e sangue. Eram usadas para fazer pinturas em cavernas e mais tarde, em papiros e pergaminhos.

5 Quais as razões para criar composições artísticas?
Para melhor transmitir a sua mensagem.

6 Importantes manifestações de design
nos tempos medievais Permitiram expressar cadeias estruturadas de pensamentos mediante um conjunto de elementos gráficos de significado próprio dispostos segundo uma estrutura definida, capazes de transmitir mensagens entendíveis pela comunidade.

7 Quem inventou/reinventou a imprensa
Johann Gutenberg

8 Grande impulsor do desenvolvimento
do design gráfico O grande impulsionador do design gráfico foi com a Revolução Industrial. Com essa revolução, surgiram as fábricas e a economia do mercado, e consequentemente um grande número de pessoas deslocou-se para as cidades para trabalhar, aumentaram as lojas e os comércios e começou a concorrência entre empresas para se tornarem uma parte do mercado. 

9 Função da publicidade Informar
Apresentar mensagens efectivas para vender o produto

10 Importância dos designers gráficos com a chegada da internet
Inicialmente, faltavam profissionais de design que se encarregassem de conceber as interfaces, porém os designers gráficos clássicos não estavam acostumados a construir obras com capacidades de interacção e navegabilidade, pelo qual tiveram que se reciclar, aprendendo conceitos e funcionalidades novas. No entanto, era evidente que fosse necessário o aparecimento de um novo profissional, o webdesigner, híbrido entre o designer gráfico clássico e o programador de aplicações para Internet.

11 Definição de Design Gráfico
Processo de programar, projectar, coordenar, seleccionar e organizar uma série de elementos para produzir objectos visuais destinados a comunicar mensagens específicas a determinados grupos.

12 Função principal Transmitir uma determinada informação por meio de composições gráficas, que chegam ao público destinatário através de diferentes suportes.

13 Exemplos de Grafismos Grafismo é o resultado final de um design gráfico. Este pode expressar-se através de pontos, linhas, letras com diferentes formas, formas geométricas, logotipos e qualquer outro elemento visual apto para transmitir uma mensagem.

14 Conceitos próprios do design gráfico
Agrupamentos: conjuntos de elementos relacionados através de proximidade, semelhança, continuidade ou simetrias. Forma: forma de cada elemento gráfico isolado e dos agrupamentos de elementos. Contornos: partes limíte dos elementos, que permitem distingui-los dos demais e do fundo, mudanças de cor ou mudanças de saturação. Localização: lugar que cada elemento gráfico ocupa ou agrupamento deles no espaço do grafismo.

15 Conceitos próprios do design gráfico
Tamanho: tamanho relativo de cada elemento gráfico com respeito aos que lhe rodeiam. Cor: cor de cada elemento individual, cores de cada agrupamento de elementos, disposição relativa dos elementos com cor e harmonia entre cores. Contraste: intensidade de visualização de cada elemento em relação aos que lhe rodeiam e ao grafismo total. Equilíbrio: cada grafismo implica um sistema de referência espacial que consegue um nível de equilíbrio maior ou menor. Simetria : disposição espacial regular e equilibrada dos elementos que formam a composição gráfica.


Carregar ppt "Introdução ao Design Gráfico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google