A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS CLASSES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS CLASSES."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana ILHA SOLTEIRA - SP ABRIL - 2014

2 FUNCIONALISMO É uma teoria sociológica que busca analisar as formas de organização e o funcionamento das sociedades. Analogia com o organismo Convivência harmônica é o estado natural da sociedade Conflitos sociais são anomalias que devem ser eliminadas.

3 * Estas duas concepções não desenvolveram uma teoria das classes sociais. Tratam a diferenciação entre as classes sociais como diferenças de estratos de renda dos indivíduos/famílias. SISTEMISMO Conflitos são normais, devem ser controlados, superados; Sistema pode ser melhorado, mas não mudado; Ferramentas para fazer o sistema funcionar bem: qualidade total e reengenharia (no caso de uma empresa); inovações tecnológicas que visam aperfeiçoar o sistema.

4 MATERIALISMO HISTÓRICO Tecnologia disponível Grau de especialização da mão-de-obra Terra, instalações, máquinas, matérias primas Forças produtivas Meios de produção Relações sociais de produção Considera que são as condições reais de existência, de produção da vida material que condiciona o pensamento e a ação do homem.

5 Relações sociais de produção: Determinam a diferenciação dos homens em classes sociais Capitalismo: proprietários dos meios de produção (Burguesia ou capitalistas e proprietários de terras) não proprietários dos meios de produção (Proletariado ou trabalhadores) * Outras classes como a classe média urbana e os camponeses são consideradas menos importantes, pois tendem a se aliar a uma das classes principais.

6 IDEOLOGIA E UTOPIA Ideologia é o conjunto das concepções, idéias, teorias, que se orientam para a estabilização ou legitimação da ordem estabelecida. Tem um caráter conservador. Utopias são aquelas idéias, e/ou teorias que buscar alcançar uma realidade ainda inexistente. Apresentam características de negação da ordem social existente e se orientam para sua ruptura. Podem apresentar função crítica, uma perspectiva subversiva e, em alguns casos, uma função revolucionária.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS CLASSES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google