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INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Prof. Pierre Vasconcelos

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Apresentação em tema: "INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Prof. Pierre Vasconcelos"— Transcrição da apresentação:

1 INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Prof. Pierre Vasconcelos

2 A essência do empreendedorismo...
A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios, e sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações”. Schumpeter (1982)

3 Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico
Novas empresas contribuem de forma significativa para o desenvolvimento econômico, mormente nos países em desenvolvimento. Ao ter sucesso, os novos empresários criam empregos, expandem segmentos de mercado, aumentam a produção de bens e serviços e dinamizam a economia das comunidades onde operam. (Empreendedorismo em Economias Emergentes (BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento)

4 Empreendedor e Empreendedorismo

5 Para ser empreendedor é preciso...
Iniciativa e vontade. Paixão pelo que faz. Criatividade e motivação.

6 Para ser empreendedor é preciso...
Ter capacidade de: transformação; identificar e avaliar oportunidades; assumir riscos.

7 Empreendedor é... Quem persegue o benefício, trabalha individual e coletivamente, é o portador das competências de inovação, de identificação e de criação de oportunidades de negócios, do saber montar e coordenar novas combinações de recursos com o objetivo de extrair os melhores benefícios de suas inovações num meio incerto. Schumpeter, J., citado por Dornelas, J.C.A., 2001.

8 Empreendedor é... Quem destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais. Kirzner, I.M., citado por Dornelas, J.C.A., 2001.

9 Empreendedor é... Quem cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja identifica oportunidades na ordem presente. GEM 2000:6.

10 Fatores Motivadores do Empreendedorismo

11 Fatores motivadores do empreendedorismo
NECESSIDADE Auto-realização Independência

12 Fatores motivadores do empreendedorismo
VONTADE de ter o próprio negócio de ter liberdade para tomar decisões de ganhar dinheiro

13 Principal Motivação para Iniciar um Negócio
Fonte: Banco Interamericano de Desenvolvimento

14 Fatores motivadores do empreendedorismo
PRATICAR APROVEITAR e ENXERGAR DOMINAR BUSCAR SER ASSUMIR AGREGAR RELACIONAR-SE idéias oportunidades o medo o sucesso atento / curioso / observador riscos valores à sociedade clientes / fornecedores / entidades

15 Fatores do sucesso e do fracasso nos novos empreendimentos
Fatores externos à empresa Fatores internos à empresa Fatores relacionados ao empreendedor

16 Fatores do sucesso e do fracasso nos novos empreendimentos
Fatores externos à empresa Economia Política Questões sociais Tecnologia Concorrência Fornecedores Clientes

17 Fatores do sucesso e do fracasso nos novos empreendimentos
Fatores internos à empresa Recursos Atividades da empresa Organização interna Qualidade Controles

18 Fatores do empreendedor
Fatores do sucesso e do fracasso nos novos empreendimentos Buscar oportunidades Ser persistente Exigir qualidade e eficiência Buscar informações Planejar e monitorar tarefas Ter independência e auto-confiança Ter iniciativa Correr riscos calculados Comprometer-se Estabelecer metas Manter rede de contatos Focar a solução Fatores do empreendedor

19 Identificando e Avaliando Oportunidades

20 Conceito de oportunidade
identificá-la avaliá-la aproveitá-la Identificar uma oportunidade é uma questão de sorte? ou Sorte é o encontro da competência com a oportunidade?

21 UMA IDÉIA ISOLADA NÃO TEM VALOR.
Conceito de oportunidade IDÉIA - precisa ser testada clientes amigos outros empreendedores UMA IDÉIA ISOLADA NÃO TEM VALOR.

22 Conceito de Oportunidade
Algo possível de ser implementado Atende a um público-alvo   Idéia transformada em produto ou serviço momento certo maneira adequada

23 Conceito de oportunidade
IDÉIA OPORTUNIDADE    Empreendedor  conhece o mercado tem visão do negócio sabe ser prático  identifica deficiências conhece a concorrência

24 Fatores importantes sobre oportunidade
EXPERIÊNCIA NO RAMO DA ATIVIDADE Já ter trabalhado no ramo Ter sócios experientes Fazer cursos, treinamentos, visitar feiras, consultar pessoas

25 Fontes para Identificar Oportunidades
Fonte: Banco Interamericano de Desenvolvimento

26 Até aqui!!! Prova dia 20/04/2012

27 PLANO DE NEGÓCIOS

28 Plano de Negócios O QUE É?
Documento que tem a finalidade de descrever o empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa. QUAL A FUNÇÃO? Prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e o desenvolvimento inicial de uma empresa.

29 Plano de negócios O PLANO DE NEGÓCIOS TEM COMO OBJETIVOS:
entender e estabelecer diretrizes; gerenciar de forma mais eficaz; tomar decisões mais acertadas; monitorar o dia-a-dia; implementar ações corretivas; conseguir financiamentos e recursos; visualizar melhor a organização da empresa.

30 Seções de um plano de negócios
1. Sumário executivo 2. Descrição da empresa 3. Descrição dos serviços e produtos 4. Descrição do processo produtivo 5. Descrição dos clientes 6. Descrição da concorrência 7. Determinação de preços 8. Estratégias de promoção e propaganda 9. Descrição de fornecedores 10. Equipe de trabalho 11. Localização e infra-estrutura 12. Investimentos e projeção de resultados

31 Modelo de plano de negócios
1. SUMÁRIO EXECUTIVO dirigido ao público-alvo síntese do plano de negócios (objetividade) atração à leitura do documento última parte a ser escrita não deve ter mais que duas páginas

32 Modelo de plano de negócios
2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA resumo da empresa características únicas do produto/serviço benefício ao cliente missão, metas, objetivo constituição estrutura organizacional estrutura legal

33 Modelo de plano de negócios
2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA nome tipo (firma individual, sociedade por cotas de responsabilidade, sociedade anônima) ramo de atuação mercados atendidos constituição societária constituição do capital

34 Modelo de plano de negócios
3. DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS características do negócio o que tem de especial para servir aos clientes tecnologias utilizadas processos para a prestação de serviços lista de produtos ou serviços futuros

35 Modelo de plano de negócios
processos que gerarão o produto final a inter-relação dos processos a terceirização dos serviços (se houver) 4. DESCRIÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO

36 Modelo de plano de negócios
4. DESCRIÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA TRANSPORTADORA O atendente anota as necessidades de acordo com o folheto dos serviços O atendente sugere uma data e hora para a coleta e a entrega O cliente liga para a empresa Início N Fim Volume entregue no previsto destino O cliente aceita os horários S Motoristas seguem os roteiros elaborados de coleta e entrega Banco de dados armazena os roteiros para os motoristas Informações são adicionadas a um banco de dados

37 Conhecer o mercado-alvo: o cliente
Modelo de plano de negócios 5. DESCRIÇÃO DOS CLIENTES  Conhecer o mercado-alvo: o cliente onde está localizado? onde mora? qual o seu perfil? o que costuma comprar? por que compra? pessoas e empresas

38 identificar pontos fracos
Modelo de plano de negócios 6. DESCRIÇÃO DA CONCORRÊNCIA Concorrência direta indireta identificar pontos fracos  obter melhores resultados

39 { { Modelo de plano de negócios 7. DETERMINAÇÃO DE PREÇOS
imagem do serviço definição do segmento que usará o serviço Estratégia de preços { preço serviço de baixo custo qualidade produto exceder as expectativas Pode visar

40 Apresentar serviços ou produtos
Modelo de plano de negócios 8. ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO E PROPAGANDA Apresentar serviços ou produtos mala-direta promoção pontual telemarketing

41 Modelo de plano de negócios
9. DESCRIÇÃO DE FORNECEDORES tecidos linhas material de limpeza combustível peças Fornecedores: abastecem a empresa analisar: quantidade, qualidade, preços, prazo de entrega estabelecer relação de confiança

42 Modelo de plano de negócios
10. EQUIPE DE TRABALHO Nomes das pessoas essenciais na estrutura da empresa, capacitação exigida: sócios; gerentes; administradores; supervisores; analistas...

43 Modelo de plano de negócios
11. LOCALIZAÇÃO E INFRA-ESTRUTURA Aspectos que devem ser observados: fácil acesso, local para atendimento a clientes; espaço para produção; espaço para administração; regularização do imóvel; liberação para placas de identificação; adequação às exigências do Corpo de Bombeiros.

44 PLANO DE NEGÓCIOS ANÁLISE FINANCEIRA

45 Análise financeira O QUE É?
É um medidor; um indicador de desempenho da empresa. Os números gerados pelo relatório financeiro podem dizer qual é a situação do negócio.

46 Apuração de resultados Projeção do fluxo de caixa
Investimentos iniciais e apuração de resultados Investimentos iniciais Despesas pré-operacionais Investimentos fixos Capital de giro inicial Apuração de resultados Projeção de vendas Deduções Receita líquida de vendas Custos dos serviços prestados Margem de contribuição Despesas operacionais Resultado operacional Lucro líquido Projeção do fluxo de caixa

47 capital de giro inicial
Investimentos iniciais O QUE É? Recursos financeiros necessários à montagem da empresa e ao início de suas atividades. Pode ser dividido em três partes: 1 2 3 investimentos fixos capital de giro inicial despesas pré-operacionais

48 Investimentos iniciais
DESPESAS PRÉ-OPERACIONAIS Gastos anteriores à abertura da empresa registro contador pesquisas de mercado agência de publicidade

49 PODEM SER CONVERTIDOS EM DINHEIRO PARA FINS DO CAPITAL DA EMPRESA.
Investimentos iniciais INVESTIMENTOS FIXOS São os gastos com... aquisição de equipamentos aquisição de veículos obras e reformas móveis e utensílios centrais telefônicas aparelhos eletrônicos imóveis PODEM SER CONVERTIDOS EM DINHEIRO PARA FINS DO CAPITAL DA EMPRESA.

50 Investimentos iniciais
CAPITAL DE GIRO INICIAL Gastos operacionais para a empresa funcionar telefone material de escritório material de limpeza combustível depreciações aluguel pró-labore salários encargos luz água

51 Projeção de resultados
O QUE É? Estimativa do lucro que a empresa gerará depois de pagos todos os compromissos para os primeiros anos. Para obter esta estimativa é necessário... projetar receitas de vendas estimar todos os custos da empresa (produção, vendas, administração, despesas gerais...)

52 Projeção de resultados
PROJEÇÃO DE VENDAS Estabelecer o preço de venda do produto/serviço. Analisar... preços praticados pelos concorrentes objetivos pretendidos pela empresa custo gerado pelo produto/serviço benefícios que oferece aos clientes custos de produção do produto

53 Projeção de resultados
DEDUÇÕES Gastos com... pagamentos de impostos gerados pela venda mensal bruta (ISS, PIS, COFINS) pagamento de comissão a vendedores (se for o caso)

54 Projeção de resultados
RECEITA LÍQUIDA DE VENDA É obtida deduzindo-se os impostos e as comissões da receita bruta. impostos (PIS, COFINS, INSS) receita bruta - comissões (10%) - = RECEITA LÍQUIDA

55 CUSTOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS (CUSTOS VARIÁVEIS)
Projeção de resultados CUSTOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS (CUSTOS VARIÁVEIS) Mão-de-obra direta: pessoas que lidam diretamente com o produto/serviço. Encargos: férias, 13° salário, aviso prévio, FGTS, INSS (70% a 100% do salário). Materiais diretos: custos da matéria-prima utilizada para a fabricação do produto ou realização dos serviços.

56 Projeção de resultados
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO Valor que resta à empresa depois de deduzidos da receita: custos dos produtos vendidos/serviços prestados; comissões; impostos. Mede o quanto este valor contribui para cobrir os custos fixos. diferença entre receitas e custos variáveis. Margem de contribuição =

57 Projeção de resultados
DESPESAS OPERACIONAIS (CUSTOS FIXOS) Gastos com... despesas administrativas despesas gerais despesas financeiras depreciação acumulada

58 resultado operacional
Projeção de resultados RESULTADO OPERACIONAL Apurado antes do cálculo do imposto de renda: resultado operacional receita bruta - impostos custos variáveis fixos =

59 Projeção de resultados
LUCRO LÍQUIDO Resultado final, já diminuído o imposto de renda e a contribuição social. Quanto a empresa terá disponível depois de pagos todos os compromissos projetados?

60 Projeção do fluxo de caixa
O QUE É É um instrumento que tem como objetivo projetar as entradas e as saídas de recursos financeiros por um determinado período de tempo. FUNÇÃO Auxiliar o empreendedor no gerenciamento e no planejamento das ações que serão tomadas no dia-a-dia futuro da empresa.

61 Projeção do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é composto pelos seguintes dados: investimento inicial; saldo de caixa inicial; total das entradas; total das saídas; saldo no período; reserva de capital; depreciação; fluxo líquido de caixa.

62 FACULDADE PITÁGORAS – Unidade Divinópolis
Prof. Pierre Vasconcelos


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