A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Subprojeto: Geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Subprojeto: Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Subprojeto: Geografia
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID Subprojeto: Geografia CAMPINA GRANDE – PB 2014

2 João Rodrigues Braga da Silva
Escola Participante: E. E. E. M.I. Severino Cabral Professora Coordenadora do Subprojeto Geografia: Josandra Araújo Barreto de Melo Professora Supervisora: Éricka Araújo Santos Bolsista João Rodrigues Braga da Silva

3 Sumário Apresentação da Escola Programa PIBID Intervenções Escolares
Conclusão

4 Apresentação da Escola
A E. E. E. M. I. Severino Cabral possui sua sede no bairro de mesmo nome da Escola, na cidade de Campina Grande – PB, mas encontra-se temporariamente funcionando em um anexo da Escola Estadual de Ensino Médio e Educação Profissional Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), no bairro da Prata, na mesma cidade, a escola funciona no local destinado a Educação Profissional do Estadual da Prata. Possuidora de um corpo docente verdadeiramente dedicado as questões relacionadas à aprendizagem de seus alunos, procura formar não apenas alunos aptos a passarem em um exame, como por exemplo o ENEM, mas sim, formar cidadãos conscientes do seu papel. Sumário Próximo

5 Apresentação da Escola
A Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Severino Cabral considera a participação da comunidade escolar como uma ferramenta para se constituir o processo educativo, tornando-se ao longo dos anos uma referência educacional. Foto: Luciene Fabrízia... Anterior Próximo

6 Apresentação da Escola
A escola funciona como um organismo, onde cada célula possui uma função vital. Sumário

7 O Programa PIBID O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) é um programa do Ministério da Educação (MEC), atendendo às atribuições legais da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para incentivar e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais, dentro das diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, aos princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e à legislação em vigor aplicável à matéria. Mais informações: Sumário Próximo

8 O Programa PIBID O PIBID é mais uma oportunidade para aqueles que querem trabalhar a formação do professor, atentos ao fato que o professor é construído ao longo de um período que envolve desde as séries iniciais, passando pela graduação, os cursos de pós, mas, indispensável a experiência na sala de aula como professor. Tendo em vista vivermos o meio técnico-científico-informacional, onde as informações passaram a circular de forma global e mais acelerada, o professor passa a ganhar mais importância, pois não basta saber apenas as informações, é preciso compreendê-las e saber como relacioná-las. Contudo, não seria possível obter toda essa experiência sem a participação no programa do PIBID, já que nos Estágios Supervisionados nem sempre é possível vivenciar o ambiente escolar em suas múltiplas relação, devido a vários fatores. Sumário

9 Intervenção Escolar A escola Severino Cabral está participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, realizado no ano de Para atingir os objetivos propostos pelo programa, se faz necessária a contribuição dos bolsistas participantes nas escolas, juntamente com a parceira da professora supervisora regente (Éricka Araújo Santos), na escola onde o projeto está sendo executado. Sumário Próximo

10 Livro Didático utilizado no 1º do Ensino Médio
Intervenções realizadas nas aulas de Geografia nas turmas A e C do 1º ano do Ensino Médio Links: Aulas 1º Dia de Aula 6º Dia de Aula 11º Dia de Aula 2º Dia de Aula 7º Dia de Aula 12º Dia de Aula 3º Dia de Aula 8º Dia de Aula 13º Dia de Aula 4º Dia de Aula 9º Dia de Aula 14º Dia de Aula 5º Dia de Aula 10º Dia de Aula 15º Dia de Aula Livro Didático utilizado no 1º do Ensino Médio Sumário

11 Aulas Livro Didático SAMPAIO, Fernando dos Santos; SUCENA, Ivone Silveira. (Orgs.). Geografia, 1º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, – (Coleção Ser Protagonista). Anterior

12 1º Dia de Aula – 23/04/2014 Apresentação da Escola
Aulas 1º Dia de Aula – 23/04/2014 Apresentação da Escola Neste dia, nos foi apresentada a estrutura que a escola dispõe, nos explicaram como funcionava o sistema de qualificação dos alunos quanto “as notas”, já que a escola adotou a modalidade do Ensino Inovador. Em seguida, fomos apresentados as turmas como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nessa aula inaugural, a professora apresentou para os alunos vídeos sobre o potencial energético dos recursos hídricos. Foi possível, logo na primeira aula, observar o comportamento dos alunos enquanto o vídeo era projetado: interesse, atenção que davam a aula, se tomavam nota, os movimentos corporais e como interagiam.

13 2º Dia de Aula – 24/04/2014 Tema: Observação da aula
Aulas 2º Dia de Aula – 24/04/2014 Tema: Observação da aula Observamos a turma enquanto a professora concluía o assunto sobre os recursos hídricos, iniciado em aulas anteriores. Após a conclusão do assunto, aplicamos um questionário com os alunos com objetivo de fazer uma análise qualitativa da turma, procurando desenvolver o perfil da mesma. Questionário

14 Aulas A aplicação do questionário possibilitou elaborar o perfil da turma, auxiliando no desenvolvimento de atividades e diretrizes para se trabalhar a Geografia Escolar, com o objetivo de desenvolver a aprendizagem dos alunos. Anterior

15 3º Dia de Aula – 15/05/2014 Tema: Projeto Letramento
Aulas 3º Dia de Aula – 15/05/2014 Tema: Projeto Letramento Trabalhamos com a turma o Projeto Letramento, que vem sendo desenvolvido pela escola. Neste dia, os alunos ficaram com a responsabilidade de desenvolver uma dissertação sobre os vídeos assistidos anteriormente, tratando do tema: Potencial energético dos recursos hídricos. Nesta aula, ficamos auxiliando a professora nas dúvidas levantadas pelos alunos, mostrando os caminhos pelos quais eles poderiam seguir e desenvolver seu pensamento geográfico, articulando esses pensamentos em formas textuais. Além de ajudar na fixação do assunto, leva o aluno a exercitar a caligrafia que, além de técnica é uma arte.

16 4º Dia de Aula – 16/05/2014 Tema: Estrutura Geológica da Terra
Aulas 4º Dia de Aula – 16/05/2014 Tema: Estrutura Geológica da Terra Nesta temática, foi ensinado aos alunos a história da formação da Terra, e como o Planeta encontra-se estruturado: Crosta, Manto e Núcleo. Além dos vídeos do site TV Escola, utilizou-se o Software Educacional P3D, com o objetivo de melhor ilustrar como foi o processo de formação da Terra e como esses processos interferem na formação do Planeta.

17 5º Dia de Aula – 23/05/2014 Tema: Minerais e Rochas
Aulas 5º Dia de Aula – 23/05/2014 Tema: Minerais e Rochas Nesta aula, procurou-se mostrar como são formados alguns tipos de minerais, sua relação com a formação da Terra e como os minerais estão presentes de várias formas no dia-a-dia. Ensinou-se quais os tipos de Rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas, analisando como são formadas as rochas e seus ciclos, desde a formação até sua fragmentação impulsionada pelos processos de intemperismo.

18 Aulas 6º Dia de Aula – 26/05/2014 Tema: Movimento de Placas e Impactos Ambientais Nesta aula, a professora apresentou a Teoria das Placas Tectônicas, trabalhando o conceito e como elas se deslocam impulsionadas por agentes internos da Terra e como esses movimentos podem relacionar-se com os Impactos Ambientais, desmistificando a idéia de que apenas o homem pode causar impactos ambientais. Apresentou-se os conceitos de limites divergentes, convergentes e conservativos das Placas Tectônicas.

19 7º Dia de Aula – 30/05/2014 Tema: Atividade: Placas Tectônicas
Aulas 7º Dia de Aula – 30/05/2014 Tema: Atividade: Placas Tectônicas Nesta aula, a professora aplicou uma atividade sobre as placas tectônicas, no intuito de fixar o assunto apresentado em sala de aula. As atividades são resolvidas em equipe uma “exigência” da modalidade do Ensino Inovador, adotado pela escola Severino Cabral.

20 8º Dia de Aula – 02/06/2014 Tema: Vulcões e Terremotos
Aulas 8º Dia de Aula – 02/06/2014 Tema: Vulcões e Terremotos Nesta aula, os alunos assistiram um documentário sobre Vulcões e Terremotos para melhor compreender os Movimentos de Placas, como são formados algumas formas de relevo e como esses vulcões interagem com o meio ambiente e os seres humanos.

21 9º Dia de Aula – 06/06/2014 Tema: Formas de Relevo
Aulas 9º Dia de Aula – 06/06/2014 Tema: Formas de Relevo Nesta aula, os alunos aprenderam sobre os agentes Endógenos e Exógenos que atuam na formação do relevo, formas de relevos continentais e oceânicos, as classificações do relevo brasileiro, além de erosão e movimento de massa. Esse tema fecha um ciclo de estudos relacionado a geologia e geomorfologia, tanto num aspecto local como global.

22 10º Dia de Aula – 11/06/2014 Tema: Classificação do Relevo Brasileiro
Aulas 10º Dia de Aula – 11/06/2014 Tema: Classificação do Relevo Brasileiro O Brasil apresenta uma grande diversidade de relevo, com rochas bastantes antigas, com exceção das bacias sedimentares, e estas compõem aproximadamente 64% do território, com relevos resultantes tanto da influência das rochas quanto dos processos mais recentes das placas tectônicas e da erosão de climas passados. Nesta aula, foi apresentado as classificações de: Aroldo de Azevedo, Aziz Nacib Ab’Saber e Jurandyr Ross.

23 11º Dia de Aula – 03/07/2014 Tema: Classificação do Relevo Brasileiro
Aulas 11º Dia de Aula – 03/07/2014 Tema: Classificação do Relevo Brasileiro Neste dia, foi realizada um divisão dos grupos, onde cada grupo apresentaria um classificação do relevo brasileiro. Foram criados 6 grupos, dois apresentariam a classificação de Aroldo de Azevedo, dois de Aziz Nacib Ab’Saber e dois o de Jurandyr Ross. Após a divisão dos grupos, foi dado início ao desenho dos mapas, com as classificações do relevo em cartolinas. Próximo

24 11º Dia de Aula – 03/07/2014 Tema: Atividade sobre o Relevo Brasileiro
Aulas 11º Dia de Aula – 03/07/2014 Tema: Atividade sobre o Relevo Brasileiro Próximo

25 11º Dia de Aula – 03/07/2014 Tema: Atividade sobre o Relevo Brasileiro
Aulas 11º Dia de Aula – 03/07/2014 Tema: Atividade sobre o Relevo Brasileiro

26 Aulas 12º Dia de Aula – 10/07/2014 Tema: Apresentação dos trabalhos dobre o Relevo Brasileiro Nesta aula, dois grupos apresentaram os trabalhos: grupos 01 e 02. O primeiro grupo apresentou o mapa com a classificação de Aroldo de Azevedo e o segundo grupo apresentou a classificação de Aziz Ab’Saber. Ao final de cada apresentação, a professora junto com os bolsistas do PIBID acrescentavam informações as apresentações e fazia-se alguns questionamentos. Próximo

27 Aulas 12º Dia de Aula – 10/07/2014 Tema: Apresentação dos trabalhos sobre o Relevo Brasileiro

28 Aulas 13º Dia de Aula – 17/07/2014 Tema: Apresentação dos trabalhos dobre o Relevo Brasileiro Neste aula três grupos apresentaram seus trabalhos: grupos 03, 04 e 05. O primeiro grupo apresentou o mapa com a classificação de Jurandyr Ross, o segundo grupo apresentou a classificação de Aziz Ab’Saber e o terceiro grupo apresentou o mapa com a classificação de Jurandyr Ross. Ao final de cada apresentação, a professora juntamente com os bolsistas do PIBID acrescentavam informações as apresentações e fazíamos alguns questionamentos. Próximo

29 Aulas 13º Dia de Aula – 17/07/2014 Tema: Apresentação dos trabalhos sobre o Relevo Brasileiro Anterior Próximo

30 Aulas 13º Dia de Aula – 17/07/2014 Tema: Apresentação dos trabalhos sobre o Relevo Brasileiro Anterior Próximo

31 Aulas 13º Dia de Aula – 17/07/2014 Tema: Apresentação dos trabalhos sobre o Relevo Brasileiro Anterior

32 14º Dia de Aula – 24/07/2014 Tema: Erosão e Movimentos de Massa
Aulas 14º Dia de Aula – 24/07/2014 Tema: Erosão e Movimentos de Massa Os processos de Erosão e Movimentos de Massa podem ser observados na paisagem, sobretudo nas vertentes. A vertente é também conhecida chamada de encosta ou talude, sendo esse último mais usado em geotécnica e engenharia civil. Podemos perceber ao estudar erosão, que esse fenômeno pode ocorrer tanto de forma natural quanto provocado por ações humanas, onde, em certos casos, podem levar pessoas à morte. Quando estudamos os Movimentos de Massa podemos perceber os esses movimentos podem ocorrer de várias formas como: Rastejo, Queda de Blocos, Corrida e Escorregamento ou Deslizamento. Próximo

33 14º Dia de Aula – 24/07/2014 Tema: Vertente Vertente Aulas Anterior
Próximo

34 14º Dia de Aula – 24/07/2014 Erosão Movimentos de Massa
Aulas 14º Dia de Aula – 24/07/2014 Tema: Erosão e Movimento de Massa Erosão Movimentos de Massa

35 15º Dia de Aula – 31/07/2014 Tema: Café Geográfico
Aulas 15º Dia de Aula – 31/07/2014 Tema: Café Geográfico O Café Geográfico trata-se de um momento de culminância, onde foi fechada uma unidade de conhecimento geográfico, referente a Estrutura Interna da Terra e a Classificação dos Relevos. - Os alunos se organizaram em forma de círculo; - Os nomes de todos os alunos foram escritos em um papel para ser sorteado para responder uma determinada pergunta; - Cada aluno teve direito a escolher um amigo para ajudá-lo, mas esse aluno não poderia ajudar a responder a pergunta por mais de uma vez. Próximo

36 15º Dia de Aula – 31/07/2014 Tema: Café Geográfico
Aulas 15º Dia de Aula – 31/07/2014 Tema: Café Geográfico Esta atividade “lúdica” torna o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso e fortalece o conteúdo ensinado em sala de aula, buscando, assim, outras formas de avaliar os alunos. Ao final da participação de todos os alunos, foi realizada a entrega de algumas premiações referentes a apresentação, a construção e apresentação dos mapas com as Classificações do Relevo Brasileiro. Trata-se de uma forma de fechar um ciclo de ensino ou no fim de uma unidade bimestral ou semestral, pois realizados demasiadamente acaba entrando numa atividade nostálgica. Anterior Próximo

37 15º Dia de Aula – 31/07/2014 Tema: Café Geográfico Aulas Anterior
Próximo

38 Aulas 15º Dia de Aula – 31/07/2014 Tema: Café Geográfico Anterior

39 Considerações Finais O programa do PIBID tem proporcionado a nós bolsistas uma oportunidade de aproximar teoria e prática, favorecendo reflexões acerca do cotidiano escolar. Essa parceria entre o PIBID e as Escolas Públicas, contribui com a formação do docente, da mesma forma, colabora com a dinâmica ensino/aprendizagem da escola pública. Sem dúvidas que após a participação no programa PIBID a qualidade das aulas ministradas pelo professor/bolsista tenderá à alcançar melhores padrões. Sumário


Carregar ppt "Subprojeto: Geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google