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Ciência, tecnologia e sociedade

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Apresentação em tema: "Ciência, tecnologia e sociedade"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência, tecnologia e sociedade
Aula 1 _O surgimento da ciência moderna: mitos e história institucional. profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre de 2015

2 Surgimento das universidades na alta idade média
Séculos XI-XII: “primeiro renascimento” Séculos V-XI: rede de escolas ligadas à igreja e ao ensino ortodoxo voltado à formação de nobres e clérigos. Idade media: cultura oral vs. cultura letrada (analfabetismo)

3 Trovadores medievais

4 Livros medievais

5 Surgimento das universidades na alta idade média
Estabelecimentos monásticos Contemplação vs. ascese intramundana Com um programa de estudos muito limitado comentário das escrituras e negação dos saberes profanos: retórica, filosofia, história, ciências (filosofia natural), medicina e direito, todos ligados à cultura grego-romana e “esquecidos” pelo abandono da língua grega em prol do latim.

6 Surgimento das universidades na alta idade média
IV Concílio de Latrão (1215): reforma gregoriana da Igreja Reforma do clero Primazia papal Valorização da ação pastoral

7 Surgimento das universidades na alta idade média
Século XII: “Revolução” quantitativa (novas escolas); qualitativa (novos saberes) e sobretudo institucional (novo tipo de escola). Assim, a grande renovação cultural do século XII está baseada em uma “reforma escolar”: visão institucional. Escolas de catedrais (urbanas) x escolas monásticas (rurais).

8 Surgimento das universidades na alta idade média
As universidades vão surgir como desdobramentos desse processo, com elementos de continuidade (localização urbana, saberes e métodos de ensino, e a função social dos formandos) e de ruptura (ordem institucional).

9 Surgimento das universidades na alta idade média
A universidade, apesar das semelhanças com outras formas de organização profissional (corporações de ofício), representa uma estrutura institucional totalmente nova na história do “ocidente” (Europa e colônias) e do mundo em volta (Ásia, África, Oriente).

10 Surgimento das universidades na alta idade média
Agrupamento de mestres e alunos em uma comunidade autônoma reconhecida e protegida pelas altas autoridades leigas e religiosa (império e igreja) que permitiu progressos consideráveis dos métodos de trabalho intelectual e de difusão do conhecimento.

11 Surgimento das universidades na alta idade média
UNIVERSIDADE DE PARIS 1200: Primeiros privilégios concedidos pelo príncipe da França 1215: Primeiros privilégios papais : Primeiras greves e novos privilégios : Grade greve e a “Parens Scientiarum”(fundamento canônico da autonomia universitária)

12 Surgimento das universidades na alta idade média
Autonomia para: Organizar o ensino Realizar exames Selecionar alunos Estabelecer critérios de sociabilidade e vida universitária Privilégios em: Aluguéis Livros Tavernas

13 Surgimento das universidades na alta idade média
Governo acadêmico os “mestres e alunos” elegiam o reitor e se autogovernavam, seguindo o princípio corporativo medieval. Exames: Bancas de tese Faculdades reunidas Nações (repúblicas)

14 Surgimento das universidades na alta idade média

15 Surgimento das universidades na alta idade média

16 Surgimento das universidades na alta idade média

17 Surgimento das universidades na alta idade média
Limitação: Proibição da filosofia natural aristotélica (ciência)

18 Surgimento da ciência moderna
Paolo Rossi: a ciência moderna nasce fora da universidade e em luta com ela (embora todos os cientistas tenham frequentado a universidade). Contexto cultural: Inquisição, Peste, Guerras, Fomes e Crises (Baixa idade média) Kepler Galileu Bruno Bacon Limiar da modernidade: consciência de um “novo tempo”: liberdade, igualdade, fraternidade e razão (iluminismo como discurso de um tempo)

19 Surgimento da ciência moderna
Esse discurso defende uma ruptura com o passado: a Idade Média como Idade das trevas expresso na metáfora Luz- Escuridão Autoconsciência falsa da ciência: negação do outro (cultura árabe, bizantina, judaica) – “mito do ocidente” Apesar disso, existe uma ruptura na modernidade: “tudo o que é sólido se desmancha no ar, o sagrado é profano” Kepler, Galileu, Bruno: observação da natureza.

20 Surgimento da ciência moderna
Nova forma de conhecimento baseada em “experiências sensatas” e “demonstrações” Tudo precisa ser publicado, demonstrado, discutido e submetido à contestação: crítica dos pares Novo critério de verdade: observação Essa revolução foi também institucional.

21 Surgimento da ciência moderna
A invenção da ciência moderna como um “empreendimento coletivo, capaz de se desenvolver por si próprio, voltado para conhecer o mundo e intervir sobre o mundo” (Rossi, p. 22) “potência unificadora”

22 Quem foi Robert K. Merton
Considerado o fundador da sociologia da ciência 1938. Merton defende nos EUA a sua tese de doutorado intitulada “Ciência, Tecnologia e Sociedade na Inglaterra do século XVII”. A sua grande pergunta era por que a ciência moderna surgiu na Inglaterra do século XVII e não em outro lugar e tempo?

23 Por que na Inglaterra? Royal Society of London for the improvement of Natural Knowledge (Sociedade Real de Londres para o avanço do conhecimento natural) [Londres,1662]

24 Do surgimento ao desenvolvimento: institucionalização e profissionalização da ciência moderna (século XVIII – XX) Fortalecimento das academias de ciência; Surgimento e expansão das publicações científicas para a publicização e publicação dos resultados; Reformas universitárias; Fortalecimento do ensino das atividades de pesquisa; Instituição das carreiras de pesquisador/professor; Instrumentos de financiamento público e privado da ciência.

25 1O que Merton entende por “ciência moderna”?
I. um conjunto de métodos característicos por meio dos quais o conhecimento é certificado (procedimentos científicos); II. Um conjunto de conhecimentos acumulados que se origina a partir desses métodos (teorias científicas); III. Um conjunto de valores e costumes culturais que governam as atividades científicas (éthos); IV. Qualquer combinação das anteriores.

26 Domínio da epistemologia:
I. um conjunto de métodos característicos por meio dos quais o conhecimento é certificado (procedimentos científicos); II. Um conjunto de conhecimentos acumulados que se origina a partir desses métodos (teorias científicas);

27 Domínio da sociologia e seu desdobramento, o campo de CTS
III. Um conjunto de valores e costumes culturais que governam as atividades científicas; INSTITUIÇÕES DISCURSOS PRÁTICAS


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