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COOPERATIVA NACIONAL DE APICULTURA – CONAP

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Apresentação em tema: "COOPERATIVA NACIONAL DE APICULTURA – CONAP"— Transcrição da apresentação:

1 COOPERATIVA NACIONAL DE APICULTURA – CONAP
UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos FANL - Faculdade de Administração de Nova Lima COOPERATIVA NACIONAL DE APICULTURA – CONAP ALESSANDRA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA ELIANE FERREIRA NUNES LEANDRO GONÇALVES SILVA GABRIEL INÁCIO G. CESÁRIO NUBIA GRAZIELLI F. VALADARES Orientador: PROF. CÍNTIA NERINA WANDERLEY PIMENTEL Nova Lima – Novembro de 2008

2 COOPERATIVA NACIONAL DE APICULTURA

3 INTRODUÇÃO 1/2 As cooperativas surgiram com o objetivo de solucionar problemas sociais por meio da criação de comunidades de cooperação. A palavra cooperativa advém de cooperação, que significa “operar conjuntamente”. ( Com esse conceito, as cooperativas se constituem em associações autônomas de pessoas que se unem, voluntariamente, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

4 INTRODUÇÃO 2/2 O cooperativismo como sistema e as cooperativas como uma unidade econômica e espaço de convívio e transformação dos seus integrantes devem sempre estar articulados com as questões globais, nacionais e locais. Este trabalho visa analisar aspectos relativos à gestão organizacional de cooperativas. No estudo, são apresentadas informações relacionadas as características das cooperativas, diferenças entre cooperativas e outras organizações, as formas de gestão e a relevância sócio-econômica desses arranjos.

5 JUSTIFICATIVA 1/2 Baseando-se em características tais como o desenvolvimento e a divulgação de tecnologias sociais, bem como a empregabilidade e a geração de renda para várias comunidades, o sistema de cooperativas vem se expandindo pelo Brasil e tem se tornado uma alternativa plausível e interessante para o desenvolvimento e para a sustentabilidade sócio-econômica.

6 JUSTIFICATIVA 2/2 A escolha do tema surgiu da necessidade de divulgar como as cooperativas, trabalham para alcançar um desenvolvimento econômico e social aos seus associados. As informações levantadas, no presente trabalho, poderão auxiliar a divulgação do cooperativismo.

7 PROBLEMA De que forma as cooperativas vem aliando o desenvolvimento
econômico e social?

8 OBJETIVOS Analisar a estrutura da cooperativa CONAP procurando verificar como sua gestão está delineada para exercer o papel de inclusão socioeconômico dos cooperados na sociedade. O processo de exportação dos produtos da cooperativa, e seu envolvimento tão precoce nas práticas exportadoras.

9 REFERENCIAL TEÓRICO

10 COOPERATIVISMO O cooperativismo é um sistema de idéias, valores e forma de organização da produção de bens e serviços e do consumo que reconhece as cooperativas como forma ideal de organização das atividades socioeconômicas. Sua meta não é o conjunto das pessoas, mas o indivíduo através do conjunto das pessoas. (GOUVEIA, 1997).

11 O Cooperativismo, além de uma forma alternativa de atividade econômica, é um meio de resgatar valores como: a ajuda mútua, o compromisso pessoal com a, atividade desenvolvida, a igualdade entre os indivíduos, transparência, democracia e responsabilidade social.

12 COOPERATIVAS As Cooperativas são empresas formadas e dirigidas por uma associação de indivíduos que possuem os mesmos direitos e o mesmo objetivo, o de realizar uma atividade econômica ou prestar serviços diretamente ao consumidor final, eliminando intermediários. (BIALOSKORSKI NETO, 1997)

13 METODOLOGIA

14 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Tipo de pesquisa: Abordagem qualitativa. Quanto aos fins: Estudo exploratório. Quanto aos meios: Estudo de caso. Unidade de análise: CONAP. Coleta de dados: entrevista semi-estruturada, observação direta e análise documental.

15 A EMPRESA SELECIONADA

16 A COOPERATIVA CONAP Fundada em 1991, a CONAP é uma cooperativa nacional que conta com cerca de 300 cooperados, nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul.

17 OS COOPERADOS A CONAP suporta seus cooperados desde o contato inicial com as abelhas até o processamento e comercialização dos produtos. Assim, investindo na produção dos associados, eles sobrevivem com suas famílias no campo, com recursos de seus próprios trabalhos.

18 OS PRODUTOS Mel Natural, Méis Compostos, Propolis in Natura,
Extratos de Propolis, Spray, Geléia Real, Pólen, Bio Trio Tabletes.

19 EXPORTAÇÃO A CONAP tornou-se referência mundial, com base em sua reputação, seu padrão de alta qualidade e excelentes serviços aos clientes. Compromisso é a palavra chave para um trabalho que agrega valores humanos, responsabilidade e preço. Isto credencia nossos produtos a competir em diferentes mercados.

20 A exportação de própolis é que manteve a Cooperativa desde o início
A exportação de própolis é que manteve a Cooperativa desde o início. A partir da sua fundação em 1991 até o ano de 2000 a Conap se dedica exclusivamente ao mercado externo, tendo sido somente no ano de 2000 o início das atividades no mercado interno.

21 ANÁLISE DOS RESULTADOS
Através dos dados coletados pôde-se verificar que a Cooperativa Nacional de Apicultura Ltda., obtém um espaço físico atualmente de m², produzindo uma quantidade mensal de frascos de própolis e 300kg de própolis “in natura” em média por exportação. A CONAP já vem exportando para o Japão, China, Coréia, EUA e Suíça, tendo como mercado alvo a Ásia. É de grande importância a atividade exportadora, ela manteve a cooperativa desde 1991 até os dias atuais. Os produtos são divulgados através de feiras e propagandas, eliminando intermediários na venda ao consumidor final.

22 CONCLUSÃO 1/2 O cooperativismo poderá contribuir eficientemente para a melhoria do nível de vida de nossa população e ao mesmo tempo educar para desenvolvimento econômico do Brasil, se proceder com seu modelo original, porém, se adaptando ao rápido crescimento e diversificação do mercado brasileiro e suas constantes mudanças. A inferência principal disto está na certeza que a organização cooperativista produz excelentes resultados quando todos os envolvidos vivem a mística da união.

23 CONCLUSÃO 2/2 Através do estudo realizado pode-se concluir também que a exportação dos produtos da Cooperativa CONAP foi fundamental para que a empresa se situasse tanto nacional, como internacionalmente mantendo-se competitiva em seu ramo no mercado. No cenário econômico globalizado, são raros os casos de empresas brasileiras que conseguem ingressar inicialmente em um mercado altamente competitivo sem antes estabelecer uma estrutura de base interna. O estudo deixou claro, que a estratégia de começar a divulgação do seu produto no mercado internacional, para depois ingressar no seu próprio país, pode ser viável, porém isso aconteceu há 17 anos, hoje o maior desafio para CONAP é se manter nacional e internacionalmente e restabelecer o nível de exportação do passado.

24 REFERÊNCIAS Estas foram as citações feitas na apresentação – faça a referências delas e mais as que você colocar. Siga as normas da ABNT ( (GOUVEIA, 1997). (BIALOSKORSKI NETO, 1997)


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