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CULTURA ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "CULTURA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA ORGANIZACIONAL
Grupo Nº 3: Bruna Marion Denise Esteves Jacqueline Chaves Jeferson Verardo Jeorton Melo Kênia Oliveira Talita Rodrigues logomarca de empresas (falar quais são eles para a classe) Comentário: cada organização possui uma mentalidade (normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhados por todos os membros). Esse conjunto é chamado de Cultura Organizacional.

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3 O que é Cultura Organizacional?
É um conjunto de hábitos, crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos membros de uma organização. Comentário: cada organização possui uma mentalidade,

4 Aspectos da Cultura Organizacional
Teoria do Iceberg (CHIAVENATO, Administração dos Novos Tempos, p.159, 2004)

5 Componentes da Cultura Organizacional
Incluem produtos e serviços e os padrões de comportamento, como a forma de vestir e falar. (CHIAVENATO, Administração dos Novos Tempos, p.161, 2004)

6 A Cultura Organizacional
É a maneira pela qual cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente. Representa a maneira particular de uma organização funcionar e trabalhar.

7 Organização Formal e Organização Informal
As organizações Entidades sociais em contínuo processo de desenvolvimento, apresentando duas faces muito distintas e inter-relacionadas, a organização formal e a organização informal.

8 Organização Formal É a estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar o alcance dos objetivos globais da organização.

9 Organização Formal Caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. Os principais aspectos retratados pela organização são: Os órgãos Os cargos A hierarquia de autoridade Os objetivos e os planos A tecnologia

10 Organização Informal É a rede de relacionamentos e interações que desenvolve a espontaneidade entre as pessoas que ocupam posições na organização formal. Em outras palavras, a organização informal e composta de sentimentos de afeição ou rejeição entre pessoas, de atitudes favoráveis e desfavoráveis em relação ás práticas administrativas de cooperação ou hostilidade entre grupos.

11 Diversidade Significa o grau de diferenças humanas básicas em uma determinada população. É a existência de uma variedade de indivíduos com diferentes características pessoais que constituem a força de trabalho. Raças, religiões, classes sociais, idades, sexo, capacidade física, costumes e culturas diferentes se mesclam entre as pessoas que constituem as organizações.

12 (Cultura Americana Modificada)
Diversidade Tipo A (Cultura Americana) Emprego de curto prazo Tomada de decisão individual Responsabilidade individual Avaliação e promoção rápidas Controle formalizado e explícito Tipo Z (Cultura Americana Modificada) Emprego de longo prazo Tomada de decisão consensual Responsabilidade individual Avaliação e promoção lentas Controles formais e informais Carreira moderadamente especializada Assuntos holísticos, incluindo Família Tipo J (Cultura Japonesa) Emprego vitalício Tomada de decisão consensual Responsabilidade Coletiva Avaliação e promoção lentas Controle informal e implícito Carreira não especializada As Características da Administração Segundo a Teoria Z, Chiavenato, Administração dos Novos Tempos, Ed. Elsevier, 2004.

13 Desenvolvimento Organizacional
O Desenvolvimento Organizacional (DO) é uma abordagem de mudança planejada cujo foco principal está em mudar as pessoas, a natureza e qualidade de suas relações de trabalho. O DO enfatiza a mudança cultural como base para a mudança organizacional. Mudar a mentalidade das pessoas para que elas possam mudar e revitalizar a organização.

14 O processo de DO inclui cinco aspectos importantes:
Desenvolvimento Organizacional O processo de DO inclui cinco aspectos importantes: Processo de solução de problemas. A organização tenta resolver as ameaças e oportunidades em seu ambiente. 2. Processos de renovação. Os administradores adaptam seus processos de solução de problemas ao ambiente.

15 Desenvolvimento Organizacional
3. Administração participativa. Os administradores fazem os funcionários assumirem um papel maior no processo de tomada de decisões. Desenvolvimento de equipes e fortalecimento (empowerment) dos funcionários. Dar força e autoridade às pessoas para que elas se sintam responsáveis pela mudança.

16 Desenvolvimento Organizacional
5. Pesquisa-ação. Quais as necessidades organizacionais de melhoria e como a organização pode ser ajudada e fazer essas melhorias. A metodologia pesquisa-ação tem sido utilizada pelos especialistas em treinamento das Nações Unidas em empresas de setor público e privado de vários países em desenvolvimento como a estratégia mais completa de mudança organizacional.

17 As Principais Características do “DO”
Focaliza a organização como um todo Processos grupais Orientação sistêmica e abrangente Orientação contingencial Utiliza agentes de mudança da organização Retroação imediata dos dados Ênfase na solução de problemas Aprendizagem experiencial Desenvolvimento de equipes Enfoque interativo CHIAVENATO, Os Novos Paradigmas: Como as Mudanças Estão Mexendo Com as Empresas, São Paulo, Atlas, 1996, pag.159.

18 Joseph Schumpeter ( ) Formado em direito,graduado em Metodologia sistemática da ciência econômica. Ele proclamava que a força motriz do progresso era a inovação e seus agentes, os empreendedores.

19 Espírito Empreendedor
As organizações estão à procura de pessoas capazes de conduzí-las, resolver os seus problemas, gerar novas idéias e caminhos, criar novos produtos e serviços, buscar novos meios de satisfazer ao cliente e, sobretudo, torná-las competitivas diante dos concorrentes. Em outras palavras, as organizações procuram pessoas com espírito empreendedor.

20 Espírito Empreendedor
Principal Característica É a habilidade de assumir os fatores de produção, pessoas, materiais, financeiros, mercadológicos e administrativos e utilizá-los para produzir novos produtos ou serviços cada vez melhores. O empreendedor percebe oportunidades onde as outras pessoas não vêem ou não percebem.

21 Fatores Que Explicam O Espírito Empreendedor
Psicológico Sociológico Os empreendedores inventam organizações, buscam novos padrões de relações com diferentes características e reagem mais rapidamente às situações apresentadas por seus oponentes ou concorrentes. Necessidade de auto realização Lócus de controle Tolerância para riscos Tolerância para ambigüidade Comportamento tipo A

22 Ética Organizacional Ética significa o conjunto de valores e da moral que conduzem as pessoas a tomar decisões no que se refere principalmente às suas relações com o mundo.

23 Ética Organizacional “Ética Organizacional é um padrão de suposições básicas inventadas, descobertas ou desenvolvidas pelos membros de uma empresa para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna.” (Edgar Schein, 1982)

24 Sou um Administrador Ético?
O teste da TV O teste das quatro maneiras

25 Comportamento Ético do Administrador
Ética não é uma ferramenta do marketing, como muitas empresas utilizam para se promoverem. A vivência da Ética deve partir do próprio profissional sem expectativa de reconhecimento, embora quando posta em prática, o reconhecimento vem por acréscimo.

26 Alguns Tópicos Fundamentais Para Manutenção Da Ética Profissional
Honestidade constante; Coragem para decidir ; Tolerância e flexibilidade; Integridade; Humildade. Honestidade constante – é através dela que se consegue credibilidade; Coragem para decidir – manter-se firme nas decisões, ainda que não agrade a todos; Tolerância e flexibilidade – saber ouvir, para analisar melhor os fatos e tomar a melhor decisão; Integridade – não esquecer os valores; Humildade – ponto crucial para o trabalho em equipe e conquista dos pontos citados acima.

27 O Código Ético Sempre existe um conjunto de princípios e normas que sustentam as práticas de uma organização. A maneira como ela opera, a partir da experiência em diferentes situações, reflete os valores de cada instituição.

28 Desenvolvendo Um Código Ético Nas Organizações
Um código ético é um documento em que a empresa estabelece certos objetivos de caráter ético que deseja alcançar, dentro e fora da mesma.

29 Segundo esses “mandamentos”, conseguir-se-á a permanência das organizações no mercado, conquistando cada vez mais a confiança dos clientes e fornecedores e um melhor inter-relacionamento com colaboradores e sócios.

30 Valores e Leis Os valores/leis são sempre algo muito forte e marcante dentro das empresas. Estes que são referidos na transparência nas relações, respeito por toda a cadeia de relacionamento (funcionários, sociedade, parceiros, meio ambiente).

31 Muitas empresas usam critérios ligados a esses valores e a essas leis:
Valores e Leis Muitas empresas usam critérios ligados a esses valores e a essas leis: Satisfazer os seus clientes com elevados padrões de qualidade. Valorizar, em todos os sentidos, o seu pessoal. Praticar os mais elevados valores de ética e integridade pessoal. Respeitar a qualidade de vida de seus funcionários, meio ambiente e das comunidades onde opera.

32 Conclusão A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.

33 Bibliografia Revista Marketing Industrial – Ano 14 – Edição 41º - página 80 – Valores, Gestão e Marketing Industrial nas Empresas Familiares Modernas – Silvana Romagnole.   CHIAVENATO, Idalberto – Administração nos Novos Tempos – 2º Edição 2004.  MAXIMINIAMO, Antônio – Teoria Geral da Administração – Da Evolução Urbana a Revolução Digital – 6º Edição – São Paulo - Atlas   DIAS, Reinaldo – Sociologia e Administração – 2º Edição – A Cultura e as Organizações – páginas 179 a 188. CHAUÍ, Marilena – Convite à Filosofia – Editora Ática – Cap.5, página 305, Senso Moral – página Ética na Organização. MOREIRA, José Manuel – Ética, Economia e Política – Editora Pedro Ferreira – Porto 1996 – Página 17 a 22. JACOMINO, D. Você é um profissional ético?, Você, São Paulo n.25, p , jul.2000. DUBRIN, A J. Princípios de administração. Rio de Janeiro: LTC, 2001.


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