A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História dos Portugueses no Mundo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História dos Portugueses no Mundo"— Transcrição da apresentação:

1 História dos Portugueses no Mundo
(2012/2013) Aula n.º 9 «Descobrimento» e Presença Portuguesa no Brasil III Os Portugueses no Brasil

2 Os Portugueses no Brasil
A história da emigração portuguesa para o Brasil confunde-se com os primeiros séculos da história deste país. Foram os portugueses os colonizadores e os responsáveis pela formação inicial da neopopulação brasileira, através do processo de miscigenação com índios e negros africanos, pois entre 1500 e 1808, portanto por três séculos, os portugueses eram os únicos europeus que podiam entrar livremente no Brasil. Os portugueses que partiram de Portugal para o Brasil eram originários de várias províncias e alguns eram mesmo dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Este facto explica a variedade de características físicas dos portugueses que emigraram em grande escala para o Brasil. Foram portugueses morenos e louros ou mesmo ruivos, demonstrando que Portugal não possuía uma homogeneidade étnica e, assim, era formado de uma população mesclada de várias origens, incluindo de judeus e de muçulmanos.

3 Os portugueses que povoaram o Brasil apresentavam uma variedade de elementos culturais, pois partiram para a América fidalgos e militares (que constituíram a elite colonial), os sacerdotes, missionários, degredados e criminosos e também elementos do terceiro Estado, como lavradores, artesãos, etc. Os portugueses transplantaram alguns aspectos culturais para o Brasil, tais como: a língua portuguesa, com as particularidades que a língua ganhou das línguas africanas dos escravos e das línguas indígenas. A língua constitui o principal elemento de união ou identidade de todos os brasileiros.; as instituições administrativas, sociais e morais; a religião católica: o tipo de construção dos povoados, vilas ou cidades: a mesma disposição na distribuição das casas residenciais, dos edifícios públicos, das ruas, da igreja matriz e das praças; as ruas estreitas e sinuosas, subindo ou descendo morros ou colina; a habitação térrea com o alpendre ou varanda;

4 Olinda

5 Olinda

6 Ouro Preto

7 Ouro Preto

8

9 s coches, as liteiras e os carros de duas rodas foram meios de transporte introduzidos no Brasil pelos portugueses;

10 a alimentação portuguesa sofreu influências do que o meio oferecia (substituição do trigo pela mandioca) e também da alimentação indígena e do negro africano. Até hoje, muitos dos produtos conservam a sua caracterísitca de origem, falando-se em pimenta-do-reino, azeite português, farinha-do-reino, etc.; mandioca crua mandioca frita

11 no folclore, a contribuição portuguesa foi grande
no folclore, a contribuição portuguesa foi grande. Seja nas festas, nas lendas e superstições, nas canções, nos jogos, nas brincadeiras infantis e nas artes (bordado, cerâmina, etc.). De todas as manifestações folclóricas, aquelas mais conhecidas pela população brasileira e que são festejadas tanto pela população rural como urbana são: o Natal, o Ano-Novo, o Carnaval e as festas juninas (Santo António, São João e São Pedro).

12 Historicamente, foram então os portugueses, entre os elementos brancos que participaram da formação da população brasileira, aqueles que mais contribuíram para a formação da “cultura brasileira”. Entretanto, com o fluxo migratório de outros povos para o Brasil (nomeadamente, italianos, alemães, polacos, e tantos outros) cada um deles levou a sua contribuição, seja na alimentação, no vestuário, na habitação, etc.


Carregar ppt "História dos Portugueses no Mundo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google