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História 7º Ano Prof. Carla Freitas SS itua-se na Península Ática onde tinha a possibilidade de praticar a agricultura TT erritório extenso BB.

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2 História 7º Ano Prof. Carla Freitas

3 SS itua-se na Península Ática onde tinha a possibilidade de praticar a agricultura TT erritório extenso BB om porto, o Pireu, que facilitava o comércio marítimo EE xcelente artesanato EE xistência de minas de prata; II mperialismo ateniense

4  Agricultura (cereais; vinha; produção de mel e extração de madeira, árvores de fruto - oliveira, figueira, amendoeira)  Pecuária (cabras, carneiros e ovelhas)  Exploração do subsolo (prata e mármore)  Dedicavam-se ao artesanato (cerâmica; construção naval; metalurgia; joalharia)  Praticavam a pesca, o peixe era um dos principais alimentos dos atenienses.  Desenvolveram o comércio - Exportavam vinho, azeite e produtos artesanais e Importavam cereais, madeira e metais.  Para facilitar o comércio passaram a utilizar a moeda – o dracma  Muito do trabalho era feito por escravos

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6  Guerras Pérsicas  Superioridade dos hoplitas atenienses  Papel de liderança na Liga de Delos, aliança defensiva, contra as invasões dos persa.  Tesouro da liga aproveitado para obras em Atenas  Pagamento de tributos a Atenas

7 LIVRES NÃO LIVRES CidadãosMetecosEscravos

8 Homens livres; Maiores de 18 anos; Com serviço militar cumprido Filhos de pai e mãe ateniense. Tinham direitos políticos e só eles podiam participar no governo da cidade Só eles podiam possuir terras

9 Mulheres Não tinham quaisquer direitos políticos Não podiam participar na vida pública e cultural da cidade. Estavam sempre na dependência do pai, marido, irmão ou do parente masculino mais próximo. Viviam no Gineceu – onde passavam a maior parte do tempo e onde cuidavam dos filhos,

10 ● Estrangeiros que viviam em Atenas; ● Eram homens livres mas não tinham direitos políticos; ● Tinham que pagar impostos e cumprir o serviço militar; ● Não tinham direito a ter terras; ● Dedicavam-se ao comércio e ao artesanato;

11 ● Grupo mais numeroso da sociedade ateniense ● Geralmente eram prisioneiros de guerra, raptados por piratas ou cidadãos condenados por dívidas. ● Não eram livres e não tinham direitos ● Geralmente faziam os trabalhos mais duros (minas, construção, agricultura) ● Em situações especiais podiam conseguir a liberdade

12 Clístenes Péricles

13 “O nome desse regime é democracia, porque procura satisfazer o maior número de pessoas e não apenas uma minoria. As nossas leis concedem os mesmos direitos a todos os cidadãos (…)A pobreza não impede que um cidadão capaz, apesar de ser modesto, desempenhe cargos públicos na Pólis. (…) Somos tolerantes, mas mantemo- nos fiéis aos magistrados e às leis (…) Numa palavra, a nossa cidade é a escola da Grécia.” Discurso de Péricles, in Tucidides, História da Guerra do Peloponeso 1.A democracia destina-se a quem? 2.Que vantagens são apresentadas para este regime?

14 demos=povo + kratos= poder. Regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos. Características da democracia ateniense É uma Democracia Direta, todos os cidadãos participavam na Eclésia e no governo da cidade O poder de governar pertence ao povo, isto é, ao conjunto dos cidadãos; Péricles determinou que os cargos públicos fossem pagos, de forma a que todos os cidadãos, mesmo os mais pobres, os exercessem - Mistoforias; Os mandatos eram anuais e podiam ser sorteados ou eleitos; Igualdade de direitos de todos os cidadãos.

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16 Assembleias: Poder legislativo Eclésia: Assembleia formada por todos os cidadãos, aprova as leis. Bulé: Conselho dos 500 – Prepara as leis. Magistrados: Poder executivo Arcontes: tinham funções religiosas e judiciais; Estrategos: comandavam o exército e controlavam as finanças. Tribunais: Poder judicial Helieu: era um tribunal popular que julgava os delitos mais simples; Areópago: Tribunal formado por antigos arcontes e julgava os crimes mais graves.

17 KleroterionRelógio de água

18 ●Só os cidadãos podiam participar no governo da cidade; ●Dificuldade dos cidadãos que habitavam nos campos em ir às assembleias; ●Existência de escravos numa forma de governo que defendia a igualdade de direitos; ●Imperialismo exercido por Atenas através da Liga de Delos ●A existência da condenação ao ostracismo e à morte; ●Limitação à liberdade de expressão; quem conspirasse contra a democracia era condenado ao ostracismo. Foi dos mais importantes legados que a civilização grega nos deixou. Ostracon

19 “Mens sana in corpore sano” Mente Sã em corpo são

20 Rapazes Até aos 7 anos eram educados pela mãe, no Gineceu. A partir dos sete frequentavam a escola onde aprendiam a ler escrever e a recitar os poemas dos poetas. Aos 12 aprendiam cálculo, música oratória, gramática e praticavam ginástica. Aos 15 estudavam ciências e leis. Os adolescentes frequentavam a ágora, onde conversavam e aprendiam com os filósofos. Aos 18 iniciavam a sua preparação militar e tornavam-se cidadãos. Era uma educação ecléctica, ou seja, uma educação completa: moral, intelectual, física e cívica Objectivo: Formar cidadãos activos no governo da cidade Raparigas Eram educadas, em casa, pelas mães que as preparavam para serem esposas dedicadas e boas administradoras da casa. Só as mais ricas aprendiam a ler, escrever e música.

21  Economia Monetária – Economia em que se utiliza a moeda.  Economia Esclavagista –Economia em que a maior parte do trabalho é feito por escravos.  Imperialismo – Domínio político ou económico exercido por um Estado sobre outros Estados ou territórios.  Metecos – estrangeiros que viviam em Atenas, não tinham direitos políticos.  Democracia – Palavra de origem grega que significa poder do povo. Designa o regime político em que os cidadãos exercem o poder diretamente ou por representantes eleitos.  Mistoforias – Remuneração atribuida aos que exerciam cargos políticos em Atenas.  Poder legislativo – Poder de fazer/propôr as leis.  Poder executivo – Poder de fazer executar e cumprir as leis.  Poder judicial – Poder de julgar quem não cumpre as leis.  Ostracismo – Pena que consistia na perda de direitos políticos e no exílio da cidade por dez anos.

22 1.Justificar a supremacia ateniense. 2.Caracterizar a economia ateniense. 3.Caracterizar a sociedade ateniense. 4.Definir democracia. 5.Descrever o funcionamento da democracia ateniense e os seus orgãos. 6.Explicar os limites da democracia ateniense. 7.Caracterizar a educação ateniense. 8.Relacionar a educação ateniense com as características políticas da cidade.

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