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História 7º Ano Prof. Carla Freitas

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Apresentação em tema: "História 7º Ano Prof. Carla Freitas"— Transcrição da apresentação:

1 História 7º Ano Prof. Carla Freitas
Atenas no Século V a. C. História 7º Ano Prof. Carla Freitas

2 Supremacia de Atenas Situa-se na Península Ática onde tinha a possibilidade de praticar a agricultura Território extenso Bom porto, o Pireu, que facilitava o comércio marítimo Excelente artesanato Existência de minas de prata; Imperialismo ateniense

3 Economia Agricultura (cereais; vinha; produção de mel e extração de madeira, árvores de fruto - oliveira, figueira, amendoeira) Pecuária (cabras, carneiros e ovelhas) Exploração do subsolo (prata e mármore) Dedicavam-se ao artesanato (cerâmica; construção naval; metalurgia; joalharia) Praticavam a pesca, o peixe era um dos principais alimentos dos atenienses. Desenvolveram o comércio - Exportavam vinho, azeite e produtos artesanais e Importavam cereais, madeira e metais. Para facilitar o comércio passaram a utilizar a moeda – o dracma Muito do trabalho era feito por escravos

4 Economia Comercial Marítima Monetária Esclavagista

5 Imperialismo Ateniense
Guerras Pérsicas Superioridade dos hoplitas atenienses Papel de liderança na Liga de Delos, aliança defensiva, contra as invasões dos persa. Tesouro da liga aproveitado para obras em Atenas Pagamento de tributos a Atenas

6 Sociedade Ateniense LIVRES NÃO LIVRES Cidadãos Metecos Escravos

7 Cidadãos Homens livres; Maiores de 18 anos;
Com serviço militar cumprido Filhos de pai e mãe ateniense. Tinham direitos políticos e só eles podiam participar no governo da cidade Só eles podiam possuir terras

8 Família dos cidadãos Mulheres e jovens com menos de 18 anos
Não tinham quaisquer direitos políticos Não podiam participar na vida pública e cultural da cidade. Estavam sempre na dependência do pai, marido, irmão ou do parente masculino mais próximo. Viviam no Gineceu – onde passavam a maior parte do tempo e onde cuidavam dos filhos,

9 Metecos Estrangeiros que viviam em Atenas;
Eram homens livres mas não tinham direitos políticos; Tinham que pagar impostos e cumprir o serviço militar; Não tinham direito a ter terras; Dedicavam-se ao comércio e ao artesanato;

10 Escravos Grupo mais numeroso da sociedade ateniense
Geralmente eram prisioneiros de guerra, raptados por piratas ou cidadãos condenados por dívidas. Não eram livres e não tinham direitos Geralmente faziam os trabalhos mais duros (minas, construção, agricultura) Em situações especiais podiam conseguir a liberdade

11 Democracia Ateniense Atenas foi governada por diversos sistemas políticos: A monarquia: o poder pertencia ao rei e aos nobres; A tirania: o poder pertencia a um único governante que tomava todas as decisões; Os conflitos sociais levaram Clistenes a realizar reformas que defendiam a igualdade de direitos políticos, entre todos os cidadãos. Esta reforma foi concluída por Péricles dando origem à DEMOCRACIA. Clístenes Péricles

12 Democracia Ateniense “O nome desse regime é democracia, porque procura satisfazer o maior número de pessoas e não apenas uma minoria. As nossas leis concedem os mesmos direitos a todos os cidadãos (…)A pobreza não impede que um cidadão capaz, apesar de ser modesto, desempenhe cargos públicos na Pólis. (…) Somos tolerantes, mas mantemo-nos fiéis aos magistrados e às leis (…) Numa palavra, a nossa cidade é a escola da Grécia.” Discurso de Péricles, in Tucidides, História da Guerra do Peloponeso A democracia destina-se a quem? Que vantagens são apresentadas para este regime?

13 Democracia Ateniense demos=povo + kratos= poder. Regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos. Características da democracia ateniense É uma Democracia Direta, todos os cidadãos participavam na Eclésia e no governo da cidade O poder de governar pertence ao povo, isto é, ao conjunto dos cidadãos; Péricles determinou que os cargos públicos fossem pagos, de forma a que todos os cidadãos, mesmo os mais pobres, os exercessem - Mistoforias; Os mandatos eram anuais e podiam ser sorteados ou eleitos; Igualdade de direitos de todos os cidadãos.

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15 Orgãos de poder Assembleias: Poder legislativo
Eclésia: Assembleia formada por todos os cidadãos, aprova as leis. Bulé: Conselho dos 500 – Prepara as leis. Magistrados: Poder executivo Arcontes: tinham funções religiosas e judiciais; Estrategos: comandavam o exército e controlavam as finanças. Tribunais: Poder judicial Helieu: era um tribunal popular que julgava os delitos mais simples; Areópago: Tribunal formado por antigos arcontes e julgava os crimes mais graves.

16 Relógio de água Kleroterion

17 Foi dos mais importantes legados que a civilização grega nos deixou.
Limites da Democracia Só os cidadãos podiam participar no governo da cidade; Dificuldade dos cidadãos que habitavam nos campos em ir às assembleias; Existência de escravos numa forma de governo que defendia a igualdade de direitos; Imperialismo exercido por Atenas através da Liga de Delos A existência da condenação ao ostracismo e à morte; Limitação à liberdade de expressão; quem conspirasse contra a democracia era condenado ao ostracismo. Foi dos mais importantes legados que a civilização grega nos deixou. Ostracon

18 “Mens sana in corpore sano”
Educação Ateniense “Mens sana in corpore sano” Mente Sã em corpo são

19 Objectivo: Formar cidadãos activos no governo da cidade
Educação Ateniense Rapazes Até aos 7 anos eram educados pela mãe, no Gineceu. A partir dos sete frequentavam a escola onde aprendiam a ler escrever e a recitar os poemas dos poetas. Aos 12 aprendiam cálculo, música oratória, gramática e praticavam ginástica. Aos 15 estudavam ciências e leis. Os adolescentes frequentavam a ágora, onde conversavam e aprendiam com os filósofos. Aos 18 iniciavam a sua preparação militar e tornavam-se cidadãos. Era uma educação ecléctica, ou seja, uma educação completa: moral, intelectual, física e cívica Objectivo: Formar cidadãos activos no governo da cidade Raparigas Eram educadas, em casa, pelas mães que as preparavam para serem esposas dedicadas e boas administradoras da casa. Só as mais ricas aprendiam a ler, escrever e música.

20 Conceitos a reter Economia Monetária – Economia em que se utiliza a moeda. Economia Esclavagista –Economia em que a maior parte do trabalho é feito por escravos. Imperialismo – Domínio político ou económico exercido por um Estado sobre outros Estados ou territórios. Metecos – estrangeiros que viviam em Atenas, não tinham direitos políticos. Democracia – Palavra de origem grega que significa poder do povo. Designa o regime político em que os cidadãos exercem o poder diretamente ou por representantes eleitos. Mistoforias – Remuneração atribuida aos que exerciam cargos políticos em Atenas. Poder legislativo – Poder de fazer/propôr as leis. Poder executivo – Poder de fazer executar e cumprir as leis. Poder judicial – Poder de julgar quem não cumpre as leis. Ostracismo – Pena que consistia na perda de direitos políticos e no exílio da cidade por dez anos.

21 O que deves saber desta matéria
Metas O que deves saber desta matéria Justificar a supremacia ateniense. Caracterizar a economia ateniense. Caracterizar a sociedade ateniense. Definir democracia. Descrever o funcionamento da democracia ateniense e os seus orgãos. Explicar os limites da democracia ateniense. Caracterizar a educação ateniense. Relacionar a educação ateniense com as características políticas da cidade.

22 Já falta pouco...


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