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Psicopedagogia Institucional

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Apresentação em tema: "Psicopedagogia Institucional"— Transcrição da apresentação:

1 Psicopedagogia Institucional
Disciplina Psicopedagogia Institucional Dayse de Fátima Silva

2 A atuação psicopedagógica institucional
A psicopedagogia assume um compromisso com a melhoria da qualidade do ensino expandindo sua atuação para o espaço escolar, atendendo, sobretudo, aos problemas cruciais da educação no Brasil.

3 Entre os problemas de nosso sistema educacional hoje, aparece a dificuldade escolar.
Culpados: ora a criança; ora a família; ora uma determinada classe social; ora todo o sistema econômico, político e social.

4 A Psicopedagogia Institucional propõe analisar a instituição escolar e suas relações com a de abordagem reflexiva e critica, buscando construir um espaço que contribua com a redução do fracasso escolar no nosso país.

5 O papel do psicopedagogo com relação às dificuldades de aprendizagem, deve buscar o que significa o aprender para o sujeito, sua família, sua escola, tentando descobrir a função do não aprender.

6 Atualmente, a Psicopedagogia trabalha com uma concepção de aprendizagem segundo a qual participa desse processo um equipamento biológico com disposições afetivas e intelectuais que interferem na forma de relação do sujeito com o meio, sendo que essas disposições influenciam e são influenciadas pelas condições socioculturais do sujeito e do meio.

7 O processo de avaliação psicopedagógica institucional é uma atividade simultaneamente que combina análise documental,entrevistas com respondentes e informantes, participação direta, observação e introspecção.

8 integração ao aqui e agora das situações da vida diária;
Aspectos relevantes a serem analisados: interesse no significado do humano e na interação com pessoas em situações e contextos particulares; integração ao aqui e agora das situações da vida diária; forma de teoria com ênfase na interpretação e compreensão da existência humana;

9 analisar para possível intervenção;
lógica e processo de pesquisa aberto, flexível, oportunístico e que requer constante redefinição do que é problemático, com base em fatos coletados em situações da existência humana; analisar para possível intervenção;

10 desempenho do papel (ou papéis) de um participante que envolve o estabelecimento de relações com as pessoas da área; uso da observação direta juntamente com outros métodos de obtenção de informações.

11 Estratégias a serem planejadas: registros de arquivos; observação;
notas de campo; outras observações; sumários de observações;

12 desenhos associados às anotações de campo, se for o caso;
conversas e entrevistas informais; entrevistas gravadas; outras conversas.

13 A Instituição Escolar É por meio da escola que a humanidade começou a desenvolver uma teoria da educação, foi criada com a promessa de sistematizar o ensino e favorecer a transmissão cultural.

14 A escola transmitindo e agenciando aprendizagem:
foi criada com objetivo inicial da transmissão de conhecimento sistematizado e repassando valores morais, éticos e sociais Em toda sua trajetória, sempre foi um espaço elitista e ainda hoje é um espaço excludente.

15 No trabalho preventivo, a instituição, enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem, é o objeto de estudo da Psicopedagogia, uma vez que são avaliados os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional que interferem no processo de aprendizagem.

16 Níveis de prevenção: 1- Atua nos processos educativos com o objetivo de diminuir a “freqüência dos problemas de aprendizagem”. Seu trabalho incide nas questões didático-metodológicas, bem como na formação e orientação de professores, além de fazer aconselhamento aos pais.

17 Exemplo na Alfabetização:
Ao se deparar com novas teorias acerca da alfabetização, o psicopedagogo, juntamente com outros profissionais da escola, trata de elaborar métodos de ensino compatíveis com as novas concepções acerca desse processo. Trabalha com os professores, auxiliando-os a incorporar os novos conhecimentos e os procedimentos metodológicos deles decorrentes.

18 2- O objetivo é diminuir e tratar dos problemas de aprendizagem já instalados, cria-se um plano diagnóstico da realidade institucional e elabora-se planos de intervenção baseados nesse diagnóstico, a partir do qual se procura avaliar os currículos com os professores, para que não se repitam tais transtornos.

19 Exemplo na Alfabetização:
Num determinado grupo, classe ou instituição apareçam transtornos na aprendizagem do processo de leitura e escrita. Cabe ao psicopedagogo, realizar um diagnóstico do grupo e intervir nos procedimentos didático-metodológicos em vigor. Tem não só o objetivo de detectar as causas dos transtornos, como também de encontrar os meios para que os mesmos sejam eliminados.

20 3- O objetivo é eliminar os transtornos já instalados, num procedimento clínico com todas as suas implicações.

21 Uma vez já instalados problemas específicos de leitura e escrita em um aluno ou grupo de alunos, deve atuar diretamente junto a estes, a fim de tratar esses transtornos e evitar outros.

22 O psicopedagogo deve ocupar-se inicialmente com o processo de aprendizagem, como se aprende, como essa aprendizagem varia e como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e previni-las.

23 Na escola utiliza instrumental especializado, sistema específico de avaliação e estratégias capazes de atender aos alunos na sua individualidade e de auxiliá-lo em sua produção escolar e para além dela, colocando-os em contato com suas reações diante da tarefa e dos vínculos com o objeto do conhecimento, resgatando positivamente o ato de aprender.

24 Cabe ainda, assessorar a escola, alertando-a para o papel que lhe compete, seja reestruturando a atuação da própria instituição junto ao aluno e professores, seja ainda redimensionando o processo de aquisição e incorporação do conhecimento dentro do espaço escolar, seja encaminhando alunos para outros profissionais.

25 Promove: 1 – Levantamento, compreensão e análise das práticas escolares e suas relações com a aprendizagem; 2 – O apoio psicopedagógico a todos os trabalhos realizados no espaço da escola; 3 – A ressignificação da unidade ensino/aprendizagem, a partir das relações que o sujeito estabelece entre objeto de conhecimento e suas possibilidades de conhecer, observar e refletir, a partir das informações que já possui; 4 – A prevenção dos fracassos na aprendizagem e a melhoria da qualidade do desempenho escolar.

26 Proporcionando aos educadores conhecimento para:
1 – A reconstrução de seus próprios modelos de aprendizagem, de modo que, ao se perceberem também como “aprendizes”, revejam seus modelos de ensinantes; 2 – A identificação das diferentes etapas do desenvolvimento evolutivo dos alunos e a compreensão de sua relação com a aprendizagem; 3 – O diagnóstico do que é possível ser melhorado no próprio ambiente escolar e do que preza ser encaminhado para profissionais fora da escola;

27 4 – A percepção de como se processou a evolução dos conhecimentos na história da humanidade, para compreender melhor o processo de construção de conhecimentos dos alunos; 5 – A intervenções para melhoria da qualidade do ambiente escolar; 6 – A compreensão da competência técnica e do compromisso político presentes em todas as dimensões do sujeito.

28 Pensar a escola, à luz da psicopedagogia significa analisar um processo que inclui questões metodológicas, relacionais e socioculturais, englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende, abrangendo a participação da família e da sociedade.

29 Deve-se levar em conta quem são os protagonistas dessa história: professor e aluno.
Participam também a família e outros membros da comunidade que interfere no processo de aprendizagem – aqueles que decidem sobre as necessidades e prioridades escolares

30 Análise do fracasso escolar considerando-o como
resultado das variáveis: Sociedade – busca cada vez mais o êxito profissional, a competência a qualquer custo e a escola também segue esta concepção. Seus valores, mitos relativos à aprendizagem muitas vezes levam muitos ao fracasso.

31 A família – também responsável pela aprendizagem da criança irão determinar a modalidade de aprendizagem dos filhos como possibilitadoras de aprendizagem. Instituição Educativa – não leva em consideração a visão do mundo do aprendente ao valorizar a inteligência, esquece da interferência afetiva na não aprendizagem.


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