A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Licenciatura em Música

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Licenciatura em Música"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Licenciatura em Música
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix "DIVERTIMENTO PARA CORPO E VOZ” UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA CANTO CORAL INFANTIL. 1- Aluno:Elber Morais Vieira - 2- Orientador: Leonardo Linhares - 4. REVISÃO DE LITERATURA o canto coral não apenas como um meio de expressão musical, mas também como um exercício para Os autores utilizados como base para análise são os educadores musicais Dalcroze (2006) cujo trabalho é voltado para expressão corporal, fator essencial para o desenvolvimento rítmico do ser humano e contribui para o desenvolvimento da musicalidade individual.Será abordada a questão do grupo musical Brabatuques que segundo Florisbelo (2005) o grupo tem como ferramenta metodológica o corpo para fazer música e mostrar que é possível executar musicas através do corpo. Falaremos do canto em sinais que tem como educador Kodàly (2006) que fala sobre a educação de uma forma mais rápida através dos sinais e torna a música, mas acessível. 5 . CRONOGRAMA 1. INTRODUÇÃO O presente projeto apresentará uma apreciação da metodologia de canto coral infantil, descrita no livro “Divertimentos para corpo e voz” proposta por Chan e Cruz (2005), que tem como objetivo trabalhar o aquecimento vocal e corporal.Será investigada a importância dos cuidados com aquecimento vocal que tem como principio básico a preservação da saúde vocal e de todo aparelho fonador, favorecendo o aumento da temperatura muscular e do fluxo sangüíneo capazes de melhorar a vibração (COELHO,1998). Baê (2000) cita em seu trabalho que o aquecimento vocal deve ter o tempo mínimo de duração variando entre 15 a 30 minutos com o acompanhamento de um profissional da voz para que não hajam esforços demasiados que possam prejudicar o desempenho das pregas vocais. 1.1 Problema: Como tornar o aquecimento vocal no canto coral, ao mesmo tempo, em um momento lúdico e rico em aprendizado? 1.2 Hipótese: O momento de aquecimento vocal no canto coral pode ser aproveitado para trabalhar aspectos da musicalização através de atividades lúdicas sem focar unicamente, na técnica (CHAN e CRUZ, 2005). 2. METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de levantamento bibliográfico, onde será feita uma análise da metodologia que foi desenvolvida por CHAN e CRUZ (2005) no método “Divertimentos de corpo e voz”. Será analisada a forma como trabalham com estes exercícios para proporcionar aos alunos uma vivência musical com o canto coral e educação musical, permitindo o desenvolvimento de outras habilidades no campo da música. 3. OBJETIVOS 3.1- Objetivo Geral: Analisar a proposta pedagógica do material “Divertimentos para Corpo e Voz” (CHAN e CRUZ, 2005). 3.2 – Objetivos específicos - Mostrar a importância do aquecimento corporal e vocal; Divulgar uma nova forma de trabalhar o aquecimento vocal no canto coral; Investigar como os parâmetros do som podem ser explorados nas atividades; - Analisar as atividades lúdicas propostas pelos autores; - Auxiliar os maestros de corais infantis em suas práticas diárias; AÇÕES AGO SET OUT MAI NOV DEZ Revisão do projeto X Levantament o bibliográfico Analise dos vocalizes Redação do artigo Entrega de pesquisa concluída Apresentação oral (banca) 6 . RESULTADOS ESPERADOS Com a realização dessa revisão bibliográfica, o objetivo principal é demonstra que uma aula de canto coral infantil pode ser mais agradáveis ,fazendo com que tais crianças tenha interesse por tal prática ,quando utilizamos a metodologia ¨Divertimento para corpo voz¨(CHAN,T:CRUZ,T 2005). REFERÊNCIAS - ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. São Paulo, 2009 - CHUN- TAO, S. O tom da voz. 1º ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. - CHAN, T. Coralito. 1ºed. São Paulo: Irmãos Vitale, 2006. - CHAN, T; E CRUZ, T. Divertimento de Corpo e Voz. 2º ed. São Paulo: Irmãs Vitale, 2003. - COELHO, A. Aquecimento e desaquecimento vocal. São Paulo, 1998. - D’ARC. R. Aquecimento e desaquecimento vocal no canto. Baia, 1999. - FLOLISBELO, F. “Corpo do Som” no “Som do Corpo”: Música e Filosofia nos Interstícios do Barbatuques. Rio Grande do Sul. (2005). - LECK, HENRY E JODAN, FLOSSIE. Creating Artistry Through Excellena Choral. EUA. Ed Hal Leonard p. D 123 a 176. - MARSOLA, M; BAÊ, T. Conto uma expressão. 1º ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 2000. - TRASEL, J. Os periscópios de Ressonância vocal na Ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator. Baia: 2008.


Carregar ppt "Curso de Licenciatura em Música"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google