A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo de Apoio: Colostomizados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo de Apoio: Colostomizados"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo de Apoio: Colostomizados
Annelise Oliveira Caroline Mundim Fernanda Menegasso Juliana Martins Roberta Amélia Roberta Barbuio Vanessa Duarte

2

3 Introdução Ostomia: grego – boca. Intervenção cirúrgica, cujo objetivo é criar uma comunicação entre órgãos ou vísceras com o meio externo Colostomia: abertura feita cirurgicamente no abdômen, onde se exterioriza parte do intestino, através de um orifício . Desvio do conteúdo do intestino (gases e fezes) para uma bolsa externa.

4 Pode ser temporário ou definitivo
Consistência das fezes varia de acordo com a porção do intestino onde a cirurgia for realizada.

5 Este procedimento geralmente é um fator que pode desencadear sentimentos conflituosos e preocupantes, que abarcam aspectos não só fisiológicos, mas psicológicos e sociais (INCA 2003).

6 Segundo o Departamento de Psiquiatria Unifesp/epm (2000), o paciente submetido a este tipo de intervenção cirúrgica, enfrenta várias modificações no seu dia-a-dia, as quais ocorrem não só no nível fisiológico, mas também no nível psicológico, emocional e social Está intimamente relacionado ao sofrimento, a dor, a deteriorização, incertezas quanto ao futuro, mitos relacionados a ele, medo da rejeição, entre outros.

7 Grupo Prestará atendimento individualizado e coletivo para pessoas portadoras de colostomia Objetivando auxiliar as mesmas, promovendo a troca de informações, além de criar um ambiente para a troca de vivências e iniciativas, visando o bem estar físico, social e mental do ostomizado.

8 Serão realizadas atividades de orientação para:
auto-cuidado identificação acompanhamento de complicações orientações quanto à dispensação de bolsas orientações para se manter a qualidade de vida, sanar dúvidas suporte psicológico e nutricional.

9 O grupo manterá uma base de dados epidemiológicos dos pacientes.
O coordenador do grupo será responsável também por atividades de suporte administrativo, tais como: controle de estoque especificação de materiais previsão de compras elaboração de impressos. O grupo manterá uma base de dados epidemiológicos dos pacientes.

10 Objetivo Promover assistência ao paciente no pré operatório, pós operatório imediato e tardio, promovendo um aporte biopsicosocial.

11 Justificativa A importância da implementação desse grupo consiste em responder as demandas dos pacientes na busca da melhor assistência, por meio do aperfeiçoamento do atendimento, estimulando: Ressocialização Retorno às atividades laborativas e do cotidiano Adequação do equipamento para tornar possível a retomada da vida Aspecto afetivo e sexual buscando a melhor qualidade de vida dos pacientes usuários de bolsa de colostomia, visto que pacientes colostomizados, sem preparos psicológicos, possuem mais tendências em desenvolver problemas psíquicos que afetam o físico.

12 Enfocaremos assuntos como:
O que é uma colostomia Cuidados e maneiras de uso Higienização Alimentações adequadas Prevenção de lesões na pele periestoma; que são fundamentais para o melhor uso e adaptação às colostomias.

13 Metodologia Destina-se apenas aos pacientes portadores de colostomias e cuidadores de pacientes colostomizados com déficit de auto cuidado. O grupo manterá reuniões semanais em uma sala de aula no Hospital das Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU – UFU), com duração de uma hora.

14 O grupo é divido em 2 subgrupos:
* Grupo pré-operatório * Grupo pós-operatório As reuniões ocorrerão em dias diferentes para cada um dos subgrupos.

15 Todos os participantes do grupo, deverão preencher uma ficha de inscrição no grupo, com dados pessoais, para ser feito uma base de dados epidemiológicos dos pacientes. Será realizado atendimento para pacientes pré cirúrgicos e pós cirúrgicos imediato e tardio.

16 O coordenador será um enfermeiro, com capacidades técnicas especializadas para cuidar desse pacientes.

17 Temas Abordados Para pacientes pré operatório:
Preparo físico e emocional Avaliar suas habilidades para o auto cuidado Ajudá-lo na reintegração social Orientá-lo sobre o que é o estoma e a sua finalidade no tratamento Informá-lo como e onde adquirir o material Relato de pacientes já ostomizados que vivem normalmente Alivio da ansiedade no pré operatório Esclarecer o procedimento cirúrgico e seus efeitos

18 Para pacientes pós-operatório:
Higienização e o manuseio da colostomia Remoção e aplicação do dispositivo de colostomia Nutrição, informando os tipos de alimentos que devem ser ingerido e evitados e a preferência dos horários da alimentação Possíveis sinais de lesões e maneiras de evitá-las e tratá-las. Cuidados gerais com o estoma Relato de pacientes já ostomizados que vivem normalmente Discutir questões de sexualidade Alivio da ansiedade no pós operatório Melhorando e aceitando a nova imagem corporal

19 Recursos Equipe multidisciplinar: psicólogo, enfermeiro, estomaterapeuta, assistente social e médico. Participarão das reuniões, promovendo palestras, discussão de temas, sanando dúvidas, proporcionando ao paciente um apoio geral no âmbito bio-psico e social.

20 Sala contém cadeiras, mesa, datashow, e tela, TV, computador com DVD
Panfletos explicativos com diversos assuntos como: Alimentação adequada ao colostomizado, resposta às dúvidas freqüentes dos colostomizados, como evitar e tratar lesões periestoma, como manusear a colostomia, higienização, o que é colostomia, como é realizado a cirurgia Tais panfletos serão distribuídos para pacientes e familiares de acordo com os assuntos abordados no dia.

21 Todas as atividades que serão realizadas, terão como objetivo apoiar os pacientes em relação a autocuidados, recursos disponíveis na comunidade, alimentação, vida social e apoio psicológico.

22 Referência Bibliográfica
Spencer Ferreira. Portal Ostomizados Disponível em: Biblioteca médica – Bibliomed. Disponível em: Wikipédia (Brasil). Disponível em: INCA – Instituto Nacional do Câncer. Ministério da Saúde Disponível em:

23 "Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar." Anatole France

24 OBRIGADO!


Carregar ppt "Grupo de Apoio: Colostomizados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google