A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede PERGAMINHO OU TABLET,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede PERGAMINHO OU TABLET,"— Transcrição da apresentação:

1 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede PERGAMINHO OU TABLET, PENA OU TECLADO?: A LITERATURA DAS PÁGINAS DO LIVRO À SALA DE AULA E INTERNET, NO AGRESTE DE PERNAMBUCO Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

2 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Objetivo Investigar um projeto de Literatura, nos Ensinos Fundamental II e Médio, em Santa Cruz do Capibaribe-PE, a partir da perspectiva de discussão dos fatos literários, produção e apresentação dos alunos, assim como o caráter cognitivo das atividades e a comunicação digital na relação docente-discente.

3 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Das Páginas do Livro à Sala de Aula Sala de aula  Laboratório de desenvolvimento cognitivo Ensino da Literatura: Limite da sala de aula x Exercício literário “A função social da literatura só se manifesta em sua genuína possibilidade ali onde a experiência literária do leitor entra no horizonte de expectativas de sua vida prática. [...]” (JAUSS apud ZILBERMAN, 1999, p. 83)

4 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha A Literatura e o Digital: Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado? “[...] um novo espaço de leitura e escrita, as letras concretas e palpáveis se transformaram em bites digitais; a página em branco é o campo do monitor; a pena é o teclado e há uma estranha separação entre o nosso corpo real, e o texto, virtual.” RAMAL (2002, p. 65) Computador  Instrumento de cultura e auxílio ao professor Desenvolvimento da autonomia, criatividade, criticidade e autoestima positiva do aluno.

5 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Blog “[...] um espaço onde os estudantes praticam a autonomia na publicação, a descentralização da produção e o trabalho colaborativo.” (RIBAS, 2007, p. 171) “Cultura “Cultura de participação” (JENKIS apud VARGAS, 2005) e “faça você mesmo”. Folhetins dos jornais (séculos XVIII e XIX) x Publicação em blogs (século XXI)

6 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Metodologia Pesquisa Qualitativa-Descritiva Universo e Sujeitos Escola Santo Antônio (1969) Ensinos: Fundamental II e Médio; Turnos: Matutino e Vespertino. Campo e Coleta de Dados Projeto “Seminário de Literatura”: 2º semestre (2011) e 1º semestre (2012); Publicação de postagens e comentários dos participantes.

7 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Blog “Baú do Seminário” Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Fonte: http://baudoseminario.tumblr.com/

8 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

9 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

10 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Resultados Tecnologia  Inteligência Coletiva (LÉVY, 2003); Professor  mediador e colaborador; Blog  via de mão dupla de leitores e produtores de ideias e conteúdos “(...) fica evidente que cada leitor é um co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.” (BOFF, 2000:9-10)

11 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Postagens “(...) Quando chega fim de ano, bate uma saudade das corridas contra o tempo, dos ensaios demasiados, mas acima de tudo do resultado que ficava. Foi tudo tão bom e inesquecível, que com certeza todos que participaram pelo menos uma vez, carregarão lembranças como eu vou carregar.” CARINE AYANNE “(...) sou suspeita pra falar desse ‘baú de ensinamentos’. Porque foi exatamente nele que eu aprendi lições e valores que eu carrego e vou carregar comigo pra toda vida. Valores que eu passei adiante, que compartilho com os amigos, com a família, com o mundo!” THAÍS NASCIMENTO

12 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

13 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

14 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

15 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

16 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

17 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

18 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

19 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

20 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

21 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

22 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Considerações finais O ensino de Literatura necessita ser repensado e capaz de incentivar a formação de leitores competentes e críticos, levando o aluno a ser o sujeito central do processo. Acima de tudo, o convite à Literatura deve surgir com a oportunidade de transitar entre as preferências literárias dos alunos, aproximando-os de situações que permitam a reflexão e a valorização da diversidade sociocultural e da convivência solidária.

23 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Referências ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Informática na escola: da atuação à formação de professores, 1997. Disponível em: http://www.divertire.com.br/educacional/artigos/11.htm BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana, 36 ed., Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2000. Disponível em: http://jcmc.indiana.edu/vol12/issue4/schmidt.html Disponível em: http://baudoseminario.tumblr.com/ Acesso em: 01 de junho de 2011. Disponível em: http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/164_ago03/html/falamestre Acesso em: 06 de junho de 2012. FREITAG, R. M. K. A internet e a língua portuguesa: mudanças à vista? In: III Congresso Online, Observatório para a cibersociedade, 2006. GUTIERREZ, Suzana. O Fenômeno dos Weblogs: as possibilidades trazidas por uma Tecnologia de publicação na Internet. Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 87-100, jan/jun, 2003. RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

24 Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Referências RIBAS, B. Blogs como ferramentas de ensino do jornalismo. In: MACHADO, E. e PALACIOS, M. (Orgs.) O ensino do jornalismo em redes de alta velocidade: metodologias & softwares. Salvador: Edufba, 2007. SANTOS, Jair Ferreira. O que é Pós-Moderno? São Paulo: Brasiliense, 2000. SCHMIDT, J. Blogging practices: An analytical framework. In: Journal of Computer-Mediated Communication, 12(4), article 13. 2007. VARGAS, M. L. B. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2005. WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003. ZILBERMAN, Regina. Leitura literária e outras leituras. IN: BATISTA, A A. Gomes e GALVÃO, Ana M. de Oliveira. Leitura: práticas, impressos, letramentos. Belo Horizonte: CEALE/AUTÊNTICA, 1999. ZINANI, C.J.A.; SANTOS, S.R.P. dos. Ensino da literatura: lugar do texto literário. In: ZINANI, C.J.A. et al. Transformando o ensino de língua e de literatura: análise da realidade e propostas metodológicas. Caxias do Sul, RS: Educs, 2002.


Carregar ppt "Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede PERGAMINHO OU TABLET,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google