Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Organização Mundial do Comércio
A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada em 1995 com o objetivo de levar a todas as nações os benefícios da globalização. A missão da OMC, de acordo com o documento que a criou, é diminuir as barreiras ao comércio livre, trazendo desenvolvimento econômico e aliviando a pobreza.
2
Histórico... Anos 60: fracasso do GATT Anos 70: crise econômica
Fim dos anos 80: nascimento da globalização 1995: criação da OMC, visão positiva dos efeitos da globalização
3
Funções - Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial;
- Resolver conflitos comerciais entre os países membros; - Gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia; - Criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais; - Supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.
4
Resolução de Conflitos
Para eliminar aos poucos as barreiras comerciais foram criadas as rodadas de negociação. A diferença crucial entre a OMC e outras organizações mundiais é sua possibilidade de forçar os países-membros a acatar suas decisões.
5
Princípios Princípio da Discriminação (mesmo benefício a todos)
Princípio da Previsibilidade (regras claras para o acesso ao comércio internacional) Princípio da Concorrência Leal (comércio internacional justo, sem concorrências desleais) Princípio da Proibição de Restrições Quantitativas (impedindo o favorecimento de produtos locais) Princípio do Tratamento Especial e Diferenciado para Países em Desenvolvimento (vantagens tarifárias)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.