A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da Alfabetização (40 H) Didática da Alfabetização (40 H)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da Alfabetização (40 H) Didática da Alfabetização (40 H)"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Alfabetização (40 H) Didática da Alfabetização (40 H)
AULA INAUGURAL Metodologia da Alfabetização (40 H) Didática da Alfabetização (40 H) 2º SEMESTRE – 2012 PROFESSORA: CLARICE 1

2 EMENTA Fundamentos lingüísticos da alfabetização. Concepções de Linguagem e Poder. Concepção de alfabetização. Relação Linguagem, cultura e sujeito e ensino da língua. A escrita como produção social. A interação escritor/ leitor/ texto e contexto. Estudos dos processos de desenvolvimento e aquisição da linguagem escrita na criança. Aspetos sócio- históricos e psicopedagógicos. Sondagem e análise dos processos de construções de hipótese da escrita da criança. Práticas discursivas e as tipologias textuais.

3 METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
CONTEÚDOS Concepção de alfabetização; Conceito de língua e linguagem; Concepção de leitura; A escrita como produção social; Estudos dos processos de desenvolvimento e aquisição da linguagem; A rotina numa turma de alfabetização; As hipóteses de escrita da criança

4 DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
CONTEÚDOS 1- COMPORTAMENTO LEITOR: - A formação de leitores; - Critérios de escolha/seleção de livros; - Práticas de intercâmbio entre leitores; 2- COMPORTAMENTO ESCRITOR: - As escritas infantis; - A produção de textos.

5 FORMAÇÃO DE LEITORES Acervo Pinacoteca – obras do pintor Almeida Junior 5 5

6 FORMAÇÃO DE LEITORES Acervo Pinacoteca – obras do pintor Almeida Junior 6 6

7 Recursos e estratégias das aulas
Metodologia: Recursos e estratégias das aulas Discussão sobre as concepções de “leitura” que norteiam as pesquisas recentes; Estudo de aportes teóricos da bibliografia atual; Vídeo aula – análise de práticas (Profa e projetos da rede municipal de ensino);

8 Professora Clarice Ramos
AGRADECIMENTOS Tecendo a Manhã JOÃO CABRAL DE MELO NETO 1. Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos. 2. E se encorpando em tela, entre todos, se erguendo tenda, onde entrem todos, se entretendendo para todos, no toldo (a manhã) que plana livre de armação. A manhã, toldo de um tecido tão aéreo que, tecido, se eleva por si: luz balão. (A Educação pela Pedra) Professora Clarice Ramos


Carregar ppt "Metodologia da Alfabetização (40 H) Didática da Alfabetização (40 H)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google